Questões de Concursos Aspectos Sociológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Sociológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q832441 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, IBGP, 2021

Hoje, quando as fábricas não precisam tanto da força de trabalho das mulheres, e estas já podem planejar a geração de filhos, voltou-se a valorizar o “equilíbrio de forças” que representa o aleitamento, fonte de segurança muito mais eficiente que as fórmulas mais sofisticadas dos leites em pó. Percebe-se, por esses exemplos, que violência e segurança se constituem não somente em conceitos articulados, como realidades que se vinculam intimamente uma à outra, ou seja, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1004290 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre "O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo dança em aulas de Educação Física na perspectiva crítica" por Lívia Tenorio Brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

I. Sobre a Conjuntura social e hegemonia neoliberal na educação pública, o texto aborda como a escola, situada dentro das políticas educacionais públicas, está influenciada pela hegemonia neoliberal. Esse modelo reduz o papel do Estado em políticas sociais, privilegiando a concentração de poder e recursos no capital, enquanto limita a proteção social e o trabalho. O conceito de "Estado mini-max", conforme SADER (1999), destaca a necessidade de um Estado democrático que priorize a inclusão social e garanta os direitos básicos de cidadania.
II. Sobre Crise educacional sob o viés neoliberal, o texto cita GENTILI (1996) que argumenta que a crise educacional é redefinida pelo neoliberalismo como um problema de gestão, centrado na falta de eficiência e produtividade dos sistemas educacionais. Essa perspectiva desvia o foco da universalização do acesso à educação para uma abordagem gerencial, adotando práticas e conceitos empresariais. A qualidade total e a empregabilidade tornam-se os principais indicadores, com estratégias muitas vezes importadas de organismos internacionais como o Banco Mundial.
III. Sobre a educação Física e dança como conhecimento no currículo escolar, no contexto concreto da escola pública, o texto reflete sobre a formação e o currículo, articulando esses elementos à prática da Educação Física e ao conteúdo de dança como conhecimento reconhecido. Essa abordagem destaca a importância de integrar disciplinas e práticas que promovam uma formação mais ampla e que valorizem o conteúdo cultural e social, em oposição à lógica reducionista de empregabilidade.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q902914 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024

Assinale a sentença CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q903684 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A educação, cuja função social consiste em transmitir o conhecimento produzido, a cultura e demais características que perpassam a sociedade em um determinado momento, integra o desenvolvimento das sociedades humanas como pode ser observado na historiografia. A educação retrata as contradições presentes nas diferentes sociedades ao longo da construção da história. Lugar marcado pelo cultivo de ideologias, pelo surgimento de novas ideias, mas também pela reprodução de ideais conservadores, a educação exerce um papel essencial nos acontecimentos históricos produzidos pelo homem que transformam a sociedade. Ao mesmo tempo, a própria educação é influenciada pelas mudanças que ocorrem nas relações sociais e nas forças de produção, uma vez que, na perspectiva do materialismo histórico, as ideias são fabricadas pela economia e pela sociedade, tendo como consequência a modificação das práticas humanas. Assim, as ideias são o reflexo das relações econômicas e sociais. A condição social do homem influencia diretamente sua consciência e seu modo de pensar. (Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)
Considerando os períodos históricos da educação no Brasil citados a seguir, relacione-os com suas respectivas características.

1. Período Imperial (1822-1889).
2. República Velha (1889-1929).
3. Segunda República (1930-1936).
4. República Nova (1946-1963).
5. Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

( ) Foi decretada a Reforma Benjamin Constant; sua principal função era a garantia de liberdade e laicidade do ensino e a gratuidade da escola primária de acordo com a orientação do texto constitucional.
( ) Foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases – Lei nº 4.024, prevalecendo as reivindicações da Igreja Católica e dos donos de estabelecimentos particulares de ensino no confronto com os que defendiam o monopólio estatal para a oferta da educação aos brasileiros.
( ) D. Pedro I proclama a Independência do Brasil e outorga a primeira Constituição Brasileira. O Art. 179 desta Lei Magna dizia que a “instrução primária é gratuita para todos os cidadãos”. A Constituição da República consagrou o sistema dual de ensino e oficializou a distância entre a educação da classe dominante e a educação do povo.
( ) Foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública; o governo provisório sanciona decretos organizando o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda inexistentes. Tais decretos ficaram conhecidos como “Reforma Francisco Campos”, onde um grupo de educadores conduziu a Nação ao “Manifesto dos Pioneiros”, um documento muito importante com o objetivo de inovar o sistema educacional brasileiro.
( ) Período que causou grandes perdas marcadas pela burocratização do ensino público, por teorias e métodos pedagógicos que buscavam restringir a autonomia dos educadores e educandos, mas, por outro lado, também teve grandes conquistas, como as modificações na Lei de Diretrizes e Bases. As reformas visavam atrelar a educação brasileira ao modelo de educação norte-americano e foram precedidas por um acordo entre o Ministério da Educação e Cultura.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q980486 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Na educação pública, a valorização das diferenças de gênero significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q981770 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

O professor tem uma prática embasada na concepção crítico-social dos conteúdos quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q979211 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Chrispino (2007), no texto “Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação”, afirma que, na escola,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1072660 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Conselhos que estabelecem com muita precisão suas competências e os limites da participação popular exemplificam a participação democrática, pois são embasados no princípio básico da delegação de um poder de representação.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q1072661 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Por seu caráter de pluralidade, o orçamento participativo é considerado um exemplo da concepção revolucionária de participação.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1083159 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Em relação à construção do conhecimento em uma concepção de escola e sociedade, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1009176 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Com relação à função na escola na formação dos indivíduos, analise os itens a seguir.

