Questões de Concursos Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas

Resolva questões de Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q985390 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

De acordo com Libâneo, a avaliação escolar é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, e não uma etapa isolada. Sobre a avaliação, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação, assim, cumpre funções ______________, de ___________ e de ___________em relação às quais se recorre a instrumentos de verificação do rendimento escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q955486 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor Mediador, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

No contexto da Educação Infantil, a avaliação da aprendizagem deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q955488 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor Mediador, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A avaliação da aprendizagem deve considerar diferentes aspectos do desenvolvimento dos estudantes. Acerca de sua aplicação, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1003663 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Em "Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade" Hoffmann (2010) apresenta alguns erros ortográficos cometidos pelos alunos em tarefas de textos.

Analise as reflexões abaixo sobre os erros destacados para, em seguida, assinalar a alternativa correta.
I . Percebe-se que as crianças já elaboraram a construção da língua escrita.
II. As crianças não trocam "massã" por "matã", por exemplo, pois buscam a coerente representação fonética da língua falada, assim como em "pessoua" ou "muinto", que são pronunciadas dessa forma.
III. Esses erros de grafia representam dificuldades de compreensão dos alunos e devem ser apontados, ainda que de forma sutil, pelos professores.
IV. Por ser a ortografia um conhecimento de natureza arbitrária, não há como o aluno compreender, em muitas situações, porque se escreve "encher" e "mexer", por exemplo.
As reflexões que estão de acordo com as propostas de Hoffmann constam dos itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1003665 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Qual é, segundo Hoffmann (2010), um dos princípios da teoria construtivista fundamental à avaliação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q954805 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Na educação infantil, a avaliação tem como objetivo principal acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento integral da criança. Nesse contexto, no registro das observações e na análise contínua do progresso individual, o agente educador deve:

I. articular observações descritivas com análises qualitativas, destacando como as crianças respondem às propostas pedagógicas.

II. registrar situações de aprendizagem em diferentes contextos, utilizando múltiplas formas de documentação, descrições, fotografias e portfólios.

III. emitir relatórios sobre os avanços individuais nas atividades propostas, evitando anotações de dificuldades visando estimular o desenvolvimento integral.

IV. valorizar a observação contínua e intencional, documentando de forma reflexiva os progressos e as interações.

V. documentar de maneira genérica os aspectos gerais do comportamento das crianças, sem detalhamento de suas interações ou dificuldades.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q954806 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

João é uma criança de 2 anos que durante as atividades diárias, demonstra grande curiosidade ao explorar objetos com diferentes formas e texturas, utiliza as mãos para manipular peças de encaixe e frequentemente imita as ações dos colegas e educadores, como guardar brinquedos e bater palmas após as canções. Ele sempre responde com expressões de alegria e entusiasmo quando é chamado pelo nome ou incentivado a participar de brincadeira em grupo.

Considerando o contexto e as etapas do desenvolvimento infantil, podemos afirmar que, João:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q954807 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

De acordo com os marcos do desenvolvimento infantil, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.

1ª coluna:

A - 0 a 1 ano.

B - 1 a 2 anos.

C - 2 a 3 anos.

D - 3 a 4 anos

E - 4 a 5 anos.

2ª coluna:

( ) Desenvolvimento do pensamento simbólico e início da criação de histórias imaginárias.

( ) Exploração ativa do ambiente e desenvolvimento de permanência do objeto.

( ) Curiosidade crescente com a manipulação de objetos e imitação de ações.

( ) Consolidação da linguagem como principal meio de interação e perguntas sobre o mundo ao redor.

( ) Capacidade de resolver problemas simples e maior controle de atenção em atividades específicas.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q898816 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

Os novos paradigmas de avaliação da aprendizagem na educação têm desafiado a escola a repensar suas práticas. Nesse contexto, a avaliação deve ser compreendida pelos docentes como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q898305 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A avaliação escolar apresenta diversas funções pedagógicas que influenciam diretamente o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, considere a seguinte afirmação: "A avaliação formativa busca acompanhar o desenvolvimento contínuo do estudante, enquanto a avaliação somativa é utilizada para sintetizar o aprendizado em momentos específicos." Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1004553 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a avaliação das aprendizagens em Língua Inglesa é orientada por elementos que detalham habilidades específicas, indicando o que se espera que os estudantes sejam capazes de realizar em cada etapa de ensino. Esses elementos são conhecidos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q903702 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Texto associado.

Para responder a questão, leia o texto II.


TEXTO II


Uma professora, após definir os objetivos educacionais de uma unidade didática para ser implementada na escola, passou a se dedicar ao planejamento e elaboração das atividades e provas que deveriam ser realizadas para viabilizar a avaliação dos processos de ensino e aprendizagem que aconteceria nesse contexto. No sentindo de realizar essas atividades docentes de maneira mais segura, ela se apoiou nas ideias de Libâneo (2014), de modo a relembrar o conceito e as funções da avaliação na prática escolar. Com essa proposta, a professora além de pensar em atividades e provas que seriam aplicadas no início, durante e no final da unidade didática, também aprimorou os objetivos educacionais anteriormente definidos. Dessa forma, ela ficou mais confiante de que a avaliação que pretendia realizar cumpriria com as suas funções.

A partir do contexto do Texto II, uma recomendação inequívoca para a professora sobre a avaliação na prática escolar é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q906786 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Na literatura, é possível encontrar inúmeros autores que analisam a concepção e abrangência da avaliação, a partir da análise de sua forma e conteúdo. A seguir, foram destacados alguns desses posicionamentos. Porém, uma alternativa foi elaborada erroneamente, destaque-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q901925 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Para Luckesi, avaliar é um ato amoroso, no sentido que por si só a avaliação deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q898598 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Em uma escola de educação infantil, a professora está planejando atividades de avaliação diversificada. De acordo com seu conhecimento prévio sobre o assunto, analise as alternativas abaixo e, após, assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q898601 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Durante o planejamento de uma aula sobre meio ambiente, a professora Júlia decide realizar um diagnóstico inicial. De acordo com seu conhecimento sobre o tema, analise as afirmações abaixo e assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q909360 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Qual adaptação curricular pode ser considerada para estudantes com dificuldades de aprendizagem significativas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q907584 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Júlio Borges PI, JVL Concursos, 2024

O processo de ensino deve estabelecer exigências e expectativas que os alunos possam cumprir e, com isso, mobilizar suas energias e ter impulsionada a aprendizagem, muitas vezes, a precedendo. A relação ensino aprendizagem não deve ter como base a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q900423 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Analise as afirmações sobre definições conceituais de Avaliação:


I. A avaliação não é um fim, mas um meio, que permite verificar até que ponto os objetivos estão sendo alcançados, identificando os alunos que necessitam de atenção individual e reformular o trabalho com a adoção de procedimentos que possibilitam somar as deficiências identificadas.


II. A avaliação deve estar voltada ao ensino-aprendizagem como um todo. É necessário acompanhar todo o desenvolvimento do aluno. Não é necessário medir apenas para dar nota, mas sim, para verificar o índice da aprendizagem.


III. A avaliação desenvolvida de forma qualitativa proporciona efeitos satisfatórios, o que possibilita a transformação dos indivíduos. Entretanto, para que as mudanças possam ocorrer é fundamental oferecer um ensino de qualidade, que a sociedade demanda.


IV. Avaliação é um processo abrangente da existência humana que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar os avanços, resistências, dificuldades e possibilitando uma tomada de decisão e soluções para superação dos obstáculos.


Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q902983 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Considerando a abordagem da avaliação na Educação Infantil como um processo contínuo e formativo que visa o desenvolvimento integral das crianças, assinale a opção da afirmação CORRETA em relação à avaliação formativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.