Questões de Concursos Cistos e Tumores

Resolva questões de Cistos e Tumores comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q881819 | Odontologia, Cistos e Tumores, Auxiliar em Saúde Bucal, Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão MA, FUNATEC, 2024

Qual é uma medida recomendada para prevenção e controle do câncer bucal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q886530 | Odontologia, Cistos e Tumores, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Wenceslau Braz MG, FAU, 2024

A principal característica do câncer bucal é o aparecimento de feridas na cavidade bucal ou lábio que não cicatrizam em duas semanas.
Assinale a alternativa incorreta com relação ao câncer bucal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q902158 | Odontologia, Cistos e Tumores, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Suponha que Maria, Cirurgiã Dentista, se depara com diversos pacientes que apresentam lesões na cavidade bucal. Dentre as diversas ferramentas diagnósticas à sua disposição, a biópsia se destaca como um procedimento crucial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1008408 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

O câncer tem sido considerado uma doença avassaladora, sendo a quimioterapia e a radioterapia, entre os tratamentos existentes, os mais comumente utilizados. A terapia antineoplásica pode gerar imunossupressão e alterações na cavidade bucal.
As opções a seguir apresentam manifestações bucais que ocorrem com frequência em consequência das terapias antineoplásicas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1008409 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente com 54 anos, não tabagista, foi examinada pela equipe de Odontologia em uma campanha de prevenção ao câncer bucal.
Ao exame intraoral, foram observadas múltiplas lesões brancas, difusas e corrugadas na mucosa jugal e na língua, além de um espessamento extenso e alterações fissuradas na língua.
Assinale a opção que apresenta a leucoplasia cujo aspecto condiz mais especificamente com o das características clínicas das lesões citadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q888608 | Odontologia, Cistos e Tumores, Técnico em Saúde Bucal, Polícia Militar MG, PMMG, 2024

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2002), assinale a alternativa que contém apenas fatores de risco para o câncer bucal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1008418 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Os tumores odontogênicos são neoplasias que se desenvolvem exclusivamente nos ossos gnáticos, originando-se dos tecidos odontogênicos por proliferação de tecido epitelial, mesenquimal ou ambos.
As opções a seguir apresentam, de acordo com a classificação da OMS (2017), exemplos de tumores odontogênicos benignos de origem epitelial, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q987955 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontólogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A dissecção de linfonodos cervicais é um procedimento cirúrgico importante no manejo de neoplasias malignas da cavidade bucal com potencial de disseminação linfática. Sobre esse procedimento, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q968757 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, TRERR, FCC

Uma lesão fundamental que apresenta elevação circunscrita de consistência fibrosada, menor que 5 mm, de origem epitelial, conjuntiva ou mista, podendo ser séssil ou pediculada, é compatível com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q968758 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, TRERR, FCC

As neoplasias malignas que ocorrem com maior frequência na mucosa bucal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q968759 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, TRERR, FCC

Paciente do sexo masculino, 58 anos, procura o serviço odontológico, pois notou que havia cerca de 2 meses surgiu uma ferida com sangramento e rápido crescimento. Na anamnese, o cirurgião-dentista constatou tratar-se de etilista crônico, tabagista e trabalhador da zona rural na fronteira com a Venezuela. O exame clínico mostrou lesão ulcerada, bordas elevadas, nítidas e endurecidas. Para o diagnóstico diferencial, devem ser consideradas as seguintes hipóteses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q905276 | Odontologia, Cistos e Tumores, CEO, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Texto associado.
Diante da descrição abaixo, responda à questão.

Paciente K.L.M, 22 anos, masculino, portador de hipertensão arterial e com histórico familiar de diabetes mellitus, procurou o centro de especialidades odontológicas do município onde reside queixando-se de aumento de volume em hemi-face direita, assim como, em região de trígono retro molar direita. Ao realizar o exame físico evidencia-se discreto edema gengival em região retro molar direita, com preservação do recobrimento gengival em tal região, associada à assimetria facial. Observa-se ausência do elemento 48 e erupção completa dos elementos dentários 45, 44, 43, 42 e 41, com deslocamento acentuado do elemento 45, associado à giroversão dentária de tal elemento. Realizada a avaliação clínica solicitou-se a radiografia panorâmica, a qual demonstrou a presença de lesão cística, unilocular, de bordos definidos, associada à impactação dentária dos elementos 48, 47 e 46, estendendo-se da raiz dentária do elemento 44 até o envolvimento completo da coroa dentária do elemento 48, em toda a região de ângulo mandibular. Solicitada tomografia computadorizada cone beam da mandíbula, a qual confirmou os achados da radiografia panorâmica, associando à lesão ao aumento das corticais mandibulares, e acometendo toda a região do ângulo da mandíbula direito até o corpo da mandíbula, na região do 44, associada ao englobamento dos elementos dentários 46 e 47 para a base mandibular, além dos bordos da lesão apresentarem proximidade ao canal alveolar inferior.
De acordo com a descrição acima, avalie os possíveis diagnósticos diferenciais para a lesão cística apresentada.

I- Cisto periodontal lateral.
II- Cisto dentígero.
III- Ceratocisto.
IV- Cisto de Erupção.
V- Ameloblastoma.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q918337 | Odontologia, Cistos e Tumores, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de São Vicente do Sul RS, FUNDATEC, 2025

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as principais causasde óbito por câncer. Ele pode ser prevenido de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce, atentando-se para os principais fatores de risco. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta um fatorde risco para o câncer de boca.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q895046 | Odontologia, Cistos e Tumores, Auxiliar de Consultório Dental, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Ainda que o Cirurgião Dentista seja o profissional capacitado para o diagnóstico das lesões de câncer bucal, o auxiliar pode colaborar com o diagnóstico, pois é o primeiro a fazer contato com o paciente no consultório odontológico. Sobre câncer bucal, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q999249 | Odontologia, Cistos e Tumores, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

“Tumor odontogênico benigno, de origem epitelial, incomum, mais encontrado entre os 30 e 50 anos de idade, sem predileção por gênero, na região posterior de mandíbula. Ocorre aumento de volume indolor de crescimento lento, localmente invasivo. Radiograficamente, exibe imagem radiolúcida uni ou multilocular, com margens festonadas, associado a dente impactado, com estruturas radiopacas calcificadas. Microscopicamente, apresenta ilhas ou cordões de células epiteliais poliédricas com pontes intercelulares arranjadas em camadas ou cordões em estroma fibroso, com material extracelular amorfo, eosinófilo, hialinizado. As calcificações desenvolvem-se dentro do material amilóide, formando anéis concêntricos (calcificações do tipo anéis de Liesegang). O tratamento é a ressecção local conservadora, de forma a incluir uma fina faixa de osso circunjacente”. Assinale a alternativa que apresenta a Patologia em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q999250 | Odontologia, Cistos e Tumores, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Os cistos odontogênicos (COs) do desenvolvimento constituem lesões frequentes que acometem o complexo maxilomandibular. “Cisto conhecido como folicular, mais comum, tem um crescimento lento com margens bem definidas, assintomático, e seu aumento progressivo pode causar grandes perdas ósseas, expansão da cortical e deslocamento de dentes vizinhos. A lesão envolve a coroa de um dente não irrompido (dente normal ou supranumerário), aderido à junção amelocementária e estando associado em maior porcentagem a terceiros molares inferiores. O diagnóstico acontece com frequência entre 10 a 30 anos de idade. Radiograficamente é uma lesão radiolúcida com margens radiopacas bem definidas. Nas características microscópicas, possui a cavidade cística envolvendo a coroa do dente totalmente incluso, epitélio estratificado pavimentoso não ceratinizado (quantidade variável de camadas), cápsula de tecido conjuntivo fibroso denso e infiltrado inflamatório linfoplasmocitário. O tratamento é cirúrgico, com a enucleação da lesão em conjunto com o dente envolvido, ou marsupialização, com exposição da cavidade, de modo que o dente possa irromper”. Assinale a alternativa que apresenta o cisto em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q896354 | Odontologia, Cistos e Tumores, Cirurgião Dentista, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

‘’Os componentes principais do carcinoma nevoide basocelular (síndrome de Gorlin) são múltiplos carcinomas basocelulares, calcificações intracranianas, anomalias das costelas e das vértebras, e ________________________.’’


Indique a opção que preenche corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q887160 | Odontologia, Cistos e Tumores, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Nova Laranjeiras PR, FAU, 2024

Quando certas pessoas possuem maiores possibilidades de adquirir uma doença diz-se que constituem um grupo de risco. Essas pessoas têm em comum certas características denominadas fatores de risco. Assinale a alternativa que não apresenta um fator de risco para o câncer da boca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q899202 | Odontologia, Cistos e Tumores, Cirurgião Dentista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione os tumores odontogênicos listados a seguir às suas respectivas definições.

1. Ameloblastoma.
2. Odontoma.
3. Cementoblastoma.
4. Fibroma odontogênico.
( ) Caracterizado clinicamente por um aumento de volume indolor, envolvendo preferencialmente a região de prémolares e molares da mandíbula. Radiograficamente, caracteriza-se por uma área radiolúcida predominantemente unilocular com bordas escleróticas bem definidas.
( ) Considerado como uma proliferação hamartomatosa autolimitante, sendo caracterizado pela proliferação de tecidos dentários em proporção variada e em diferentes estágios de desenvolvimento. É classificado em dois subtipos: composto e complexo.
( ) Termo utilizado de forma generalizada, com quatro variantes clinicopatológicas distintas reconhecidas, tendo como característica comum a proliferação de células de padrão ameloblástico. Não apresentam a capacidade de induzir a formação de esmalte.
( ) Clinicamente, caracteriza-se por um aumento de volume local associado à dor, em pelo menos metade dos casos. A maioria dos casos ocorre na mandíbula, geralmente associado a um primeiro molar permanente.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apreentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q907404 | Odontologia, Cistos e Tumores, Dentista, Prefeitura de Araruna PR, OBJETIVA, 2024

Um paciente do sexo masculino, de 45 anos, chega ao consultório para exame de rotina, sem sintomatologia dolorosa, com radiografia panorâmica. Ao exame radiográfico, observa-se lesão bem definida, unilocular com aspecto osteolítico, em região do ramo ascendente da mandíbula, do lado direito. Qual é o diagnóstico mais provável?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.