Questões de Concursos Avaliação Física

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1Q1029241 | Educação Física, Avaliação Física, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para avaliação da força muscular, um teste que tem grande aplicabilidade é o de uma repetição máxima (1-RM).

Em linhas gerais, o protocolo desse teste toma como resultado
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2Q1029245 | Educação Física, Avaliação Física, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que apresenta o método de avaliação da composição corporal, que pode ser usado como um indicador do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e que estão associadas à gordura corporal.
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3Q1035020 | Educação Física, Avaliação Física, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

Assinale a opção que indica o método de análise da composição corporal que busca avaliar a distribuição da gordura com base no constructo de que o corpo humano muda do formato de um cilindro para o de um cone duplo, com acúmulo de gordura ao redor da cintura.
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4Q1035021 | Educação Física, Avaliação Física, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

Acerca da avaliação da composição corporal, a técnica da pesagem hidrostática é considerada um método
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5Q1035023 | Educação Física, Avaliação Física, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

As pregas cutâneas são definidas como uma medida da espessura de duas camadas de pele e a gordura subcutânea adjacente. É um dos métodos mais práticos para a avaliação da composição corporal, visto que de 50% a 70% da gordura corporal está localizada na área subcutânea.

Nesse sentido, assinale a opção que descreve a técnica correta para a medida da prega cutânea.
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6Q1035024 | Educação Física, Avaliação Física, Educação Física, EBSERH, FGV, 2024

O propósito de acompanhar o desempenho motor é obter informações quantitativas que possam propiciar comparações com o objetivo de identificar o comportamento relacionado a aspectos de conduta e de solicitação motora.

O salto em distância parado, em que o avaliado se coloca atrás da linha de partida, saltando para frente com impulso simultâneo das pernas, procurando atingir o ponto mais distante possível, tem como objetivo avaliar a(o)
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7Q1037092 | Educação Física, Avaliação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A aptidão física é definida como a capacidade de realizar tarefas diárias sistemáticas. Logo, bons níveis de aptidão física são essenciais para que indivíduos, independentemente da faixa etária, realizem de forma eficaz suas atividades de vida diária. O exame do seu desempenho é importante, pois permite a estimativa do estado de saúde do indivíduo. Dentre as baterias de testes utilizadas, existe o Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR), criado no ano de 2002, cujo intuito é a avaliação do desempenho de crianças e adolescentes. Num estudo realizado com um grupo de escolares de 8 a 12 anos, residentes na cidade de Petrolina – PE, para avaliação da aptidão física, foram utilizados os seguintes testes: salto horizontal, arremesso de medicine ball, sit ups e teste de corrida (realização do percurso, com mudanças de direção, no menor tempo possível).

NASCIMENTO, M. M. et al. Aptidão física relacionada ao desempenho motor de escolares, residentes em Petrolina – PE, sertão nordestino. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo, v.13, n.85, p.926-931, Set./Out. 2019. Adaptado.

O objetivo da aplicação desses testes foi a avaliação de
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8Q1048454 | Educação Física, Avaliação Física, Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta um instrumento de avaliação procedimental.
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9Q1043412 | Educação Física, Avaliação Física, Educação Física, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Interessada em garantir a segurança de seus alunos quando da execução de aulas de treinamento de musculação, a professora fez a mensuração da frequência cardíaca e da pressão arterial sistólica dos estudantes em intervalos regulares ao longo dos exercícios.

A informação obtida por meio da combinação dessas variáveis e que representa a estimativa de esforço cardíaco e de consumo de oxigênio pelo miocárdio é chamada
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10Q1043413 | Educação Física, Avaliação Física, Educação Física, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Quando se trata de planejamento e prescrição do treinamento físico, há princípios básicos que devem ser respeitados, uma vez que a prática de atividade física, além de proporcionar inúmeros benefícios, pode trazer riscos à saúde do praticante.

