Questões de Concursos Cartografia

Resolva questões de Cartografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q249101 | Geografia, Cartografia, Técnico de Laboratório Geografia, UFF, UFF

Sobre o croqui é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q482056 | Geografia, Cartografia, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Num mapa político, de escala 1: 1000.000, foram realizadas três medições, a saber: AB= 7,3cm; BC = 8,2cm e CD= 9cm. Quais as distâncias correspondentes, respectivamente, no terreno?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q248590 | Geografia, Cartografia, Técnico de Laboratório Geografia, UFF, UFF

Um mapa feito em escala numérica vai nos fornecer os dados de redução da área representada, a partir da seguinte unidade de medida:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q481880 | Geografia, Cartografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Segundo Oliveira (1988), a cartografia não é uma ciência nem uma arte, mas é, sem dúvida alguma, um método científico que se destina a expressar fatos e fenômenos observados na superfície da Terra, e, por extensão, na de outros astros, por meio de simbologia própria. A respeito de cartografia básica e escala cartográfica, julgue os itens a seguir. Se uma ponte está representada por 5 mm em uma carta topográfica na escala de 1:100.000, no terreno, essa ponte tem 250 m.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q481731 | Geografia, Cartografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Em um desafio de verificação de conhecimento sobre cartografia feito a uma turma, um professor propõe um exercício para que os alunos determinem a escala do mapa para tanto, o professor apaga a escala do mapa e fornece apenas as seguintes informações à turma:

1ª - distância em linha reta entre duas cidades no mapa: 13 centímetros.

2ª - distância real em linha reta entre estas duas cidades: 65 quilômetros.

Acertará o desafio o aluno que afirmar que a escala do mapa é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q265766 | Geografia, Cartografia, Vestibular, UFPR, UFPR

Um site da internet que trata de atualidades divulgou que a Câmara Federal, no mês de julho de 2011, aprovou um projeto de lei pelo qual o estado do Acre, localizado no norte do Brasil, passaria a ter menos 5 horas em relação a Greenwich e, portanto, menos duas horas em relação ao horário de Brasília, capital federal. Sobre essa notícia e a divisão dos fusos horários, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q482841 | Geografia, Cartografia, Especialista em Geoprocessamento, Agência Nacional de Águas, ESAF

Na representação de dados em Sensoriamento Remoto e Cartografia, é frequente o uso de cores. Sobre a teoria de cores, assinalale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q248689 | Geografia, Cartografia, Técnico de Laboratório Geografia, UFF, UFF

Utilizando a rosa dos ventos, uma pessoa descobriu que a cidade X está localizada à NE da cidade Y. Isso significa que, em relação à cidade Y, a cidade X está localizada a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q248772 | Geografia, Cartografia, Técnico de Laboratório Geografia, UFF, UFF

Para facilitar a representação cartográfica, foi criado um sistema de símbolos conhecidos como convenções cartográficas. A Escala das Cores Hipsométricas e Tonalidades Batimétricas, que representa as elevações, é uma delas. Ao usar essa convenção cartográfica, para representar espaços acima do nível do mar, utilizam-se os tons de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q480880 | Geografia, Cartografia, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

No mapa de Pernambuco, a distância entre o Recife e o município de Garanhuns é de 22,5cm com uma escala de 1: 2.000.000. Qual a distância real entre as duas cidades?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q248876 | Geografia, Cartografia, Técnico de Laboratório Geografia, UFF, UFF

Sobre o GPS (Sistema Global de Posição), pode-se afirmar que:

I permite a determinação exata da posição na superfície terrestre, informando, latitude, longitude e altitude;
II facilita o trabalho de empresas e o deslocamento de pessoas em diversos setores de atividades;
III tem enorme potencial estratégico-militar e poucas utilidades civis;
IV trata-se de um aparelho receptor de sinais de satélites artificiais que giram em torno da Terra em órbitas geoestacionárias.

A análise das afirmativas permite concluir que estão corretas apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q32677 | Geografia, Cartografia, Geografia, DER CE, UECE CEV

Se a distância entre dois pontos em um mapa com escala de 1:200 000 é de 18,6 cm, a distância real entre esses pontos é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q482726 | Geografia, Cartografia, Especialista em Geoprocessamento, Agência Nacional de Águas, ESAF

Projetos cartográficos envolvem armazenamento de dados, edição de dados, editoração cartográfica e confecção de layouts, entre outras atividades. Indique a opção correta em relação a esse assunto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q485165 | Geografia, Cartografia, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

A Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (CIM) foi criada com o intuito de padronizar a cartografia internacional. Cada carta possui 4º de latitude por 6º de longitude e pode ser desdobrada em outras cartas com escalas maiores. Um exemplo de nomenclatura de uma carta ao milionésimo é SB.22. Com relação à padronização da CIM, julgue os itens que se seguem.

No exemplo de carta ao milionésimo, a mudança na codificação para SB.22-X-B-II-3 é utilizada para indicar cartas na escala de 1:50.000.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q849307 | Geografia, Cartografia, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Professor de Geografia, GUALIMP, 2020

Segundo a BNCC, no ensino de geografia para o Ensino Fundamental, o trabalho com mapas deve servir de suporte para o repertório que faz parte do raciocínio geográfico, fugindo do ensino do mapa pelo mapa, como fim em si mesmo. Desse modo, o trabalho com mapas deve ser norteado de modo que os alunos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q483164 | Geografia, Cartografia, Analista de Geoprocessamento, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais MG, FUNDEP UFMG, 2018

Analise as seguintes afirmativas sobre variáveis visuais utilizadas na cartografia temática e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Tamanho, Valor, Cor, Forma são variáveis visuais da cartografia temática.

( ) A variável visual Tamanho é empregada para representar e ilustrar dados quantitativos.

( ) As variáveis visuais Forma e Orientação são utilizadas para ilustrar dados qualitativos.

( ) Qualquer variável visual pode ser utilizada tanto para dados qualitativos como para dados quantitativos.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q484875 | Geografia, Cartografia, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

A distância entre dois pontos em um mapa mede 10 milímetros. Utilizando a escala desse mapa, encontramos a distância real de 1 km. A escala desse mapa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q249090 | Geografia, Cartografia, Técnico de Laboratório Geografia, UFF, UFF

Uma pessoa tem a intenção de procurar uma rua do bairro de Icaraí. Sua opção será consultar uma planta de Niterói numa escala de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q848148 | Geografia, Cartografia, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Geografia, CPCON, 2020

“Como a intensidade de g é maior nos polos do que no equador, a Terra não possui uma forma totalmente esférica, sendo que seu raio equatorial (6.378km) é ligeiramente maior do que o raio polar (6.357km)”. Fonte: TEXEIRA, W; TOLEDO, M. C. de; FAIRCHILD, T. R; TAIOLI, F. (org). Decifrando a Terra (2008) Ed. Nacional. São Paulo.
Considerando o que informa a citação, a Terra tem forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q485050 | Geografia, Cartografia, Assistente Técnico de Defensoria, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

Ao comprar um lote, o interessado observou pela planta do condomínio que esse lote apresentava as seguintes medidas: 3 cm (frente) por 6 cm (lateral). A área informada era de 450 m2. Considerando as medidas observadas, a escala da planta do loteamento é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.