Início

Questões de Concursos Avaliação Física

Resolva questões de Avaliação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q142964 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Para medir e avaliar a capacidade física, o professor propõe a seus alunos uma atividade de sustentação de carga de trabalho por um longo período de tempo, até o surgimento de sinais ou sintomas de fadiga, sem perda da qualidade de execução dos movimentos. A capacidade avaliada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q832135 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Uma maneira simples e prática de determinar se a massa corporal (peso) de uma pessoa está dentro do recomendável para a saúde é por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Sobre o Índice de Massa Corporal (IMC) é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q846752 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020

É a avaliação física que determina a importância ou valor da informação coletada nos testes e nas medidas, indicando se os objetivos estão ou não sendo atingidos e se o sistema de ensino ou treinamento está ou não sendo satisfatório. Com relação ao tema, julgue os itens subsecutivos. I- Avaliação Somativa é a soma de todas as avaliações ao final de um período, (um ano ou dois), tem o objetivo de se obter um quadro geral da evolução do indivíduo. II- Avaliação Diagnóstica é a informação constante sobre o desempenho do aluno que é fator primordial para o direcionamento do alcance dos objetivos. Seria a avaliação a cada três ou quatro meses. III- Avaliação Formativa é o tipo de avaliação que envolve a descrição, classificação e a determinação do valor de algum aspecto do comportamento do aluno. É a primeira avaliação do mesmo, mostra seus pontos fortes e fracos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q144241 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Para verificar a condição de alongamento dos músculos posteriores do tronco e dos membros inferiores, o professor de Educação Física pode utilizar o teste de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q844801 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020

“Trata-se de um questionário detalhado que deve ser respondido com o máximo de fidelidade possível. Seu preenchimento é feito antes mesmo da avaliação física propriamente dita. Com esse teste, o avaliador poderá analisar com mais tempo e cautela os hábitos diários da pessoa, tais como alimentação, horas de sono, rotina de trabalho e tempo disponível para se exercitar”.
A conceito do texto acima é de avalição física do tipo:
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q141162 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Na avaliação física, diversas metodologias são utilizadas para aferir as valências corporais. Para avaliar a força muscular, pode-se utilizar a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q143229 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Na realização de um teste, ao solicitar que o aluno eleve e mantenha os membros inferiores a aproximadamente 30 centímetros do solo, na posição de decúbito ventral, o professor estará avaliando as condições e força dos músculos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q841202 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Roseira SP Professor de Educação Física, AGIRH, 2020

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os métodos de avaliação da composição corporal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q844595 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

Antes da inserção num programa de exercícios físicos, é muito importante a realização de uma avaliação física (funcional) do futuro praticante. Quando desejamos avaliar uma pessoa, devemos sempre levar em conta os critérios de autenticidade científica associados ao teste selecionado. Uma das alternativas abaixo apresenta corretamente esses critérios. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q844451 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

Os processos de testes, medidas e avaliação têm apresentado um crescente interesse por parte dos profissionais de Educação Física. Esse processo contribui para a identificação de parâmetros da aptidão física do indivíduo. Os parâmetros são importantes para iniciar um treino e/ou para promover o prosseguimento e a condução de exercícios. Sobre o conteúdo apresentado, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q841251 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

É medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q841014 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020

Além dos fatores hereditários e hormonais, a ingestão excessiva de alimentos e baixos níveis de atividade física representam os agentes promotores da obesidade. Assinale a alternativa CORRETA, a qual contemple a faixa de percentual de gordura recomendada para adultos jovens e não atletas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q844474 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

Caso a pessoa da questão anterior do IMC seja totalmente sedentária, então ela se enquadra de acordo com as tabelas que podem ser encontradas em diversas literaturas, na faixa de.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q144834 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Dentre as medidas biométricas somáticas utilizadas em avaliação física, uma é chamada de envergadura. Ela representa a distância entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q843156 | Educação Física, Avaliação Física, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

O peso corporal tem dois componentes: peso de gordura e peso de massa magra (músculos, ossos, água). Em termos de saúde, não é a quantidade total de peso que importa, mas a proporção entre gordura, músculos e ossos. A porcentagem de gordura avalia a composição corporal de uma pessoa.

Para os homens, os níveis de gordura considerados adequados / saudáveis quando a porcentagem de gordura estiver

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q846901 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

João José, professor de educação Física do município de Alagoa Nova, usou a fórmula de Tanaka para fazer uma determinada mensuração em um de seus alunos. Nesse caso, ele avaliou.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q844464 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020

Ricardo Montenegro é educador físico no município de Passira, sabendo que a Frequência Cardíaca é o valor referencial que determina quantas vezes o coração bate por minuto. Sem levar em conta a fórmula de Tanaka e utilizando o cálculo simples para achar a frequência máxima de 3 pessoas, Juliana 52 anos, Maria 55 anos e Carlos 58 anos, que irão iniciar atividades com ele, teremos como resultado respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q845662 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

A avaliação da aprendizagem de uma habilidade motora é, muitas vezes, realizada através da análise de curvas de performance. Embora bastante utilizadas, as curvas de performance, assim como todo instrumento avaliativo, apresentam limitações.
Em I, II e III são apresentadas possíveis limitações referentes às curvas de performance. Analise-as. I - Os efeitos entre indivíduos são mascarados. II - A variabilidade intraindivíduo é mascarada. III - Curvas de performance não representam necessariamente curvas de aprendizagem. Acerca do exposto, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q846046 | Educação Física, Avaliação Física, Profissional de Educação Física, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação ao processo de avaliação funcional, que precede a definição do programa de exercícios físicos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.