Questões de Concursos Avaliação Educacional

Resolva questões de Avaliação Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q24875 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, CISCOPAR

Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q24877 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, CISCOPAR

A função da avaliação _______________ é coletar dados relevantes que expressem o estado de aprendizagem inicial do aluno.

A palavra que preenche CORRETAMENTE a frasé é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q24876 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, CISCOPAR

O Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) criou em 2005 a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q834800 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil, OMNI, 2021

Assinale alternativa que corresponde a portfólios referente a avaliação na educação infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q832745 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Infantil, Alternative Concursos, 2021

Jussara Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade de o aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses. Para Hoffmann: I. O aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir suas verdades. II. Ela distingue o diálogo entre professor e aluno como inibidor de aprendizagem, necessário, à reformulação de alternativas de solução para que a construção do saber aconteça. III. A reflexão do professor sobre seus próprios posicionamentos metodológicos, na elaboração de questões e na análise de respostas dos alunos deve ter sempre um caráter dinâmico. IV. Na avaliação mediadora o professor deve interpretar a prova não para saber o que o aluno não sabe, mas para pensar nas estratégias pedagógicas que ele deverá utilizar para interagir com esse discente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q834575 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Prefeitura de Ermo SC Professor de Geografia, PS Concursos, 2021

Ao final do segundo ciclo, os alunos devem ter avaliadas suas conquistas numa perspectiva de continuidade aos seus estudos. A avaliação deve ser planejada, assim, relativamente aos conhecimentos que serão recontextualizados e utilizados em estudos posteriores. Para isso é necessário estabelecer alguns critérios. Marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q834743 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Prefeitura de Jacinto Machado SC Professor de Geografia, PS Concursos, 2021

Ao final do segundo ciclo, os alunos devem ter avaliadas suas conquistas numa perspectiva de continuidade aos seus estudos. A avaliação deve ser planejada, assim, relativamente aos conhecimentos que serão recontextualizados e utilizados em estudos posteriores. Para isso é necessário estabelecer alguns critérios. Marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q832669 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

Uma das etapas mais importantes na formação da criança é a vida escolar. Assim, é por meio da escola que a criança tem seus primeiros contatos sociais e culturais, pois conhece seus deveres, responsabilidades e inicia a socialização. Dessa forma, torna-se necessário encontrar outras maneiras de avaliar os alunos da educação infantil.
Considera-se como alguns métodos de avaliação na Educação Infantil. Considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso complete as lacunas abaixo:
(__)Observar e registrar seus principais apontamentos. (__)Conversar com os alunos. (__)Elaborar relatórios e portifólios. (__)Envolver o aluno nas práticas e atividades culturais.
Após análise, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q863534 | Pedagogia, Avaliação Educacional

Explique a relevância da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem e como ela pode ser aplicada de forma eficaz em sala de aula.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q882946 | Pedagogia, Avaliação Educacional, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A observação é um procedimento auxiliar de avaliação, cujo potencial é enfatizado nas proposições a seguir.


I- A observação está sujeita à subjetividade do professor e, portanto, a erros de percepção e à tendenciosidade. Por essa razão, não se deve tirar conclusões com base em ocorrências esporádicas.


II- A observação visa a investigar, informalmente, as características individuais e grupais dos alunos, para identificar fatores que influenciam a aprendizagem e o estudo da matéria.


III- Os resultados da observação devem ser convertidos em notas e repassados diretamente aos alunos, independentemente do seu objetivo.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q904276 | Pedagogia, Avaliação Educacional, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O planejamento, visto como um instrumento de transformação, envolve dois grandes subprocessos: elaboração e realização interativa. Para fechar o ciclo do processo de planejamento um terceiro elemento emerge nesse contexto. Assinale a alternativa que contempla o terceiro elemento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q869341 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Inspetor de Alunos, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Conforme apontado por Luckesi (2011), a avaliação da aprendizagem representa uma ferramenta pedagógica à disposição do educador, destinada a auxiliar o educando na busca de sua autoconstrução e no desenvolvimento do seu modo de estar na vida, por meio de aprendizagens bem-sucedidas. Sobre o processo de avaliação pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q979757 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Analise as afirmativas a seguir, que tratam da atuação da supervisão pedagógica, dos processos avaliativos e dos princípios que orientam a prática educativa nas instituições escolares. Em seguida, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O supervisor assessora professores, apoia planos e propõe estratégias.
( ) A avaliação pedagógica articula ensino e aprendizagem continuamente.
( ) O currículo escolar aborda apenas conteúdos obrigatórios e normativos.
( ) A identidade de grupo fortalece vínculos e orienta o trabalho coletivo.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q952333 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

