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Questões de Concursos Aspectos Sociológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Sociológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q835179 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, IBGP, 2021

Leia o trecho a seguir: “Na natureza já se observam “desequilíbrios” de forças, com efeitos destrutivos. Diante desses obstáculos à sua segurança, o homem defende-se, domina e disciplina a natureza. No interior do corpo humano, localizou forças destrutivas, como bactérias, vírus e corpos estranhos, combatidos pelos medicamentos, pelos raios X, pelas cirurgias. Contra essas violências biológicas, construiu uma segurança de saúde, no contexto da “_________________ social”. Até na relação mais íntima da natureza com o corpo humano – a alimentação - na ingestão de minerais, vegetais e animais, cercou-se o homem de cuidados cada vez maiores, traduzidos hoje no que se chama de “_______________ alimentar”. Tanto o exagero na comida, quanto a imoderação no consumo de bebidas alcoólicas são consideradas violências, porque nos rendemos a forças destrutivas da integridade de nosso corpo: daí o julgamento _______________ de todas as sociedades em condenar a gula e os rituais públicos ou solitários de embriaguez.” Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/higiene.pdf. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:
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2Q832441 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, IBGP, 2021

Hoje, quando as fábricas não precisam tanto da força de trabalho das mulheres, e estas já podem planejar a geração de filhos, voltou-se a valorizar o “equilíbrio de forças” que representa o aleitamento, fonte de segurança muito mais eficiente que as fórmulas mais sofisticadas dos leites em pó. Percebe-se, por esses exemplos, que violência e segurança se constituem não somente em conceitos articulados, como realidades que se vinculam intimamente uma à outra, ou seja, que:
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3Q834158 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Pedagogo, AMEOSC, 2021

A concepção do jovem como ator principal de suas ações, compromissos e responsabilidades, valorizando sua liberdade e iniciativa é conceituada como:
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4Q831680 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Pedagogo, AMEOSC, 2021

Os serviços de acolhimento institucional que acontecem em Casa-Lar, Casa de Passagem e Residência Inclusiva estão classificados na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais como sendo de:
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5Q903684 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A educação, cuja função social consiste em transmitir o conhecimento produzido, a cultura e demais características que perpassam a sociedade em um determinado momento, integra o desenvolvimento das sociedades humanas como pode ser observado na historiografia. A educação retrata as contradições presentes nas diferentes sociedades ao longo da construção da história. Lugar marcado pelo cultivo de ideologias, pelo surgimento de novas ideias, mas também pela reprodução de ideais conservadores, a educação exerce um papel essencial nos acontecimentos históricos produzidos pelo homem que transformam a sociedade. Ao mesmo tempo, a própria educação é influenciada pelas mudanças que ocorrem nas relações sociais e nas forças de produção, uma vez que, na perspectiva do materialismo histórico, as ideias são fabricadas pela economia e pela sociedade, tendo como consequência a modificação das práticas humanas. Assim, as ideias são o reflexo das relações econômicas e sociais. A condição social do homem influencia diretamente sua consciência e seu modo de pensar. (Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)
Considerando os períodos históricos da educação no Brasil citados a seguir, relacione-os com suas respectivas características.

1. Período Imperial (1822-1889).
2. República Velha (1889-1929).
3. Segunda República (1930-1936).
4. República Nova (1946-1963).
5. Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

( ) Foi decretada a Reforma Benjamin Constant; sua principal função era a garantia de liberdade e laicidade do ensino e a gratuidade da escola primária de acordo com a orientação do texto constitucional.
( ) Foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases – Lei nº 4.024, prevalecendo as reivindicações da Igreja Católica e dos donos de estabelecimentos particulares de ensino no confronto com os que defendiam o monopólio estatal para a oferta da educação aos brasileiros.
( ) D. Pedro I proclama a Independência do Brasil e outorga a primeira Constituição Brasileira. O Art. 179 desta Lei Magna dizia que a “instrução primária é gratuita para todos os cidadãos”. A Constituição da República consagrou o sistema dual de ensino e oficializou a distância entre a educação da classe dominante e a educação do povo.
( ) Foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública; o governo provisório sanciona decretos organizando o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda inexistentes. Tais decretos ficaram conhecidos como “Reforma Francisco Campos”, onde um grupo de educadores conduziu a Nação ao “Manifesto dos Pioneiros”, um documento muito importante com o objetivo de inovar o sistema educacional brasileiro.
( ) Período que causou grandes perdas marcadas pela burocratização do ensino público, por teorias e métodos pedagógicos que buscavam restringir a autonomia dos educadores e educandos, mas, por outro lado, também teve grandes conquistas, como as modificações na Lei de Diretrizes e Bases. As reformas visavam atrelar a educação brasileira ao modelo de educação norte-americano e foram precedidas por um acordo entre o Ministério da Educação e Cultura.

A sequência está correta em
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6Q902914 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024

Assinale a sentença CORRETA
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7Q896240 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Quanto ao processo de formação das crianças, em especial às demandas relacionadas à cidadania, temos a considerar de maneira CORRETA:
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8Q981770 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

O professor tem uma prática embasada na concepção crítico-social dos conteúdos quando
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9Q898382 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Segundo Émile Durkheim, qual é o principal papel da educação na sociedade?
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10Q882904 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Monitor de Ensino, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

As noções de cidadania são um conceito amplo que se refere à condição de pertencimento de uma pessoa a uma comunidade politicamente articulada. A cidadania pode ser dividida em três tipos. Considere as alternativas abaixo e marque a opção CORRETA sobre um destes tipos de cidadania.
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11Q1009176 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Com relação à função na escola na formação dos indivíduos, analise os itens a seguir.

I. Assegurar o desenvolvimento crítico do conhecimento historicamente construído, promovendo a decodificação das estruturas sociais e culturais.
II. Fomentar a formação de valores ético-políticos nos indivíduos, capacitando-os para a participação democrática e o enfrentamento das desigualdades.
III. Preparar mão de obra qualificada e adaptável às demandas imediatas do mercado de trabalho, priorizando competências técnicas.

É função da escola o que se indica em
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12Q977899 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Assinale o item que informa um entendimento compatível com a concepção crítica da infância enquanto construção histórica e a criança como sujeito de direitos, considerando a articulação entre legislação vigente, teorias sociais contemporâneas e os desafios da prática pedagógica.
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13Q979316 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No combate à discriminação, a escola deve batalhar para ser mais inclusiva. Para tanto, o modo mais apropriado de lidar com diversidade e diferenças na escola é
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14Q1004290 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre "O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo dança em aulas de Educação Física na perspectiva crítica" por Lívia Tenorio Brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

I. Sobre a Conjuntura social e hegemonia neoliberal na educação pública, o texto aborda como a escola, situada dentro das políticas educacionais públicas, está influenciada pela hegemonia neoliberal. Esse modelo reduz o papel do Estado em políticas sociais, privilegiando a concentração de poder e recursos no capital, enquanto limita a proteção social e o trabalho. O conceito de "Estado mini-max", conforme SADER (1999), destaca a necessidade de um Estado democrático que priorize a inclusão social e garanta os direitos básicos de cidadania.
II. Sobre Crise educacional sob o viés neoliberal, o texto cita GENTILI (1996) que argumenta que a crise educacional é redefinida pelo neoliberalismo como um problema de gestão, centrado na falta de eficiência e produtividade dos sistemas educacionais. Essa perspectiva desvia o foco da universalização do acesso à educação para uma abordagem gerencial, adotando práticas e conceitos empresariais. A qualidade total e a empregabilidade tornam-se os principais indicadores, com estratégias muitas vezes importadas de organismos internacionais como o Banco Mundial.
III. Sobre a educação Física e dança como conhecimento no currículo escolar, no contexto concreto da escola pública, o texto reflete sobre a formação e o currículo, articulando esses elementos à prática da Educação Física e ao conteúdo de dança como conhecimento reconhecido. Essa abordagem destaca a importância de integrar disciplinas e práticas que promovam uma formação mais ampla e que valorizem o conteúdo cultural e social, em oposição à lógica reducionista de empregabilidade.

Está correto o que se afirma em:
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15Q979211 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Chrispino (2007), no texto “Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação”, afirma que, na escola,
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16Q980486 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na educação pública, a valorização das diferenças de gênero significa
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17Q976698 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A escola é um espaço de aprendizagem de conteúdos acadêmicos, mas também de construção de vínculos sociais, valores e sentidos atribuídos ao saber. Segundo Bernard Charlot em sua obra Da relação com o saber: elementos para uma teoria (2000), a escola deve ser compreendida como um lugar de formação para a cidadania, onde o aprender está diretamente relacionado à construção da identidade social e à participação no mundo. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa correta:
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18Q1045607 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, AEE, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

A educação possui relevante função formadora social, de modo a garantir às gerações presentes e futuras oacesso ao saber. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I.A educação deve ocorrer em espaços e tempos pedagógicos diferentes para atender às diferenciadas demandas.
II.A escola deve socializar o saber sistematizado e fazer com que os alunos o apropriem criticamente.
III.A educação deve ser exclusiva, sem garantir acesso universal, jornada escolar ampliada ou a permanência de todos os alunos nas etapas e modalidades da educação básica.

Está correto o que se afirma em:
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19Q1072661 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Por seu caráter de pluralidade, o orçamento participativo é considerado um exemplo da concepção revolucionária de participação.
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20Q1068322 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Com a finalidade de discutir o papel das escolas na atualidade, Nóvoa (2009) parte do que ele mesmo entende ser um resumo “excessivamente simples” da história do último século. Para o autor, a escola foi se desenvolvendo

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