Questões de Concursos Características Oceânicas

Resolva questões de Características Oceânicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1030117 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

A Espiral de Ekman é um conceito fundamental na oceanografia física que foi desenvolvido por Vagn Walfrid Ekman, oceanógrafo sueco. Essa teoria descreve o comportamento das correntes oceânicas devido à rotação da Terra, assim como em resposta aos ventos.
Em relação ao funcionamento, às aplicações e às limitações desse conceito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1030111 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

“Era manhã do dia 26 de dezembro de 2004, e o mundo se preparava para mais uma virada de ano, quando a terra tremeu de forma violenta debaixo do Oceano Índico, 160 quilômetros a oeste da ilha de Sumatra, na Indonésia, no Sudeste Asiático. Uma extensão de 1.200 quilômetros da placa tectônica indo-australiana avançou sob a placa Eurásia, causando uma elevação de algo em torno de 20 metros do fundo do mar. O deslocamento gerou um terremoto de 9,1 graus de magnitude, que movimentou bilhões de toneladas de água e desencadeou uma série de ondas na superfície.”
(Fonte: https://oglobo.globo.com/blogs/blog-do-acervo/post/ 2024/02/tsunami-de-2004-a-tragedia-que-deixou-mais-de-227- mil-mortos-na-asia.ghtml)
As ondas viajavam em uma região com uma coluna d’água de aproximadamente 6.250 m. Nessas condições, os oceanógrafos da região precisavam calcular a velocidade do tsunami para informar o tempo aproximado de chegada na zona costeira.
Eles descobriram que a grande onda viajava a uma velocidade de, aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1030116 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

A ressurgência é um fenômeno oceanográfico que consiste no afloramento de águas de grandes profundidades, frias e ricas em nutrientes para as camadas superficiais do oceano.
A respeito desse assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. As correntes Sul Equatoriais do Atlântico e Pacífico atravessam a Linha do Equador. Embora o efeito de Coriolis seja fraco nessa região, o movimento das correntes em ambos os lados do equador é defletido levemente em direção ao polo e as águas superficiais são substituídas pelas águas mais profundas.

II. A ressurgência equatorial ocorre nas correntes superficiais equatoriais com fluxo para oeste.

III. O atrito do vento que sopra ao longo da superfície do oceano faz com que a água comece a se mover, o efeito de Coriolis deflete a água para a direita, no Hemisfério Norte, e o transporte de Ekman resultante move a água em direção ao largo.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1030115 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

As correntes de contorno possuem características distintas. Especialmente, as correntes que constituem giros geostróficos possuem características diversas em razão dos diferentes fatores que as forçam e as moldam.
A respeito desse assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. As correntes geostróficas podem ser classificadas por sua posição no giro como correntes de contorno oeste, de contorno leste ou transversais.

II. As correntes geostróficas mais rápidas e mais profundas são encontradas na borda leste das bacias oceânicas. Essas correntes estreitas, rápidas e profundas transportam águas quentes em direção aos polos, em cada giro.

III. A Corrente do Golfo, que é a maior das correntes de contorno ocidental, flui no Giro do Atlântico Norte, chegando a transportar cerca de 55 Sv (Sverdrup).

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1028294 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

As correntes de superfície nos oceanos afetam a camada mais superficial, cerca de 10% do seu volume. Porém, existem também correntes horizontais e verticais em grandes profundidades. A circulação de água em grandes profundidades é lenta e impulsionada por diferenças de densidade no lugar da energia eólica.
A respeito desse assunto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1030113 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

O comportamento das ondas é influenciado pela profundidade da coluna d’água. A maioria das características das ondas oceânicas depende da relação entre seu comprimento da onda (L) e a profundidade (H). O comprimento da onda determina o tamanho das órbitas de moléculas de água em uma onda, assim como a profundidade do movimento orbital (d). A profundidade da coluna d’água determina o formato das órbitas.
Sendo assim, ondas em colunas d’água profundas terão a seguinte relação para determinar o movimento orbital perceptível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.