No contexto da documentação pedagógica, é fundamental considerar alguns aspectos que a diferenciam de outros registros escolares tradicionais. Qual alternativa abaixo apresenta uma característica exclusiva desse tipo de prática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1046595 | Pedagogia, Avaliação Educacional, AEE, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

A identificação de necessidades educacionais específicas exige observação sistemática do desenvolvimento do estudante, análise de laudos clínicos e diálogo interprofissional. Indique a alternativa que traduz adequadamente esse processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q911113 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A necessidade de avaliar sempre estará presente no espaço escolar, muito embora possa, com efeito eficaz naquilo que se pode propor, a melhoria de todo o processo educativo. Perrenoud (1993) considera que a avaliação é um processo recíproco entre o aluno e o professor, onde este ensina e aquele aprende, e “(…) a aprendizagem nunca é linear, procedem por ensaios, por tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços”.

(Perrenoud, 1993, p. 173.)

Analise os fragmentos de textos a seguir e relacione-os corretamente com as diferentes funções da avaliação.

I. Propõe-se uma ação de sondagem da situação e do desenvolvimento da aprendizagem, o que pode contribuir na verificação do que o aluno aprendeu e como aprendeu em toda a sua trajetória escolar, possibilitando conhecer a realidade do processo de ensino-aprendizagem através do conhecimento prévio de cada estudante, suas habilidades ou saberes já adquiridos.
II. Consiste no ato de avaliar tanto a trajetória de construção das aprendizagens e dos conhecimentos dos educandos, como também o trabalho do professor, por permitir analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos, para identificar o que eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, para que venham a aprender e para que reorganizem o trabalho pedagógico.
III. Refere-se em uma avaliação disciplinadora, punitiva e discriminatória, como decorrência, essencialmente, da ação corretiva do professor, pois tem a pretensão de verificar aquilo que o estudante tem aprendido durante o seu período escolar. Pressupõe que o aluno aprenda do mesmo modo, no mesmo tempo e adquira os saberes suficientes para enfrentar os anos seguintes; caso contrário, será reprovado para a próxima etapa de ensino.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1046286 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Biologia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

De acordo com Cipriano Carlos Luckesi, (2011), no livro “Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições”, “Na prática pedagógica, a transformação da função da avaliação de diagnóstica em __________ foi péssima. O educando como sujeito humano é histórico; contudo, julgado e classificado, ele ficará, para o resto da vida, do ponto de vista o modelo escolar vigente, __________, pois as anotações e registros permanecerão em definitivo, nos arquivos e nos históricos escolares, que se transformam em documento legalmente definidos”.
Assinale a alternativa que complete, corretamente, as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q979763 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor PEB I, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base nos estudos de autores, como Paulo Freire e Libâneo, sobre o processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas e F para as falsas.
( ) O processo de ensino-aprendizagem ocorre apenas de forma unidirecional, em que o professor transmite conhecimentos e o aluno é um receptor passivo.
( ) A aprendizagem significativa, segundo Libâneo, ocorre quando o aluno relaciona o novo conteúdo aos conhecimentos prévios.
( ) A avaliação, conforme defende Libâneo, deve ser parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a sua reorientação.
( ) O processo de ensino-aprendizagem, para Paulo Freire, deve ser dialógico e problematizador, centrado na participação ativa do aluno, de forma a promover a autonomia e a consciência crítica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q987005 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor N II Pedagogo 30H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Leia o texto e complete a lacuna:

A avaliação diagnóstica fornece informações valiosas para __________ com a finalidade principal de ajustar o conteúdo, os métodos de ensino e os recursos de acordo com as necessidades, interesses e estilos de aprendizagem de cada aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q908895 | Pedagogia, Avaliação Educacional, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Sobre a expressividade na educação infantil é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.