Início Questões de Concursos Avaliação Física Resolva questões de Avaliação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Avaliação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q142964 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCPara medir e avaliar a capacidade física, o professor propõe a seus alunos uma atividade de sustentação de carga de trabalho por um longo período de tempo, até o surgimento de sinais ou sintomas de fadiga, sem perda da qualidade de execução dos movimentos. A capacidade avaliada é ✂️ a) o equilíbrio. ✂️ b) a força. ✂️ c) a coordenação. ✂️ d) a resistência. ✂️ e) a velocidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q832135 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021Uma maneira simples e prática de determinar se a massa corporal (peso) de uma pessoa está dentro do recomendável para a saúde é por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Sobre o Índice de Massa Corporal (IMC) é correto afirmar: ✂️ a) O IMC deve ser interpretado apenas como um indicativo de risco à saúde. ✂️ b) O IMC representa uma estimativa precisa da composição corporal. ✂️ c) O IMC é o instrumento mais indicado para avaliar a composição corporal dos atletas. ✂️ d) O IMC tem o mesmo ponto de corte para homens, mulheres, crianças e adolescentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q846752 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020É a avaliação física que determina a importância ou valor da informação coletada nos testes e nas medidas, indicando se os objetivos estão ou não sendo atingidos e se o sistema de ensino ou treinamento está ou não sendo satisfatório. Com relação ao tema, julgue os itens subsecutivos. I- Avaliação Somativa é a soma de todas as avaliações ao final de um período, (um ano ou dois), tem o objetivo de se obter um quadro geral da evolução do indivíduo. II- Avaliação Diagnóstica é a informação constante sobre o desempenho do aluno que é fator primordial para o direcionamento do alcance dos objetivos. Seria a avaliação a cada três ou quatro meses. III- Avaliação Formativa é o tipo de avaliação que envolve a descrição, classificação e a determinação do valor de algum aspecto do comportamento do aluno. É a primeira avaliação do mesmo, mostra seus pontos fortes e fracos. ✂️ a) Todos os itens estão corretos. ✂️ b) Todos os itens estão errados. ✂️ c) Apenas o item I está correto. ✂️ d) Os itens I e III estão errados. ✂️ e) Os itens I e III estão corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q144241 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCPara verificar a condição de alongamento dos músculos posteriores do tronco e dos membros inferiores, o professor de Educação Física pode utilizar o teste de ✂️ a) Banco de Astrand. ✂️ b) Cooper. ✂️ c) Schuttle Run. ✂️ d) Banco de Balke. ✂️ e) Student. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q142006 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCQuando um professor faz avaliação física em seus alunos e verifica o grau de esforço com que é realizada uma atividade física ele está medindo ✂️ a) resistência. ✂️ b) regularidade. ✂️ c) duração. ✂️ d) volume. ✂️ e) intensidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q844801 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020Trata-se de um questionário detalhado que deve ser respondido com o máximo de fidelidade possível. Seu preenchimento é feito antes mesmo da avaliação física propriamente dita. Com esse teste, o avaliador poderá analisar com mais tempo e cautela os hábitos diários da pessoa, tais como alimentação, horas de sono, rotina de trabalho e tempo disponível para se exercitar. A conceito do texto acima é de avalição física do tipo: Assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) Anamnese. ✂️ b) Teste de capacidade cardiorrespiratória. ✂️ c) Testes antropométricos e de composição corporal. ✂️ d) Avaliação neuromotora. ✂️ e) Bioimpedância. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q141162 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCNa avaliação física, diversas metodologias são utilizadas para aferir as valências corporais. Para avaliar a força muscular, pode-se utilizar a ✂️ a) dinamometria e a tensiometria. ✂️ b) dinamometria e a goniometria. ✂️ c) tensiometria e a antropometria. ✂️ d) tensiometria e a termometria. ✂️ e) antropometria e a goniometria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q143229 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCNa realização de um teste, ao solicitar que o aluno eleve e mantenha os membros inferiores a aproximadamente 30 centímetros do solo, na posição de decúbito ventral, o professor estará avaliando as condições e força dos músculos ✂️ a) gastrocnêmios e tibiais. ✂️ b) dorsais e abdominais ✂️ c) glúteos e psoas. ✂️ d) glúteos e lombares. ✂️ e) iliopsoas e tibiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q841202 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Roseira SP Professor de Educação Física, AGIRH, 2020Assinale a alternativa INCORRETA sobre os métodos de avaliação da composição corporal: ✂️ a) A Razão cintura/quadril (RCQ) utiliza a razão da circunferência da cintura dividido pela circunferência dos quadris e o resultado, que é um índice, está muito relacionado ao risco de doenças cardiovasculares e metabólicas e enfatiza a importância da gordura localizada na região abdominal no aumento desse risco. ✂️ b) Dobras cutâneas (DC) é uma das formas mais utilizadas para as estimativas dos parâmetros da composição corporal, pelo seu baixo custo. No entanto, em casos extremos, como magreza e obesidade mórbida, esta técnica apresenta limitações importantes. ✂️ c) Apesar da vantagem de serem um método relativamente simples, a utilização das circunferências ou perímetros corporais deve ser vista com cautela, já que tem sido observada certa fragilidade quanto ao uso da mesma como variável preditora da quantidade de gordura corporal, em razão de suas dimensões incluírem outros tecidos e órgãos além do tecido adiposo. ✂️ d) Por meio da impedância bioelétrica (BIA), obtemos estimativa de gordura, massa magra e água corporal. A BIA é mais sensível a variações de resistência nos tecidos do tronco do que dos membros, por isso a BIA é um método muito válido para estimativa de gordura visceral e abdominal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q844595 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020Antes da inserção num programa de exercícios físicos, é muito importante a realização de uma avaliação física (funcional) do futuro praticante. Quando desejamos avaliar uma pessoa, devemos sempre levar em conta os critérios de autenticidade científica associados ao teste selecionado. Uma das alternativas abaixo apresenta corretamente esses critérios. Assinale-a. ✂️ a) Validade, custo e operacionalização. ✂️ b) Objetividade, confiabilidade e custo. ✂️ c) Fidedignidade, validade e objetividade. ✂️ d) Facilidade de aplicação, custo e fidedignidade. ✂️ e) Validade e custo benefício. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q844451 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020Os processos de testes, medidas e avaliação têm apresentado um crescente interesse por parte dos profissionais de Educação Física. Esse processo contribui para a identificação de parâmetros da aptidão física do indivíduo. Os parâmetros são importantes para iniciar um treino e/ou para promover o prosseguimento e a condução de exercícios. Sobre o conteúdo apresentado, marque a alternativa CORRETA. ✂️ a) A objetividade do teste reflete que ele produz escores similares para dado indivíduo, quando o mesmo é administrado por diferentes avaliadores. ✂️ b) A avaliação somativa é utilizada antes de iniciar o trabalho. Seu objetivo é conhecer as condições iniciais do avaliado, para serem traçados os objetivos do processo de treinamento. ✂️ c) O teste é um instrumento subjetivo, que se relaciona a um procedimento ou técnica de investigação. ✂️ d) A aptidão física utilizada nos testes possui a capacidade de ser conduzida através da orientação do movimento. ✂️ e) O tempo de duração determina a importância ou o valor da informação coletada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q841251 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020É medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano. ✂️ a) Dobra cutânea subescapular ✂️ b) Dobra cutânea biciptal ✂️ c) Dobra cutânea tricipital. ✂️ d) Dobra cutânea axilar média. ✂️ e) Dobra cutânea torácica Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q841014 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020Além dos fatores hereditários e hormonais, a ingestão excessiva de alimentos e baixos níveis de atividade física representam os agentes promotores da obesidade. Assinale a alternativa CORRETA, a qual contemple a faixa de percentual de gordura recomendada para adultos jovens e não atletas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). ✂️ a) Homens 15 a 19%; Mulheres 18 a 27%. ✂️ b) Homens 4 a 7%; Mulheres 8 a 12%. ✂️ c) Homens 30 a 38%; Mulheres 34 a 42%. ✂️ d) Homens 2 a 4%; Mulheres 7 a 3%. ✂️ e) Homens 10 a 18%; Mulheres 16 a 25%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q844474 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020Caso a pessoa da questão anterior do IMC seja totalmente sedentária, então ela se enquadra de acordo com as tabelas que podem ser encontradas em diversas literaturas, na faixa de. ✂️ a) Obesidade grau II. ✂️ b) Magreza ✂️ c) Normal ✂️ d) Sobrepeso ✂️ e) Obesidade grau I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q144834 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCDentre as medidas biométricas somáticas utilizadas em avaliação física, uma é chamada de envergadura. Ela representa a distância entre ✂️ a) o acrômio direito e o acrômio esquerdo na posição anatômica. ✂️ b) a parte superior do crânio e a planta dos pés na posição ortostática. ✂️ c) a parte superior do crânio e o cóccix, na posição sentada. ✂️ d) o maléolo externo e a crista ilíaca em decúbito dorsal. ✂️ e) as pontas dos dedos médios de ambos os membros superiores abduzidos e estendidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q843156 | Educação Física, Avaliação Física, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020O peso corporal tem dois componentes: peso de gordura e peso de massa magra (músculos, ossos, água). Em termos de saúde, não é a quantidade total de peso que importa, mas a proporção entre gordura, músculos e ossos. A porcentagem de gordura avalia a composição corporal de uma pessoa. Para os homens, os níveis de gordura considerados adequados / saudáveis quando a porcentagem de gordura estiver ✂️ a) abaixo de 50%, e os homens são considerados obesos quando essa porcentagem estiver acima de 70%. Para as mulheres, um nível de gordura abaixo de 60% é considerado adequados / saudáveis, e acima de 80% é considerado obesidade. ✂️ b) abaixo de 30%, e os homens são considerados obesos quando essa porcentagem estiver acima de 50%. Para as mulheres, um nível de gordura abaixo de 35% é considerado adequados / saudáveis, e acima de 55% é considerado obesidade. ✂️ c) abaixo de 15%, e os homens são considerados obesos quando essa porcentagem estiver acima de 25%. Para as mulheres, um nível de gordura abaixo de 20% é considerado adequados / saudáveis, e acima de 33% é considerado obesidade. ✂️ d) abaixo de 7%, e os homens são considerados obesos quando essa porcentagem estiver acima de 12%. Para as mulheres, um nível de gordura abaixo de 8% é considerado adequados / saudáveis, e acima de 14% é considerado obesidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q846901 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020João José, professor de educação Física do município de Alagoa Nova, usou a fórmula de Tanaka para fazer uma determinada mensuração em um de seus alunos. Nesse caso, ele avaliou. ✂️ a) A frequência cardíaca. ✂️ b) A pressão arterial. ✂️ c) O índice de massa corpórea. ✂️ d) O nível de flexão muscular. ✂️ e) As dobras cutâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q844464 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020Ricardo Montenegro é educador físico no município de Passira, sabendo que a Frequência Cardíaca é o valor referencial que determina quantas vezes o coração bate por minuto. Sem levar em conta a fórmula de Tanaka e utilizando o cálculo simples para achar a frequência máxima de 3 pessoas, Juliana 52 anos, Maria 55 anos e Carlos 58 anos, que irão iniciar atividades com ele, teremos como resultado respectivamente. ✂️ a) 178 bpm, 175 bpm e 172 bpm. ✂️ b) 168 bpm, 165 bpm e 162 bpm. ✂️ c) 158 bpm, 155 bpm e 152 bpm. ✂️ d) 148 bpm, 145 bpm e 142 bpm. ✂️ e) 128 bpm, 125 bpm e 122 bpm. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q845662 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020A avaliação da aprendizagem de uma habilidade motora é, muitas vezes, realizada através da análise de curvas de performance. Embora bastante utilizadas, as curvas de performance, assim como todo instrumento avaliativo, apresentam limitações. Em I, II e III são apresentadas possíveis limitações referentes às curvas de performance. Analise-as. I - Os efeitos entre indivíduos são mascarados. II - A variabilidade intraindivíduo é mascarada. III - Curvas de performance não representam necessariamente curvas de aprendizagem. Acerca do exposto, é CORRETO afirmar que ✂️ a) apenas I e II apresentam limitações referentes às curvas de performance. ✂️ b) somente I e III apresentam limitações referentes às curvas de performance. ✂️ c) apenas III apresenta uma limitação referente às curvas de performance. ✂️ d) em I, II e III são apresentadas limitações referentes às curvas de performance. ✂️ e) apenas I apresenta uma limitação referente às curvas de performance. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q846046 | Educação Física, Avaliação Física, Profissional de Educação Física, CESPE CEBRASPE, 2020Com relação ao processo de avaliação funcional, que precede a definição do programa de exercícios físicos, assinale a opção correta. ✂️ a) A força máxima é mensurada pelos testes de repetições máximas de flexão de braços, abdominal e agachamento. ✂️ b) A flexibilidade é mensurada pelo teste de contração isotônica concêntrica a 90 graus da amplitude de movimento. ✂️ c) O VO2 máximo é mensurado pelo teste de corrida de 50 metros. ✂️ d) A flexibilidade é mensurada por um teste que consiste em executar a flexão do tronco à frente, na posição sentada, com os joelhos estendidos, e alcançar com as mãos, uma sobre a outra, a maior distância possível em um banco diante do indivíduo. ✂️ e) A velocidade é mensurada por um teste que consiste em percorrer, no menor tempo possível, um espaço definido em linha reta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q142964 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCPara medir e avaliar a capacidade física, o professor propõe a seus alunos uma atividade de sustentação de carga de trabalho por um longo período de tempo, até o surgimento de sinais ou sintomas de fadiga, sem perda da qualidade de execução dos movimentos. A capacidade avaliada é ✂️ a) o equilíbrio. ✂️ b) a força. ✂️ c) a coordenação. ✂️ d) a resistência. ✂️ e) a velocidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q832135 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021Uma maneira simples e prática de determinar se a massa corporal (peso) de uma pessoa está dentro do recomendável para a saúde é por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Sobre o Índice de Massa Corporal (IMC) é correto afirmar: ✂️ a) O IMC deve ser interpretado apenas como um indicativo de risco à saúde. ✂️ b) O IMC representa uma estimativa precisa da composição corporal. ✂️ c) O IMC é o instrumento mais indicado para avaliar a composição corporal dos atletas. ✂️ d) O IMC tem o mesmo ponto de corte para homens, mulheres, crianças e adolescentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q846752 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020É a avaliação física que determina a importância ou valor da informação coletada nos testes e nas medidas, indicando se os objetivos estão ou não sendo atingidos e se o sistema de ensino ou treinamento está ou não sendo satisfatório. Com relação ao tema, julgue os itens subsecutivos. I- Avaliação Somativa é a soma de todas as avaliações ao final de um período, (um ano ou dois), tem o objetivo de se obter um quadro geral da evolução do indivíduo. II- Avaliação Diagnóstica é a informação constante sobre o desempenho do aluno que é fator primordial para o direcionamento do alcance dos objetivos. Seria a avaliação a cada três ou quatro meses. III- Avaliação Formativa é o tipo de avaliação que envolve a descrição, classificação e a determinação do valor de algum aspecto do comportamento do aluno. É a primeira avaliação do mesmo, mostra seus pontos fortes e fracos. ✂️ a) Todos os itens estão corretos. ✂️ b) Todos os itens estão errados. ✂️ c) Apenas o item I está correto. ✂️ d) Os itens I e III estão errados. ✂️ e) Os itens I e III estão corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q144241 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCPara verificar a condição de alongamento dos músculos posteriores do tronco e dos membros inferiores, o professor de Educação Física pode utilizar o teste de ✂️ a) Banco de Astrand. ✂️ b) Cooper. ✂️ c) Schuttle Run. ✂️ d) Banco de Balke. ✂️ e) Student. