Questões de Concursos Atenção Básica e Saúde da Família

Resolva questões de Atenção Básica e Saúde da Família comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q979969 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A prestação de cuidados paliativos (CP) na Atenção Primária de Saúde (APS) tem como um de seus princípios norteadores
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q978722 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Especialista em Urgência e Emergência, Prefeitura de Flores de Goiás GO, IV UFG, 2025

Um enfermeiro, atuando em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), planeja implementar ações de promoção da saúde voltadas para a comunidade local. Considerando os princípios da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), para alinhar seu projeto aos conceitos de integralidade e de intersetorialidade preconizados por essa política, ele deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q982317 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Epidemiologista, SESSE, IBFC, 2025

Visita domiciliar é uma forma voltada para o atendimento ao indivíduo e à família ou à coletividade sendo prestada nos domicílios. Em relação as suas vantagens, analise as afirmativas abaixo.

I. Proporcionar o conhecimento sobre o indivíduo para possibilitar a prestação da assistência integral ao paciente.
II. Visualização do contexto familiar (habitação, higienização entre outras).
III. Melhor relacionamento profissional-pacientefamília.
IV. Um menor relacionamento do grupo familiar com o profissional pois este visa somente sua interação com a saúde do paciente.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q957743 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Sobre a saúde mental na Estratégia Saúde da Família, analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta:

I - Saúde mental na ESF deve promover a autonomia.
II - Saúde mental na ESF deve promover o autocuidado.
III - Saúde mental na ESF deve promover as relações sociais e familiares.
IV - Saúde mental na ESF deve desenvolver ações de promoção, prevenção e reabilitação.
V - Saúde mental na ESF deve priorizar a hospitalização precoce e compulsória.
VI - Saúde mental no ESF tem dentre suas estratégias o aumento dos atendimentos psicológicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1064500 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A prevenção de acidentes domésticos na infância é uma ação importante para a promoção da saúde pela Estratégia Saúde da Família. Relativamente a esse tema, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1065016 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Rodrigues Alves AC, DECORP, 2025

Qual mensagem educativa sobre diabetes o Agente Comunitário de Saúde deve priorizar para uma pessoa que toma metformina e relata glicemia de jejum alterada no controle feito em casa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q978770 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro EMAD, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante a consulta de enfermagem em uma Unidade de Saúde da Família, um enfermeiro acompanha um paciente com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2. Com base nas políticas públicas de atenção à saúde do adulto, na Lei nº 7.498/1986, nas competências éticolegais do enfermeiro e nas diretrizes da atenção primária, analise as afirmativas a seguir:

I. O enfermeiro, com base em protocolos devidamente instituídos no âmbito da atenção primária, pode realizar prescrição de medicamentos e solicitar exames de rotina relacionados ao controle da HAS e do DM2.
II. Faz parte da consulta de enfermagem a estratificação de risco cardiovascular, avaliação de adesão ao tratamento e planejamento de intervenções educativas voltadas ao autocuidado.
III. A classificação do paciente em estratos de risco (baixa, média ou alta complexidade) é exclusiva do médico, não cabendo ao enfermeiro realizar tal avaliação durante o acompanhamento.
IV. A monitorização de indicadores de saúde, como níveis de pressão arterial, glicemia capilar e adesão ao tratamento, é uma das responsabilidades do enfermeiro na gestão do cuidado de pessoas com HAS e DM2.
V. Em situações de descompensação clínica (hiperglicemia grave ou hipertensão mal controlada), é dever do enfermeiro reconhecer precocemente o quadro e realizar o encaminhamento imediato para avaliação médica.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q978262 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

Durante uma capacitação sobre tuberculose, o enfermeiro responsável pela unidade de saúde destaca a importância da atuação dos auxiliares de enfermagem nas ações de controle da doença. Ele revisa junto à equipe as atribuições específicas do auxiliar no acompanhamento dos casos, especialmente nas atividades de apoio direto ao usuário e organização dos fluxos assistenciais. Considerando as competências previstas para o Auxiliar de Enfermagem nesse contexto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q978263 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

Durante a avaliação funcional de um idoso na atenção primária, a equipe multiprofissional utiliza um instrumento padronizado que permite identificar o nível de independência no desempenho de funções básicas como banho, vestir-se, transferências, continência, alimentação e uso do banheiro. Esse processo permite classificar o idoso como independente ou dependente, possibilitando a formulação de estratégias de cuidado individualizadas. Esse instrumento de avaliação é conhecido como índice de _______.
Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q986712 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, ÁREA ÚNICA, Prefeitura de Pitangueiras PR, OBJETIVA, 2025

