Questões de Concursos Cirurgia Geral

Resolva questões de Cirurgia Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q58628 | Medicina, Cirurgia Geral, Médico, UNIFESP, CONSESP

Criança do sexo masculino, de 1 ano e 2 meses de idade, deu entrada no pronto atendimento com história de evacuações escurecidas e de odor forte há 4 horas. A mãe dele negou dor, vômitos, febre, alterações cutâneas ou vacinação recente. Ela relatou ainda que a criança já havia apresentado 2 episódios de evacuações com grande quantidade de sangue, nos quais necessitou até de transfusão sanguínea. Qual é o diagnóstico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q58629 | Medicina, Cirurgia Geral, Médico, UNIFESP, CONSESP

Um tempo básico da técnica operatória é a síntese, onde deve-se aproximar as bordas da ferida operatória para reconstituir a integridade anatômica e funcional do órgão/tecido que sofreu a diérese. Assinale a alternativa correta em relação à síntese.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q58634 | Medicina, Cirurgia Geral, Médico, UNIFESP, CONSESP

Paciente de 26 anos de idade foi atendida no Pronto Socorro com quadro de pneumotórax espontâneo, negando episódios anteriores. Foi realizada a drenagem pleural mas, após 5 dias, manteve escape aéreo com borbulhamento pelo dreno, quando tossia ou inspirava profundamente.

Qual das condutas abaixo é a melhor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q58420 | Medicina, Cirurgia Geral, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um homem de 60 anos de idade com diagnóstico de colecistite crônica calculosa será submetido à colecistectomia videolaparoscópica. Ele também apresenta hipertensão arterial sistêmica, em uso de medicação, com bom controle da pressão; não tem outras queixas ou doenças associadas além das citadas e não faz uso de outros medicamentos.
Considerando o caso clínico apresentado, a avaliação pré-operatória desse paciente e o ato anestésico, julgue os itens subsequentes.

Em casos semelhantes ao apresentado, geralmente é permitido ao paciente, durante o período perioperatório, continuar utilizando as medicações anti-hipertensivas.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q58421 | Medicina, Cirurgia Geral, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um homem de 60 anos de idade com diagnóstico de colecistite crônica calculosa será submetido à colecistectomia videolaparoscópica. Ele também apresenta hipertensão arterial sistêmica, em uso de medicação, com bom controle da pressão; não tem outras queixas ou doenças associadas além das citadas e não faz uso de outros medicamentos.
Considerando o caso clínico apresentado, a avaliação pré-operatória desse paciente e o ato anestésico, julgue os itens subsequentes.

De acordo com a ASA (American Society of Anesthesiologists), esse paciente é classificado, quanto ao estado físico, como ASA I, pois a doença sistêmica que apresenta é leve e está compensada.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q60312 | Medicina, Cirurgia Geral

Em relação ao uso de órteses, próteses e materiais especiais (OPME), analise as assertivas abaixo.

I. As OPMEs que são ligadas a procedimentos cirúrgicos cobertos no Rol de Procedimentos têm cobertura obrigatória para implante e retirada.
II. As OPMEs registradas e regularizadas pela ANVISA são de cobertura obrigatória, desde que estejam ligadas a procedimentos cirúrgicos cobertos.
III. As OPMEs relacionadas a procedimentos considerados experimentais têm cobertura obrigatória.
IV. As OPMEs relacionadas a procedimentos estéticos são de cobertura obrigatória.
V. As OPMEs não relacionadas ao ato cirúrgico não têm cobertura obrigatória.

Está correto o que se afirma APENAS em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q60314 | Medicina, Cirurgia Geral

Assinale a opção que indica a principal hipótese diagnóstica para um paciente que manifesta os seguintes sinais e sintomas: parestesia perioral, espasmos musculares, sinal de espasmo do carpo induzido por oclusão da artéria braquial decorrente de insuflação do manguito de um esfigmomanômetro acima da pressão arterial sistólica, sinal de contração involuntária dos músculos faciais (do canto da boca, olhos e nariz) induzida por percussão do nervo facial, e prolongamento do intervalo QT do eletrocardiograma (ECG).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q60316 | Medicina, Cirurgia Geral

As úlceras de pressão normalmente ocorrem em superfícies que suportam pressão, como a região occipital, cotovelo, trocanter maior, sacro e tuberosidades isquiáticas. Sobre elas, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q60317 | Medicina, Cirurgia Geral

A respeito das hérnias inguinais, um paciente que apresenta hérnia inguinal direta recidivada deve ser classificado como NYHUS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q60318 | Medicina, Cirurgia Geral

O divertículo faringoesofágico (de Zenker) é o mais comum divertículo esofágico encontrado hoje em dia. Ele é encontrado, especificamente, herniando no triângulo de Killian que apresenta os limites anatômicos dos músculos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q60319 | Medicina, Cirurgia Geral

O tamponamento cardíaco é identificado pela presença da clássica tríade diagnóstica de Beck, composta de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q60320 | Medicina, Cirurgia Geral

Uma mulher de 62 anos de idade foi ejetada do veículo durante uma colisão automobilística. A caminho do serviço de emergência, a equipe de atendimento pré-hospitalar relata que a sua frequência cardiaca é de 130 batimentos/minuto, a pressão sanguínea é 83x46 mmHg e a frequência respiratória é de 30 incursões/minuto. A vítima encontra-se confusa e seu re-enchimento capilar periférico está retardado. A via aérea está permeável, mas ela está em insuficiência respiratória, com distensão das veias do pescoço, ausência de murmúrio vesicular no hemitórax direito e desvio da traqueia para a esquerda. Diante do quadro apresentado, qual é a melhor conduta a ser tomada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q998402 | Medicina, Cirurgia Geral, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente relata que, em média 30 minutos após a refeição, apresenta taquicardia, dor abdominal, náuseas, sudorese e por vezes diarreia. Notou que o início dos sintomas começou após a realização de procedimento para tratamento de obesidade.
O procedimento realizado no paciente que pode evoluir esses sintomas no pós-operatório é a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q58626 | Medicina, Cirurgia Geral, Médico, UNIFESP, CONSESP

Logo após a indução da anestesia geral para redução de fratura de fêmur, um paciente sob ventilação mecânica apresenta queda progressiva no valor da capnometria. Qual é a causa mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q58627 | Medicina, Cirurgia Geral, Médico, UNIFESP, CONSESP

Menino de 5 anos de idade é atropelado por motocicleta ao atravessar a rua. Dá entrada no pronto socorro chorando, taquidispneico. À percussão observa-se hipertimpanismo em hemotórax direito e murmúrio vesicular abolido do mesmo lado. Restante do exame sem alterações. Assinale qual o provável diagnóstico e que tipo de choque pode estar intimamente relacionado com esse quadro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1009668 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 28 anos, admitido no pronto-socorro após um acidente automobilístico, apresenta ectoscopicamente sinais evidentes de trauma abdominal. Na avaliação neurológica inicial, está consciente, mas confuso. Seus sinais vitais são: pressão arterial de 85/60 mmHg, frequência cardíaca de 130 bpm, frequência respiratória de 28 ipm, saturação de oxigênio de 94% em ar ambiente. Sua pele está fria e pegajosa, com enchimento capilar prolongado. Refere dor intensa no abdômen. O abdômen está tenso e distendido, com dor à palpação e sem peristaltismo audível.

Os exames complementares mostram hemoglobina 8 g/dL com hematócrito de 24%. Foi realizado um FAST (Focused Assessment with Sonography for Trauma), que mostrou líquido livre na cavidade peritoneal. Radiografia de tórax e pelve não mostrou fraturas. Nesse momento, seu diagnóstico é de choque hipovolêmico grau III por hemorragia intra-abdominal.

A conduta adotada deverá ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q998405 | Medicina, Cirurgia Geral, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Homem de 20 anos é submetido a apendicectomia por apendicite aguda sem perfuração, abscesso ou peritonite. O uso correto do antibiótico nesse caso deve ser a cobertura para germes gram negativos e anaeróbios iniciados na indução anestésica e mantidos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1068805 | Medicina, Cirurgia Geral, Especialidade Proctologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Homem de 26 anos, portador de doença de Crohn há 5 anos, apresenta dor abdominal recorrente, distensão pós-prandial e perda ponderal progressiva nos últimos meses. Já foi internado duas vezes por suboclusão e está em uso de imunobiológico, com resposta parcial. A enterotomografia evidencia estenose fibrosa de cerca de 6 cm em íleo terminal, sem sinais de fístula ou abscesso, com válvula ileocecal preservada. Não há outras áreas acometidas no trato digestivo.


Diante desse cenário, a melhor abordagem cirúrgica inicial é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1021702 | Medicina, Cirurgia Geral, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, EBSERH, IBFC, 2023

Na reconstrução de cabeça e pescoço, assinale a alternativa que apresenta como a escolha do momento adequado para a cirurgia pode impactar a sobrevida do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q58630 | Medicina, Cirurgia Geral, Médico, UNIFESP, CONSESP

Homem de 69 anos de idade, com etilismo social, referiu urina escura há um mês e ao exame físico apresentava esclera discretamente amarelada. Panículo adiposo espesso impediu palpação das vísceras abdominais. Nos exames, constatou-se AST de 80 U/L, ALT 120 U/L, bilirrubina total de 4 mg/dL às custas da fração direta, fosfatase alcalina de 200 U/L, GGT de 150 U/L, TP de 16 s, RNI de 1,50, albumina de 3,5 g/dL, CEA de 1 mcg/L (normal até 5 mcg/L), AFP de 10 mcg/L (normal até 15 mcg/L), CA 19-9 de 200 U/mL (normal até 37 U/mL). A seguir, fez US de abdome superior. Qual dos achados ultrassonográficos abaixo é compatível com o quadro clínico e laboratorial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.