Questões de Concursos Bi Business Intelligence

Resolva questões de Bi Business Intelligence comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q1042690 | Banco de Dados, Bi Business Intelligence, Análise de Negócio de TI, DATAPREV, FGV, 2024

Uma empresa de exportações enfrenta dificuldades em acessar dados atualizados sobre suas vendas e a satisfação de seus clientes, o que dificulta a tomada de decisões estratégicas. Para solucionar esse problema, o departamento de TI decidiu implementar uma ferramenta de Business Intelligence (BI) que permita a criação de relatórios e dashboards interativos. Com essa solução, os gestores poderão visualizar gráficos atualizados, filtrar informações por período ou região e identificar rapidamente tendências e problemas.
Nesse contexto, uma das principais vantagens de utilizar dashboards que permitem a interação do usuário com os dados em ferramentas de BI é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1042691 | Banco de Dados, Bi Business Intelligence, Análise de Negócio de TI, DATAPREV, FGV, 2024

Sobre os conceitos de dados, informação, conhecimento e inteligência, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1042692 | Banco de Dados, Bi Business Intelligence, Análise de Negócio de TI, DATAPREV, FGV, 2024

Você foi contratado como analista de dados em uma empresa que está implementando um sistema de Business Intelligence (BI). Durante uma reunião com a equipe de TI, discute-se sobre a importância dos metadados no projeto.
Nesse contexto, em um sistema de BI, o principal objetivo dos metadados é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1042711 | Banco de Dados, Bi Business Intelligence, Desenvolvimento de Software, DATAPREV, FGV, 2024

Na hora de colocar um projeto de BI em prática, mapear as fontes de dados é primordial. É como preparar o terreno antes de construir: se a base não for sólida, a casa não fica em pé. É necessário garantir que as informações que vamos usar sejam úteis, relevantes e de alta qualidade. Nessa fase, seguir as boas práticas é fundamental para que os dados se encaixem nas necessidades do negócio e nos objetivos do projeto. Mas cuidado! Algumas abordagens podem acabar prejudicando tudo se não forem bem executadas.
Assinale a opção que descreve uma prática não recomendada no mapeamento de fontes de dados para um projeto de BI.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1042694 | Banco de Dados, Bi Business Intelligence, Análise de Negócio de TI, DATAPREV, FGV, 2024

Uma empresa multinacional está desenvolvendo uma plataforma avançada de Business Intelligence (BI) para integrar e analisar dados provenientes de diversas unidades de negócio ao redor do mundo. As fontes de dados incluem:

Sistemas transacionais estruturados: bancos de dados relacionais de ERP e CRM que armazenam informações sobre vendas, clientes e operações internas.

Dados semiestruturados: arquivos XML e JSON contendo registros de transações online e interações de usuários em aplicativos móveis.

Dados não estruturados: logs de servidores web, postagens em redes sociais, emails de suporte ao cliente dados de sensores IoT.

A empresa planeja implementar um Data Warehouse com um modelo multidimensional otimizado para permitir análises complexas e operações de OLAP que suportem a tomada de decisões estratégicas.
Durante o projeto, a equipe enfrenta os seguintes desafios:

Integração de dados heterogêneos: unificar dados estruturados, semiestruturados e não estruturados em um ambiente coeso.

Modelagem e otimização: desenvolver um modelo multidimensional que atenda às necessidades analíticas complexas, mantendo o desempenho. Definição de hierarquias e granularidades: estabelecer níveis adequados de detalhe para suportar operações de OLAP como drill-down e roll-up.
Com base nesse cenário, avalie as afirmativas a seguir:

I. Para mapear as fontes de dados heterogêneas, é essencial utilizar metadados padronizados que descrevam a estrutura, o significado e a qualidade dos dados, facilitando sua integração no Data Warehouse.
II. Na modelagem multidimensional, a adoção de um esquema em floco de neve (snowflake schema), com tabelas de dimensões normalizadas, melhora o desempenho das consultas OLAP em comparação com o esquema estrela (star schema).
III. As operações de OLAP permitem análises em múltiplas dimensões; por exemplo, o slice fixa um valor em uma dimensão, enquanto o dice cria um subcubo selecionando valores específicos em múltiplas dimensões.
IV. A implementação de uma política de governança de dados clara e abrangente é fundamental para garantir a qualidade, consistência, segurança e privacidade dos dados ao longo de todo o ciclo de vida do projeto de BI.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q978491 | Banco de Dados, BI Business Intelligence, Informática, MPERS, AOCP, 2025

O MPRS está implementando uma solução de Business Intelligence (BI) para aprimorar a análise de dados relativos a processos e ações judiciais, a fim de apoiar a tomada de decisões estratégicas e operacionais. O técnico de informática é responsável pela implantação e manutenção dessa solução, com o objetivo de estruturar os dados de forma eficiente e facilitar a consulta por diferentes departamentos e usuários. Como parte do projeto, foi adotada a modelagem multidimensional para organizar os dados relativos aos processos judiciais, incluindo informações sobre os tipos de ações, os advogados envolvidos, as decisões tomadas e os tempos de tramitação. As dimensões incluem “Processo” (com subcategorias como “Tipo de Ação”, “Status”, “Data de Abertura”), “Advogado” (com subcategorias como “Nome”, “OAB”, “Especialização”) e “Data” (com subcategorias como “Ano”, “Mês”, “Dia”). As medidas incluem a quantidade de processos, o tempo médio de tramitação e o número de decisões tomadas. Com a estrutura multidimensional, o MPRS poderá analisar os dados de forma eficiente, por exemplo, comparando o tempo de tramitação de processos entre diferentes tipos de ação ou avaliando a produtividade de advogados em relação aos processos que envolvem suas especializações.

Nesse caso, qual estrutura multidimensional está sendo implementada pelo MPRS para organizar e analisar os dados dos processos de acordo com o exposto?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1011409 | Banco de Dados, BI Business Intelligence, Área Produção, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere aos sistemas de apoio à decisão e ao benchmarking, julgue o próximo item.

O sistema BI permite análises de cenários, o que contribui para a tomada de decisão empresarial.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.