O brincar é uma atividade natural e essencial para o desenvolvimento infantil. É por
meio das brincadeiras que as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem
habilidades motoras, aprimoram a linguagem, aprendem a resolver problemas e,
fundamentalmente, constroem relações sociais. Sobre a importância do brincar, leia as
alternativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) O brincar é uma linguagem universal que transcende barreiras culturais e
linguísticas, sendo reconhecido como uma das formas mais eficazes de aprendizagem.
( ) Por meio das brincadeiras as crianças reelaboram situações, enfrentam desafios,
resolvem conflitos, desenvolvem o raciocínio e a criatividade, levantam hipóteses etc.
( ) Portanto, faz-se necessário que os espaços sejam urgentemente ressignificados, a
fim de garantir que as crianças possam brincar, investigar, correr, pesquisar, pois quanto
menos lúdico, cuidadoso, acolhedor, propositivo e desafiador for o ambiente educacional
maior será o desenvolvimento da criança.
( ) Para tanto, não é preciso inventar a roda, basta se apoiar nos documentos oficiais,
como a Síntese das Diretrizes Curriculares da Educação Básica (CNE), as quais enfatizam
que os eixos norteadores das práticas pedagógicas devem ser as interações e as
brincadeiras, garantindo às crianças as mais diversas experiências, envolvendo as
múltiplas linguagens; e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define seis direitos
de aprendizagem e desenvolvimento, os quais devem ser assegurados a todas as crianças,
a saber.
✂️ a) V, V, F, V. ✂️ b) V, F, F, F. ✂️ c) V, V, F, F. ✂️ d) F, F, V, F. ✂️ e) F, V, V, V.