Questões de Concurso Avaliação Sistêmica SAEB

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1 Q909843 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Língua Portuguesa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) indicaram uma dificuldade do professor da rede municipal de Montes Claros de trabalhar com estruturação e formação de palavras. Em uma reunião pedagógica entre Secretaria de Educação e docentes, foi proposta uma oficina de resolução de problemas, em que os seguintes itens precisariam ser analisados:

I. “Fitoterápico”, “líquido” e “álcool” são palavras nas quais se notam a mesma regra de acentuação gráfica.
II. Na frase “Os diálogos são a essência da comunicação, pois estruturam as relações sociais e mantêm uma estrutura de respeito.”, o sinal de acentuação gráfica em “mantêm” marca o plural do verbo, que assim é acentuado para concordar com “diálogos”.
III. “País” e “aí” são vocábulos que trazem acento agudo. Isso se justifica pela mesma regra de acentuação gráfica.
IV. A acentuação presente nas palavras “amazônico” e “viúva” deve-se pela mesma regra de acentuação gráfica.
V. “Estágio”, “diária” e “após” são palavras acentuadas de acordo com a mesma regra gramatical.

Considerando a norma-padrão da Língua Portuguesa, nesse contexto, estão incorretos os itens

2 Q903697 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Os indicadores são uma medida, uma expressão quantitativa que representa uma situação complexa da realidade, apresentada na forma de médias, índices, proporções, distribuições. Um indicador está sempre empiricamente referido, indicando mudanças desejadas (metas de planejamento) ou alterações que estão se processando na realidade, em diferentes regiões, grupos, períodos de tempo. As avaliações de larga escala, como o SAEB e a Prova Brasil, são aplicadas para estabelecer indicadores para a educação. (Koetz; Werle; Martins, 2015, p. 108.)

Quanto ao uso de indicadores na escola, é INCORRETO afirmar que:

3 Q898171 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Dentre os instrumentos de avaliação, é possível destacar, por exemplo, a Prova Brasil e Saeb. Ao comparar esses dois instrumentos, foram elencadas algumas das características da Prova Brasil. No entanto, uma das alternativas refere-se ao Saeb, assinale-a:

4 Q891988 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Com base nas provas que são aplicadas pelo Saeb, assinale a afirmativa correta.

5 Q901378 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Uma educação de qualidade possibilita as pessoas desenvolverem as suas características e habilidades, para alcançar o melhor do seu potencial. Sendo assim, uma das políticas educacionais para aferir a qualidade na educação é o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) que realiza um conjunto de:

6 Q900418 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

O Decreto nº 9.432, de 29 de junho de 2018, regulamenta a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica. A Portaria nº 250, de 05 de julho 2021, estabelece as diretrizes de realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no ano de 2021, que contemplou uma amostra de instituições privadas, públicas e conveniadas com o poder público, localizadas em zonas urbanas e rurais que possuam turmas de creche ou pré-escola da etapa da Educação Infantil.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Implementação da Avaliação da Educação Infantil. 2024.

Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/areas-de-atuacao/eb/implementacao

da-avaliacao-da-educacao-infantil. Acesso em: 12 maio 2024.


O SAEB é um conjunto de avaliações externas em larga escala, tem por objetivo:

7 Q900944 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Analista Técnico II – Políticas Públicas em Educação, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

O índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são

8 Q918702 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADMeTEC, 2024

A qualidade da Educação Básica será aferida, objetivamente, com base no IDEB, calculado e divulgado periodicamente pelo INEP, a partir dos dados sobre rendimento escolar, combinados com o desempenho dos alunos, constantes do censo escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, composto pela por duas avaliações, sendo elas:

9 Q903135 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Em conformidade à Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:

10 Q904949 | Pedagogia, Avaliação Sistêmica SAEB, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela coordenaçãodas avaliações da aprendizagem. Trata-sede uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O Inep conduz pesquisas, estudose avaliações sobreo Sistema Educacional Brasileiro, com a finalidade de formulare implementar políticas públicas na áreaeducacional, assim como produzir informações claras e confiáveis paragestores, pesquisadores, educadores e o público em geral.

Sobre as avaliações da aprendizagem: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Índice deDesenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Provinha Brasile Prova Brasil,analise os itens abaixo:

I. Foi criado em 2007 com o propósito de sintetizar doisconceitosde extremaimportância para a qualidade daeducação: a taxa de aprovaçãoe a média de desempenhodos estudantesem língua portuguesa ematemática, em uma escala de zero a dez. II. Trata-se de um conjunto de avaliações externasem larga escala que possibilita aoIneprealizar uma análisediagnóstica da educaçãobásica brasileira,identificando fatoresque podem influenciaro desempenho doestudante. Realizadoa cada dois anos,consistena aplicação de testes e questionários tanto na rede públicaquanto em uma amostra da rede privada. III. Aplicada aos alunos matriculados nos 5º e 9ºanos do ensino fundamental público, abrangendo as redesestaduais, municipais e federais,tanto em áreas rurais quanto urbanas.Os resultados são disponibilizados porescola, município, unidade da federação e país. IV. Trata-se de uma avaliação diagnósticadas crianças que frequentamo segundo ano de escolarização nasescolas públicas do Brasil.Essa avaliação ocorreem duas etapas:uma no início e outra no final do ano letivo.

A sequência CORRETA é:
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