Questões de Concursos Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas

Resolva questões de Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1044999 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Ao aplicar os ensinamentos obtidos em treinamentos de media training, os dirigentes das organizações tendem a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1068875 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Especialidade Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2025

“À semelhança ______________, a Assessoria de Imprensa atua como elo de ligação com os públicos procurando dirigir-se às suas necessidades específicas. Contudo, a gestão da reputação e o relacionamento com os públicos é feita, no caso da Assessoria de Imprensa, através dos meios de comunicação de massas e os seus profissionais.”
Completa esse texto, constante do “Manual Prático de Assessoria de Imprensa” de Samuel Mateus, a seguinte atividade da área de Comunicação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1065342 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Bloco Temático 5 Administração, CNU, FGV, 2025

A presidência de um determinado órgão público solicitou à Assessoria de Comunicação Integrada que desenvolvesse um projeto para que se obtivesse, de forma gratuita, maior exposição na mídia. Assim, foi elaborado um briefing com os objetivos pretendidos, missão e valores da instituição, público-alvo, recursos humanos disponíveis e resultados esperados, dentre outros aspectos. A presidência aprovou o planejamento de comunicação, e a execução foi posta em prática.
No checklist com as providências a serem desempenhadas ao longo do tempo, é apropriado conter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q983726 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação nas Relações Públicas, Perito Médico Legista de Polícia Civil, Polícia Civil BA, IBADE, 2025

O desenvolvimento desta atividade tem por objetivo preparar porta-vozes, autoridades governamentais, ou qualquer outra pessoa que seja responsável por representar a comunicação oficial da Organização onde atua, para encarar os profissionais de imprensa em entrevistas, eventos ou, gestão de crise. Afinal, para se pronunciar com precisão, são necessários conhecimentos técnicos, a fim de eliminar qualquer espaço para margem de interpretações por parte da mídia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1054142 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Determinada assessoria de imprensa foi contratada por uma empresa de tecnologia que está lançando um novo produto. A empresa possui uma forte presença nas mídias sociais, com perfis no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Durante o processo de lançamento, vários influenciadores começaram a comentar sobre o produto, tanto de forma positiva quanto negativa. Alguns comentários negativos foram rapidamente compartilhados nas redes sociais, causando um aumento nas críticas ao produto. A assessoria de imprensa foi chamada para gerenciar essa situação, atuando na linha de frente para conter a crise e preservar a imagem da empresa nas redes sociais. Qual é a principal ação que a assessoria de imprensa deverá tomar para gerenciar a crise nas mídias sociais, conforme o contexto da situação descrita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1063003 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

A respeito da administração da comunicação institucional, a autora Margarida Maria Krohling Kunsch, na obra “Relações Públicas e Modernidade. Novos paradigmas na comunicação organizacional”, ressalta que:

“os profissionais de relações públicas planejam e executam a comunicação para a organização como um todo ou ajudam setores dela a se comunicarem. Eles administram o movimento de mensagens para dentro da organização quando, por exemplo, conduzem uma pesquisa sobre o conhecimento, as atitudes e os comportamentos dos públicos e, em seguida, orientam os executivos sobre como tornar as políticas e ações aceitáveis para todos os públicos. Eles podem administrar o movimento de mensagens para fora da organização ao ajudar os executivos a decidir como explicar uma política ou uma ação para um público e então escrever uma informação ou um comunicado para tanto” (KUNSCH, 1997, pg. 119).

A alternativa que indica, respectivamente, um canal de comunicação voltado para o público interno e um voltado para o público externo (onde se incluem os stakeholders) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1050488 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Sobre os veículos jornalísticos empresariais, analise as afirmativas a seguir.

I. A distinção entre as publicações jornalísticas empresariais internas e externas se intensificou com Internet, pois os conteúdos jornalísticos que circulam nas mídias sociais atingem apenas o público externo.

II. A definição dos formatos das publicações empresariais deve ser feita de acordo com os objetivos buscados, o público, os recursos disponíveis, a cultura organizacional e a evolução dos processos de comunicação na empresa.

III. Independentemente do público (interno ou externo), as publicações empresariais devem estar aderentes a uma estratégia institucional coerente e planejada e ter, desde o número zero, metas bem definidas, assim como serem permanentemente avaliadas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1050489 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

As instituições, para ampliarem sua presença e serem reconhecidas como referência nos veículos jornalísticos, produzem textos informativos em diversos formatos, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1021622 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2023

Em sistemas de informação, a eficácia da organização, navegação e busca de informações desempenha um papel crucial na experiência do usuário. Assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes métodos é comumente utilizado para facilitar a busca de informações em um grande conjunto de dados .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q833540 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação nas Relações Públicas, MSGás Analista de Processos Comunicação, IESES, 2021

Na prática das relações públicas, o tom poético ou o elitismo intelectual na escrita não são bem-vindos. A linguagem do profissional dessa área da Comunicação Social deve ser a jornalística, aplicada em diferentes estilos e adequada aos mais variados meios impressos ou eletrônicos. Uma regra básica no uso dessa linguagem é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q834724 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação nas Relações Públicas, MSGás Analista de Processos Comunicação, IESES, 2021

O audiovisual tornou- se um importante formato de divulgação das informações sobre uma organização para a mídia, ainda nos anos 80. Os cortes orçamentários nas operações noticiosas das emissoras de TV, associados às novas tecnologias de transmissão, contribuíram para um maior uso da tecnologia de vídeo por parte de profissionais de relações públicas. Entre as possibilidades do uso dessa linguagem nessa área, se destaca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1049144 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Sobre utilidade do cronograma de publicações em redes sociais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1049145 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

A pesquisa em comunicação é uma arma potente para auxiliar a percepção dos consumidores. A respeito deste assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta
I. Auxiliar no planejamento de marketing. II. Revelar aspectos importantes dos consumidores da empresa. III. Avaliar como está o branding da empresa junto aos consumidores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1049146 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Sobre o que são mídias alternativas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1049151 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que apresenta qual é a principal vantagem em se investir em mídias alternativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1049153 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa correta sobre a finalidade de se gerenciar uma crise institucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q846683 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação nas Relações Públicas, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

O Balanço Social é um instrumento de diálogo com a sociedade para dar maior transparência às atividades da organização. Em geral, ele consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1020590 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

A respeito do papel do profissional de Relações Públicas em uma crise institucional, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q845269 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação nas Relações Públicas, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

No gerenciamento de uma crise é necessário que o assessor de comunicação tome uma série de providências, tais como:
I. Elaboração de um texto com todas as informações sobre o caso tratado na crise e enviá-lo para a mídia. II. Procurar que o porta-voz dê entrevistas aos veículos de comunicação, ao mesmo tempo, sem privilegiar ninguém. III. Levantar tudo o que foi publicado na mídia a respeito da crise que está sendo administrada.

Essas ações devem ser feitas com os seguintes instrumentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q843505 | Relações Públicas, Assessoria de Comunicação nas Relações Públicas, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

Uma das principais características que um assessor de imprensa deve ter no seu trabalho em um órgão público é a proatividade. Dentro desse espírito de ação, espera-se que ele execute uma série de tarefas, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.