Questões de Concursos Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831

Resolva questões de Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q679017 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Na Assembleia Constituinte de 1823 um grande debate envolveu a questão sobre quem faria parte da comunidade nacional. A Constituição outorgada em 1824 estabeleceu que essa seria composta por cidadãos brasileiros, ficando excluídos da condição de eleitores e candidatos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q936825 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

TEXTO I

A primeira grande lei educacional do Brasil, de 1827, determinava que, nas "escolas de primeiras letras" do Império, meninos e meninas estudassem separados e tivessem currículos diferentes. No Senado, o Visconde de Cyru foi um dos defensores de que o currículo de matemática das garotas fosse o mais enxuto possível. Nas palavras dele, o "belo sexo! não tinha capacidade intelectual para ir muito longe: - Sobre as contas, são bastantes [para as meninas] as quatro espécies, que não estão do seu alcance e lhes podem ser de constante uso na vida.

TEXTO II

No Senado, o único a defender publicamente que as meninas tivessem, em matemática, um currículo idêntico aos dos meninos foi o Marquês de Santo Amaro (RJ). Ele perguntou: - Não me parece conforme, às luzes do tempo em que vivemos, deixamos de facilitar às brasileiras a aquisição desse conhecimentos [mais aprofundados de matemática]. A oposição que se manifesta não pode nascer senão do arraigado e péssimo costume em que estavam os antigos, os quais nem queriam que sua filhas aprendessem a ler.

WESTIN,R. Senado Notícias. Disponível em: www.12.senado.leg.br.

Acesso em: 20 out. 2021 (adaptado).

Os discursos expressam pontos de vistas divergentes respectivamente pela oposição entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q680897 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Primeiro Dia, FGV, FGV, 2020

A Constituição de 1824 não tinha nada de parlamentarista. De acordo com seus dispositivos, o Poder Executivo era chefiado pelo imperador e exercido por ministros de Estado livremente nomeados por ele. A prática parlamentarista foi se desenhando a partir de 1847. Naquele ano, um decreto criou o cargo de presidente do Conselho de Ministros, indicado pelo imperador. Essa personagem política passou a formar o ministério cujo conjunto constituía o Conselho de Ministros, ou gabinete, encarregado do Poder Executivo. Para manter-se no governo, o gabinete devia merecer a confiança, tanto da Câmara como do imperador.
(Boris Fausto. História do Brasil, 2012. Adaptado.)
O sistema de governo do Segundo Reinado brasileiro era entendido e propagado, no seu período de vigência, como parlamentarista. Esse sistema funcionou, de 1847 a 1889, com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q946264 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Primeiro Dia, UFVMG, INEP, 2018

Neste trecho, o poeta português Luís de Camões faz uma equivalência entre as incursões navais e conquistas territoriais dos gregos e romanos àquelas realizadas pelos portugueses.
Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandro e de Trajano A fama das vitórias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Netuno e Marte obedeceram. Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta.
Fonte: CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980. Canto I.
Esse tipo de comparação estava em consonância com grande parte da literatura produzida no período renascentista, quando a intelectualidade europeia tinha como modelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q950507 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

Objeto de estudo da nova historiografia, a “(...) história da vida cotidiana e privada é a história de pequenos prazeres, dos detalhes quase invisíveis, dos dramas do banal, do insignificante, das coisas deixadas ‘de lado’.”
DEL PRIORI, Mary. História do cotidiano e da vida privada. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
Esse fragmento de texto aborda a inovação do conhecimento histórico a partir da segunda metade do século XX, conhecida como Nova História. Desde então, novos sujeitos tornaram-se objetos da pesquisa histórica, observando-se o seu protagonismo em diferentes esferas sociais.
Com base nessa informação, é INCORRETO afirmar que compuseram o novo grupo de indivíduos estudados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q680075 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Técnico Subsequente, IFPE, IF PE, 2019

A Confederação do Equador de 1824 é um marco na luta social contra o absolutismo monárquico. Amplas camadas da população local participaram do conflito. Comerciantes, padres, militares, negros e pardos, e até senhores de engenho se envolveram no conflito que opôs setores da população pernambucana à Monarquia de D. Pedro I. Sobre os pensamentos que fundamentaram a luta dos revoltosos, é CORRETO afirmar que foram ideias
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q938434 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, PPL, ENEM, INEP

É hoje a nossa festa nacional. O Brasil inteiro, da capital do Império a mais remota e insignificante de suas aldeolas, congrega-se unânime para comemorar o dia que o tirou dentre as nações dependentes para colocá-lo entre as nações soberanas, e entregou-lhe os seus destinos, que até então haviam ficado a cargo de um povo estranho.

