Início

Questões de Concursos Cau

Resolva questões de Cau comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1036786 | Arquitetura, Cau, Urbanismo Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Dentre as normativas que regulamentam a profissão de arquiteto e urbanista, há aquelas que se dedicam a estabelecer as condições para a elaboração de projetos de arquitetura para a construção de edificações e é aplicável a todas as classes (ou categorias) tipológicas funcionais e formais das edificações (ou de quaisquer ambientes construídos ou artificiais), bem como aos serviços técnicos de obras, conforme as classes (ou categorias) de intervenções correntes para edificações novas e edificações existentes.

Segundo essas normativas, na fase do “Programa de Necessidades de Arquitetura”, deverão ser produzidas as seguintes informações técnicas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1036789 | Arquitetura, Cau, Urbanismo Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR), que regulamenta a profissão de arquiteto e urbanista no Brasil, segundo a Resolução aprovada em 2013, estabelece obrigações desse profissional perante o interesse público e perante a profissão, seu contratante e seus colegas.

Considerando-se essas obrigações previstas em lei e tendo em vista a elaboração de propostas para os serviços a serem contratados, o arquiteto e urbanista deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1012541 | Arquitetura, Cau, Arquiteto e Urbanista, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do desenho técnico assistido por computador e documentação, julgue o próximo item.

A elaboração do memorial descritivo é de reponsabilidade de arquitetos e engenheiros devidamente registrados em seus respectivos conselhos.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1062828 | Arquitetura, Cau, Arquitetura, TJ MS, FGV, 2024

Durante a elaboração de um contrato, o arquiteto apresentou as regras referentes às obrigações para com o contratante, de acordo com o Código de Ética e Disciplina para Arquitetos e Urbanistas instituído pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Uma regra apresentada foi a de que o arquiteto e urbanista deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1020473 | Arquitetura, Cau, Arquiteto, EBSERH, IBFC, 2020

O Código de Ética e Disciplina para Arquitetos e Urbanistas trata no capítulo IV da aplicação de sanções ético-disciplinares, onde considera como circunstâncias agravantes, além das decorrentes de inobservância das recomendações do referido código de ética. Analise as afirmativas abaixo.

I. Imprudência; negligência e imperícia.

II. Erro técnico, uso de má-fé; danos temporários à integridade física e causa mortis.

III. Dano material reversível; dano material irreversível; dano reversível ao meio ambiente natural e construído e dano irreversível ao meio ambiente natural e construído.

Assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1074683 | Arquitetura, Cau, Arquitetura, INSS, FUNRIO

Na legislação brasileira as seguintes leis são de interesse dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo:

I – Lei 12.378 de 2010. Regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo; cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos estados e do distrito federal, e dá outras providências.
II – Lei 11.888 de 2008. Assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social e altera a Lei 11.124, de 16 de junho de 2005.
III – Lei 6.766 de 1979. Dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências.

Quais dessas leis não estão descritas corretamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1083105 | Arquitetura, Cau, Arquiteto e Urbanista, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

Um arquiteto e urbanista, ao divulgar seus serviços profissionais, utiliza em seu portfólio imagens de um projeto no qual teve apenas uma participação secundária, sem dar o devido crédito ao autor principal e aos demais coautores da obra. Conforme o Código de Ética e Disciplina do CAU/BR, essa conduta fere uma obrigação fundamental do profissional para com os colegas. Assinale a alternativa que descreve corretamente a regra infringida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1082908 | Arquitetura, Cau, Arquiteto, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Durante uma obra, ao projetar e coordenar a execução de um edifício residencial de alto padrão, um arquiteto optou por subcontratar a fiscalização da etapa de fundações para um engenheiro civil, mantendo para si a responsabilidade pelo projeto arquitetônico e pela coordenação geral. Dois anos após a conclusão da obra, surgiram trincas nas paredes devido a recalques diferenciais nas fundações. Os proprietários acionaram judicialmente o arquiteto. Com base na Lei nº 12.378/2010 e na Resolução CAU nº 21/2012, analise as assertivas a seguir e marque a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1082909 | Arquitetura, Cau, Arquiteto, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Na fase de Estudo Preliminar, ao desenvolver um projeto de um centro cultural em um terreno de dimensões irregulares, com presença de árvores nativas protegidas por lei municipal, o arquiteto identificou que a topografia acentuada e a preservação das árvores impõem restrições significativas à implantação da edificação. O cliente, ansioso para iniciar a obra, solicitou que o projeto fosse direto para a etapa de Anteprojeto, pulando a fase de Estudo Preliminar. Com base nas melhores práticas da metodologia de projeto e na Resolução CAU nº 21/2012, analise as assertivas a seguir e marque a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1083109 | Arquitetura, Cau, Arquiteto e Urbanista, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

A Lei nº 12.378/2010 define as atividades e atribuições privativas de arquitetos e urbanistas. Considerando o disposto nesta lei, analise as afirmativas a seguir.

I.São atribuições privativas de arquitetos e urbanistas o projeto arquitetônico de edificação ou de monumento, o projeto de instalações e equipamentos referentes à arquitetura e o projeto de loteamento.

II.A coordenação e compatibilização de projetos complementares, a direção de obra e o desempenho de cargo ou função técnica em entidades públicas ou privadas que envolvam atividades de arquitetura são também consideradas atribuições privativas.

III.A elaboração de projeto de fundações e de estruturas é uma atividade privativa de arquitetos e urbanistas, desde que o projeto arquitetônico seja de sua autoria.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1086046 | Arquitetura, Cau, Arquiteto, SAP SP, VUNESP

Segundo a Lei n.º 12.378, de 31.12.2010, que regulamenta o exercício da profissão de arquiteto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.