Questões de Concursos Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas

Resolva questões de Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q901925 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Para Luckesi, avaliar é um ato amoroso, no sentido que por si só a avaliação deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q898601 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Durante o planejamento de uma aula sobre meio ambiente, a professora Júlia decide realizar um diagnóstico inicial. De acordo com seu conhecimento sobre o tema, analise as afirmações abaixo e assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q898816 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

Os novos paradigmas de avaliação da aprendizagem na educação têm desafiado a escola a repensar suas práticas. Nesse contexto, a avaliação deve ser compreendida pelos docentes como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q898305 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A avaliação escolar apresenta diversas funções pedagógicas que influenciam diretamente o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, considere a seguinte afirmação: "A avaliação formativa busca acompanhar o desenvolvimento contínuo do estudante, enquanto a avaliação somativa é utilizada para sintetizar o aprendizado em momentos específicos." Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q902983 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Considerando a abordagem da avaliação na Educação Infantil como um processo contínuo e formativo que visa o desenvolvimento integral das crianças, assinale a opção da afirmação CORRETA em relação à avaliação formativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q898598 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Em uma escola de educação infantil, a professora está planejando atividades de avaliação diversificada. De acordo com seu conhecimento prévio sobre o assunto, analise as alternativas abaixo e, após, assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q898948 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Na disciplina de Matemática, uma professora observou que vários alunos estão com dificuldades em álgebra. Após uma avaliação diagnóstica, ela decide implementar uma estratégia de recuperação. Nesse contexto, qual das estratégias abaixo é mais adequada para apoiar esses alunos na superação das dificuldades?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q897877 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

I- A avaliação do processo ensino-aprendizagem deve ser contínua e formativa, permitindo ajustes no percurso pedagógico conforme as necessidades dos alunos.

II- O feedback oferecido durante a avaliação é essencial para que os alunos possam refletir sobre os seus erros e acertos, favorecendo o aprendizado.

III- A padronização das avaliações é sempre recomendada, já que todos os alunos devem ser avaliados da mesma forma, independentemente de suas necessidades ou contextos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q900423 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Analise as afirmações sobre definições conceituais de Avaliação:


I. A avaliação não é um fim, mas um meio, que permite verificar até que ponto os objetivos estão sendo alcançados, identificando os alunos que necessitam de atenção individual e reformular o trabalho com a adoção de procedimentos que possibilitam somar as deficiências identificadas.


II. A avaliação deve estar voltada ao ensino-aprendizagem como um todo. É necessário acompanhar todo o desenvolvimento do aluno. Não é necessário medir apenas para dar nota, mas sim, para verificar o índice da aprendizagem.


III. A avaliação desenvolvida de forma qualitativa proporciona efeitos satisfatórios, o que possibilita a transformação dos indivíduos. Entretanto, para que as mudanças possam ocorrer é fundamental oferecer um ensino de qualidade, que a sociedade demanda.


IV. Avaliação é um processo abrangente da existência humana que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar os avanços, resistências, dificuldades e possibilitando uma tomada de decisão e soluções para superação dos obstáculos.


Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q903702 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Texto associado.

Para responder a questão, leia o texto II.


TEXTO II


Uma professora, após definir os objetivos educacionais de uma unidade didática para ser implementada na escola, passou a se dedicar ao planejamento e elaboração das atividades e provas que deveriam ser realizadas para viabilizar a avaliação dos processos de ensino e aprendizagem que aconteceria nesse contexto. No sentindo de realizar essas atividades docentes de maneira mais segura, ela se apoiou nas ideias de Libâneo (2014), de modo a relembrar o conceito e as funções da avaliação na prática escolar. Com essa proposta, a professora além de pensar em atividades e provas que seriam aplicadas no início, durante e no final da unidade didática, também aprimorou os objetivos educacionais anteriormente definidos. Dessa forma, ela ficou mais confiante de que a avaliação que pretendia realizar cumpriria com as suas funções.

A partir do contexto do Texto II, uma recomendação inequívoca para a professora sobre a avaliação na prática escolar é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q907584 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Júlio Borges PI, JVL Concursos, 2024

O processo de ensino deve estabelecer exigências e expectativas que os alunos possam cumprir e, com isso, mobilizar suas energias e ter impulsionada a aprendizagem, muitas vezes, a precedendo. A relação ensino aprendizagem não deve ter como base a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q906786 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Na literatura, é possível encontrar inúmeros autores que analisam a concepção e abrangência da avaliação, a partir da análise de sua forma e conteúdo. A seguir, foram destacados alguns desses posicionamentos. Porém, uma alternativa foi elaborada erroneamente, destaque-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q909360 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Qual adaptação curricular pode ser considerada para estudantes com dificuldades de aprendizagem significativas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q954806 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

João é uma criança de 2 anos que durante as atividades diárias, demonstra grande curiosidade ao explorar objetos com diferentes formas e texturas, utiliza as mãos para manipular peças de encaixe e frequentemente imita as ações dos colegas e educadores, como guardar brinquedos e bater palmas após as canções. Ele sempre responde com expressões de alegria e entusiasmo quando é chamado pelo nome ou incentivado a participar de brincadeira em grupo.

Considerando o contexto e as etapas do desenvolvimento infantil, podemos afirmar que, João:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q988510 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Em relação às identidades que configuram o processo educativo, abrangendo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, qual alternativa apresenta uma prática pedagógica que melhor atende à diversidade de experiências e necessidades de cada grupo etário?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q985390 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

De acordo com Libâneo, a avaliação escolar é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, e não uma etapa isolada. Sobre a avaliação, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação, assim, cumpre funções ______________, de ___________ e de ___________em relação às quais se recorre a instrumentos de verificação do rendimento escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q908947 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Dentro da perspectiva apresentada por Jussara Hoffmann em sua obra: “Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança”, é pertinente afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1004553 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a avaliação das aprendizagens em Língua Inglesa é orientada por elementos que detalham habilidades específicas, indicando o que se espera que os estudantes sejam capazes de realizar em cada etapa de ensino. Esses elementos são conhecidos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q898972 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Percebemos que a avaliação não ocorre apenas em um momento específico, e sim que está presente em todo o________ _______, tornando-se um instrumento que se concebe desde o início até a finalização do trabalho do professor.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q955488 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor Mediador, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A avaliação da aprendizagem deve considerar diferentes aspectos do desenvolvimento dos estudantes. Acerca de sua aplicação, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.