Gazeta de Notícias, 7 set. 1883.

As festividades em torno da Independência do Brasil marcam o nosso calendário desde os anos imediatamente posteriores ao 7 de setembro de 1822. Essa comemoração está diretamente relacionada com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q935902 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

Art. 90. As nomeações dos deputados e senadores para a Assembleia Geral, e dos membros dos Conselhos Gerais das províncias, serão feitas por eleições, elegendo a massa dos cidadãos ativos em assembleias paroquiais, os eleitores de província, e estes, os representantes da nação e província.

Art. 92. São excluídos de votar nas assembleias paroquiais:

I. Os menores de vinte e cinco anos, nos quais se não compreendem os casados, os oficiais militares, que forem maiores de vinte e um anos, os bacharéis formados e os clérigos de ordens sacras.

II. Os filhos de famílias, que estiverem na companhia de seus pais, salvo se servirem a ofícios públicos.

III. Os criados de servir, em cuja classe não entram os guarda-livros, e primeiros caixeiros das casas de comércio, os criados da Casa Imperial, que não forem de galão branco, e os administradores das fazendas rurais e fábricas.

IV. Os religiosos e quaisquer que vivam em comunidade claustral.

V. Os que não tiverem de renda líquida anual cem mil réis por bens de raiz, indústria, comércio, ou emprego.

BRASIL. Constituição de 1824. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 4 abr. 2015 (adaptado).

De acordo com os artigos do dispositivo legal apresentado, o sistema eleitoral instituído no início do Império é marcado pelo(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q948563 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“As transformações da economia mundial não pararam com o rompimento do sistema colonial. Na segunda metade do século XIX, a economia capitalista entrou num período de grande crescimento, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Esse crescimento refletiuse na ampliação do comércio mundial e no enorme acúmulo de capitais entre os empresários das grandes potências. Calcula-se que 80% do capital mundial concentrou-se em nações ricas, como Inglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos.” (COTRIM, Gilberto. História do Brasil e Geral. 3° Ed. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 300.)

Com base no texto e nos conhecimentos referentes à Revolução Industrial, é correto afirmar que os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q949808 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

As duas classes fundamentais da sociedade capitalista definiram-se a partir da Revolução Industrial inglesa do final do século XVIII.

Foram elas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q946283 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

“Nas ruas de S. Petersburgo: Cossacos e mais forças do Czar matando e chicoteando homens, mulheres e crianças. Indignado, no auge do desespero, o povo gritava para os soldados: — Covardes! Eis a primeira victoria dos Grãos-Duques!” O “Domingo Sangrento”, ocorrido em 1905, foi um evento no qual tropas imperiais reprimiram violentamente a população russa durante uma manifestação em prol da convocação de uma Assembleia Constituinte e implantação de melhores condições de trabalho. Tal acontecimento pode ser considerado um dos antecedentes que culminou na Revolução Russa, em 1917. Sobre esse episódio, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q936027 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, PPL, ENEM, INEP, 2019

Uns viam na abdicação uma verdadeira revolução, sonhando com um governo de conteúdo republicano; outros exigiam o respeito à Constituição, esperando alcançar, assim, a consolidação da Monarquia. Para alguns, somente uma Monarquia centralizada seria capaz de preservar a integridade territorial do Brasil; outros permaneciam ardorosos defensores de uma organização federativa, à semelhança da jovem República norte-americana. Havia aqueles que imaginavam que somente um Poder Executivo forte seria capaz de garantir e preservar a ordem vigente; assim como havia os que eram favoráveis à atribuição de amplas prerrogativas à Câmara dos Deputados, por entenderem que somente ali estariam representados os interesses das diversas províncias e regiões do Império. MATTOS, I. R.; GONÇALVES, M. A. O Império da boa sociedade: a consolidação do Estado imperial brasileiro. São Paulo: Atual, 1991 (adaptado).
O cenário descrito revela a seguinte característica política do período regencial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q894864 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

A Revolução Farroupilha foi mobilizada pelos grandes proprietários de terra, insatisfeitos com os altos impostos cobrados pelo governo imperial sobre seus produtos. Esta Revolução ocorreu no estado brasileiro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q910157 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Professor de Educação Física, Prefeitura de Mucajaí RR, NTCS, 2024

A Independência do Brasil foi um processo histórico de separação entre o Reino do Brasil e Portugal. Um fato importante aconteceu no dia 9 janeiro de 1822. Data em que D. Pedro I decidiu permanecer no Brasil. Decisão essa que foi tomada durante uma audiência do Senado com a célebre frase: “Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que fico!”. Esse dia ficou conhecido na história como?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q950098 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

Atente para os excertos apresentados a seguir.

