Questões de Concursos Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social

Resolva questões de Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1044998 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre a evolução das assessorias de imprensa.
A expressão assessoria de imprensa (AI) designa a atividade de gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre ___________________. O principal papel de um AI é informar à sociedade sobre assuntos de interesse ___________ com características _____________ sobre os quais a fonte ou organização em que atua tem protagonismo ou interesse. A presença de jornalistas neste papel de ____________ entre fontes e propagadores de informação noticiosa ocorre de forma ________ ao longo do século XX, se institucionaliza rapidamente na década de 1980. A transformação da assessoria de imprensa de acessório pouco relevante para área central no processo de comunicação das organizações e fontes com a sociedade ocorre nos anos 1980, com o processo de ________________.
Adaptado de DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa no Brasil. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e Relacionamento com a Mídia. São Paulo: Atlas, 2009, p. 49.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1045002 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

O jornalista e professor João José Forni, especialista em gestão de crises de comunicação, recomenda que o comunicado de crise seja conciso, com uma declaração que dure de 20 a 80 segundos, quando oral, ou limitado a uma página de computador (espaço duplo, fonte padrão tamanho 12), quando escrito.

O texto ou statement deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1028190 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Os processos de auditoria de imagem de uma organização tendem a partir da coleta do que é veiculado sobre ela em veículos ou canais de comunicação.
O resultado dessa coleta é conhecido como clipping, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1028198 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Para FORNI (2018), “[c]omunicação de crise é o ato de processar efetivamente as informações sobre um evento negativo, com os principais stakeholders: empregados, mídia, clientes, acionistas, fornecedores e tantos outros, conforme a natureza da crise”. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir sobre como uma organização deve conduzir a comunicação de crise.

I. Todos os públicos que tenham alguma relação com a organização atingida pela crise precisam ser informados e tranquilizados;

II. A organização deve delegar à mídia o comando da comunicação e entregar informações, mesmo parciais, rapidamente, para que os repórteres cuidem da opinião pública durante a crise;

III. A comunicação interna deve ser a última a ser planejada pela organização, pois em situações de crise, os colaboradores evitam falar com a mídia e preferem por ela ser informados.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1017987 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos produtos de uma assessoria de comunicação, julgue o item a seguir.

O clipping consiste na identificação rotineira de citações sobre a organização ou determinados temas nos veículos de comunicação, seguida da organização das informações, sua avaliação e encaminhamento ou disponibilização para ciência dos interessados.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1017990 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da comunicação de crise, julgue o item subsecutivo.

Na comunicação de crise grave, a organização deve se comunicar de forma exclusivamente institucional, a fim de preservar a imagem de seus gestores.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1017991 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da comunicação de crise, julgue o item subsecutivo.

O comunicado de crise deve ser longo e conter todas as explicações necessárias para informar o público do que pode estar acontecendo, ainda que as investigações sobre o fato que deu causa à crise não tenham sido concluídas.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1029023 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre os impactos da Internet na função de assessor de imprensa:
“Na Internet, todos os públicos podem manter contato frequente e direto uns com os outros. Os fornecedores podem falar entre si por meio de comunidades, o consumidor final sabe das novidades visitando o site da empresa (e talvez examinando a sala de imprensa ( ). O papel dos profissionais de comunicação – dentre os quais o Assessor de Imprensa – está e será cada vez mais impactado pela ruptura digital inevitável nos mercados e na sociedade.” (DUARTE, 2018).
Nesse novo cenário, os assessores de imprensa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1061567 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da assessoria de comunicação e do papel do assessor, julgue o próximo item.
Com as mudanças no cenário tecnológico, o papel do assessor de comunicação tem-se aproximado da esfera da comunicação mercadológica por meio de, por exemplo, redação de conteúdos pautados não só por valores-notícia, mas também por técnicas de marketing de conteúdo, como o SEO.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1054144 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O melhor caminho para uma prática eficiente de assessoria de imprensa é construir relacionamentos éticos e sólidos com os jornalistas.
(MAFEI, Maristela. 2004.)

No que se refere às boas práticas do relacionamento assessor e jornalista, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1061568 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da assessoria de comunicação e do papel do assessor, julgue o próximo item.


O cenário de midiatização das assessorias de comunicação tem transformado a função do assessor de comunicação em mero facilitador entre as organizações e os meios de comunicação de massa.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q1054145 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Assim como a melhor maneira de enfrentar crises é gerenciar riscos, estar preparado, capacitar fontes e porta-vozes para interagir com jornalistas é investimento de retorno certo para criar e fortalecer uma cultura de comunicação e obter resultados mais efetivos.
(DUARTE, Jorge, 2018.)

Trata-se do principal objetivo do media training em uma organização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1061569 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da assessoria de comunicação e do papel do assessor, julgue o próximo item.


A gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e a imprensa é de responsabilidade da assessoria de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q1061570 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, em relação a sugestões de pauta, releases e artigos.

Em se tratando de órgão público, em respeito ao princípio da impessoalidade, o assessor de comunicação jamais deve entrar em contato com jornalista específico que tenha interesse em determinado assunto para lhe apresentar proposta de pauta exclusiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q1061571 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, em relação a sugestões de pauta,releasese artigos.

Atualmente, devido à multiplicidade de acontecimentos pautados pela própria sociedade, é desnecessário que o assessor de comunicação realize levantamento prévio de pautas, pois os assuntos podem mudar a todo momento.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q1061572 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, em relação a sugestões de pauta,releasese artigos.

A principal vantagem do social media release em relação ao release convencional é oferecer um conteúdo mais completo e abrangente, que pode ser replicado pelo público de interesse alcançado.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q1054149 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão facilitando cada vez mais o acesso e a produção de informações e, em virtude disso, têm mudado a forma como nos comunicamos. Essas alterações em nosso cotidiano não se dão apenas no nível pessoal, mas também em diferentes profissões, especialmente naquelas ligadas ao mundo da comunicação. As assessorias de imprensa são um exemplo de organizações que foram impactadas por esse contexto digital, tendo que incorporar novas rotinas e práticas como a produção audiovisual e a comunicação móvel. No contexto das assessorias de imprensa, a utilização de conteúdo audiovisual é uma estratégia importante para ampliar a visibilidade de informações. Sobre as vantagens significativas do uso de conteúdos audiovisuais nas ações de comunicação de uma assessoria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Ser sempre mais barato do que os outros formatos de comunicação.
( ) Reduzir a necessidade de uma estratégia de comunicação integrada em vídeos e imagens.
( ) Permitir maior agilidade na transmissão da mensagem e um maior impacto na audiência.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1061574 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos produtos de uma assessoria de comunicação, julgue o item a seguir.

Artigos são produtos de conteúdo jornalístico essencialmente informativo que fazem parte da rotina das assessorias de comunicação, mas não têm aceitação na mídia escrita atualmente.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q1061575 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos produtos de uma assessoria de comunicação, julgue o item a seguir.

O atendimento aos veículos de comunicação realizado por um profissional contratado especificamente para lidar com a imprensa está em consonância com o entendimento de que as atividades da organização têm interesse público e de que o seu bom relacionamento com a imprensa garante o fluxo de informação à sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1012970 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à assessoria de imprensa, aorelease, aopresskit,à organização de entrevistas coletivas e aoclipping, julgue o item subsequente.

Em uma organização, a assessoria de imprensa deve ser participativa, em vez de aguardar passivamente pela comunicação de informações.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.