Questões de Concursos CID10 e DSM

Resolva questões de CID10 e DSM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q985388 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Parafilia é qualquer interesse sexual intenso e persistente que não envolva estímulo genital ou carícias preliminares com parceiros humanos consentidos, fisicamente maduros e de aparência comum. Um transtorno parafílico é uma parafilia que está causando sofrimento ou comprometimento ao indivíduo ou envolve risco ou danos a outras pessoas. Entre as alternativas abaixo, assinalar a que apresenta um exemplo do transtorno citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1010115 | Psicologia, CID10 e DSM, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos transtornos dissociativos com sintomas neurológicos, dos transtornos factícios e dos transtornos de somatização, julgue o item a seguir.

Em pacientes com transtorno factício, percebe-se a consistência dos relatos e sintomas ao longo de várias avaliações, sem variações ou contradições que possam sugerir fabricação consciente dos sintomas.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q984814 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

De acordo com a teoria de Fromm, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Identificou cinco tipos de caráter social: explorador, manipulador, alternativo, comerciante e produtivo.
( ) Descreveu cinco necessidades específicas nas condições de existência humana, e uma delas é a necessidade de compaixão.
( ) Afirmava que nenhuma sociedade, de todas que foram criadas até hoje, atende às necessidades básicas da existência humana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q882191 | Psicologia, CID10 e DSM, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O distúrbio de aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de desordens, manifestadas por dificuldades na aquisição e no uso da audição, fala, escrita e raciocínio matemático. Relacione adequadamente os conceitos às suas respectivas características.


1. Dislexia.


2. Discalculia.


3. Disgrafia.


4. Deficit de atenção.


( ) Dificuldade para nomear e compreender quantidades matemáticas, números, símbolos, que são apresentados à criança, verbalmente ou por escrito.


( ) Transtorno de aprendizagem que apresenta como característica mais evidente a caligrafia ilegível, isto é, uma escrita de difícil compreensão.


( ) Distúrbio que atinge crianças e adultos; caracteriza-se, primariamente, pela falta de concentração em atividades rotineiras.


( ) Distúrbio que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q910369 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Dificuldade de aprendizagem é toda e qualquer dificuldade sentida pelo sujeito no seu processo de conhecimento de informações sobre o mundo. Essas dificuldades podem ter causas extrínsecas (isto é, quando o ambiente exerce influência) ou intrínsecas (causas orgânicas, adquiridas por hereditariedade, más‑formações genéticas, subnutrição, problemas do neurodesenvolvimento), e passam a receber o nome de transtornos de aprendizagem.
São exemplos de transtorno de aprendizagem, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1004323 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Uma paciente de 32 anos procura atendimento psicológico relatando os seguintes sintomas: preocupação excessiva e persistente com diversos aspectos da vida, como trabalho, saúde e finanças, mesmo quando não há motivos reais para se preocupar; dificuldade em controlar essas preocupações, o que a leva a sentir-se constantemente tensa, irritada e com dificuldades de concentração; sensação frequente de cansaço, tensão muscular e dores de cabeça; perturbações do sono, com dificuldades para iniciar o sono e sono agitado. Considerando os critérios diagnósticos da CID-10, qual hipótese diagnóstica principal para essa paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q903723 | Psicologia, CID10 e DSM, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Em um centro de atendimento especializado em autismo, o psicólogo coordena um grupo de apoio para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O grupo reúne pais que enfrentam desafios relacionados à educação, comunicação e adaptação de seus filhos. Essa profissional utiliza estratégias de intervenção em grupo para apoiar os pais. Trata-se de uma característica comum dos grupos vivenciais nesse contexto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q908097 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicologia, TCEPA, FGV, 2024

O DSM 5 descreve os transtornos em que a percepção negativa da própria aparência ocupa um lugar central.

