Questões de Concursos Assessoria de Imprensa no Jornalismo

Resolva questões de Assessoria de Imprensa no Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1007927 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

As metodologias de avaliação e medição de resultados em ações de assessorias de imprensa são assuntos relevantes. Tanto instituições públicas quanto privadas precisam prestar contas sobre as atividades desempenhadas e o resultado alcançado a partir dos investimentos realizados.

Contudo, aferir o desempenho de uma assessoria de imprensa com base unicamente em indicadores de performance quantitativos pode ser insuficiente, pois:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q911137 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Informar regras e duração do evento, apresentar a fonte, expor o tema e se haverá espaço para entrevistas individuais são etapas sequenciais do tipo de evento organizado pela assessoria de imprensa denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q911138 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Um assunto sugerido pelo assessor de imprensa a um jornalista ou a um veículo de comunicação para ser transformado em notícia corresponde a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q905015 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Ao contrário de seu surgimento, quando desempenhavam ações isoladas, as assessorias de imprensa passaram a se inserir em um conjunto amplo de atividades integradas por processos e práticas que se cruzam, sobrepõem-se, articulam-se e podem, muitas vezes, ser indistintas devido a linhas demarcatórias fluidas que envolvem publicidade, comunicação digital, marketing, relações públicas, comunicação interna, relacionamento com consumidores. Capacidade de gestão, visão estratégica, sistêmica e integrativa tornaram-se imprescindíveis para qualquer profissional de comunicação que pretendesse avançar na carreira. Sobre as características essenciais de um bom planejamento estratégico de comunicação, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q905016 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

O profissional de assessoria de imprensa, por vezes, se depara com o desafio de reunir jornalistas e influenciadores para realizar a divulgação de novos produtos, marcas e serviços. Ainda, em momentos de crise, se vê diante da urgência de esclarecer fatos e explicar acontecimentos. Para esses casos, um dos recursos estratégicos é a organização de uma entrevista coletiva – aquele momento em que se reúne a imprensa e abre espaço para perguntas e esclarecimentos. Sobre a entrevista coletiva, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q896570 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A assessoria de imprensa desempenha um papel crucial na comunicação de organizações e instituições, servindo como um elo entre elas e a mídia.
Sobre as tarefas que fazem parte da rotina dos profissionais de comunicação que atuam na área, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Entre as tarefas do assessor de imprensa, está a manutenção de contato permanente com os veículos de comunicação efetuando pagamento para garantir a veiculação nas mídias.

( ) O assessor de imprensa não precisa acompanhar as entrevistas de suas fontes, respeitando a autonomia e autoridade do assessorado.

( ) O assessor de imprensa deve evitar participar na definição das estratégias de comunicação da organização assessorada, por ser atividade exclusiva do setor de relações públicas.

( ) Dentre as funções mais específicas do assessor de imprensa, está a clipagem, que é o controle e armazenamento das informações publicadas de interesse do cliente.

( ) Entre as funções de um assessor de imprensa, está a de divulgar informações de interesse do assessorado.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q905019 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

O press release – ou apenas release – é uma das principais ferramentas de trabalho dos assessores, o tradicional elo entre assessoria e imprensa. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em linhas gerais, é a matéria que a instituição gostaria de ver publicada pela mídia.
( ) Tem a estrutura de uma notícia comum e pode conter fotografias, vídeos ou outros conteúdos multimídia.
( ) Os assessores sabem que haverá um filtro jornalístico antes da publicação de seus releases. Por isso, eles não escrevem o texto pensando nos jornalistas, mas sim no leitor final.
( ) O release é enviado às redações como sugestão, uma espécie de roteiro redigido pelo assessor de imprensa, que pode ser distribuído em eventos, coletivas ou diariamente via mailing.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q891216 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Função: Repórter Fotográfico, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

No que tange aos produtos, aos serviços e às atividades de comunicação em uma assessoria de imprensa, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q891218 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Função: Repórter Fotográfico, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Considerando as diferenças entre notícia e reportagem impressas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q900245 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

O jornalista, tanto em veículos de comunicação quanto em assessorias imprensa, deve considerar e explorar a seu favor cada uma das possibilidades do meio digital. O correio eletrônico (e-mail) é uma das ferramentas que podem ser utilizadas por profissionais da comunicação para:

I. Contato entre jornalista e fonte. II. Envio de releases. III. Envio de newsletters. IV. Serviço de entrega de conteúdo.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q900246 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

As newsletters podem ser utilizadas em uma assessoria de imprensa como um produto para os públicos interno e externo. O redator das newsletters precisa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q900249 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

O sistema de medição de resultados em assessoria de imprensa que consiste em atribuir ao espaço ocupado por uma reportagem (ou então matéria de rádio ou televisão) o investimento que seria necessário caso um anúncio publicitário fosse colocado em seu lugar chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q900252 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

Entre as atribuições de uma assessoria de imprensa está a capacitação de porta-vozes, de modo a prepará-los para uma relação direta com os veículos de imprensa em entrevistas. Esse processo envolve análise de cenários, preparação para entrevistas, técnicas de expressão verbal e corporal, e é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q895177 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Bacharel em Comunicação Social, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

Do mesmo modo que a produção textual em jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão, a redação em assessoria de imprensa também possui parâmetros próprios, os quais são delimitados de acordo com necessidades específicas (Kopplin; Ferraretto, 2001). O release é uma ferramenta de comunicação que se destaca nesse contexto. Sobre o release, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É um texto escrito em linguagem e conforme critérios jornalísticos, embora não se espere que seja aproveitado na íntegra, como texto pronto.
( ) Pode ser redigido em diferentes tipos, como padrão, de opinião, dirigido, especial, artigo, convocação, cobertura, nota oficial e comunicado.
( ) Tem por função básica levar às redações dos veículos de comunicação notícias que possam servir de apoio, atração ou pauta, instigando a solicitação de entrevistas ou de informações complementares.
( ) Trata-se de material de divulgação produzido por assessoria de imprensa e destinado a veículos de comunicação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q895178 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Bacharel em Comunicação Social, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Kopplin e Ferraretto (2001), analise a característica a seguir:

• Recurso que possibilita a divulgação de fatos e/ou opiniões relacionados ao assessorado de uma forma dinâmica e com resultados abrangentes. Pode ocorrer de forma espontânea, sem a intervenção direta da assessoria de imprensa, ou de forma provocada, com intervenção direta da assessoria de imprensa, considerando as necessidades do assessorado e os critérios jornalísticos.


A característica acima define o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q987344 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalista, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre planejamento e organização de atividades de assessoria de imprensa, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q993368 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

O Estado democrático de direito tem o dever de prestar contas à sociedade e interagir com todos os seus segmentos e o canal mais eficaz para que isso aconteça é a mídia jornalística. Assim, o jornalista que atua como assessor de imprensa em órgãos públicos deve se guiar pelo princípio de que os cidadãos têm o direito de saber o que ocorre nas repartições, secretarias, ministérios e demais órgãos que integram o setor público. Com base no exposto, assinale a alternativa que NÃO se inclui nas atribuições desse profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q993370 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

A lista que contém informações sobre jornalistas, como endereço de e-mail, telefone, nome, veículo de atuação e editoria em que trabalha, e que é utilizada para disparar releases e outros assuntos simultaneamente é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q993378 | Jornalismo, Assessoria de Imprensa no Jornalismo, Jornalismo, IBGE, AOCP, 2019

As assessorias de imprensa, principalmente no setor público, são as responsáveis pelo gerenciamento de crises e pela preservação e recuperação da imagem de uma empresa privada ou órgão público e de seus representantes. Carlos, chefe de setor de um órgão público, foi falsamente acusado de corrupção ativa e lavagem de dinheiro por um jornal impresso de uma cidade do interior. Entre as estratégias corretas para gerenciar a crise, está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.