“(...) No Brasil atual, ainda se acredita que os amuletos estão associados a cultos afro-brasileiros, o que nem sempre é verdadeiro. Um caso clássico é o da figa. Vinculada a um passado escravista e, por isso, a uma origem africana, é um amuleto antiquíssimo, provavelmente da Europa mediterrânica, e que não teve só a função que hoje se conhece, de trazer sorte e proteger o usuário:(...) E mesmo vindo do Mediterrâneo, foi perfeitamente incorporado aos amuletos afro-brasileiros, evidenciando assim uma mistura de culturas”.

PAIVA, Eduardo França. Pequenos objetos, grandes

encantos. In: Revista Nossa História. Rio de Janeiro:

Biblioteca Nacional, ano 1, nº 10, agosto 2004. p.58-59


“(...) A abundância diversificada e o recrudescimento do devocionário privado no Brasil antigo explicam-se, antes de mais nada, pela multiplicidade dos estoques culturais presentes desde os primórdios da conquista e ocupação do novo mundo, onde centenas de etnias indígenas e africanas prestavam culto a panteões os mais diversos. Por se tratar de crenças e rituais condenados pelos donos do poder espiritual, tiveram de ocultar-se no recôndito das matas ou no secreto das casas”.

MOTT, Luiz. Cotidiano e vivência religiosa: entre a capela e

o calundu. in: História da vida privada no Brasil: Cotidiano

e vida privada na América portuguesa. São Paulo:

Companhia das Letras,1997, p.220.


A partir dos excertos acima, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q908583 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

“Com a ruptura política do Brasil em relação à metrópole portuguesa, em 1822, sua fonte original de legitimação para os antigos domínios lusitanos na América foi de uma só vez suprimida. A partir daquele momento, até meados do século XIX, o Brasil viveu um período de real perigo de fragmentação territorial uma vez que o centralismo político-administrativo impingido pela corte portuguesa não mais existia, sendo substituído por uma Coroa ainda ligada à antiga casa lusitana, mas em meio à função de governar um país de dimensões continentais, e formado por realidades políticas, sociais e geográficas, que careciam da noção de partilhar um destino comum.”

(BARBATO. Luis Fernando Tosta. A construção da identidade nacional brasileira: necessidade e contexto. In: Revista Eletrônica História em Reflexão, Vol. 8, n. 15, UFGD, Dourados, jan/jun -2014, p. 1-2)

Os intelectuais brasileiros do período pós-independência estavam envolvidos em diversas discussões e esforços para definir o que significava ser brasileiro. Qual foi o papel desses intelectuais no processo de construção da identidade nacional brasileira logo após a independência?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q881797 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Sanclerlândia, MPEGO, MPE GO, 2024

Assinale a alternativa correta a respeito da Constituição de 1824:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q937113 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

Apesar de derrotado na Batalha do Jenipapo, o exército de sertanejos libertou três províncias nordestinas. Esse confronto foi dos mais violentos, embora tenha ocorrido em um único dia — 13 de março de 1823. A batalha foi o resultado de embates entre o poder português e a população sertaneja piauiense, cearense e maranhense de todas as classes sociais, que formaram uma multidão de voluntários armados de instrumentos como facões, enxadas, foices, machados.
DIAS, C. M. M. Entre foices e facões. Revista de História, n. 70, jul. 2011 (adaptado).

No processo de construção do Estado nacional, esse conflito oferece um contraponto à narrativa focada em D. Pedro ao evidenciar o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q943859 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS, 2018

Assim como no presente, no Brasil Imperial dois temas suscitaram muita discussão política: a Legislação Eleitoral e o sistema de votação.

Sobre esses temas, é correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q937313 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Art. 92. São excluídos de votar nas Assembleias Paroquiais:

I. Os menores de vinte e cinco anos, nos quais não se compreendam os casados, e Oficiais Militares, que forem maiores de vinte e um anos, os Bacharéis Formados e Clérigos de Ordens Sacras.

IV. Os Religiosos, e quaisquer que vivam em Comunidade claustral.

V. Os que não tiverem de renda líquida anual cem mil réis por bens de raiz, indústria, comércio ou empregos.
Constituição Política do Império do Brasil (1824).
Disponível em: https://legislação.planalto.gov.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).

A legislação espelha os conflitos políticos e sociais do contexto histórico de sua formulação. A Constituição de 1824 regulamentou o direito de voto dos “cidadãos brasileiros” com o objetivo de garantir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.