Essa relação não inclui

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q900930 | Psicologia, CID10 e DSM, Médico Pediatra, Prefeitura de Chapecó SC, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a questão etiológica, há grandes dificuldades relativas ao estabelecimento de um modelo causal do autismo, uma vez que, mesmo com acurada pesquisa diagnóstica, a inespecificidade dos dados obtidos é marcante, embora a sua associação com fatores biológicos seja indiscutível. De acordo com os níveis de gravidade dos transtornos do espectro autístico, o nível 3 apresenta a seguinte característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q906066 | Psicologia, CID10 e DSM, Especialidade: Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Considerando os critérios diagnósticos para transtornos do uso de substâncias e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, 5ª ed.), assinale a opção que apresenta, corretamente, um critério de evidência de tolerância.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q901463 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Segundo o DSM-V, os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições com início no período do desenvolvimento. Os transtornos tipicamente se manifestam cedo no desenvolvimento, em geral antes da criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência. Não é um transtorno do neurodesenvolvimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q990808 | Psicologia, CID10 e DSM, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

De acordo com o DSM-5, o/a __________ é considerado/a como uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizado/a por uma tríade de sintomas envolvendo desatenção, hiperatividade e impulsividade em um nível exacerbado e disfuncional para a idade.

A terminologia/sigla que completa a lacuna é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q905566 | Psicologia, CID10 e DSM, CAPS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM é um guia prático, funcional e flexível para apresentar - características e sintomas dos transtornos mentais, assim como serve como instrumento de coleta de estatísticas de saúde pública, além de auxiliar psicólogos e psiquiatras a usarem uma linguagem única ao se comunicarem. O mais atual é o DSM V, de 2013, que trouxe mudanças importantes se comparado ao DSM IV- R 2000; entre elas, a inclusão, reestruturação e exclusão de diagnósticos. Assim, é CORRETO afirmar que os critérios para diagnosticar segundo o DSM V são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q905572 | Psicologia, CID10 e DSM, CAPS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A Classificação Internacional de Doenças - CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS), descrevia alguns tipos de autismo de acordo com a classificação em graus. A quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) modificou termos utilizados anteriormente por um único diagnóstico. É CORRETO afirmar que o termo utilizado é:

Fonte: American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5 (5a ed.). Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q902505 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Existem diferentes tipos de maus-tratos infantis (por ex: físico, psicológico, abuso sexual, negligência) e uma síndrome na qual, geralmente um dos cuidadores (como um genitor), produzem ou falsificam intencionalmente lesões, sintomas ou sinais físicos ou psicológicos em um indivíduo sob seus cuidados (normalmente uma criança), em vez de nelas mesmas. Esta forma de abuso pode colocar uma criança em sério risco de real adoecimento ou cuidados médicos desnecessários. As informações se referem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q987502 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação:

Em uma clínica de saúde mental, uma pessoa de 21 anos relata ao psicólogo que nos últimos meses começou a sentir-se estranhamente distante de si mesma e de sua rotina diária, como se estivesse observando sua própria vida de fora, sem realmente participar dela. Esse sentimento de estar desconectado intensificou-se durante momentos de estresse, fazendo com que atividades simples parecessem irreais e distorcidas. Mesmo em conversas com amigos e familiares, havia uma sensação de que tudo era um sonho ou uma cena de filme, onde a pessoa não conseguia se sentir presente ou envolvida emocionalmente.

Considerando o que foi relatado, é possível se tratar de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q902511 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

No que se refere ao Transtorno Dissociativo, é correto afirmar que há
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q902013 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

“Tem como dia internacional 18/02, a data visa destacar a importância da integração das pessoas na sociedade, sensibilizar a população, sua relação ao espectro do autismo e o seu impacto nos indivíduos que com ela vivem. Chamada de autismo leve ou autismonível 1 pelos especialistas, ela provoca os mesmos sintomas do autismo clássico, mas em uma escala menor. Pacientes que têm normalmente apresentam dificuldade para se comunicar, tendem a repetir frases ou falas de forma mecânica, interesses específicos e muito intensos, ao gostarem de um assunto, podem pesquisá-lo a fundo, tornando-se especialistas no tópico, dificuldade de entender algumas regras e códigos sociais comuns”. [Texto adaptado].


Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde.


As caraterísticas do texto acima são relacionadas à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q904584 | Psicologia, CID10 e DSM, Especialidade: Psicologia, TRF 1a, FGV, 2024

Diagnósticos psicopatológicos não são determinísticos, mas podem contribuir com informações que dão subsídios aos operadores do Direito.
Dentre os transtornos mentais elencados pelo DSM 5 que podem fundamentar uma decisão judicial de inimputabilidade penal, é correto apontar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q901788 | Psicologia, CID10 e DSM, Professor de Educação Infantil Berçário ao Pré I e II na UMEI/CEMEI, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Leia com atenção o excerto abaixo:
Pessoa com síndrome clínica caracterizada por padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, que se manifestam por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns, além de excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados.
O enunciado acima é compatível com a definição de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.