Questões de Concursos Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior

Resolva questões de Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q984669 | Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre a avaliação nos anos iniciais, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1010558 | Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, Técnico em Assuntos Educacionais, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito das avaliações do ensino superior realizadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue o item subsequente.

Entre as avaliações promovidas pelo SINAES inclui-se a avaliação interna das instituições de ensino superior.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1004171 | Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Você está desenvolvendo um programa de formação continuada para professores, com foco na utilização de dados educacionais para melhorar a prática pedagógica. Nesse contexto, analise as proposições abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. O Inep realiza o Enade, que avalia o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação.
II. O Enade é aplicado anualmente para todos os cursos de graduação no Brasil.
III. O Inep publica indicadores educacionais que auxiliam na formulação de políticas públicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q994255 | Pedagogia, Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior, Ciências, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

A avaliação somativa das aprendizagens dos alunos é, em muitos países, um imperativo e a avaliação formativa, embora recomendada pelos documentos curriculares e pela investigação, acontece de forma esporádica na sala de aula. Em relação as características da avaliação formativa, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Todos os alunos podem aprender. ( ) O currículo é centrado nas aprendizagens. ( ) As tarefas de aprendizagem são aleatórias. ( ) Todos alunos aprendem da mesma forma. ( ) O aluno é um participante ativo. ( ) Foco no resultado e não na aprendizagem. ( ) Os instrumentos avaliativos são anulados.


A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.