Questões de Concursos CID10 e DSM Resolva questões de CID10 e DSM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. CID10 e DSM Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar Limpar filtros 1Q910369 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Dificuldade de aprendizagem é toda e qualquer dificuldade sentida pelo sujeito no seu processo de conhecimento de informações sobre o mundo. Essas dificuldades podem ter causas extrínsecas (isto é, quando o ambiente exerce influência) ou intrínsecas (causas orgânicas, adquiridas por hereditariedade, más‑formações genéticas, subnutrição, problemas do neurodesenvolvimento), e passam a receber o nome de transtornos de aprendizagem. São exemplos de transtorno de aprendizagem, exceto: ✂️ a) Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). ✂️ b) Transtorno da leitura (dislexia). ✂️ c) Transtorno da escrita (disgrafia / disortografia). ✂️ d) Transtorno da matemática (discalculia). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 2Q905572 | Psicologia, CID10 e DSM, CAPS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A Classificação Internacional de Doenças - CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS), descrevia alguns tipos de autismo de acordo com a classificação em graus. A quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) modificou termos utilizados anteriormente por um único diagnóstico. É CORRETO afirmar que o termo utilizado é: Fonte: American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5 (5a ed.). Porto Alegre, RS: Artmed, 2014. ✂️ a) Transtorno do Espectro do Autismo. ✂️ b) Transtorno Autista. ✂️ c) Síndrome de Asperger. ✂️ d) Transtorno Desintegrativo Infantil. ✂️ e) Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 3Q901364 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024Ao trabalhar com um aluno que apresenta dificuldades persistentes na aprendizagem da leitura e escrita, um psicólogo considera a possibilidade de dislexia, especialmente porque há um histórico de membros da família que também enfrentaram desafios semelhantes.Essa perspectiva destaca a importância de explorar fatores genéticos na compreensão da dislexia. É a teoria da aprendizagem que oferece um modelo explicativo para a possível hereditariedade da dislexia: ✂️ a) Behaviorismo. ✂️ b) Cognitivismo. ✂️ c) Sociocultural. ✂️ d) Neurociência da Aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 4Q903723 | Psicologia, CID10 e DSM, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024Em um centro de atendimento especializado em autismo, o psicólogo coordena um grupo de apoio para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O grupo reúne pais que enfrentam desafios relacionados à educação, comunicação e adaptação de seus filhos. Essa profissional utiliza estratégias de intervenção em grupo para apoiar os pais. Trata-se de uma característica comum dos grupos vivenciais nesse contexto: ✂️ a) A condução exclusiva pelo psicólogo, sem interação entre os participantes. ✂️ b) Levar aos pais informações detalhadas sobre o TEA e estratégias de manejo. ✂️ c) Proporcionar um espaço para os pais compartilharem suas experiências e emoções. ✂️ d) A dinâmica rígida e estruturada, seguindo um roteiro fixo quanto à transmissão de informações sobre o TEA. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 5Q906066 | Psicologia, CID10 e DSM, Especialidade: Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Considerando os critérios diagnósticos para transtornos do uso de substâncias e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, 5ª ed.), assinale a opção que apresenta, corretamente, um critério de evidência de tolerância. ✂️ a) O uso da mesma substância psicoativa com a intenção de aliviar ou evitar sintomas físicos ou psicossociais indesejáveis. ✂️ b) O abandono progressivo de prazeres e interesses alternativos, em favor do uso da substância psicoativa. ✂️ c) O uso de doses crescentes da substância psicoativa para alcançar efeitos originalmente produzidos por doses mais baixas. ✂️ d) A persistência no uso da substância, a despeito de evidência clara de consequências manifestamente nocivas. ✂️ e) A dificuldade em controlar o comportamento de consumir a substância, em termos de início, término e níveis de consumo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 