O acompanhamento dos cartões de vacina é uma das atribuições fundamentais e prioritárias no trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS). De acordo com as orientações sobre vacina que podem ser fornecidas durante as visitas domiciliares ou em reuniões com a comunidade, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Orientar os donos de cães e gatos sobre a importância da vacinação antirrábica canina e felina.
( ) Devem ser orientados a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS): os usuários que não tiverem a marca (cicatriz) da vacina BCG no braço direito após 12 meses da aplicação da vacina.
( ) Compartilhar somente com o enfermeiro chefe da Unidade de Saúde as informações colhidas durante a visita domiciliar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q978265 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

Mulher jovem procura atendimento na Atenção Básica apresentando lesões verrucosas em região anogenital. As lesões são assintomáticas, de superfície rugosa, localizadas na vulva e região perianal. Após avaliação clínica, o exame ginecológico mostra ausência de outras alterações. Com base nas recomendações clínicas para abordagem de verrugas anogenitais em serviços de Atenção Primária à Saúde, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q986222 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Os métodos contraceptivos têm a função de proteger homens e mulheres das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), bem como evitar uma gravidez indesejada. Associe as colunas A e B, respectivamente, relacionando os métodos contraceptivos.

COLUNA A

1. Método comportamental.
2. Método de Barreira.
3. Método do dispositivo intrauterino.
4. Método Hormonal.
5. Método Definitivo.

COLUNA B

( ) DIU.
( ) diafragma, espermaticida e preservativos.
( ) pílulas e injeções.
( ) billings, ogino Knaus e temperatura.
( ) Laqueadura e vasectomia.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q982914 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Uma enfermeira recém-integrada a uma equipe de saúde da família recebeu como atribuição a organização das visitas domiciliares de sua área de abrangência. Para isso, precisou conhecer as condições socioeconômicas das famílias, identificar casos prioritários e coordenar ações em conjunto com os demais membros da equipe. Esse cenário exemplifica um dos aspectos fundamentais da ESF, centrado na articulação do cuidado com base em vínculos territoriais. Considerando esse aspecto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1008267 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

Uma mulher de 28 anos buscou atendimento em uma unidade básica de saúde relatando ausência de menstruação há dois meses, acompanhada de náuseas e sensibilidade mamária. Durante o exame físico, foi verificado útero aumentado à palpação, tubérculos de Montgomery e sinal de Hegar.
Em relação ao diagnóstico de gravidez, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, as manifestações clínicas apresentadas pela paciente e os achados do exame físico correspondem, respectivamente, a sinais de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q982925 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

O acompanhamento pré-natal deve ser integral, multiprofissional e humanizado, com foco na promoção da saúde materna e fetal, prevenção de complicações e detecção precoce de situações de risco. Sobre esse processo, analise as afirmativas a seguir:

I.A alternância entre médico e enfermeira nas consultas de pré-natal é recomendada como estratégia para promover o cuidado compartilhado e a gestão integrada da gestação na atenção primária.
II.Gestantes de risco habitual podem ser acompanhadas exclusivamente pela equipe especializada em atenção secundária, dispensando o acompanhamento pelas equipes da atenção básica.
III.O número mínimo de consultas realizadas durante o pré-natal é o principal critério utilizado para avaliar aqualidade da assistência prestada à gestante.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q982930 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Durante o acompanhamento de puericultura na unidade básica de saúde, uma mãe relata que ainda não iniciou a introdução de outros alimentos ao seu bebê de cinco meses. Diante dessa prática, a equipe multiprofissional deve orientar quanto à sua continuidade, considerando as necessidades para o crescimento e o desenvolvimento da criança. Considerando esse aspecto técnico, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1072278 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

No acompanhamento de usuários com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus 2 na Atenção Primária, a estratificação de risco cardiovascular é uma ferramenta essencial. Com base nesse processo, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1072279 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Segundo o Protocolo Clínico de Hipertensão do Ministério da Saúde (2021), a conduta adequada para um paciente com PA 150x90mmHg, sem comorbidades e após 3 meses de mudanças no estilo de vida é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q980635 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma das atribuições do agente comunitário de saúde consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1001138 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Grupo Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Um dos recursos de proteção contra infecções é a imunização por meio de vacinas. No Brasil, o Ministério da Saúde disponibiliza uma ampla cartela de imunizantes pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Ao receber as pessoas na sala de vacina, o profissional precisa estar atento ao calendário e à caderneta e/ou ao cartão de vacinação do usuário, para que possa avaliar corretamente quais vacinas e doses devem ser administradas.

Nesse sentido, na avaliação da administração da vacina rotavírus humano G1P [8] (atenuada) – VRH, para uma criança com quatro meses de idade, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.