Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1031684 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O trecho a seguir, menciona as diversas dimensões humanas acionadas no jogo.

Ao permitir a ação intencional (afetividade), a construção de representações mentais (cognição), a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras (físico) e as trocas nas interações (social), o jogo contempla várias formas de representação da criança ou suas múltiplas inteligências, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.


KISHIMOTO, Tizuko. O jogo e a educação. Pro-Posições, Campinas, SP. 1995.

Assinale a opção que exemplifica a dimensão cognitiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q980485 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No contexto da educação básica da rede pública de ensino, a dimensão do cuidado deve ser entendida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q980487 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em relação à organização da escola e ao desenvolvimento dos educandos, é correto afirmar que a escola deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q980488 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Com relação aos conhecimentos básicos e à atuação adequada com as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1031693 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Agente de Serviços de Auxiliar de Sala, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Segundo Jean Piaget, entre os 2 e 7 anos a criança se encontra no estágio pré-operacional do seu desenvolvimento, quando começam a representar o mundo através de palavras e imagens.

Assinale a opção que indica, corretamente, uma atividade adequada a esse estágio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q957714 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Para a criança, o ato de brincar deve estar inserido em sua rotina diária, possibilitando vivências e o despertar do seu desenvolvimento. Além disso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1046546 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando o exposto por Trentin (2018), é correto afirmar que a deficiência intelectual por conta de síndrome do X frágil e a por conta de microcefalia decorrente do zika vírus são exemplos do que Vygotsky denomina como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1046037 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Amorim e Alves (2008), para o desenvolvimento de uma criança cega, é importante atender a suas necessidades educacionais específicas, como trabalhar os requisitos prévios para aprendizagem em braille. Para essas autoras, são necessários alguns pré- -requisitos, como noções de espaço e tempo; percepção das relações espaciais e noções básicas de tamanho e formas.

Assinale a alternativa relacionada às noções básicas de formas e tamanhos com base nas autoras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1046550 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme apresenta Anache (em Baptista; Caiado; Jesus, 2010), na abordagem histórico-cultural, as funções da aprendizagem contêm uma organização intelectual que permite a transferência de um princípio geral descoberto durante a solução de uma situação para outras tarefas e situações, o que implica a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1046551 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Anache (em Baptista; Caiado; Jesus, 2010), o desenvolvimento incompleto das funções psicológicas superiores não são consequências imediatas e diretas da deficiência intelectual da criança, porém pode ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q984345 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

João Augusto, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental, tem 10 anos e apresenta deficiência intelectual moderada, além de dificuldades motoras que afetam a sua locomoção. O aluno participa das atividades regulares da turma, mas necessita de acompanhamento para realizar as tarefas propostas pelo professor devido as suas dificuldades como copiar conteúdo do quadro, organizar materiais e realizar atividades de escrita.

Considerando esse contexto, o papel do monitor escolar na mediação da realização de tarefas pedagógicas, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q952346 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Na interação professor/aluno, o papel dos alunos é essencial para garantir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q957722 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

O que a brincadeira promove no desenvolvimento da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q981786 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito à relação professor-aluno em sala de aula, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1034270 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Lev Vygotsky é um dos autores mais influentes na área da educação, tendo teorizado sobre o aprendizado e o desenvolvimento humanos.
Suas concepções são caracterizadas pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q957727 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

O brincar é uma atividade natural e essencial para o desenvolvimento infantil. É por meio das brincadeiras que as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades motoras, aprimoram a linguagem, aprendem a resolver problemas e, fundamentalmente, constroem relações sociais. Sobre a importância do brincar, leia as alternativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) O brincar é uma linguagem universal que transcende barreiras culturais e linguísticas, sendo reconhecido como uma das formas mais eficazes de aprendizagem.
( ) Por meio das brincadeiras as crianças reelaboram situações, enfrentam desafios, resolvem conflitos, desenvolvem o raciocínio e a criatividade, levantam hipóteses etc.
( ) Portanto, faz-se necessário que os espaços sejam urgentemente ressignificados, a fim de garantir que as crianças possam brincar, investigar, correr, pesquisar, pois quanto menos lúdico, cuidadoso, acolhedor, propositivo e desafiador for o ambiente educacional maior será o desenvolvimento da criança.
( ) Para tanto, não é preciso inventar a roda, basta se apoiar nos documentos oficiais, como a Síntese das Diretrizes Curriculares da Educação Básica (CNE), as quais enfatizam que os eixos norteadores das práticas pedagógicas devem ser as interações e as brincadeiras, garantindo às crianças as mais diversas experiências, envolvendo as múltiplas linguagens; e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os quais devem ser assegurados a todas as crianças, a saber.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1030441 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Anos Iniciais, SEEC RN, FGV, 2025

A inteligibilidade é a capacidade de ter consciência do que se sabe, do que se conhece, assim como do que se faz. Por vezes, vemos alguém consertar alguma coisa e, então, perguntamos: “Por que você agiu assim?” Ao que o outro responde: “A razão pela qual isso funciona desse modo eu não sei, mas sei que é assim.” Mecanicamente, sabe fazer alguma coisa, mas não sabe a razão pela qual é necessário agir dessa forma. Nesse caso, não há inteligibilidade na conduta.
LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2021, p. 110.

Nas situações da prática de ensino, há atividades escolares em que a noção de inteligibilidade, tal como definida pelo trecho acima, se aplica.

Assinale a opção que expressa corretamente uma dessas aplicações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1046573 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ormelezi (2006), ao abordar a cegueira e os comprometimentos na constituição subjetiva e no desenvolvimento global, destaca que a ausência da visão define para a criança uma forma peculiar de apreensão do mundo que influenciará seu desenvolvimento, mas não sua constituição subjetiva, pois isso dependerá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1046575 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Joana percebeu que seu aluno com cegueira tem o hábito de falar na terceira pessoa e de repetir o que ouve como um eco da fala do outro. Segundo Domingues et al. (2010), esse aluno apresenta ecolalia, o que faz com que, além de apresentar essas características, as crianças costumem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1009463 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Esportes de combate

O Professor João tem se dedicado a ensinar a seus estudantes diversas modalidades de esportes de combate, tais como capoeira, judô, aikido e jiu-jítsu. Em uma aula, constatou-se a presença de um conjunto de estudantes que evidenciou dificuldades em absorver a essência cultural e as particularidades inerentes a cada modalidade esportiva, além de manifestarem resistência em participar de atividades que exigiam contato físico, em decorrência de inseguranças. Além disso, o Professor buscou transmitir técnicas específicas de algumas dessas artes marciais, contudo, constatou que diversos estudantes estavam mais concentrados na execução técnica do que na apreensão do contexto cultural, histórico e nas distinções entre as modalidades.
Conforme mencionado, na aula, diversos estudantes manifestaram resistência ao toque físico durante a execução das modalidades de esportes de combate. Indique a opção que reflete uma abordagem pedagógica apropriada para enfrentar essa dificuldade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.