6Q902505 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Existem diferentes tipos de maus-tratos infantis (por ex: físico, psicológico, abuso sexual, negligência) e uma síndrome na qual, geralmente um dos cuidadores (como um genitor), produzem ou falsificam intencionalmente lesões, sintomas ou sinais físicos ou psicológicos em um indivíduo sob seus cuidados (normalmente uma criança), em vez de nelas mesmas. Esta forma de abuso pode colocar uma criança em sério risco de real adoecimento ou cuidados médicos desnecessários. As informações se referem: ✂️ a) Síndrome de Munchansen. ✂️ b) Transtorno Factício Imposto a Outro. ✂️ c) Poriomania. ✂️ d) Síndrome de Turner. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 7Q905566 | Psicologia, CID10 e DSM, CAPS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM é um guia prático, funcional e flexível para apresentar - características e sintomas dos transtornos mentais, assim como serve como instrumento de coleta de estatísticas de saúde pública, além de auxiliar psicólogos e psiquiatras a usarem uma linguagem única ao se comunicarem. O mais atual é o DSM V, de 2013, que trouxe mudanças importantes se comparado ao DSM IV- R 2000; entre elas, a inclusão, reestruturação e exclusão de diagnósticos. Assim, é CORRETO afirmar que os critérios para diagnosticar segundo o DSM V são: ✂️ a) fatores ambientais, desordens psicológicas, enurese e encoprese. ✂️ b) desordens clínicas, desordens mentais, desordens do desenvolvimento e aprendizado. ✂️ c) distúrbios de personalidade, distúrbios invasivos, retardo mental e desordens físicas. ✂️ d) sintomas, comportamentos, funções psíquicas, traços de personalidade, sinais físicos, intensidade, durações e frequência. ✂️ e) perturbações familiares, perturbações escolares, funções emocionais, depressão e ansiedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 8Q904584 | Psicologia, CID10 e DSM, Especialidade: Psicologia, TRF 1a, FGV, 2024Diagnósticos psicopatológicos não são determinísticos, mas podem contribuir com informações que dão subsídios aos operadores do Direito. Dentre os transtornos mentais elencados pelo DSM 5 que podem fundamentar uma decisão judicial de inimputabilidade penal, é correto apontar: ✂️ a) a psicose maníaco-depressiva; ✂️ b) a deficiência intelectual grave; ✂️ c) o diagnóstico de prodigalidade; ✂️ d) o transtorno de personalidade antissocial; ✂️ e) a dependência química do tabaco. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 9Q880595 | Psicologia, CID10 e DSM, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024Transtornos de aprendizagem e comportamento são condições que afetam a capacidade de uma pessoa aprender, interagir socialmente e regular seu comportamento de maneira adequada. Identificar e compreender esses transtornos é fundamental para uma intervenção educacional eficaz. Associe o transtorno às suas respectivas características. I. ( ) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) II. ( ) Dislexia III. ( ) Transtorno do Espectro Autista (TEA) IV. ( ) Transtorno de Conduta a. Dificuldade na compreensão da linguagem escrita, dificuldade em decodificar palavras e problemas de fluência na leitura. b. Dificuldades em manter a atenção, agitação e impulsividade, interferindo na concentração e no desempenho acadêmico. c. Dificuldades na interação social, comunicação verbal e não verbal e padrões restritos e repetitivos de comportamento. d. Padrões persistentes de comportamento agressivo, desafiador e desrespeitoso com normas sociais e autoridades escolares. Assinale a correspondência correta. ✂️ a) 1c, 2d, 3a, 4b ✂️ b) 1d, 2c, 3b, 4a ✂️ c) 1b, 2a, 3c, 4d ✂️ d) 1a, 2b, 3d, 4c Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 10Q901788 | Psicologia, CID10 e DSM, Professor de Educação Infantil Berçário ao Pré I e II na UMEI/CEMEI, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024Leia com atenção o excerto abaixo: Pessoa com síndrome clínica caracterizada por padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, que se manifestam por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns, além de excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados. O enunciado acima é compatível com a definição de: ✂️ a) Síndrome de Down. ✂️ b) Deficiência intelectual. ✂️ c) Dislexia. ✂️ d) Transtorno