Questões de Concursos: Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral

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1 Q944844 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, MEC, INEP, 2022

A cultura organizacional é o jeito de ser e de fazer de uma empresa, o modo como ela resolve os problemas, como lida com a trama organizacional que sustenta ou não as vantagens competitivas do negócio. Apesar de muitas vezes invisível, a cultura orienta ou desorienta as ações na organização, alavancando resultados ou impedindo que eles sejam atingidos.
Disponível em: https://www.valor.com.br/carreira/5264285/quetal-tratar-da-cultura-corporativa-em-2018. Acesso em: 5 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e a relação entre cultura e clima organizacionais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em sua essência, a pesquisa acerca do clima organizacional procura encontrar problemas e deficiências pontuais em relação ao conjunto de valores vigentes na empresa.
PORQUE
II. Uma cultura organizacional bem-definida garante consistência e coerência a ações e decisões, o que, efetivamente, proporciona melhores condições para o alcance de objetivos organizacionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

2 Q870636 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Agente de Recursos Humanos, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Conceito desenvolvido para explicar os valores e as crenças de uma organização. De um modo geral, ela é vista como as normas e atitudes comuns de indivíduos e grupos dentro de uma organização. Através deste conjunto de entendimentos mútuos, controla a maneira como os indivíduos interagem uns com os outros dentro do ambiente laboral, bem como com clientes, fornecedores e outras partes interessadas existentes fora dos limites da empresa. Trata-se corretamente do (a):

3 Q943742 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Considere as seguintes afirmativas. I - Cultura organizacional é o padrão compartilhado de crenças, suposições e expectativas do público fora da organização, que acaba influenciando na maneira dos membros perceber a organização, suas normas, papéis, valores e ambiente. Então, a cultura originada do exterior para o interior, mesmo que oposta à dos membros, disponibiliza formas de pensamento, sentimento e reação que guiam a tomada de decisão e as ações. II - A cultura de uma organização pode ter sido desenvolvida por seu fundador, moldando um modo particular de ser, com características próprias que a distinguem das demais e que são transmitidas aos novos membros como a forma correta de agir e pensar, determinando o que deve ser cumprido e o que deve ser proibido. A cultura exerce, portanto, uma forma de controle sobre o comportamento individual e representa a identidade da organização. III - Os artefatos correspondem ao nível mais superficial e perceptível. São os aspectos visíveis, tais como organograma, arquitetura física, políticas e diretrizes, documentos públicos, rituais de integração, padrões de comportamento e vestuário das pessoas.

4 Q880856 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Assistente Organizacional, SERGAS, IESES, 2024

A liderança que possui uma forte influência na performance da empresa, graças ao alto conhecimento e capacidade analítica dos líderes que atuam sob a sua influência, é caracterizada como liderança:

5 Q881432 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Assistente em Administração, IFSC, FUNDATEC, 2024

A cultura organizacional desempenha um papel crucial no desempenho e na satisfação dos funcionários. Existem diversos tipos de culturas organizacionais, cada uma com características únicas que influenciam a forma como os membros da organização interagem e trabalham. Nesse sentido, assinale a alternativa que descreve a cultura de poder.

6 Q880851 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Assistente Organizacional, SERGAS, IESES, 2024

A função administrativa cuja finalidade é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetos previamente estabelecidos, é corretamente denominada de:

7 Q880500 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Assistente Administrativo, Prefeitura de São Bento do Una PE, ADMeTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na Gestão de Pessoas, o clima organizacional se relaciona com o grau de motivação dos integrantes de uma organização.

II Na Gestão de Pessoas, rivalidade, conflitos, muita tensão, erros recorrentes, falta de interação e comunicação, elevado índice de absenteísmo, descumprimento de tarefas, desinteresse, desperdício de recursos e elevado turnover são sinais de um clima organizacional desejável, pois tudo isso gera competitividade na equipe.

III. Na gestão de pessoas, o gerente deve ser capaz de manter as equipes motivadas e de reter os talentos que lidera, viabilizando as melhores condições para a ação construtiva das pessoas.

Marque a alternativa CORRETA:

8 Q881433 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Assistente em Administração, IFSC, FUNDATEC, 2024

Cultura e clima organizacional são conceitos fundamentais para entender o comportamento e a eficácia das organizações. Considerando os aspectos relacionados ao tema, assinale a alternativa que diferencia corretamente cultura e clima organizacional.

9 Q887727 | Administração Geral, Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral, Técnico em Qualidade, FEAS de Curitiba PR, OBJETIVA, 2024

Identificados como circunstâncias externas aos colaboradores, os fatores higiênicos estão ligados às condições do ambiente de trabalho e são diretamente definidos pela empresa, como o próprio nome sugere. Com base nessa informação e sobre esses fatores, analisar os itens abaixo:

I. Salário e benefícios.
II. Autonomia no trabalho.
III. Políticas administrativas e de recursos humanos.
IV. Sentimento de crescimento profissional e pessoal.


Estão CORRETOS:
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