Questões de Concursos Aspectos gerais da Comunicação Oficial

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1Q99453 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Analista Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

A redação das comunicações oficiais deve, antes de tudo, seguir preceitos como impessoalidade, formalidade, padronização, concisão e clareza. Além disso, há características específicas de cada tipo de expediente.

Manual de Redação da Presidência da República. 2.ª ed., revista e atualizada, 2002, p. 12 (com adaptações).

Com relação aos diferentes tipos de expedientes oficiais, referidos no texto, assinale a opção correta.
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2Q856619 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

No artigo 37 da Constituição Federal há um princípio do qual decorrem dois aspectos: o primeiro indica a obrigatoriedade de que a administração pública tenha como norte o interesse público; o segundo determina a abstração da subjetividade.

Esse princípio constitucional, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, justifica que a redação oficial deve ter como atributo(s)

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3Q261879 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE PE, FCC

As qualidades exigidas na redação de um documento oficial estão presentes em:

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4Q188555 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

Considerando que o texto oficial deve ter como qualidade básica a clareza, relacione adequadamente as características que atuam para este fim aos respectivos propósitos.

1. Concisão.                                         
2. Impessoalidade.                               
3. Formalidade e padronização.            
4. Uso do padrão culto de linguagem     

( ) Evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto. 
( ) De entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação. 
( ) Possibilita a imprescindível uniformidade dos textos. 
( ) Faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.


A sequência está correta em
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5Q241196 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca das características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, julgue os itens seguintes.

Comunicações oficiais, utilizadas para a comunicação entre órgãos do serviço público ou entre órgãos do serviço público e o público em geral, podem ser emitidas tanto pela administração pública quanto pelos cidadãos.
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6Q171269 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Bibliotecário, AGU, IDECAN

“Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada.”

(Manual de Redação da Presidência da República.)

Acerca da linguagem utilizada nos atos e comunicações oficiais, é correto afirmar que se trata do uso de
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7Q858932 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Analista em Atividades Legislativas, FUNDATEC, 2020

Analise as seguintes características, relativas a determinado documento:
• A correção de erro material que não afete a substância do ato singular de caráter pessoal e as retificações ou alterações da denominação de cargos, funções ou órgãos que tenham tido a denominação modificada em decorrência de lei ou de decreto superveniente à expedição do ato pessoal são realizadas por meio desse documento. • De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), a expedição desse documento é de competência do setor de recurso humanos do órgão, autarquia ou fundação, e dispensa nova assinatura da autoridade que subscreveu o ato originário. • É classificado como ato administrativo enunciativo.
Que documento é esse?
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8Q240193 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar AL, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta quanto à forma de apresentação das correspondências oficiais que adotam o padrão ofício de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.

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10Q853292 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Prefeitura de Tenório PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

Analise as proposições sobre a função do agente administrativo em relação aos documentos e correspondências oficiais e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.
( ) Registrar entrada, fazer triagem, distribuir, preencher enviar e arquivar esses documentos. ( ) Arquivar os documentos conforme procedimentos pré-estabelecidos. ( ) Conferir todo e qualquer documento que pertencer ao seu local de trabalho. ( ) Ler os documentos e correspondências dirigidos ao seu chefe para facilitar o trabalho desse.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
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11Q857602 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Prefeitura de Capanema PA Auxiliar de Contabilidade, CONSULPLAN, 2020

Suponha que em uma comunicação oficial, o redator utilizou como fecho, em sua saudação ao destinatário, a expressão “Respeitosamente”; nesse caso, é possível afirmar que tal comunicação pode ser endereçada à(ao): I. Presidente da República. II. Autoridade de hierarquia superior à do remetente. III. Autoridade de hierarquia inferior à do remetente. IV. Autoridade de mesma hierarquia que a do remetente. Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
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12Q855244 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Prefeitura de Capanema PA Auditor Fiscal Municipal, CONSULPLAN, 2020

Considerando a devida adequação da linguagem presente em correspondências oficiais, indique, a seguir, a alternativa que apresenta correção:
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13Q853360 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Analista em Atividades Legislativas, FUNDATEC, 2020

Entre as atribuições do cargo de Analista em Atividades Legislativas, está a de redigir indicações, moções, pedidos, requerimentos a pedido do vereador ou da mesa diretora. Nesse sentido, segundo Kaspary (2017), a estrutura de uma indicação terá as seguintes partes, EXCETO:
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14Q856031 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Câmara de Guarujá do Sul SC Auxiliar Legislativo, AMEOSC, 2020

O fecho das comunicações oficiais, objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Tratando-se de um texto dirigido para autoridade de mesma hierarquia, de hierarquia inferior, ou demais casos em que não seja de hierarquia superior a do remetente, o fecho correto a ser utilizado é:
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15Q853819 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Câmara de Santa Luzia PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

Leia as proposições a seguir sobre esses deveres fundamentais dos servidores públicos ao redigir documentos oficiais e coloque (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Após a redação fazer uma releitura para evitar erros e equívocos. ( ) Redigir documentos respeitando rigorosamente as normas do Manual de Redação da Presidência da República. ( ) Usar o Manual de Redação da Presidência da República, adequando-o ao perfil de público a que atende. ( ) Redigir documentos oficiais em uma linguagem transparente, clara, inteligível, pois, é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. ( ) Em alguns documentos, o servidor público pode usar gírias, jargões, linguagem regional para que os cidadãos entendam melhor os documentos oficiais.

Está CORRETA a alternativa:
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16Q853207 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, COREN SC Secretário Executivo, Dédalus Concursos, 2020

O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente. Em relação aos elementos que devem constar no endereçamento, assinale a alternativa correta.
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18Q854392 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Prefeitura de Jacaraú PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

Analise as proposições sobre a função do agente administrativo em relação aos documentos e correspondências oficiais e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.
( ) Registrar entrada, fazer triagem, distribuir, preencher enviar e arquivar esses documentos. ( ) Arquivar os documentos conforme procedimentos pré-estabelecidos. ( ) Conferir todo e qualquer documento que pertencer ao seu local de trabalho. ( ) Ler os documentos e correspondências dirigidos ao seu chefe para facilitar o trabalho desse.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
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19Q167844 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Considerando as orientações constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes.

Os princípios da publicidade e da impessoalidade, princípios da administração pública, orientam a elaboração de atos e comunicações oficiais

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20Q839256 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Advogado, Instituto Quadrix, 2021

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Esclarecemos que deverão ser descritas detalhadamente, a maneira como cada uma das atividades do projeto será realizada, informando como será organizada e o número de participantes de cada uma delas, valendo lembrar de que este detalhamento é muito importante para o entendimento da realização das atividades, portanto deve ser escrito de maneira coerente e precisa.
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