A classificação é uma função importante para a transparência e o compartilhamento de informações, que são caminhos seguros
para a tomada de decisão, para a preservação da memória técnica e administrativa das organizações contemporâneas e para o
pleno exercício da cidadania. Ela é uma atividade reconhecida, pela maior parte dos autores que tratam da questão, como
matricial. Ela precede todas as outras atividades. Entretanto, há um espaço muito grande entre o reconhecimento de sua importância e o aprofundamento teórico sobre o tema.
(SOUSA, R. T. B. Os princípios arquivísticos e o conceito de classificação. Organização e representação do conhecimento na perspectiva da Ciência da
Informação. Brasília, v.2, p. 240-269, 2003.)
O ato de ordenar os documentos, segundo um plano destinado a facilitar o seu uso corrente, envolve tanto a organização intelectual dos documentos (ordenação) quanto a atribuição de símbolos para identificar os itens documentais (dossiês ou processos) e
mostrar a relação orgânica existente entre eles. (ARQUIVO NACIONAL – Brasil. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.)
Tendo em vista as citações acerca da função de classificação de documentos e, ainda, considerando sua importância no processo de gestão de documentos, que possibilitam maior eficiência e agilidade no gerenciamento e controle das informações,
são princípios que fundamentam tal função:
✂️ a) Reversibilidade e ordem original. ✂️ b) Integridade arquivística e temático. ✂️ c) Proveniência e pertinência territorial. ✂️ d) Aos fundos de arquivo e ordem original.