Questões de Concursos Biossegurança em Veterinária

Resolva questões de Biossegurança em Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

2Q899439 | Veterinária, Biossegurança em Veterinária, Veterinário, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em um frigorífico de bovinos, um médico veterinário precisa fazer a destinação sanitária de uma carcaça que foi desviada ao Departamento de Inspeção Final (DIF) por apresentar dois cistos viáveis de Cysticercus bovis no coração. Após reinspeção no DIF, foram encontrados mais 3 cistos viáveis no diafragma, 4 cistos calcificados no fígado e um cisto calcificado na musculatura do pescoço. Diante do exposto, a decisão sanitária CORRETA para a carcaça é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q979200 | Veterinária, Biossegurança em Veterinária, MédicoVeterinário Cirurgião, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A equipe cirúrgica é uma importante fonte de contaminação bacteriana durante os procedimentos. A preparação cuidadosa e adequada dos membros da equipe cirúrgica minimiza a contaminação do paciente durante a cirurgia, melhorando os índices de sucesso no pós-cirúrgico e, para tanto, é necessário que se obedeçam regras específicas de preparo da equipe. Sobre essas regras, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1003726 | Veterinária, Biossegurança em Veterinária, Médicoa Veterinário, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

As coleções zoológicas, bancos de materiais vivos ou preservados, associados aos dados biológicos e geográficos, constituem ferramentas imprescindíveis para o conhecimento da biodiversidade e são fundamentais para o desenvolvimento científico e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agricultura, meio ambiente e indústria. Tais coleções são valiosos repositórios de informações relativas ao registro da ocorrência das espécies ao longo do tempo e espaço, subsidiando pesquisas diversas nas áreas de ecologia, sistemática, filogenia e epidemiologia.

Analise as afirmativas abaixo sobre o manejo sanitário e biosseguridade em coleções zoológicas, em seguida, assinale a alternativa correta.

(I) As coleções botânicas e zoológicas possuem material orgânico conservado tanto em via seca quanto em via úmida. O material em via seca exige um local onde a temperatura, a luminosidade natural e principalmente a umidade, possam ser controladas. Todas essas variáveis, se não controladas, podem afetar a estrutura física e a coloração dos exemplares, além de fornecer condições favoráveis à proliferação de fungos e insetos-praga.
(II) Para as coleções botânicas e zoológicas em via seca, verificar se há condições na sala para a exaustão dos gases ou, havendo a necessidade, instalar equipamentos que a promovam, como capelas e exaustores.
(III) Para as coleções botânicas e zoológicas em via úmida, armazená-las de preferência em locais escuros, em que não haja iluminação natural intensa. Se não for possível, colocar o material em caixas ou armários fechados e utilizar sistemas de iluminação artificial com sensores de presença.
(IV) Realizar periodicamente a aplicação de técnicas para controle de pragas, com empresa especializada, na área da coleção e nas dependências do entorno. O processo pode ser realizado de quatro maneiras: pulverização, gás, aplicação de gel e/ou pó químico. A escolha do tipo de procedimento a ser feito depende do organismo a ser combatido e/ou do material a ser desinfetado, considerando que seu princípio ativo não seja potencialmente prejudicial aos componentes do acervo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1005316 | Veterinária, Biossegurança em Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

A anemia infecciosa equina (AIE) é uma doença viral de notificação obrigatória que compromete a saúde de equídeos e traz prejuízos econômicos, principalmente pela necessidade de isolamento ou eutanásia de animais soropositivos. É transmitida principalmente por instrumentos contaminados ou insetos hematófagos. Em uma propriedade de equinos atletas, dois animais testaram positivo no exame de Coggins, sendo isolados imediatamente. O médico veterinário reforçou medidas de biossegurança e orientou novos testes em todos os animais da fazenda. Com base nesse caso, avalie as proposições com (V) para verdadeiro e (F) para falso.

(__)A AIE é causada por um vírus da família Retroviridae e não possui cura ou vacina eficaz até o momento.
(__)A principal forma de transmissão é direta, por contato entre animais sadios e doentes.
(__)O exame de Coggins (imunodifusão em gel de ágar) é o teste padrão para diagnóstico sorológico da doença.
(__)Animais positivos para AIE devem ser eutanasiados obrigatoriamente em todo o território nacional.

Agora, selecione a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1017316 | Veterinária, Biossegurança em Veterinária, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Sanidade Aquícola, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das ações de biosseguridade em sistemas de produção de moluscos bivalves, julgue o item a seguir.

A introdução de ostras adultas Crassostrea gigas e Crassostrea gasar infectadas por Vibrio spp. em laboratórios de produção de sementes não representa risco significativo, pois os víbrios são de baixa prevalência e não estão associados à mortalidade expressiva de ostras adultas no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.