No que diz respeito ao treinamento de força para crianças e adolescentes é correto afirmar que
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11Q832135 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Uma maneira simples e prática de determinar se a massa corporal (peso) de uma pessoa está dentro do recomendável para a saúde é por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Sobre o Índice de Massa Corporal (IMC) é correto afirmar:
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12Q844801 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020

“Trata-se de um questionário detalhado que deve ser respondido com o máximo de fidelidade possível. Seu preenchimento é feito antes mesmo da avaliação física propriamente dita. Com esse teste, o avaliador poderá analisar com mais tempo e cautela os hábitos diários da pessoa, tais como alimentação, horas de sono, rotina de trabalho e tempo disponível para se exercitar”.
A conceito do texto acima é de avalição física do tipo:
Assinale a alternativa CORRETA:
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13Q841251 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

É medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano.
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14Q844595 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

Antes da inserção num programa de exercícios físicos, é muito importante a realização de uma avaliação física (funcional) do futuro praticante. Quando desejamos avaliar uma pessoa, devemos sempre levar em conta os critérios de autenticidade científica associados ao teste selecionado. Uma das alternativas abaixo apresenta corretamente esses critérios. Assinale-a.
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15Q846901 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

João José, professor de educação Física do município de Alagoa Nova, usou a fórmula de Tanaka para fazer uma determinada mensuração em um de seus alunos. Nesse caso, ele avaliou.
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16Q841014 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020

Além dos fatores hereditários e hormonais, a ingestão excessiva de alimentos e baixos níveis de atividade física representam os agentes promotores da obesidade. Assinale a alternativa CORRETA, a qual contemple a faixa de percentual de gordura recomendada para adultos jovens e não atletas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
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17Q845662 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

A avaliação da aprendizagem de uma habilidade motora é, muitas vezes, realizada através da análise de curvas de performance. Embora bastante utilizadas, as curvas de performance, assim como todo instrumento avaliativo, apresentam limitações.
Em I, II e III são apresentadas possíveis limitações referentes às curvas de performance. Analise-as. I - Os efeitos entre indivíduos são mascarados. II - A variabilidade intraindivíduo é mascarada. III - Curvas de performance não representam necessariamente curvas de aprendizagem. Acerca do exposto, é CORRETO afirmar que
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18Q843156 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Barão de Cocais MG Professor de Educação Física ESF NASF, Gestão de Concursos, 2020

O peso corporal tem dois componentes: peso de gordura e peso de massa magra (músculos, ossos, água). Em termos de saúde, não é a quantidade total de peso que importa, mas a proporção entre gordura, músculos e ossos. A porcentagem de gordura avalia a composição corporal de uma pessoa.

Para os homens, os níveis de gordura considerados adequados / saudáveis quando a porcentagem de gordura estiver

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19Q846752 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020

É a avaliação física que determina a importância ou valor da informação coletada nos testes e nas medidas, indicando se os objetivos estão ou não sendo atingidos e se o sistema de ensino ou treinamento está ou não sendo satisfatório. Com relação ao tema, julgue os itens subsecutivos. I- Avaliação Somativa é a soma de todas as avaliações ao final de um período, (um ano ou dois), tem o objetivo de se obter um quadro geral da evolução do indivíduo. II- Avaliação Diagnóstica é a informação constante sobre o desempenho do aluno que é fator primordial para o direcionamento do alcance dos objetivos. Seria a avaliação a cada três ou quatro meses. III- Avaliação Formativa é o tipo de avaliação que envolve a descrição, classificação e a determinação do valor de algum aspecto do comportamento do aluno. É a primeira avaliação do mesmo, mostra seus pontos fortes e fracos.
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20Q844451 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

Os processos de testes, medidas e avaliação têm apresentado um crescente interesse por parte dos profissionais de Educação Física. Esse processo contribui para a identificação de parâmetros da aptidão física do indivíduo. Os parâmetros são importantes para iniciar um treino e/ou para promover o prosseguimento e a condução de exercícios. Sobre o conteúdo apresentado, marque a alternativa CORRETA.
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