Questões de Concursos: Classificação da despesa pública

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Classificação da despesa pública. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q161304 | Direito Financeiro, Classificação da despesa pública, Auditor de Controle Externo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O processo orçamentário está hoje constituído, no ordenamento
jurídico nacional, por um sistema que abrange a lei orçamentária
anual, em conjunto com as leis do plano plurianual e de diretrizes
orçamentárias. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A despesa com a aquisição de um lote para a construção da sede de uma autarquia é classificada como inversão financeira, enquanto as despesas com a construção da sede são classificadas como investimento.

2 Q168551 | Direito Financeiro, Classificação da despesa pública, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Examine as proposições abaixo e escolha a alternativa correta.

I. Os créditos adicionais suplementares dependem de autorização legislativa, enquanto os créditos adicionais especiais e extraordinários não.

II. Nos termos do art. 11 da Lei n. 4.320/64, as operações de crédito e as amortizações de empréstimos são despesas correntes.

III. A execução orçamentária é composta de três fases: empenho, liquidação e pagamento.

3 Q164130 | Direito Financeiro, Classificação da despesa pública, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

De acordo com a classificação adotada pela Lei no 4.320/64, a despesa decorrente do pagamento de juros da dívida pública se caracteriza como despesa

4 Q222982 | Direito Financeiro, Classificação da despesa pública, Procurador, TCE SP, FCC

Segundo a Lei no 4.320/64, as transferências destinadas a cobrir despesas de custeio das empresas públicas ou privadas de caráter industrial, comercial, agrícola ou pastoril, são denominadas

5 Q166324 | Direito Financeiro, Classificação da despesa pública, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Examine as proposições abaixo e escolha a alternativa correta.

I. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

II. A despesa total com pessoal será apurada somando-se a realizada no mês em referência com as dos onze imediatamente anteriores e encontra limites na Lei de Responsabilidade Fiscal.

III. A despesa total com pessoal dos Estados e do Distrito Federal não poderá exceder a 50% de sua receita corrente líquida.

6 Q192839 | Direito Financeiro, Classificação da despesa pública, Agente Administrativo, MAPA, CONSULPLAN

A categoria econômica dos elementos de despesas diárias civil e de aquisição de imóveis são, respectivamente,

7 Q918592 | Direito Financeiro, Classificação da despesa pública, Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Posse GO, IV UFG, 2024

A despesa pública é

8 Q958025 | Direito Financeiro, Classificação da despesa pública, Assistente em Administração, IFRS, FUNDATEC, 2025

A Secretaria da Fazenda de um município realizou diversos pagamentos ao longo do ano. Entre eles, estava a devolução de cauções feitas por empresas contratadas, o resgate de operações de crédito antecipadas e o pagamento de restos a pagar de exercícios anteriores. Esses pagamentos não precisaram de autorização legislativa e não estavam previstos no orçamento anual, mas foram registrados no balanço financeiro do município. Esse tipo de despesa é classificado como:

9 Q956544 | Direito Financeiro, Classificação da despesa pública, Técnico em Contabilidade, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Segundo a Lei nº 4.320/1964 — Normas Gerais do Direito Financeiro, para efeito de classificação de despesa, considera−se material permanente o de duração:

10 Q954496 | Direito Financeiro, Classificação da despesa pública, Assistente Técnico de Tesouraria, CFESS, CONSULPAM, 2025

Segundo as Normas Gerais de Direito Financeiro para a elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, as dotações para a manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender às obras de conservação e adaptação de bens imóveis, são classificadas como:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.