Questões de Concursos Avaliação Educacional

Resolva questões de Avaliação Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1045770 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

De acordo com Jussara Hoffmann, uma avaliação mediadora exige do professor uma postura preocupada com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q952333 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

No contexto da documentação pedagógica, é fundamental considerar alguns aspectos que a diferenciam de outros registros escolares tradicionais. Qual alternativa abaixo apresenta uma característica exclusiva desse tipo de prática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q952334 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Na perspectiva contemporânea da Educação Infantil, a avaliação é vista como um processo formativo que acompanha a construção do conhecimento. Referente a essa abordagem, assinale a alternativa que corresponde a um de seus princípios fundamentais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q975644 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Edital nº 1, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

A respeito da avaliação adaptada, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q979757 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Analise as afirmativas a seguir, que tratam da atuação da supervisão pedagógica, dos processos avaliativos e dos princípios que orientam a prática educativa nas instituições escolares. Em seguida, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O supervisor assessora professores, apoia planos e propõe estratégias.
( ) A avaliação pedagógica articula ensino e aprendizagem continuamente.
( ) O currículo escolar aborda apenas conteúdos obrigatórios e normativos.
( ) A identidade de grupo fortalece vínculos e orienta o trabalho coletivo.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q979760 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Considerando as concepções críticas de educação, como defendidas por Paulo Freire, e a importância das práticas reflexivas no processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir sobre o impacto das práticas de observação, registro, planejamento e avaliação no aprimoramento das práticas docentes.
I- Permite controle rigoroso do comportamento infantil, restringindo a liberdade pedagógica e padronizando ações nas atividades escolares.
II- Viabiliza acompanhamento atento das interações, possibilitando planejamento flexível, avaliação contínua e adaptação das práticas pedagógicas.
III- Serve principalmente para preencher relatórios administrativos exigidos pelas secretarias, sem impacto direto nas práticas pedagógicas cotidianas.
IV- Funciona majoritariamente como instrumento de verificação formal, desvinculado das experiências e necessidades individuais das crianças na escola.
V- Atua exclusivamente como mecanismo para definir responsabilidades administrativas, sem conexão com as práticas didático-pedagógicas escolares.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q979763 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor PEB I/PEB I Inclusiva/PEB II Inclusiva/PEB II Língua Inglesa, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Com base nos estudos de autores, como Paulo Freire e Libâneo, sobre o processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas e F para as falsas.
( ) O processo de ensino-aprendizagem ocorre apenas de forma unidirecional, em que o professor transmite conhecimentos e o aluno é um receptor passivo.
( ) A aprendizagem significativa, segundo Libâneo, ocorre quando o aluno relaciona o novo conteúdo aos conhecimentos prévios.
( ) A avaliação, conforme defende Libâneo, deve ser parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a sua reorientação.
( ) O processo de ensino-aprendizagem, para Paulo Freire, deve ser dialógico e problematizador, centrado na participação ativa do aluno, de forma a promover a autonomia e a consciência crítica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q981044 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A respeito das avaliações institucionais dos sistemas de ensino, que alternativa é correta quanto ao que se institui no art. 5 da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q976702 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Segundo processos de Gestão escolar, o Conselho de classe é instrumento de avaliação colegiada que contribui para a gestão democrática. Dentre as funções dessa representatividade, qual alternativa descreve corretamente sua função?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1046595 | Pedagogia, Avaliação Educacional, AEE, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

A identificação de necessidades educacionais específicas exige observação sistemática do desenvolvimento do estudante, análise de laudos clínicos e diálogo interprofissional. Indique a alternativa que traduz adequadamente esse processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1046600 | Pedagogia, Avaliação Educacional, AEE, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

A avaliação no AEE demanda registros pedagógicos que considerem o processo de aprendizagem, as potencialidades e dificuldades de cada estudante. Qual afirmativa representa adequadamente esse enfoque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1034313 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Uma professora de educação artística aplica uma avaliação ao final do ano letivo. Trata-se de uma prova escrita, cuja finalidade consiste em mensurar o aprendizado e o desempenho da turma ao longo daquele período.

O tipo de avaliação empregado é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1046601 | Pedagogia, Avaliação Educacional, AEE, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

A elaboração de relatórios e o acompanhamento do desenvolvimento no AEE têm o objetivo de subsidiar decisões pedagógicas e administrativas. Em consonância com as normativas vigentes, qual opção expressa essa finalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1017677 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A avaliação processual e contínua
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1046377 | Pedagogia, Avaliação Educacional, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Coll, Marchesi e Palacios (2004) afirmam que a adoção do enfoque psicométrico no contexto educacional é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1046382 | Pedagogia, Avaliação Educacional, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conforme apresenta Anache (em Baptista, Caiado e Jesus, 2010), a deficiência não deve ser a identidade do sujeito.

Assim, o processo de avaliação precisa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1068664 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Especialidade Magistério em Inglês, EsFCEx, VUNESP, 2025

Para Jussara Hoffmann (2011), pesquisar e avaliar, em educação, têm objetivos diferentes. Para a autora, a avaliação tem como objetivo principal uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q981117 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Quanto ao acompanhamento do processo de aprendizagem de crianças que apresentam alguma dificuldade cabe orientar aos professores que procedam de maneira correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q984702 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Infantil, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A respeito da avaliação na educação infantil, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Envolve observação sensível da criança, pois entre os princípios da avaliação, está a coleta de dados para o planejamento das propostas pedagógicas e sua relação com todos os elementos que proporcionam uma ação educativa.
( ) Pode dar subsídios para que os professores possam analisar e compreender melhor o desenvolvimento da criança: cognitivo, social e afetivo, entre outras habilidades.
( ) É atribuir julgamentos, acompanhar o percurso de vida da criança, durante o qual ocorrem mudanças somente na dimensão cognitiva, com a intenção de favorecer o máximo possível seu desenvolvimento intelectual.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q979332 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Determinado instrumento, composto uma por série de tarefas que avaliam habilidades referentes a 13 áreas, consideradas pré-requisitos para desenvolver leitura e escrita, permite identificar o repertório de entrada de alunos para subsidiar a elaboração de estratégias de ensino eficazes para a alfabetização. Trata-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.