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q142006 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCQuando um professor faz avaliação física em seus alunos e verifica o grau de esforço com que é realizada uma atividade física ele está medindo ✂️ a) resistência. ✂️ b) regularidade. ✂️ c) duração. ✂️ d) volume. ✂️ e) intensidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q844801 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020Trata-se de um questionário detalhado que deve ser respondido com o máximo de fidelidade possível. Seu preenchimento é feito antes mesmo da avaliação física propriamente dita. Com esse teste, o avaliador poderá analisar com mais tempo e cautela os hábitos diários da pessoa, tais como alimentação, horas de sono, rotina de trabalho e tempo disponível para se exercitar. A conceito do texto acima é de avalição física do tipo: Assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) Anamnese. ✂️ b) Teste de capacidade cardiorrespiratória. ✂️ c) Testes antropométricos e de composição corporal. ✂️ d) Avaliação neuromotora. ✂️ e) Bioimpedância. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q141162 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCNa avaliação física, diversas metodologias são utilizadas para aferir as valências corporais. Para avaliar a força muscular, pode-se utilizar a ✂️ a) dinamometria e a tensiometria. ✂️ b) dinamometria e a goniometria. ✂️ c) tensiometria e a antropometria. ✂️ d) tensiometria e a termometria. ✂️ e) antropometria e a goniometria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q143229 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCNa realização de um teste, ao solicitar que o aluno eleve e mantenha os membros inferiores a aproximadamente 30 centímetros do solo, na posição de decúbito ventral, o professor estará avaliando as condições e força dos músculos ✂️ a) gastrocnêmios e tibiais. ✂️ b) dorsais e abdominais ✂️ c) glúteos e psoas. ✂️ d) glúteos e lombares. ✂️ e) iliopsoas e tibiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q841202 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Roseira SP Professor de Educação Física, AGIRH, 2020Assinale a alternativa INCORRETA sobre os métodos de avaliação da composição corporal: ✂️ a) A Razão cintura/quadril (RCQ) utiliza a razão da circunferência da cintura dividido pela circunferência dos quadris e o resultado, que é um índice, está muito relacionado ao risco de doenças cardiovasculares e metabólicas e enfatiza a importância da gordura localizada na região abdominal no aumento desse risco. ✂️ b) Dobras cutâneas (DC) é uma das formas mais utilizadas para as estimativas dos parâmetros da composição corporal, pelo seu baixo custo. No entanto, em casos extremos, como magreza e obesidade mórbida, esta técnica apresenta limitações importantes. ✂️ c) Apesar da vantagem de serem um método relativamente simples, a utilização das circunferências ou perímetros corporais deve ser vista com cautela, já que tem sido observada certa fragilidade quanto ao uso da mesma como variável preditora da quantidade de gordura corporal, em razão de suas dimensões incluírem outros tecidos e órgãos além do tecido adiposo. ✂️ d) Por meio da impedância bioelétrica (BIA), obtemos estimativa de gordura, massa magra e água corporal. A BIA é mais sensível a variações de resistência nos tecidos do tronco do que dos membros, por isso a BIA é um método muito válido para estimativa de gordura visceral e abdominal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q844595 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020Antes da inserção num programa de exercícios físicos, é muito importante a realização de uma avaliação física (funcional) do futuro praticante. Quando desejamos avaliar uma pessoa, devemos sempre levar em conta os critérios de autenticidade científica associados ao teste selecionado. Uma das alternativas abaixo apresenta corretamente esses critérios. Assinale-a. ✂️ a) Validade, custo e operacionalização. ✂️ b) Objetividade, confiabilidade e custo. ✂️ c) Fidedignidade, validade e objetividade. ✂️ d) Facilidade de aplicação, custo e fidedignidade. ✂️ e) Validade e custo benefício. