Início

Questões de Concursos Bases Etiológicas de condição clínica

Resolva questões de Bases Etiológicas de condição clínica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q216202 | Patologia, Bases Etiológicas de condição clínica, Médico do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma mulher de cinquenta anos de idade relatou durante
consulta médica que, há três semanas, após a separação conjugal,
vem apresentando, ao longo de quase todo o dia, humor deprimido,
perda de energia, capacidade de pensar reduzida, vontade de dormir
por várias horas (inclusive no período diurno) e sensação de culpa
excessiva pelo processo de separação. Negou ter outras doenças. O
exame clínico realizado não revelou alterações fisiológicas
relevantes.

Considerando essa situação clínica, julgue os itens que se seguem.

Fatores genéticos, distúrbios no desenvolvimento psíquico e estresses psicossociais fazem parte, de forma isolada ou em associação, da base etiológica da condição clínica apresentada pela paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1032282 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Nutricionista, SEASIC SE, FGV, 2025

Sandra Silva deu entrada na emergência com febre alta, diarreia e vômitos volumosos. Após internação, seu quadro clínico piorou, evoluindo com septicemia. Diante dos fatos, a equipe de saúde responsável pelo plantão suspeitou que a paciente poderia ter ingerido água e/ou alimentos contaminados com material fecal humano. Como resultado de extensa avaliação, foi comprovada contaminação por agente etiológico pertencente à família Enterobacteriaceae, com as seguintes características: bacilo Gram negativo, não produtor de esporos, anaeróbio facultativo, não sendo capaz de produzir gás a partir de glicose. Portanto, o diagnóstico dado à Sandra Silva foi febre tifoide. Diante do caso clínico descrito, o agente etiológico causador da doença é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1017399 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitopatologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, acerca da indução de resistência e de interações patógeno-hospedeiro.

Epigenética é definida como alterações na expressão genética que podem influenciar o fenótipo de um organismo sem causar alterações na sequência de DNA.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1041112 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), julgue o item subsecutivo.

Na elaboração de planos de cuidados de portadores de doenças crônicas que abusam da ingestão de álcool, deve-se enfatizar o uso adequado das medicações e esclarecer os reais riscos à saúde no uso do álcool e do não uso das medicações, pois muitos acreditam que, após o consumo de álcool, não se deve fazer uso delas.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1046482 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

As deficiências físicas mais comuns podem decorrer de problemas neurológicos, doenças neuromusculares, problemas ortopédicos, malformações etc.

Assinale a alternativa que apresenta apenas doenças neuromusculares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1035055 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Citopatologia, EBSERH, FGV, 2024

A endocardite marântica é também chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1065036 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2025

A ____________ é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença).

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1068717 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Especialidade Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Com relação aos pólipos intestinais, assinale a alternativa correta quanto às suas características morfológicas e mecanismos patogenéticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1033847 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

As lesões do sarcoma de Kaposi são caracterizadas pela proliferação de células fusiformes que expressam marcadores tanto de células endoteliais (vasculares ou linfáticas) quanto de células musculares lisas.

Há também uma profusão de espaços vasculares em forma de fenda, sugerindo que as lesões podem surgir de precursores mesenquimais primitivos de canais vasculares.

Nos pacientes com aids, o sarcoma de Kaposi se associa à infecção pelo(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1065109 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Leia e responda:
“_________________ é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.”
A lacuna do trecho acima deverá ser preenchida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1046222 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Entendendo a deficiência física do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE – Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para responder a questão:
Altiere Carvalho, ainda no mesmo capítulo, discorre sobre algumas deficiências, dentre elas, a ____________________, conhecida popularmente como “espinha bífida”, que se refere a uma malformação da coluna vertebral.
A alternativa que completa corretamente a lacuna é :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1041114 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), julgue o item subsecutivo.

A obesidade e o sobrepeso não podem ser relacionados às DCNTs, pois influenciam apenas no surgimento da hipertensão arterial e do diabetes.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q1046229 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (2007), de autoria de Schirmer; Browning; Bersch; Machado para responder a questão:
Bersch e Machado, autoras do capítulo I da publicação, salientam que na escola encontram-se alunos com diferentes diagnósticos.
É importante distinguir lesões neurológicas não evolutivas, como a paralisia cerebral ou _____________________, de outros quadros progressivos como ______________ ou tumores que agridem o Sistema Nervoso. No primeiros caso, as limitações do aluno tendem a ___________________ a partir da introdução de recursos e estimulações específicas. Já no segundo caso, existe o __________________ progressivo de incapacidades funcionais e os problemas de saúde associados poderão ser mais frequentes.

A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1064915 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Aparecida SP, VUNESP, 2024

Em um território de atuação de uma Equipe de Saúde da Família, observou-se grande número de casos de crianças de até 5 anos com diarreia. A possível causa do surto de diarreia, segundo levantamento realizado pelos ACSs na comunidade, está associada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1035051 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Citopatologia, EBSERH, FGV, 2024

A carcinogênese é um processo de múltiplas etapas.

Os estágios da carcinogênese na evolução dos tumores em ordem de acontecimentos são os de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1064646 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Independência CE, ICECE, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Hipertensão: um problema de saúde pública crescente no Brasil.


A pressão alta, ou hipertensão, é uma das doenças crônicas mais comuns entre os brasileiros. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 38,1 milhões de adultos no país vivem com essa condição. Os dados revelam um aumento de 2,5% no número de hipertensos desde o último levantamento, realizado em 2013. Entre os principais fatores que contribuem para esse crescimento estão o sedentarismo, o excesso de peso, a obesidade, o envelhecimento, o consumo de álcool e uma alimentação inadequada, especialmente rica em sal.


“Parte desse agravamento se deve ao consumo excessivo de sal, presente na maioria dos alimentos processados e amplamente utilizado no preparo das refeições, tanto em casa quanto em restaurantes. O consumo recomendado é de, no máximo, 5 gramas por dia, o equivalente a uma colher de sobremesa”, alerta um especialista.


Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 90% dos casos de hipertensão têm origem genética, especialmente quando há histórico familiar da doença. No entanto, fatores como tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, colesterol elevado e falta de atividade física também desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da condição. Além disso, a incidência da hipertensão é maior entre pessoas negras, diabéticos e indivíduos mais velhos.


(Adaptado de fonte disponível em: https://www.msn.com/pt-br/saude/medicina/press%C3%A3o-alta-conhe%C3%A7aos-sintomas-e-perigos-da-hipertens%C3%A3o/ar-AA1zVEOI?ocid=BingNewsVerp. Acesso em 10.02.2025)

De acordo com o texto “Hipertensão: um problema de saúde pública crescente no Brasil.”, assinale a alternativa que apresenta os principais fatores que contribuem para o aumento dos casos de hipertensão no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1041115 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), julgue o item subsecutivo.

Políticas públicas de promoção da atividade física e alimentação saudável mostram-se eficazes na prevenção das DCNTs.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q1068711 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Especialidade Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Um paciente de 45 anos, previamente hígido, desenvolve trombose venosa profunda após longa internação em UTI devido a politraumatismo. Com base nos conhecimentos sobre trombose, sua fisiopatologia e morfologia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1041113 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), julgue o item subsecutivo.

O diabetes é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e(ou) da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1068096 | Patologia, Bases Etiológicas de Condição Clínica, Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

O chumbo é um poluente encontrado em tintas residenciais, sprays, baterias e fundições. Seu uso foi proibido em 1966, no entanto, a contaminação por chumbo continua sendo um problema de saúde pública. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.