Questões de Concursos Auditoria Independente Externa

Resolva questões de Auditoria Independente Externa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1032245 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Contabilidade Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

A NBC TA 570 – Continuidade Operacional trata das responsabilidades do auditor independente, na auditoria de demonstrações contábeis, em relação à continuidade operacional, e das implicações para o relatório do auditor independente.

Com relação à continuidade operacional das entidades do setor público, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Nas entidades do setor público, a elaboração das demonstrações contábeis para fins gerais, de acordo com a base contábil de continuidade operacional, é facultativa.
( ) Podem surgir riscos à continuidade operacional em situações em que entidades do setor público operam com fins lucrativos e em que o suporte do governo pode ser reduzido ou retirado, ou, ainda, em caso de privatização.
( ) Eventos ou condições que podem levantar dúvida significativa quanto à capacidade da entidade de manter sua continuidade operacional no setor público podem incluir situações em que ela não possui recursos para sua continuidade ou quando são tomadas decisões políticas que afetam os serviços prestados.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1031808 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Bacharelado em Ciências Contábeis, CFC, FGV, 2025

No exercício de 2024, uma sociedade empresária foi incluída em um Plano de Refinanciamento de Impostos. O fato foi apropriadamente divulgado nas demonstrações contábeis. Mesmo sendo divulgado o Plano de Refinanciamento de Impostos, o auditor julgou que o assunto é de importância fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis.
Assim, o auditor independente incluirá, em seu relatório,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1035401 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Ciências Contábeis, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com a NBC TA 200 (R1) – OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA, o auditor deve planejar e executar a auditoria com ceticismo profissional.
O ceticismo profissional inclui estar alerta, fundamentalmente, aos seguintes fatores, com exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1038082 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Superintendência de Seguros Privados SUSEP, CFC, FGV, 2024

O Manual de Práticas e Procedimentos Contábeis do Mercado Segurador, emitido pela SUSEP em 2022, estabelece diretrizes contábeis para as seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e sociedades de capitalização no Brasil. O manual padroniza os procedimentos para registro, mensuração, apresentação e divulgação das operações dessas entidades, assegurando a consistência e comparabilidade das demonstrações financeiras.
O manual aborda aspectos como o reconhecimento de receitas, a provisão de sinistros, a contabilização de prêmios, e a avaliação de ativos e passivos, além de detalhar as exigências de divulgação em notas explicativas e de regulamentar a atuação da Auditoria Contábil Independente. O objetivo é garantir a transparência, integridade e conformidade das informações financeiras, facilitando a supervisão pela SUSEP e promovendo a confiança dos investidores e demais stakeholders no mercado segurador.
O objetivo principal do trabalho do auditor contábil independente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1042954 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Auditor Fiscal do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Um auditor independente executou uma revisão retrospectiva dos julgamentos e premissas da administração relacionadas com as estimativas contábeis refletidas nas demonstrações contábeis do exercício anterior. Ele verificou que o risco de inadimplência, utilizada no cálculo das perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa era estimado em 4% em 2023. No entanto, a administração aplicou a porcentagem de 6% sobre os valores a receber.

Foi percebido pelo auditor que o uso de 6% gerou um efeito que não era real sobre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1042955 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Auditor Fiscal do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Um auditor independente verificou que havia maiores riscos de fraude no reconhecimento do resultado em uma entidade, visto que o bônus da administração era atrelado ao desempenho, medido em termos de crescimento do lucro.

Para considerar o resultado da entidade, a auditoria deve certificar-se, portanto, que não houve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1044491 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

Um auditor independente está realizando a auditoria da Cia X, que é usuária dos serviços da Cia Y. O auditor deve determinar se há entendimento suficiente acerca da natureza e da importância dos serviços prestados pela organização prestadora de serviços e seu efeito sobre o controle interno da entidade usuária para a auditoria, para fornecer uma base para a identificação e a avaliação dos riscos de distorção relevante.
No entanto, o auditor não conseguiu obter entendimento suficiente da entidade usuária, de modo que deve obter esse entendimento por meio de outros procedimentos.
De acordo com a NBC TA 402 – CONSIDERAÇÕES DE AUDITORIA PARA A ENTIDADE QUE UTILIZA ORGANIZAÇÃO PRESTADORA DE SERVIÇOS, entre os procedimentos estão os a seguir elencados, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1044494 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

