Início

Questões de Concursos Audiologia

Resolva questões de Audiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q840961 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. As disfonias são classificadas em três grandes categorias: disfonia orgânica, caracterizada por alteração vocal independente do uso da voz, podendo ser causada por diversos processos, com consequência direta sobre a voz; disfonia funcional, que é a alteração vocal decorrente do próprio uso da voz; e disfonia organofuncional, caracterizada por alteração vocal decorrente de lesão benigna secundária ao comportamento vocal inadequado ou alterado. II. O audiograma deve ser construído como uma grade, na qual as frequências, em Hertz (Hz), estão representadas em escala logarítmica na abscissa, e o nível de audição (NA), em decibel (dB), na ordenada. Para garantir dimensão padronizada do audiograma, cada oitava na escala de frequências deve ser equivalente ao espaço correspondente a 20 dB na escala do nível de audição. O eixo da abscissa deve incluir as frequências de 125 Hz a 8.000 Hz, com a legenda de “Frequência em Hertz (Hz)”. O eixo da ordenada deve incluir níveis de audição de -10 dB a 120 dB NA (de acordo com a saída máxima de cada equipamento) com a legenda de “Nível de Audição em Decibel (dB NA)”. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q859444 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Cuitegi PB Fonoaudiólogo, CPCON, 2020

Com base na anatomofisiologia do órgão da audição e do equilíbrio, analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Parte da orelha externa se encontra alojada dentro do osso temporal, sendo constituída pelo pavilhão auricular, pelo meato acústico externo e pela membrana timpânica.
( ) Acadeia ossicular, localizada na orelha interna, é constituída por três ossículos que são considerados os menores ossos do corpo, martelo, bigorna e estribo.
( ) Os canais semicirculares, que fazem parte do labirinto ósseo, possuem função de detecção e orientação da cabeça no espaço.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q836816 | Fonoaudiologia, Audiologia, FSPSS Fonoaudiólogo, FSPSS, 2021

Pela classificação do grau de perda auditiva para crianças de até 7 anos de idade (Northern e Downs, 2002), a média tonal de 51 - 70dB indica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q843030 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Massaranduba SC Fonoaudiólogo, FURB, 2020

A respeito dos reflexos acústicos, assinale a afirmativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q840040 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Fonoaudiólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

Na avaliação audiológica infantil, o princípio do cross-check é mandatório, ou seja, o profissional deve definir protocolos de avaliação envolvendo procedimentos eletroacústicos, eletrofisiológicos e comportamentais para a definição do diagnóstico audiológico. Com relação à avaliação audiológica na população infantil, assinale a opção que apresenta o teste a ser empregado para crianças a partir de seis meses de idade, cujo comportamento condicionado é o reflexo de orientação, ou seja, virar a cabeça em direção ao som.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q843520 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fonoaudiólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No ouvido externo, o último osso da cadeia ossicular, o estribo, está acoplado a uma fina membrana chamada de janela oval. A janela oval é uma entrada para o ouvido interno, que contém o órgão da audição, o metatarso. Quando o osso estribo se move, a janela oval se move com ele.
II. Desde o nascimento, a criança se comunica através do choro, olhar e gestos. No entanto, a criança pequena não é capaz de discriminar vozes, diferenciar padrões de entonação, gestos ou movimentos corporais, pois a habilidade de diferenciar esses padrões apenas ocorre na adolescência.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q859171 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Cuitegi PB Fonoaudiólogo, CPCON, 2020

Quanto ao tipo, grau e configuração das perdas auditivas, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q859142 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Passira PE Fonoaudiólogo, CONTEMAX, 2020

Com base na referência classificatória de Silman & Silverman (1997), a perda auditiva condutiva é definida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q859244 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Passira PE Fonoaudiólogo, CONTEMAX, 2020

De acordo com Lloyd e Kaplan (1978), a dificuldade com fala em nível de conversação, como habilidade para ouvir a fala, identificada em um paciente, caracteriza:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q840293 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Fonoaudiólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

A timpanometria é a medida da variação da imitância do sistema auditivo em função da variação da pressão introduzida no meato acústico externo. A forma da curva timpanométrica traz informações importantes sobre o estado mecânico da orelha média. A respeito dos tipos de curvas, julgue os itens seguintes.
I Tipo A: curva normal caracterizada por um pico de máxima admitância à baixa pressão do meato acústico externo (MAE). II Tipo B: curva plana caracterizada por ausência de pico de máxima admitância; encontrada em casos de presença de líquido no espaço da orelha média. III Tipo C: curva aberta, presente em condições de diminuição de rigidez do sistema. Segundo vários autores, é compatível com disjunção de cadeia ossicular.
Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q837831 | Fonoaudiologia, Audiologia, FSPSS Fonoaudiólogo, FSPSS, 2021

Conforme as Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva, do Ministério da Saúde, analise as assertivas abaixo:
I. A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) tem por finalidade a identificação o mais precocemente possível da deficiência auditiva nos neonatos e lactentes. Consiste no teste e reteste, com medidas fisiológicas e eletrofisiológicas da audição, com o objetivo de encaminhá-los para diagnóstico dessa deficiência, e intervenções adequadas à criança e sua família.
II. Segundo dados de diferentes estudos epidemiológicos, a prevalência da deficiência auditiva varia de 10 a 20 neonatos para cada mil nascidos vivos, e de 5 a 10 para cada cem recém-nascidos provenientes de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
III. Antecedente familiar de surdez permanente não é considerado como fator de risco para deficiência auditiva no recém-nascido.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q859218 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Passira PE Fonoaudiólogo, CONTEMAX, 2020

Tone Decay Test, Fowler e SISI são exemplos de testes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q841800 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Centenário do Sul PR Fonoaudiólogo, FAUEL, 2020

“Qualquer privac?a?o sensorial auditiva podera? acarretar problemas nos processos comunicativos, interferindo no desenvolvimento cognitivo global, no aprendizado e nas relac?o?es interpessoais, podendo, ainda, prejudicar o desenvolvimento escolar e, consequentemente, a atuac?a?o profissional da populac?a?o acometida” (VIEIRA; MACEDO; GOLÇALVES, 2007).
Sobre o tema, qual alternativa indica CORRETAMENTE quais métodos objetivos podem ser utilizados na avaliação audiológica infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q841982 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Massaranduba SC Fonoaudiólogo, FURB, 2020

O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) é um exame de curta latência muito utilizado clinicamente, pois apresenta reprodutibilidade e geradores bem definidos. Ao encontro disso, considere as afirmativas relacionadas ao PEATE e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Para avaliar a integridade da via auditiva no tronco encefálico, é utilizada uma intensidade alta e não variável, geralmente em torno de 80 dBNA. ( ) Determina-se o limiar eletrofisiológico pelo menor valor de intensidade de estímulo, no qual se observa a presença da onda V. ( ) Para fins de neurodiagnóstico, o estímulo utilizado é o toneburst, pois apresenta um espectro amplo de frequências e favorece a estimulação de uma quantidade maior de fibras neurais. ( ) Ao interpretar traçados do PEATE de neonatos e lactentes, deve-se levar em consideração o efeito da maturação da via auditiva sobre as latências, amplitudes e morfologia das ondas. ( ) O PEATE é obtido entre zero e 50 milissegundos após a estimulação acústica, sendo captado desde os primeiros neurônios do sistema auditivo até o tronco encefálico.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q859368 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Passira PE Fonoaudiólogo, CONTEMAX, 2020

Sobre a membrana timpânica é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q840587 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

Quais são os testes que avaliam a integração e a separação binaural, ou seja, a habilidade do ouvinte para repetir tudo o que ouviu ou para dirigir a atenção para uma só orelha?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q844225 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Arapongas PR Fonoaudiólogo 30h, FAFIPA, 2020

O Transtorno de Processamento Auditivo (TPA) é um déficit em um ou mais processos auditivos centrais, sendo caracterizado por alterações na localização e lateralização sonora, discriminação e reconhecimento auditivo; aspectos temporais; resolução, mascaramento, integração e ordenação temporal. Na tentativa de minimizar as habilidades auditivas alteradas encontradas no indivíduo, alguns procedimentos são propostos, entre eles o Treinamento Auditivo (TA). Qual alternativa refere-se ao TA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q842608 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Fonoaudiólogo, GUALIMP, 2020

Assinale a alternativa que descreve, corretamente, o exame Ganho de Inserção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q840073 | Fonoaudiologia, Audiologia, Prefeitura de São Francisco MG Fonoaudiólogo, COTEC, 2020

A audição é o primeiro dos sentidos a apresentar perdas funcionais detectadas objetivamente. Embora a perda auditiva instale-se de maneira lenta, seu impacto na vida do indivíduo idoso é considerável, já que nessa época o somatório de problemas de saúde confere novas dimensões às perdas auditivas. Considerando essas informações, avalie as assertivas a seguir.

I - A diminuição da audição nos idosos deve-se a fatores tóxicos, metabólicos, mecânicos, neurais, vasculares, ambientais. Tanto a transmissão do material sonoro até o órgão sensorial quanto sua percepção e decodificação encontram-se comprometidas com o passar do tempo.

II - A acuidade auditiva declina mais em homens do que em mulheres, predominando as perdas nas frequências agudas, gerando um leve declínio da inteligibilidade de fala em ambientes com condições sonoras ideais.

III - O zumbido é queixa frequente entre idosos, ou seja, de 3% na segunda década de vida e de 10% na sexta. Sendo que sons altos e vozes de grande intensidade são pouco tolerados.

IV - O nível sonoro expresso em decibéis é percebido como pressão no aparelho auditivo. Acima de 100 decibéis, nossos ouvidos começam a estar em situação de risco. Aos 120 decibéis, encontram-se em perigo e, aos 150 decibéis, reagem com dor.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.