do Espectro Autista. ✂️ e) Paralisia cerebral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1Q910369 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Dificuldade de aprendizagem é toda e qualquer dificuldade sentida pelo sujeito no seu processo de conhecimento de informações sobre o mundo. Essas dificuldades podem ter causas extrínsecas (isto é, quando o ambiente exerce influência) ou intrínsecas (causas orgânicas, adquiridas por hereditariedade, más‑formações genéticas, subnutrição, problemas do neurodesenvolvimento), e passam a receber o nome de transtornos de aprendizagem. São exemplos de transtorno de aprendizagem, exceto: ✂️ a) Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). ✂️ b) Transtorno da leitura (dislexia). ✂️ c) Transtorno da escrita (disgrafia / disortografia). ✂️ d) Transtorno da matemática (discalculia). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
2Q905572 | Psicologia, CID10 e DSM, CAPS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024A Classificação Internacional de Doenças - CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS), descrevia alguns tipos de autismo de acordo com a classificação em graus. A quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) modificou termos utilizados anteriormente por um único diagnóstico. É CORRETO afirmar que o termo utilizado é: Fonte: American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5 (5a ed.). Porto Alegre, RS: Artmed, 2014. ✂️ a) Transtorno do Espectro do Autismo. ✂️ b) Transtorno Autista. ✂️ c) Síndrome de Asperger. ✂️ d) Transtorno Desintegrativo Infantil. ✂️ e) Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
3Q901364 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024Ao trabalhar com um aluno que apresenta dificuldades persistentes na aprendizagem da leitura e escrita, um psicólogo considera a possibilidade de dislexia, especialmente porque há um histórico de membros da família que também enfrentaram desafios semelhantes.Essa perspectiva destaca a importância de explorar fatores genéticos na compreensão da dislexia. É a teoria da aprendizagem que oferece um modelo explicativo para a possível hereditariedade da dislexia: ✂️ a) Behaviorismo. ✂️ b) Cognitivismo. ✂️ c) Sociocultural. ✂️ d) Neurociência da Aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
4Q903723 | Psicologia, CID10 e DSM, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024Em um centro de atendimento especializado em autismo, o psicólogo coordena um grupo de apoio para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O grupo reúne pais que enfrentam desafios relacionados à educação, comunicação e adaptação de seus filhos. Essa profissional utiliza estratégias de intervenção em grupo para apoiar os pais. Trata-se de uma característica comum dos grupos vivenciais nesse contexto: ✂️ a) A condução exclusiva pelo psicólogo, sem interação entre os participantes. ✂️ b) Levar aos pais informações detalhadas sobre o TEA e estratégias de manejo. ✂️ c) Proporcionar um espaço para os pais compartilharem suas experiências e emoções. ✂️ d) A dinâmica rígida e estruturada, seguindo um roteiro fixo quanto à transmissão de informações sobre o TEA. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
5Q906066 | Psicologia, CID10 e DSM, Especialidade: Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Considerando os critérios diagnósticos para transtornos do uso de substâncias e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, 5ª ed.), assinale a opção que apresenta, corretamente, um critério de evidência de tolerância. ✂️ a) O uso da mesma substância psicoativa com a intenção de aliviar ou evitar sintomas físicos ou psicossociais indesejáveis. ✂️ b) O abandono progressivo de prazeres e interesses alternativos, em favor do uso da substância psicoativa. ✂️ c) O uso de doses crescentes da substância psicoativa para alcançar efeitos originalmente produzidos por doses mais baixas. ✂️ d) A persistência no uso da substância, a despeito de evidência clara de consequências manifestamente nocivas. ✂️ e) A dificuldade em controlar o comportamento de consumir a substância, em termos de início, término e níveis de consumo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
