Questões de Concursos Base Nacional Comum Curricular BNCC

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1Q57509 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Os estudos sobre currículo discutem que o currículo escolar traduz e revela diferentes concepções de conhecimento de papéis que a escola pode exercer na vida dos estudantes. Há teorias que julgam que as questões curriculares são meramente técnicas. Há teorias que apontam o quanto as questões curriculares estão implicadas em questões de poder, pois as escolhas daquilo que será ensinado nas escolas influenciam uma determinada visão de mundo. As duas perspectivas teóricas podem ser, respectivamente, definidas como
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2Q57421 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Leia e analise o artigo 36 da Lei 9.596/1996 – LDB abaixo e assinale a alternativa CORRETA que complementa o texto:

Art. 36 O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber.

  § 6º A critério dos sistemas de ensino, a oferta de formação com ênfase técnica e profissional considerará:
II – A possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação:
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3Q57430 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos.

Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos.
II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.
III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.

Está correto o que se afirma em
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4Q57112 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

No Brasil, existem documentos oficiais que respaldam a realização de intervenções voltadas à educação sexual nas instituições educativas. Dentre esses documentos, destacam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Considerando as orientações contidas especificamente no caderno intitulado "orientação sexual", a atuação do psicólogo escolar e educacional deve
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5Q57503 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

De acordo com os PCN, é objeto de estudo da biologia o fenômeno da vida, em toda a sua diversidade de manifestações. Esse fenômeno caracteriza-se por um conjunto de processos, organizados e integrados, de diferentes formas de vida, sujeitas a transformações que ocorrem no tempo e no espaço, sendo, ao mesmo tempo, propiciadoras de transformações no ambiente.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta no que diz respeito às competências e habilidades para o ensino de biologia.
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6Q57507 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

As questões sobre o currículo estão no centro das discussões atuais. Segundo Marisa Vorraber Costa (2001), as teorias curriculares expressam determinadas visões de mundo e de currículo. Na teoria pós-crítica, o currículo precisa levar em consideração, principalmente,
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7Q57423 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão ‘seguir’ aquele currículo.”

Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta. 
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8Q57502 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Os currículos são a expressão do equilíbrio de interesses e forças que gravitam sobre o sistema educativo num dado momento, enquanto que através deles se realizam os fins da educação no ensino escolarizado. Santos (2008) discorre sobre três teorias que asseguram os currículos atuais. Aquela que é resultante das influências das ideias das ciências sociais, que traz à tona as discussões sobre gênero, raça, etnia, religião, entre outras questões, é a concepção:
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9Q57857 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Um osso pneumático possui uma ou mais cavidades, revestidas de mucosa, de volume variável e contendo ar. Não se enquadra nessa classificação o osso:
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10Q57510 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

O currículo escolar se configura como a base do planejamento educativo e sua construção é permeada por concepções de homem e de sociedade. Considerando as teorias que permeiam as ideias sobre currículo, a perspectiva pós-crítica propõe:
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11Q57849 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

Com relação ao debate atual sobre a universidade pública brasileira e as funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão, julgue o próximo item.

A LDB dispõe sobre a possibilidade de ampliação das atribuições de autonomia universitária para as instituições cujos resultados de processos avaliativos desenvolvidos pelo poder público comprovem alta qualificação para o ensino e para a pesquisa. 
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12Q219392 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.

A LDB e os PCNs são marcos fundamentais definidores da concepção de supervisão escolar que vigora no atual cenário educacional brasileiro.

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13Q57501 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

O autor Tomaz Tadeu da Silva (1999), no livro Documentos de identidade, um a introdução às teorias do currículo, apresenta como forma útil distinguir as diferentes teorias do currículo, o exame dos diversos conceitos que cada uma delas emprega. O autor apresenta em um quadro o resumo das grandes categorias das teorias do currículo de acordo com os conceitos que elas enfatizam.

Assinale a alternativa que apresenta os conceitos defendidos pelas Teorias Críticas:
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14Q57504 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Há diferentes tipos de manifestações acerca do currículo escolar. Analise as alternativas abaixo e indique a que apresenta conceito adequado ao tipo de currículo.
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15Q57412 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

A  Constituição  Federal  e  a  Lei  de  Diretrizes  e  Bases  da  Educação Nacional oferecem subsídios para a elaboração das  normas  para  o  sistema  de  ensino  do  Distrito  Federal  expressas  na  Resolução  n.º  1/2012.  Com  base  nessa  Resolução e em suas alterações, julgue o item a seguir.

Compete  a  cada  escola  determinar  as  disciplinas  que  complementarão a parte diversificada do currículo, por  isso  podem  escolher  em  quais  anos,  ou  séries  anuais,  será ministrado o componente curricular arte.
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16Q57602 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC

Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, o(a)
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17Q57873 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, CESPE CEBRASPE

As células musculares agrupam-se em feixes para formar as massas macroscópicas que recebem o nome de músculos. Acerca do tecido muscular, julgue os itens subsequentes.

O tecido muscular liso é caracterizado por ausência de estriações e involuntariedade na movimentação; um exemplo é o músculo cardíaco.
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18Q160409 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Assistente Social, IPAJM, CESPE CEBRASPE

A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. A Lei n.º 9.394/1996 é a que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Acerca da LDB, assinale a opção correta.

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19Q220385 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogo, CEFET RJ, EXATUS

Sobre os recursos financeiros, a LDB 9394/96 determina que:

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20Q241229 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

A classificação e a reclassificação são dispositivos introduzidos na Educação Básica, pela Lei Federal nº 9.394/96, os quais refletem os princípios de flexibilidade da LDB e da autonomia das escolas. É correto afirmar, segundo a referida Lei, que

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