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q844451 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020Os processos de testes, medidas e avaliação têm apresentado um crescente interesse por parte dos profissionais de Educação Física. Esse processo contribui para a identificação de parâmetros da aptidão física do indivíduo. Os parâmetros são importantes para iniciar um treino e/ou para promover o prosseguimento e a condução de exercícios. Sobre o conteúdo apresentado, marque a alternativa CORRETA. ✂️ a) A objetividade do teste reflete que ele produz escores similares para dado indivíduo, quando o mesmo é administrado por diferentes avaliadores. ✂️ b) A avaliação somativa é utilizada antes de iniciar o trabalho. Seu objetivo é conhecer as condições iniciais do avaliado, para serem traçados os objetivos do processo de treinamento. ✂️ c) O teste é um instrumento subjetivo, que se relaciona a um procedimento ou técnica de investigação. ✂️ d) A aptidão física utilizada nos testes possui a capacidade de ser conduzida através da orientação do movimento. ✂️ e) O tempo de duração determina a importância ou o valor da informação coletada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q841251 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020É medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano. ✂️ a) Dobra cutânea subescapular ✂️ b) Dobra cutânea biciptal ✂️ c) Dobra cutânea tricipital. ✂️ d) Dobra cutânea axilar média. ✂️ e) Dobra cutânea torácica Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q841014 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020Além dos fatores hereditários e hormonais, a ingestão excessiva de alimentos e baixos níveis de atividade física representam os agentes promotores da obesidade. Assinale a alternativa CORRETA, a qual contemple a faixa de percentual de gordura recomendada para adultos jovens e não atletas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). ✂️ a) Homens 15 a 19%; Mulheres 18 a 27%. ✂️ b) Homens 4 a 7%; Mulheres 8 a 12%. ✂️ c) Homens 30 a 38%; Mulheres 34 a 42%. ✂️ d) Homens 2 a 4%; Mulheres 7 a 3%. ✂️ e) Homens 10 a 18%; Mulheres 16 a 25%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q844474 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020Caso a pessoa da questão anterior do IMC seja totalmente sedentária, então ela se enquadra de acordo com as tabelas que podem ser encontradas em diversas literaturas, na faixa de. ✂️ a) Obesidade grau II. ✂️ b) Magreza ✂️ c) Normal ✂️ d) Sobrepeso ✂️ e) Obesidade grau I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q144834 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCDentre as medidas biométricas somáticas utilizadas em avaliação física, uma é chamada de envergadura. Ela representa a distância entre ✂️ a) o acrômio direito e o acrômio esquerdo na posição anatômica. ✂️ b) a parte superior do crânio e a planta dos pés na posição ortostática. ✂️ c) a parte superior do crânio e o cóccix, na posição sentada. ✂️ d) o maléolo externo e a crista ilíaca em decúbito dorsal. ✂️ e) as pontas dos dedos médios de ambos os membros superiores abduzidos e estendidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q843156 | Educação Física, Avaliação Física, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020O peso corporal tem dois componentes: peso de gordura e peso de massa magra (músculos, ossos, água). Em termos de saúde, não é a quantidade total de peso que importa, mas a proporção entre gordura, músculos e ossos. A porcentagem de gordura avalia a composição corporal de uma pessoa. Para os homens, os níveis de gordura considerados