Questões de Concursos Aspectos Sociológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Sociológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q980486 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na educação pública, a valorização das diferenças de gênero significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q981770 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

O professor tem uma prática embasada na concepção crítico-social dos conteúdos quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q979211 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Chrispino (2007), no texto “Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação”, afirma que, na escola,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1009176 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Com relação à função na escola na formação dos indivíduos, analise os itens a seguir.

I. Assegurar o desenvolvimento crítico do conhecimento historicamente construído, promovendo a decodificação das estruturas sociais e culturais.
II. Fomentar a formação de valores ético-políticos nos indivíduos, capacitando-os para a participação democrática e o enfrentamento das desigualdades.
III. Preparar mão de obra qualificada e adaptável às demandas imediatas do mercado de trabalho, priorizando competências técnicas.

É função da escola o que se indica em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1060911 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

Em um estudo de caso realizado em uma escola pública, pesquisadores observaram que as práticas pedagógicas tradicionais dificultavam a inclusão de estudantes de contextos culturais diversos. Para enfrentar esse desafio, foram implementadas ações que valorizavam o capital cultural de diferentes grupos, promovendo o diálogo intercultural e adaptando conteúdos e metodologias às realidades locais.
Considerando essa experiência local, é correto afirmar que a contribuição dos estudos de caso para a compreensão e transformação dos processos educativos, em contextos culturais diversos, consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1045815 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir, adaptado de Paro (2001):

Se entendermos _____________ nesse sentido mais elevado de mediação para a construção e exercício da liberdade social, englobando todos os meios e esforços que se utilizam para concretizar o entendimento entre grupos e pessoas, a partir de valores construídos historicamente, podemos dizer que essa dimensão social dos objetivos da escola se sintetiza ______________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q980280 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Por cidadania, podemos apontar como alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q976698 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A escola é um espaço de aprendizagem de conteúdos acadêmicos, mas também de construção de vínculos sociais, valores e sentidos atribuídos ao saber. Segundo Bernard Charlot em sua obra Da relação com o saber: elementos para uma teoria (2000), a escola deve ser compreendida como um lugar de formação para a cidadania, onde o aprender está diretamente relacionado à construção da identidade social e à participação no mundo. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q976707 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Ao discutir a relação entre escola e cidadania, definimos direitos sociais como condição para participação plena. Nesse sentido, servem de exemplo os programas de alimentação escolar no Brasil. Aponte a alternativa CORRETA quanto aos fatores que determinam a concretização desses direitos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q986185 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A Socioeducação é um processo educativo que visa a ressocialização e o desenvolvimento integral de adolescentes em conflito com a lei, promovendo a reflexão, a responsabilização e a construção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1034321 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

A formação do aluno jamais acontecerá pela assimilação de discursos, mas sim por um processo microssocial em que ele é levado a assumir posturas de liberdade, respeito, responsabilidade, ao mesmo tempo em que percebe essas mesmas práticas nos demais membros que participam deste microcosmo com que se relaciona no cotidiano. Uma aula de qualquer disciplina constitui-se, assim, em parte do processo de formação do aluno, não pelo discurso que o professor possa fazer, mas pelo posicionamento que assume em seu relacionamento com os alunos, pela participação que suscita neles, pelas novas posturas que eles são chamados a assumir.

ALVES, N.; GARCIA, R, L. O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 20.

O trecho em destaque faz alusão a uma concepção de ensino que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q986201 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em relação ao esporte, educação e sociedade, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q977241 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor I e II Matemática, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

As afirmações abaixo tratam das relações interpessoais no ambiente escolar e seu impacto no desenvolvimento de todo o processo que tem como finalidade principal a aprendizagem do estudante. Classifique cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F) e responda a pergunta a seguir.

(__)A intolerância e a violência no ambiente escolar comprometem os direitos humanos e dificultam os processos de inclusão social pela educação.
(__)Existem experiências concretas que demonstram a possibilidade de melhorar as relações interpessoais na escola, promovendo a convivência e o respeito à diversidade.
(__)Problemas de relacionamento na escola são exclusivamente causados por conflitos pessoais entre alunos e professores, sem relação com a estrutura social.
(__)As relações interpessoais não influenciam diretamente o desenvolvimento local, pois estão restritas ao ambiente interno da escola.

Qual é a ordem correta da classificação, de cima para baixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q976999 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor I e II História, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A parceria entre escola, família e comunidade é amplamente reconhecida como um fator que favorece o desenvolvimento integral dos estudantes. Considerando essa afirmação, qual das alternativas apresenta uma prática coerente com essa perspectiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1045607 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, AEE, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

A educação possui relevante função formadora social, de modo a garantir às gerações presentes e futuras oacesso ao saber. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I.A educação deve ocorrer em espaços e tempos pedagógicos diferentes para atender às diferenciadas demandas.
II.A escola deve socializar o saber sistematizado e fazer com que os alunos o apropriem criticamente.
III.A educação deve ser exclusiva, sem garantir acesso universal, jornada escolar ampliada ou a permanência de todos os alunos nas etapas e modalidades da educação básica.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q979306 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante uma aula de Educação Física, dois alunos que jogavam em times diferentes reagiram com agressões verbais um contra o outro. Para lidar com a situação, a gestão escolar decidiu convocar as famílias dos dois alunos para que pudessem resolver entre si o conflito entre eles. Pesquisas na área da violência escolar sugerem que a prática comum nas escolas de chamar as famílias em casos de conflitos escolares evidencia que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1034351 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Por sua vez, a educação sempre esteve também permeada pelos mecanismos de controle. E a disciplinarização possibilita esse controle sobre o aprendizado (o quê, quando, quanto e como o aluno aprende) e também um controle sobre o próprio aluno. A disciplina também está relacionada ao comportamento, não apenas à aprendizagem.

ALVES, N. LEITE, R. (Org.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 24.

Michael Foucault fez um contundente diagnóstico acerca do poder disciplinar e seus modos de atuação nos espaços e organizações educacionais.

Assinale a opção que não corresponde a um desses modos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q979568 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Resende (em Veiga, 1998) observa que “os referenciais que buscam a cultura da diversidade do coletivo e do multiculturalismo colidem com os referenciais epistemológicos opostos”. Para ir além do discurso democrático, a escola precisa, entre outros aspectos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q979316 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No combate à discriminação, a escola deve batalhar para ser mais inclusiva. Para tanto, o modo mais apropriado de lidar com diversidade e diferenças na escola é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1046649 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Macedo (2008) discute sobre várias modalidades das deficiências físicas congênitas, bem como a relação entre “Deficiência e Cultura”.

Considerando essa discussão, assinale a alternativa que melhor expressa a concepção do autor sobre os fatores que influenciam a construção da identidade da pessoa com deficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.