Questões de Concurso Bovinos e Pequenos Ruminantes

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q881017 | Veterinária, Bovinos e Pequenos Ruminantes, Fiscal de Obras, Postura e Urbanismo, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

A venda de produtos comestíveis de origem animal, não industrializados, só poderá ser feita através de estabelecimentos comerciais regularmente autorizados pelos órgãos competentes de saúde pública. Além das exigências que lhe forem aplicáveis relativas a todo estabelecimento comercial, os açougues e casas de carne deverão atender aos seguintes requisitos, assinale a alternativa INCORRETA:

2 Q909013 | Veterinária, Bovinos e Pequenos Ruminantes, Médico Veterinário, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Scrapie ou paraplexia enzoótica dos ovinos é uma doença neurodegenerativa identificada como sendo uma encefalopatia espongiforme de origem priônica. Assinale a alternativa em que consta os principais sinais clínicos apresentados pelos animais afetados por essa doença.

3 Q880906 | Veterinária, Bovinos e Pequenos Ruminantes, Técnico de Laboratório/ Área: Alimentos, UFMT, UFMT, 2024

Sobre as análises realizadas no leite, assinale a afirmativa INCORRETA.

4 Q899441 | Veterinária, Bovinos e Pequenos Ruminantes, Veterinário, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Uma fêmea bovina, com idade de 36 meses, vacinada contra brucelose com a vacina amostra B19 aos 7 meses de idade, se submetida ao diagnóstico indireto de brucelose, o resultado será considerado inconclusivo quando:

5 Q909009 | Veterinária, Bovinos e Pequenos Ruminantes, Médico Veterinário, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Animais da raça Hereford são citados na literatura como a raça de bovinos frequentemente afetada por uma infecção ocular de origem bacteriana que inicia com lacrimejamento, fotofobia, edema palpebral e opacidade da córnea, podendo evoluir para úlcera e, nos casos mais graves, cegueira irreversível. Os sinais clínicos citados acima são compatíveis com a doença em bovinos conhecida como:

6 Q911624 | Veterinária, Bovinos e Pequenos Ruminantes, Médico Veterinário, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre o Exame Andrológico, assinale (V) para a(s) alternativa(s) VERDADEIRAS(S) e (F) para a(s) FALSA(S):

( ) O exame clínico deve ser iniciado pela anamnese, que envolve a obtenção de informações a respeito do animal, a razão pela qual este está sendo examinado e os dados relacionados ao rebanho.

( ) Através deste exame podem ser detectadas alterações do desenvolvimento do sistemagenital, alterações regressivas, progressivas e inflamatórias nos diversos órgãos, bem como distúrbios na libido e na habilidade de cópula.

( ) As informações do período precedente ao exame são importantes, pois, a produção espermática é um processo contínuo e abrange cerca de 5 dias desde o início da espermatogênese até a ejaculação.

( ) No exame clínico geral, o animal deverá ser avaliado quanto à normalidade dos diversos sistemas (respiratório, circulatório, nervoso, digestivo e locomotor).

( ) O sistema locomotor merece atenção especial, devido sua importância tanto para caminhar em busca de alimento e para procurar por fêmeas em estro, como para efetuar a cópula.


A sequência CORRETA é:

7 Q1005322 | Veterinária, Bovinos e Pequenos Ruminantes, Médico Veterinário, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

A clínica médico-cirúrgica veterinária abrange uma série de procedimentos diagnósticos e terapêuticos essenciais para o manejo adequado das doenças que acometem animais domésticos. Em uma propriedade leiteira no interior de São Paulo, uma vaca de alta produção apresentou distensão abdominal acentuada e sinais de desconforto respiratório após o fornecimento excessivo de ração concentrada. Ao exame clínico, o veterinário identificou ruídos de percussão timpânica, aumento acentuado do volume do flanco esquerdo e sinais de dificuldade respiratória evidente, sugerindo um quadro clássico de timpanismo gasoso agudo. Diante desse contexto clínico, qual procedimento emergencial é mais indicado para o tratamento imediato do quadro descrito?

8 Q992860 | Veterinária, Bovinos e Pequenos Ruminantes, Médico Veterinário, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre as adaptações fisiológicas dos ruminantes, marque a alternativa CORRETA.

9 Q1001388 | Veterinária, Bovinos e Pequenos Ruminantes, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

A Tristeza Parasitária Bovina é considerada uma doença de grande importância na pecuária brasileira, causada por agentes etiológicos que ocorrem simultaneamente: Anaplasma marginale, Babesia bovis e B. bigemina. As espécies de Babesia são protozoários do grupo dos Apicomplexa, que possuem mecanismos de penetração no interior de alguns tipos celulares do hospedeiro.
Acerca do seu ciclo biológico e mecanismo de patogenicidade, assinale a opção que indica aspectos das formas evolutivas e seus papéis na transmissão ou patogenia da doença.

10 Q1001410 | Veterinária, Bovinos e Pequenos Ruminantes, Medicina Veterinária, EBSERH, FGV, 2024

Você foi chamado para atender a um animal bovino, fêmea SRD, com 25 meses de idade, apresentando leve dispneia e discreta taquicardia, desconforto abdominal, atonia ruminal e timpanismo.
Na anamnese constatou dieta rica em grãos recém introduzida. Assinale a opção que relata a conduta indicada nesse caso.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.