adequados / saudáveis quando a porcentagem de gordura estiver ✂️ a) abaixo de 50%, e os homens são considerados obesos quando essa porcentagem estiver acima de 70%. Para as mulheres, um nível de gordura abaixo de 60% é considerado adequados / saudáveis, e acima de 80% é considerado obesidade. ✂️ b) abaixo de 30%, e os homens são considerados obesos quando essa porcentagem estiver acima de 50%. Para as mulheres, um nível de gordura abaixo de 35% é considerado adequados / saudáveis, e acima de 55% é considerado obesidade. ✂️ c) abaixo de 15%, e os homens são considerados obesos quando essa porcentagem estiver acima de 25%. Para as mulheres, um nível de gordura abaixo de 20% é considerado adequados / saudáveis, e acima de 33% é considerado obesidade. ✂️ d) abaixo de 7%, e os homens são considerados obesos quando essa porcentagem estiver acima de 12%. Para as mulheres, um nível de gordura abaixo de 8% é considerado adequados / saudáveis, e acima de 14% é considerado obesidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q846901 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020João José, professor de educação Física do município de Alagoa Nova, usou a fórmula de Tanaka para fazer uma determinada mensuração em um de seus alunos. Nesse caso, ele avaliou. ✂️ a) A frequência cardíaca. ✂️ b) A pressão arterial. ✂️ c) O índice de massa corpórea. ✂️ d) O nível de flexão muscular. ✂️ e) As dobras cutâneas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q844464 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020Ricardo Montenegro é educador físico no município de Passira, sabendo que a Frequência Cardíaca é o valor referencial que determina quantas vezes o coração bate por minuto. Sem levar em conta a fórmula de Tanaka e utilizando o cálculo simples para achar a frequência máxima de 3 pessoas, Juliana 52 anos, Maria 55 anos e Carlos 58 anos, que irão iniciar atividades com ele, teremos como resultado respectivamente. ✂️ a) 178 bpm, 175 bpm e 172 bpm. ✂️ b) 168 bpm, 165 bpm e 162 bpm. ✂️ c) 158 bpm, 155 bpm e 152 bpm. ✂️ d) 148 bpm, 145 bpm e 142 bpm. ✂️ e) 128 bpm, 125 bpm e 122 bpm. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q845662 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020A avaliação da aprendizagem de uma habilidade motora é, muitas vezes, realizada através da análise de curvas de performance. Embora bastante utilizadas, as curvas de performance, assim como todo instrumento avaliativo, apresentam limitações. Em I, II e III são apresentadas possíveis limitações referentes às curvas de performance. Analise-as. I - Os efeitos entre indivíduos são mascarados. II - A variabilidade intraindivíduo é mascarada. III - Curvas de performance não representam necessariamente curvas de aprendizagem. Acerca do exposto, é CORRETO afirmar que ✂️ a) apenas I e II apresentam limitações referentes às curvas de performance. ✂️ b) somente I e III apresentam limitações referentes às curvas de performance. ✂️ c) apenas III apresenta uma limitação referente às curvas de performance. ✂️ d) em I, II e III são apresentadas limitações referentes às curvas de performance. ✂️ e) apenas I apresenta uma limitação referente às curvas de performance. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q846046 | Educação Física, Avaliação Física, Profissional de Educação Física, CESPE CEBRASPE, 2020Com relação ao processo de avaliação funcional, que precede a definição do programa de exercícios físicos, assinale a opção correta. ✂️ a) A força máxima é mensurada pelos testes de repetições máximas de flexão de braços, abdominal e agachamento. ✂️ b) A flexibilidade é mensurada pelo teste de contração isotônica concêntrica a 90 graus da amplitude de movimento. ✂️ c) O VO2 máximo é mensurado pelo teste de corrida de 50 metros. ✂️ d) A flexibilidade é mensurada por um teste que consiste em executar a flexão do tronco à frente, na posição sentada, com os joelhos estendidos, e alcançar com as mãos, uma sobre a outra, a maior distância possível em um banco diante do indivíduo. ✂️ e) A velocidade é mensurada por um teste que consiste em percorrer, no menor tempo possível, um espaço definido em linha reta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro