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Questões de Concursos CID10 e DSM

Resolva questões de CID10 e DSM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q910369 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Dificuldade de aprendizagem é toda e qualquer dificuldade sentida pelo sujeito no seu processo de conhecimento de informações sobre o mundo. Essas dificuldades podem ter causas extrínsecas (isto é, quando o ambiente exerce influência) ou intrínsecas (causas orgânicas, adquiridas por hereditariedade, más‑formações genéticas, subnutrição, problemas do neurodesenvolvimento), e passam a receber o nome de transtornos de aprendizagem.
São exemplos de transtorno de aprendizagem, exceto:
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2Q968709 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicologia, TRERR, FCC

As diretrizes diagnósticas desse transtorno incluem, segundo a Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: os aspectos da amnésia dissociativa; percurso propositado para além dos limites cotidianos usuais e manutenção dos cuidados básicos consigo mesmo. Trata-se do transtorno de
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3Q905572 | Psicologia, CID10 e DSM, CAPS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A Classificação Internacional de Doenças - CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS), descrevia alguns tipos de autismo de acordo com a classificação em graus. A quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) modificou termos utilizados anteriormente por um único diagnóstico. É CORRETO afirmar que o termo utilizado é:

Fonte: American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5 (5a ed.). Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.

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4Q903723 | Psicologia, CID10 e DSM, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Em um centro de atendimento especializado em autismo, o psicólogo coordena um grupo de apoio para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O grupo reúne pais que enfrentam desafios relacionados à educação, comunicação e adaptação de seus filhos. Essa profissional utiliza estratégias de intervenção em grupo para apoiar os pais. Trata-se de uma característica comum dos grupos vivenciais nesse contexto:
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5Q906066 | Psicologia, CID10 e DSM, Especialidade: Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Considerando os critérios diagnósticos para transtornos do uso de substâncias e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, 5ª ed.), assinale a opção que apresenta, corretamente, um critério de evidência de tolerância.
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6Q902505 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Existem diferentes tipos de maus-tratos infantis (por ex: físico, psicológico, abuso sexual, negligência) e uma síndrome na qual, geralmente um dos cuidadores (como um genitor), produzem ou falsificam intencionalmente lesões, sintomas ou sinais físicos ou psicológicos em um indivíduo sob seus cuidados (normalmente uma criança), em vez de nelas mesmas. Esta forma de abuso pode colocar uma criança em sério risco de real adoecimento ou cuidados médicos desnecessários. As informações se referem:
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7Q901364 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Ao trabalhar com um aluno que apresenta dificuldades persistentes na aprendizagem da leitura e escrita, um psicólogo considera a possibilidade de dislexia, especialmente porque há um histórico de membros da família que também enfrentaram desafios semelhantes.Essa perspectiva destaca a importância de explorar fatores genéticos na compreensão da dislexia. É a teoria da aprendizagem que oferece um modelo explicativo para a possível hereditariedade da dislexia:
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8Q904584 | Psicologia, CID10 e DSM, Especialidade: Psicologia, TRF 1a, FGV, 2024

Diagnósticos psicopatológicos não são determinísticos, mas podem contribuir com informações que dão subsídios aos operadores do Direito.
Dentre os transtornos mentais elencados pelo DSM 5 que podem fundamentar uma decisão judicial de inimputabilidade penal, é correto apontar:
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9Q880595 | Psicologia, CID10 e DSM, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Transtornos de aprendizagem e comportamento são condições que afetam a capacidade de uma pessoa aprender, interagir socialmente e regular seu comportamento de maneira adequada. Identificar e compreender esses transtornos é fundamental para uma intervenção educacional eficaz. Associe o transtorno às suas respectivas características.

I. ( ) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
II. ( ) Dislexia
III. ( ) Transtorno do Espectro Autista (TEA)
IV. ( ) Transtorno de Conduta

a. Dificuldade na compreensão da linguagem escrita, dificuldade em decodificar palavras e problemas de fluência na leitura.
b. Dificuldades em manter a atenção, agitação e impulsividade, interferindo na concentração e no desempenho acadêmico.
c. Dificuldades na interação social, comunicação verbal e não verbal e padrões restritos e repetitivos de comportamento.
d. Padrões persistentes de comportamento agressivo, desafiador e desrespeitoso com normas sociais e autoridades escolares.