6Q902505 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024Existem diferentes tipos de maus-tratos infantis (por ex: físico, psicológico, abuso sexual, negligência) e uma síndrome na qual, geralmente um dos cuidadores (como um genitor), produzem ou falsificam intencionalmente lesões, sintomas ou sinais físicos ou psicológicos em um indivíduo sob seus cuidados (normalmente uma criança), em vez de nelas mesmas. Esta forma de abuso pode colocar uma criança em sério risco de real adoecimento ou cuidados médicos desnecessários. As informações se referem: ✂️ a) Síndrome de Munchansen. ✂️ b) Transtorno Factício Imposto a Outro. ✂️ c) Poriomania. ✂️ d) Síndrome de Turner. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
7Q905566 | Psicologia, CID10 e DSM, CAPS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM é um guia prático, funcional e flexível para apresentar - características e sintomas dos transtornos mentais, assim como serve como instrumento de coleta de estatísticas de saúde pública, além de auxiliar psicólogos e psiquiatras a usarem uma linguagem única ao se comunicarem. O mais atual é o DSM V, de 2013, que trouxe mudanças importantes se comparado ao DSM IV- R 2000; entre elas, a inclusão, reestruturação e exclusão de diagnósticos. Assim, é CORRETO afirmar que os critérios para diagnosticar segundo o DSM V são: ✂️ a) fatores ambientais, desordens psicológicas, enurese e encoprese. ✂️ b) desordens clínicas, desordens mentais, desordens do desenvolvimento e aprendizado. ✂️ c) distúrbios de personalidade, distúrbios invasivos, retardo mental e desordens físicas. ✂️ d) sintomas, comportamentos, funções psíquicas, traços de personalidade, sinais físicos, intensidade, durações e frequência. ✂️ e) perturbações familiares, perturbações escolares, funções emocionais, depressão e ansiedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
8Q904584 | Psicologia, CID10 e DSM, Especialidade: Psicologia, TRF 1a, FGV, 2024Diagnósticos psicopatológicos não são determinísticos, mas podem contribuir com informações que dão subsídios aos operadores do Direito. Dentre os transtornos mentais elencados pelo DSM 5 que podem fundamentar uma decisão judicial de inimputabilidade penal, é correto apontar: ✂️ a) a psicose maníaco-depressiva; ✂️ b) a deficiência intelectual grave; ✂️ c) o diagnóstico de prodigalidade; ✂️ d) o transtorno de personalidade antissocial; ✂️ e) a dependência química do tabaco. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
9Q880595 | Psicologia, CID10 e DSM, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024Transtornos de aprendizagem e comportamento são condições que afetam a capacidade de uma pessoa aprender, interagir socialmente e regular seu comportamento de maneira adequada. Identificar e compreender esses transtornos é fundamental para uma intervenção educacional eficaz. Associe o transtorno às suas respectivas características. I. ( ) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) II. ( ) Dislexia III. ( ) Transtorno do Espectro Autista (TEA) IV. ( ) Transtorno de Conduta a. Dificuldade na compreensão da linguagem escrita, dificuldade em decodificar palavras e problemas de fluência na leitura. b. Dificuldades em manter a atenção, agitação e impulsividade, interferindo na concentração e no desempenho acadêmico. c. Dificuldades na interação social, comunicação verbal e não verbal e padrões restritos e repetitivos de comportamento. d. Padrões persistentes de comportamento agressivo, desafiador e desrespeitoso com normas sociais e autoridades escolares. Assinale a correspondência correta. ✂️ a) 1c, 2d, 3a, 4b ✂️ b) 1d, 2c, 3b, 4a ✂️ c) 1b, 2a, 3c, 4d ✂️ d) 1a, 2b, 3d, 4c Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
10Q901788 | Psicologia, CID10 e DSM, Professor de Educação Infantil Berçário ao Pré I e II na UMEI/CEMEI, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024Leia com atenção o excerto abaixo: Pessoa com síndrome clínica caracterizada por padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, que se manifestam por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns, além de excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados. O enunciado acima é compatível com a definição de: ✂️ a) Síndrome de Down. ✂️ b) Deficiência intelectual. ✂️ c) Dislexia. ✂️ d) Transtorno do Espectro Autista. ✂️ e) Paralisia cerebral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro