Questões de Concursos Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Resolva questões de Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q58864 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Um adulto jovem de 30 anos de idade sofreu uma lesão na panturrilha esquerda e está sendo acompanhado na unidade básica de saúde há duas semanas. A ferida apresenta perda tecidual completa, sem aproximação das bordas, com demora no tempo de formação de tecido de granulação no espaço morto e sinais de infecção. Na anotação de enfermagem, o profissional irá relatar que a ferida apresenta cicatrização por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q58859 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Sobre as funções das bandagens, assinale a assertiva INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q844673 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

Sobre a realização de curativos, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q58862 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

A equipe de enfermagem desempenha um papel importante no tratamento de feridas sendo maior parte dos casos acompanhados a nível primário ou ambulatorial. Diante da atuação do técnico de enfermagem no cuidado aos paciente com feridas e segundo a Resolução COFEN nº 567/2018, é considerado atribuição desse profissional
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q18670 | Noções de Saúde, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Primeiro Tenente da Marinha, CSM, MB

Segundo MEEKER (1997), a cicatrização de qualquer ferimento é uma resposta complexa do tecido com solução de continuidade causada por uma agressão. Assinale a opção que apresenta a causa mais comum de retardo na cicatrização do ferimento em pacientes no pós- operatório.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q58860 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

É competência do Enfermeiro, ao realizar curativos, coordenar e supervisionar a equipe de enfermagem na prevenção e cuidado às feridas. A avaliação da lesão é fundamental para a escolha da conduta correta. Em 2016, o National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) anunciou a atualização da nomenclatura dos estágios do sistema de classificação de lesão por pressão (LPP). A definição abaixo representa uma classificação de LPP:

“Pele intacta ou não, com área localizada e persistente de descoloração vermelha escura, marrom ou púrpura que não embranquece ou separação epidérmica que mostra lesão com leito escurecido ou bolha com exsudato sanguinolento”.
Fonte: Associação Brasileira de Estomaterapia, 2016.

A descrição da classificação refere-se à lesão por pressão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q22414 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes quanto a curativo, um procedimento de enfermagem que requer cuidados especiais para cada tipo de ferida.
O curativo ideal deve deixar a ferida ligeiramente úmida para promover a migração de células epiteliais, quando não houver outra restrição médica.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q22416 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes quanto a curativo, um procedimento de enfermagem que requer cuidados especiais para cada tipo de ferida.
A técnica de curativo compressivo deve ser utilizada em ferida com sítio de sangramento real ou potencial.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q846058 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Gurinhém PB Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

Em relação aos conhecimentos sobre tipos de lesões, associe as colunas de acordo com sua correspondência.
A. ESCORIAÇÃO. B. CONTUSÃO. C. EQUIMOSE. D. LACERAÇÃO.
( ) Trata-se de uma ruptura tecidual por golpe. ( ) Ocorre extravasamento de sangue de um local par ao outro por ruptura de capilares sanguíneos. ( ) Lesão traumática dos tecidos, com ruptura de vasos sanguíneos e sem solução de continuidade da pele. ( ) Consiste na perda superficial de pequenas áreas de pele.
Qual das alternativas discorre sobre a sequência CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q18671 | Noções de Saúde, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Primeiro Tenente da Marinha, CSM, MB

Uma ferida no abdômem causada por arma de fogo e uma apendicectomia não perfurada são classificadas, respectivamente, como ferida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q22413 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes quanto a curativo, um procedimento de enfermagem que requer cuidados especiais para cada tipo de ferida.
O processo de cicatrização normal da ferida cirúrgica limpa passa pelos estágios inflamatório, proliferativo e de maturação, ou ainda, de reação, regeneração e remodelação.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q843377 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Tenório PB Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

Sobre definições utilizadas no tratamento de feridas associe a primeira coluna com a segunda e depois responda ao que se pede:
(A) Abcesso
(B) Abrasão (C) Cicatrização (D) Deiscência (E) Escoriação (F) Estoma
( ) É a abertura cirúrgica que permite a comunicação entre um órgão interno e meio exterior. ( ) Separação das bordas da ferida. ( ) Cura de uma ferida por reparação ou regeneração dostecidos afetados evoluindo em fases distintas. ( ) Erosão da pele através de algum processo mecânico (fricção ou traumatismo). ( ) Coleção de pus na derme e tecidos profundos adjacentes.
( ) Arranhões lineares na pele.

Qual das alternativas abaixo discorre sobre a associação CORRETA das colunas, em relação aos termos e suas definições?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q58866 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

As feridas cirúrgicas são classificadas pelo seu potencial de infecção. A ferida que apresenta a incisão realizada em tecidos estéreis ou de fácil descontaminação, sem patógenos e indícios de inflamação é considerada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q58865 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Os curativos variam de acordo com a natureza, a localização e o tamanho da ferida. O curativo que é absorvente e é comumente utilizado em feridas cirúrgicas, permite a exposição da ferida ao ar, absorve o exsudato e o isola da pele saudável adjacente é chamado curativo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q844478 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Prefeitura de Bagé RS Enfermeiro, FUNDATEC, 2020

A cicatrização de uma ferida consiste em uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares e moleculares que interagem para que ocorra a repavimentação e a reconstituição do tecido. Referente à regeneração celular e os eventos celulares/bioquímicos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q58858 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Alguns cuidados são necessários para o procedimento de retirada de pontos. Verifique as assertivas e selecione a opção correta.

I. Observar a ferida cirúrgica, identificando a presença de afastamento, secreção, inflamação, sinais de infecção e pontos inclusos.
II. Realizar a antissepsia da pele e lavar com SF 0,9% antes e após a retirada dos pontos.
III. Recomenda-se que a retirada dos pontos ocorra de modo intercalado (1º ponto, depois 3º ponto, depois 5º ponto e assim por diante).
IV. Recomenda-se separar uma gaze e deixá-la próxima à ferida cirúrgica, tendo como finalidade a conferência dos fios de sutura retirados, contando-os e verificando se saíram por completo.  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q58861 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos

Relacione a primeira coluna com os tipos de debridamento com a indicação na segunda coluna e marque a alternativa correta.

1. Debridamento mecânico.
2. Debridamento químico.
3. Debridamento autolítico.

( ) cobre uma ferida e permite que as enzimas façam a digestão da pele esfacelada.
( ) aplicado topicamente para clivar o tecido desvitalizado.
( ) remove o tecido desvitalizado com a força mecânica. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q18669 | Noções de Saúde, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Primeiro Tenente da Marinha, CSM, MB

As úlceras por pressão são lesões decorrentes de hipóxia celular, que levam à necrose tecidual. No estágio II, essas úlceras caracterizam-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.