Assinale a correspondência correta.
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10Q882191 | Psicologia, CID10 e DSM, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O distúrbio de aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de desordens, manifestadas por dificuldades na aquisição e no uso da audição, fala, escrita e raciocínio matemático. Relacione adequadamente os conceitos às suas respectivas características.


1. Dislexia.


2. Discalculia.


3. Disgrafia.


4. Deficit de atenção.


( ) Dificuldade para nomear e compreender quantidades matemáticas, números, símbolos, que são apresentados à criança, verbalmente ou por escrito.


( ) Transtorno de aprendizagem que apresenta como característica mais evidente a caligrafia ilegível, isto é, uma escrita de difícil compreensão.


( ) Distúrbio que atinge crianças e adultos; caracteriza-se, primariamente, pela falta de concentração em atividades rotineiras.


( ) Distúrbio que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita.


A sequência está correta em

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11Q901788 | Psicologia, CID10 e DSM, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Leia com atenção o excerto abaixo:
Pessoa com síndrome clínica caracterizada por padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, que se manifestam por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns, além de excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados.
O enunciado acima é compatível com a definição de:
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12Q905566 | Psicologia, CID10 e DSM, CAPS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM é um guia prático, funcional e flexível para apresentar - características e sintomas dos transtornos mentais, assim como serve como instrumento de coleta de estatísticas de saúde pública, além de auxiliar psicólogos e psiquiatras a usarem uma linguagem única ao se comunicarem. O mais atual é o DSM V, de 2013, que trouxe mudanças importantes se comparado ao DSM IV- R 2000; entre elas, a inclusão, reestruturação e exclusão de diagnósticos. Assim, é CORRETO afirmar que os critérios para diagnosticar segundo o DSM V são:

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13Q908097 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicologia, TCEPA, FGV, 2024

O DSM 5 descreve os transtornos em que a percepção negativa da própria aparência ocupa um lugar central.

Essa relação não inclui

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14Q900930 | Psicologia, CID10 e DSM, Médico Pediatra, Prefeitura de Chapecó SC, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a questão etiológica, há grandes dificuldades relativas ao estabelecimento de um modelo causal do autismo, uma vez que, mesmo com acurada pesquisa diagnóstica, a inespecificidade dos dados obtidos é marcante, embora a sua associação com fatores biológicos seja indiscutível. De acordo com os níveis de gravidade dos transtornos do espectro autístico, o nível 3 apresenta a seguinte característica:
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15Q968706 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicologia, TRERR, FCC

Na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 são consideradas diretrizes diagnósticas para o transtorno de ansiedade generalizada que o paciente deve ter sintomas primários de ansiedade na maioria dos dias por pelo menos várias semanas e usualmente por vários meses. Esses sintomas devem usualmente envolver elementos de apreensão; tensão motora e hiperatividade
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16Q901463 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Segundo o DSM-V, os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições com início no período do desenvolvimento. Os transtornos tipicamente se manifestam cedo no desenvolvimento, em geral antes da criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência. Não é um transtorno do neurodesenvolvimento:
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17Q990808 | Psicologia, CID10 e DSM, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

De acordo com o DSM-5, o/a __________ é considerado/a como uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizado/a por uma tríade de sintomas envolvendo desatenção, hiperatividade e impulsividade em um nível exacerbado e disfuncional para a idade.

A terminologia/sigla que completa a lacuna é:
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18Q902511 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

No que se refere ao Transtorno Dissociativo, é correto afirmar que há
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19Q964530 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicologia do Trabalho, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, nos Transtornos de Transe e Possessão (F44.3), há uma perda
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20Q972467 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicologia, TJDFT, CIEE

Da mesma forma que se observa em adultos, o medo persistente e intenso de situações em que a pessoa julga estar exposta à avaliação de outros, ou se comportar de maneira humilhante ou vergonhosa, caracteriza o diagnóstico de
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