Questões de Concursos: Circulações Verticais e Horizontais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Circulações Verticais e Horizontais. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q889858 | Arquitetura, Circulações Verticais e Horizontais, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Com relação à acessibilidade nas edificações, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) São consideradas rampas as superfícies de piso com declividade igual ou superior a 5%.
(   ) Para rampas em curva, a inclinação máxima admissível é de 10%.
(   ) As rampas devem possuir corrimão de duas alturas em cada lado.
(   ) A largura das rampas deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas.

Assinale a sequência correta.

2 Q912170 | Arquitetura, Circulações Verticais e Horizontais, Motorista I e II, Prefeitura de Ponte Alta SC, OBJETIVA, 2023

A iluminação urbana determina a característica da imagem noturna da cidade. A maneira pela qual uma cidade é iluminada, além de revelar sua natureza física, também direciona o seu uso durante o período noturno. Sobre a iluminação urbana, analisar os itens abaixo:
I. A iluminação urbana adequada proporciona maior segurança aos cidadãos.
II. Uma boa iluminação urbana proporciona melhoria nas condições de tráfego noturno nas cidades e rodovias.
III. É possível promover a valorização de monumentos, praças e parques através da iluminação urbana.

Está(ão) CORRETO(S):

3 Q965638 | Arquitetura, Circulações Verticais e Horizontais, Arquiteto, Caixa, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação. Já a Norma Técnica 9050 (NBR 9050), da Associação Brasileira de Normas Técnicas, estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade. Esses dois importantes documentos se juntam a um crescente corpo de orientações normativas que busca criar o máximo de acessibilidade aos espaços construídos - e aos naturais, no caso das áreas ambientalmente protegidas e que são objeto de visitação pública - para as pessoas que apresentam deficiências que limitem a sua mobilidade ou percepção do ambiente construído ou natural. Mais que isso, a observação dessas orientações torna o ambiente construído pelo homem ainda mais confortável e seguro para as pessoas que não apresentem deficiências que dificultem significativamente a sua experiência ambiental. Considerando esse corpo de normas, julgue os itens que se seguem.


Os patamares são elementos essenciais no projeto de rampas, e se destinam a criar oportunidades de descanso para a pessoa portadora de deficiência que se desloca em cadeira de rodas, apoiada em andador, bengala ou outro artefato de apoio ou ajuda técnica, sobre a rampa, em qualquer direção, exceto em rampas curvilíneas, que mudam constantemente de direção.

4 Q974907 | Arquitetura, Circulações Verticais e Horizontais, Arquitetura, TJBA, FGV

Em conformidade com a NBR 9050:2004, que estabelece os parâmetros para acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, as medidas de 1,20m x 1,50m, mínimas necessárias para a manobra de cadeiras de rodas sem deslocamento, correspondem à rotação de:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.