De acordo com A NBC TA 540 (R2) – AUDITORIA DE ESTIMATIVAS CONTÁBEIS E DIVULGAÇÕES RELACIONADAS, as transações da entidade e outros eventos ou condições podem gerar a necessidade de, ou mudanças nas, estimativas contábeis a serem reconhecidas ou divulgadas nas demonstrações contábeis.
Entre as mudanças em circunstâncias que podem gerar a necessidade de, ou alterações nas, estimativas contábeis estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1044495 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

Um auditor independente tomou conhecimento, após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis, de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatório, poderia tê-lo levado a alterar seu relatório.
Independentemente de haver alterações futuras nas demonstrações contábeis, nesse caso o auditor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1044503 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

De acordo com a CTA 02 – EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS INDIVIDUAIS E CONSOLIDADAS, a Demonstração do Valor Adicionado é obrigatória, segundo a legislação societária brasileira, somente para as companhias abertas, enquanto de acordo com as normas contábeis internacionais, deve ser considerada uma informação suplementar.
No relatório do auditor independente, a Demonstração do Valor Adicionado deve ser tratada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1044506 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Qualificação Técnica Geral QTG, CFC, FGV, 2024

Uma empresa S.A. apresentou um lucro líquido de R$3.000.000. Os responsáveis pela governança acreditam que a materialidade deva ser de 8% e os auditores independentes acreditam ser de 10% o percentual de referência apropriado para a materialidade global. Para determinar o valor final da materialidade, os auditores também devem considerar se quaisquer fatores qualitativos são relevantes, mas os auditores independentes não identificaram esses fatores.
Para determinar as distorções toleráveis os auditores independentes determinaram um percentual de 50% da materialidade global. Considerando-se as informações apresentadas, os auditores independentes identificaram uma distorção tolerável de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1038111 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, CFC, FGV, 2024

Em relação à emissão do relatório do auditor independente sobre as Demonstrações Contábeis das Entidades Fechadas de Previdência Complementar e as melhores práticas de auditoria, analise as afirmativas a seguir:
I. O controle patrimonial realizado por meio de escrituração contábil deve respeitar a independência patrimonial, de forma a identificar, de maneira consolidada, os planos de benefícios administrados pela EFPC e o Plano de Gestão Administrativa - PGA, visto que são informações essenciais para os usuários da informação;
II. O auditor independente deve analisar se a taxa real de juros para cada plano de benefícios, ainda que em percentual superior ao estabelecido pelo CNPC, foi justificada pela EFPC com base em estudos técnicos que comprovem a aderência das hipóteses de rentabilidade dos investimentos ao plano de custeio e ao fluxo futuro de receitas de contribuições e de pagamento de benefícios;
III. No planejamento e execução dos procedimentos de auditoria sobre as demonstrações contábeis das EFPCs que incluem mais de um plano de benefícios, o auditor deve levar em consideração o ambiente de controles internos, as principais características dos planos de benefício, os níveis de materialidade planejada por plano de benefício, entre outros aspectos, de forma a ter segurança razoável que as demonstrações contábeis consolidadas e individuais estão livres de erros materiais causados por erros ou fraude.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1038113 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, CFC, FGV, 2024

Com relação à prestação de serviços de auditoria independente para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falas (F).
( ) Constitui uma das atribuições do Comitê de Auditoria, avaliar e monitorar os processos, sistemas e controles implementados pela administração para a recepção e o tratamento de informações acerca do descumprimento, pela entidade, de dispositivos legais e normativos a ela aplicáveis.
( ) O retorno do responsável técnico, do diretor, do gerente e de qualquer outro integrante com função de gerência da equipe envolvida nos trabalhos de auditoria, somente poderá ocorrer após decorridos cinco exercícios sociais contados a partir da data de sua substituição.
( ) As EFPC são obrigadas a constituir Comitê de Auditoria, o qual deve ser composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco integrantes, com mandato de três anos.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1044518 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, CFC, FGV, 2024

O Comunicado Técnico CTA 08, publicado em 31 de julho de 2013, orienta os auditores independentes na emissão de relatórios sobre as demonstrações contábeis das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). O documento detalha os procedimentos e responsabilidades dos auditores, destacando a importância de uma avaliação criteriosa dos ativos, passivos, resultados e do cumprimento das normas contábeis aplicáveis às EFPCs. O CTA 08 enfatiza a necessidade de transparência e rigor na auditoria, visando assegurar que as demonstrações contábeis reflitam de maneira adequada a situação financeira e atuarial dessas entidades.
Quando os valores correspondentes ao exercício anterior, apresentados para fins de comparação, tiverem sido auditados por outros auditores independentes, o auditor atual deve adicionar um parágrafo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1044525 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, CFC, FGV, 2024

A Resolução CNPC nº 44, de 06/08/2021, dispõe sobre a prestação de serviços de auditoria independente para as entidades fechadas de previdência complementar. Analise as afirmativas a seguir em relação ao Comitê de Auditoria, à luz da referida Resolução.
I. As entidades classificadas pela Previc com base em critérios objetivos, que levem em consideração porte e relevância, devem constituir Comitê de Auditoria;
II. O Comitê de Auditoria deve ser composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco integrantes, com mandato de quatro anos;
III. A extinção do Comitê de Auditoria somente pode ocorrer quando a entidade não mais apresentar as condições estabelecidas na Resolução CNPC nº 44 de 06/08/2021 e ter cumprido as atribuições relativas aos exercícios sociais em que foi exigido o seu funcionamento.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1044527 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, CFC, FGV, 2024

Um auditor independente foi contratado por uma entidade fechada de previdência complementar classificada no segmento S3 para atendimento às exigências constantes na Resolução PREVIC nº 23, de 14 de agosto de 2023.
Avalie se os relatórios obrigatórios que devem ser elaborados anualmente por esse auditor independente incluem os seguintes:
I. relatório sobre as demonstrações contábeis, em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade;
II. relatório circunstanciado sobre as deficiências de controles internos, identificadas as respectivas recomendações em consonância com a Norma Brasileira de Contabilidade para Trabalhos de Auditoria - Comunicação de Deficiências de Controle Interno; e
III. relatório para propósito específico, no qual deve ser avaliada a adequação dos controles internos aos riscos suportados, bem como a governança da EFPC.
Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1051230 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Comissão de Valores Mobiliários CVM, CFC, FGV, 2024

De acordo com o CTA 05 – EMISSÃO DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO, quando os valores correspondentes ao exercício anterior, apresentados para fins de comparação, tiverem sido auditados por outros auditores independentes, o auditor atual deve, para alertar sobre o fato, adicionar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1048168 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Especialidade Auditoria, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Texto associado.
Atenção: Para a resolução da próxima questão, considere:

• IIA – The Institute of Internal Auditors (Instituto dos AuditoresInternos)
• EFS -Entidade de Fiscalização Superior
Uma equipe de auditoria interna realizou a avaliação do desenho dos controles implementados pela auditada, com a finalidade de verificar se esses controles, individualmente ou em conjunto, eram capazes de impedir ou de detectar e corrigir efetivamente eventuais distorções relevantes.
A avaliação realizada pelos auditores consistiu em avaliar os riscos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1048179 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Especialidade Auditoria, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Texto associado.
Atenção: Para a resolução da próxima questão, considere:

• IIA – The Institute of Internal Auditors (Instituto dos AuditoresInternos)
• EFS -Entidade de Fiscalização Superior
Na realização da auditoria, o auditor deve gerenciar os riscos de fornecer um relatório que seja inadequado nas circunstâncias da auditoria.
Sobre os riscos de auditoria, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando o objetivo é fornecer asseguração razoável, o auditor deve reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo, dadas as circunstâncias da auditoria. II. Se a auditoria visar fornecer asseguração limitada, o risco aceitável de não conformidade com os critérios estabelecidos é maior do que em uma auditoria de asseguração razoável. III. O auditor deve executar procedimentos para reduzir o risco de chegar a conclusões inadequadas, reconhecendo quanto menor esse risco, maior a possibilidade de a auditoria fornecer absoluta certeza da condição objeto.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1037981 | Auditoria, Auditoria Independente Externa, Gestão Tributária Tarde, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2024

Sobre a identificação de fraudes no registro contábil de receitas e despesas, avalie as afirmações a seguir:

I. É possível auditoria fiscal determinar o valor extado da receita omitida com base tão somente no histórico da conta caixa.

II. A recomposição do fluxo de caixa do período é uma técnica que pode ser utilizada par determinar o valor mínimo aproximado de omissão de registro contábil de receitas pela empresa.

III. Para avaliar e comprovar a ocorrência de fraudes nos registros contábeis de receitas, o auditor pode utilizar-se do livro de saída de mercadoria, dos registros de prestação de serviços e dos pagamentos à vista realizados pela empresa.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.