Questões de Concursos Base Nacional Comum Curricular

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1Q918198 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Auxiliar de Desenvolvimento Educacional, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que a educação infantil deve ser organizada em:
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2Q957711 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Leia o parágrafo explicativo sobre o conceito que a BNCC tem sobre a importância do brincar e complete com a sequência correta de palavras:

A BNCC, alinhada com as melhores práticas pedagógicas, reconhece a importância do brincar como um componente integral da Educação Infantil. Ela destaca que as crianças, ao brincarem, desenvolvem ________________ que vão além do aspecto lúdico, abrangendo áreas cognitivas, emocionais, sociais e motoras. A base curricular enfatiza que as instituições de ensino devem proporcionar ambientes que estimulem o brincar de forma ________________, promovendo atividades que permitam a expressão criativa, a
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3Q955084 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as afirmativas a seguir.

I- Na BNCC, as brincadeiras e interações são eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil, permitindo que as crianças construam significados sobre si, os outros e o mundo ao seu redor.
II- A BNCC para a Educação Infantil estabelece que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento devem ser desenvolvidos exclusivamente no espaço escolar, pois os educadores são formados para isso.
III- A BNCC para a Educação Infantil contempla a memorização como um dos seis direitos de aprendizagem, focando no desenvolvimento cognitivo e aprendizagem das crianças.
IV- A BNCC defende que a documentação pedagógica, como registro contínuo do desenvolvimento da criança, ajuda a acompanhar a efetivação dos direitos de aprendizagem.

É CORRETO o que se afirma em:
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4Q988679 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ressalta que as experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas.
As interações previstas na BNCC correspondem:
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5Q954654 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Auxiliar da Vida Escolar, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação _____________, reconhecendo que a educação básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, considerando as dimensões intelectual, afetiva, social e cultural dos estudantes.

Qual alternativa preenche corretamente a lacuna do texto acima?

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6Q1002628 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil é o de conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos:
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7Q994479 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, PEB AF ou PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A BNCC implementou uma nova diretriz que inclui as competências socioemocionais na escola visando melhoria na aprendizagem, na convivência e nos aspectos relacionados à formação do aluno. Nesse contexto, podemos afirmar que, para comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimento, resolver problemas e exercer protagonismo de autoria é necessário o desenvolvimento da competência:
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8Q986900 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor Educação Física, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

No componente de Educação Física da BNCC, são apresentadas sete categorias de esportes. Sobre algumas dessas categorias, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Marca.
(2) Precisão.
(3) Técnico-combinatório.

( ) Conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento.
( ) Conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos.
( ) Reúne modalidades nas quais o resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnico-combinatórios.
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9Q994817 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Base Nacional Comum Curricular propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos também da Dança e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Sobre as dimensões que trata a BNCC, correlacione a COLUNA A – DIMENSÕES com a COLUNA B - CONCEITOS.
COLUNA A – DIMENSÕES
1. Criação; 2. Reflexão; 3. Expressão; 4. Estesia.

COLUNA B – CONCEITOS
( ) refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais;
( ) refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais;
( ) refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo;
( ) refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
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10Q988443 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com o documento "Recontextualização Curricular: a BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil", a RMEF ao realizar o estudo sobre a BNCC (2017) e o conjunto de documentos curriculares da Educação Infantil de Florianópolis, em especial, Diretrizes Educacionais de (2010), Orientações Curriculares de (2012) e Currículo da Educação Infantil de (2015), foi possível perceber as similitudes entre o documento nacional (BNCC, 2017) e o conjunto de documentos curriculares municipais.
Diante das observações posta pelo documento, como se organizou a RMEF, a partir das DCNEI (2009), para acolher as proposições para orientar a organização do trabalho pedagógico da Educação Infantil?
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11Q986921 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor Língua Inglesa, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

A respeito das competências específicas de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.
( ) É necessário identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna/outras línguas, articulando-as a aspectos sociais, culturais e identitários, em uma relação intrínseca entre língua, cultura e identidade.
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12Q1001956 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor, Prefeitura de Rio das Ostras RJ, IBAM, 2019

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento integral e contínuo de aprendizagens que tem como objetivo indicar os elementos necessários para que elas ocorram em todas as etapas da Educação Básica, obrigatória dos 4 aos 17 anos. É o documento normativo que serve como referência para a elaboração de currículos escolares e de propostas pedagógicas das fases da educação básica nas redes de ensino públicas e privadas. Uma das competências gerais da Educação Básica consiste em:
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13Q1004251 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Língua Portuguesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Considere as habilidades previstas na BNCC para o campo jornalístico-midiático no ensino fundamental (6º ao 9º ano). Assinale a alternativa que apresenta corretamente o objeto de conhecimento relacionado especificamente à oralidade.
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14Q984614 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Língua Inglesa, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Considerando−se a BNCC – Ensino Fundamental: Língua Inglesa – Anos Finais, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) O eixo Oralidade tem seu foco na compreensão (ou escuta) e na produção oral (ou fala).
( ) O eixo Leitura está sob o foco da construção de significados.
( ) O eixo Escrita enfatiza a natureza processual e individual da produção de textos.
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15Q954715 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do ensino fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. Cada unidade temática contempla uma gama maior ou menor de objetos de conhecimento, assim como cada objeto de conhecimento se relaciona a um número variável de habilidades.

Conforme a BNCC, as habilidades
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16Q988678 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as competências gerais da educação básica se destacam e ressaltam que:

“É imprescindível destacar que as competências gerais da Educação Básica, apresentadas a seguir, inter-relacionamse e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB”.

Sobre as competências gerais da Educação Básica, analise as afirmativas.

I- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;

II- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma acrítica, ética, moral e cívica nas poucas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas;

III- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.


Assinale a alternativa correta.
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17Q955092 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Monitor de Creche, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

Marque a alternativa CORRETA sobre o brincar e sua contribuição para o desenvolvimento da psicomotricidade, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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18Q984605 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Em consonância com a Resolução CNE/CP nº 2/2017 — Base Nacional Comum Curricular, compreende−se que a BNCC é referência nacional para os sistemas de ensino e para as instituições ou redes escolares públicas e privadas da Educação Básica, dos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, para construírem ou revisarem os seus currículos. Com base nessa premissa, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) A BNCC deve fundamentar a concepção, formulação, implementação, avaliação e revisão dos currículos, e consequentemente das propostas pedagógicas das instituições escolares, contribuindo, desse modo, para a articulação e coordenação de políticas e ações educacionais desenvolvidas em âmbito federal, estadual, distrital e municipal, especialmente em relação à formação de professores, à avaliação da aprendizagem, à definição de recursos didáticos e aos critérios definidores de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da oferta de educação de qualidade.
( ) A implementação da BNCC deve superar a fragmentação das políticas educacionais, ensejando o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e balizando a qualidade da educação ofertada.
( ) As propostas pedagógicas e os currículos devem desconsiderar as múltiplas dimensões dos estudantes, seu pleno desenvolvimento, bem como a perspectiva de efetivação de uma educação integral.
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19Q986919 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor Língua Inglesa, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — Língua Inglesa, sobre as práticas sociais de usos da língua inglesa, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

É a língua em uso, sempre _____________________ que leva ao estudo de suas características específicas, não devendo ser nenhum dos eixos, sobretudo o de Conhecimentos Linguísticos, tratado como pré-requisito para esse uso.
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20Q984635 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Segundo a Resolução CNE/CP nº 2/2017 — Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a BNCC fundamenta−se em competências gerais, expressão dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Com base em algumas dessas competências, expressões e objetivos, é INCORRETO afirmar que os estudantes deverão:
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