I. Assegurar o desenvolvimento crítico do conhecimento historicamente construído, promovendo a decodificação das estruturas sociais e culturais.
II. Fomentar a formação de valores ético-políticos nos indivíduos, capacitando-os para a participação democrática e o enfrentamento das desigualdades.
III. Preparar mão de obra qualificada e adaptável às demandas imediatas do mercado de trabalho, priorizando competências técnicas.

É função da escola o que se indica em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1083423 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Considerando a discussão feita por Libâneo (2017) sobre a prática educativa e a sociedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Fonte: Libâneo, J. C. Didática (Livro Eletrônico). São Paulo: Cortez, 2017.

I- As finalidades e meios da Educação subordinam-se à estrutura social e às formas pelas quais a sociedade se organiza, sendo, portanto, socialmente determinada.

PORQUE

II- A prática educativa, incluindo seus objetivos, conteúdos e o trabalho docente, é orientada por finalidades e demandas de ordem social, política e ideológica. Assim, a educação que se desenvolve em diferentes contextos da sociedade reflete os valores, as normas e as características da estrutura social na qual está inserida.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1068322 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Com a finalidade de discutir o papel das escolas na atualidade, Nóvoa (2009) parte do que ele mesmo entende ser um resumo “excessivamente simples” da história do último século. Para o autor, a escola foi se desenvolvendo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1068323 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Leia o excerto extraído de Tragtenberg (in Oliveira; Rosar, 2008).

“As punições escolares não objetivam acabar ou ‘recuperar’ os infratores. Mas, ‘marcá-los’ com um estigma, diferenciando-os dos ‘normais’, confiando-os a grupos restritos que personificam a desordem, a loucura ou o crime. Dessa forma, a escola se constitui num observatório político, um aparelho que permite o conhecimento e o controle perpétuo de sua população por meio da burocracia escolar, do orientador educacional, do psicólogo educacional, do professor ou até dos próprios alunos”.


(OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. de F. F. Política e

gestão da educação. 2008)

O texto evidencia o tema do poder nas escolas, que, a partir das contribuições de Foucault, revelam como as áreas do saber se formam a partir de práticas políticas disciplinares, fundadas na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1068324 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Leia o excerto extraído de Kuenzer (2007):

“A formação de subjetividades flexíveis, tanto do ponto de vista cognitivo quanto ético, se dá, predominantemente, pela mediação da educação geral [...]; é por meio dela, disponibilizada de forma diferenciada por origem de classe, que os que vivem do trabalho adquirem conhecimentos genéricos que lhes permitirão exercer, e aceitar, múltiplas tarefas no mercado flexibilizado”.

(KUENZER, A. Z. Da dualidade assumida à dualidade negada:

o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente.

Educação & Sociedade. 2007)


Nesse caso, para a autora, ser multitarefa implica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1068329 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Para Santos (2014), muitos dos abusos de poder de gestores e políticos em escalões inferiores da administração – como gestores de escolas que ignoram os princípios da gestão democrática e elaboram propostas pedagógicas pessoais – são diretamente explicados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1068333 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Arroyo (2013) problematiza a falência educativa no atendimento de adolescentes e jovens cujas vulnerabilidades os convertem em “Outros” e, no limite, em “in-incluíveis” à escola regular e ao direito social à educação e à própria cidadania. Entre os diferentes elementos discutidos, o autor observa a ênfase das ciências em tratar de tecnologias e saberes que apontem para o progresso, para a produção, para a racionalidade e para a ordem. Isso deixa à margem do conhecimento aprofundado e comprometido a compreensão da desordem multifacetada que essas adolescências sofrem. Para Arroyo, em decorrência,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1068334 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Vasconcelos (2019) discute a respeito da importância das reuniões semanais de trabalho coletivo na escola. O autor identifica que, para que esses momentos problematizem a realidade, é preciso evitar algumas armadilhas, sendo uma delas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1060911 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

Em um estudo de caso realizado em uma escola pública, pesquisadores observaram que as práticas pedagógicas tradicionais dificultavam a inclusão de estudantes de contextos culturais diversos. Para enfrentar esse desafio, foram implementadas ações que valorizavam o capital cultural de diferentes grupos, promovendo o diálogo intercultural e adaptando conteúdos e metodologias às realidades locais.
Considerando essa experiência local, é correto afirmar que a contribuição dos estudos de caso para a compreensão e transformação dos processos educativos, em contextos culturais diversos, consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1045815 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir, adaptado de Paro (2001):

Se entendermos _____________ nesse sentido mais elevado de mediação para a construção e exercício da liberdade social, englobando todos os meios e esforços que se utilizam para concretizar o entendimento entre grupos e pessoas, a partir de valores construídos historicamente, podemos dizer que essa dimensão social dos objetivos da escola se sintetiza ______________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.