Questões de Concursos Clínica Médica Humana

Resolva questões de Clínica Médica Humana comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1000972 | Medicina, Clínica Médica Humana, Grupo Medicina Física e Reabilitação, EBSERH, FGV, 2025

Você recebeu um paciente para avaliação e tratamento de uma síndrome de dor crônica benigna.

Nesse caso, você deve dar as recomendações a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1007896 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

O diabetes mellitus tipo 2 (DM2), uma doença de etiologia multifatorial, está associado a predisposição genética, idade avançada, excesso de peso, sedentarismo e hábitos alimentares não saudáveis, tendo evolução insidiosa e podendo permanecer assintomático por vários anos após o diagnóstico. É importante o seguimento regular para avaliação da efetividade do tratamento e da evolução da doença e suas possíveis complicações.

No que se refere à periodicidade de exames para o acompanhamento, é correto afirmar que pacientes com DM2 devem realizar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1068575 | Medicina, Clínica Médica Humana, Especialidade Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2025

Homem de 72 anos apresenta quadro de sonolência, hipotensão e taquicardia. A avaliação inicial revela glicose sanguínea de 828 mg/dL. O exame de urina mostra nitritos 2+/4, leucócitos 3+/4 e cetonas 1+/4. Os testes iniciais de sangue mostram sódio: 155 mEq/L; potássio: 5,2 mEq/L; ureia: 162 mg/dL; creatinina: 1,98 mg/dL; bicarbonato arterial: 18 mEq/L.

Sobre o caso descrito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1028184 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Uma paciente de 35 anos, em tratamento psiquiátrico por bipolaridade, deu entrada no serviço de emergência com quadro de convulsão. Familiares informaram que ela fez uso abusivo de lítio nas últimas horas.

O tratamento adequado para a paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q976500 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Paciente do sexo masculino, 70 anos, relata que há 6 meses iniciou com aumento do volume abdominal associado a perda de peso importante. Fez exames laboratoriais com alteração de exames hepáticos. Histórico de esteatose hepática de longa data. DM tipo 2 e HAS há alguns anos em tratamento irregular. Cirurgia de varizes de membros inferiores prévia, sem intercorrências. Nega tabagismo. Nega etilismo. Ao exame físico está ictérico, com abdome ascítico e com edema de membros inferiores. Sem flapping. Ultrassom de abdome demonstra ascite moderada e sinais de hipertensão portal com esplenomegalia. Neste momento, a melhor conduta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1018745 | Medicina, Clínica Médica Humana, Área Trabalho, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao psiquismo e suas doenças, julgue o item que se segue.

A maioria dos indivíduos com transtorno bipolar apresenta prejuízo importante no funcionamento profissional, o que os torna improdutivos mesmo entre os episódios, sendo incomuns outros transtornos mentais comórbidos nesses indivíduos.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q976505 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Na fisiopatologia da cetoacidose diabética, observam-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1030056 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Uma paciente de 26 anos, durante prova de maratona de rua, após correr por mais de duas horas, começou a apresentar quadro de hipertermia (T Ax 39 °C), náuseas e cefaleia, evoluindo com vômitos e confusão mental. Interrompeu a prova e logo em seguida passou a apresentar rebaixamento do nível de consciência e sinais de edema pulmonar.

O diagnóstico mais provável para o caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1030057 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Uma paciente de 42 anos deu entrada no hospital com queixa de dor tipo cólica no quadrante superior direito do abdome há 24 horas, icterícia, febre, náuseas e vômitos, tendo evoluído com alteração do nível de consciência, taquicardia, taquipneia e hipotensão, necessitando de internação em UTI por quadro de sepse.

O tratamento antimicrobiano de primeira linha para essa paciente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1030061 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

Os derrames pleurais são acúmulos de líquido dentro do espaço pleural. Eles têm múltiplas causas e normalmente são classificados como transudatos ou exsudatos. A detecção é feita por exame físico, radiografia de tórax e ultrassonografia torácica à beira do leito. A toracentese e a análise do líquido pleural costumam ser necessárias para determinar a causa.

A principal causa de derrame pleural transudato é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1030063 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

O choque resulta em falência generalizada do sistema circulatório em oxigenar e nutrir o corpo adequadamente; no nível celular, o choque altera a transferência de energia mitocondrial e provoca a produção e o acúmulo de substâncias químicas tóxicas.

O rápido reconhecimento do choque requer a integração de informações da história imediata e do exame físico e é fortemente sustentado pela presença de uma piora do déficit de base ou da acidose lática.

Um critério empírico para diagnóstico de choque circulatório é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1030064 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A cognição é um composto de atenção, orientação, memória, linguagem, habilidade visual-espacial e função executiva. Tanto o delirium quanto a demência afetam a cognição, mas de formas muito diferentes.

A primeira etapa na avaliação dos pacientes que se apresentam ao pronto-socorro com um distúrbio neurocomportamental consiste em se determinar se esse estado representa delirium ou demência por meio da obtenção de um histórico cuidadoso do paciente (quando possível com o próprio, com membros da família e cuidadores) empregando ferramentas de triagem para confusão mental e avaliações cognitivas para demência.

Sobre o quadro de delirium, analise as afirmativas a seguir.

I. Cursa com outros distúrbios da cognição, como na memória, desorientação, linguagem, capacidade visual e espacial ou percepção.

II. O distúrbio se desenvolve num período de tempo curto, constitui uma alteração relativa à atenção e à consciência basais e ocorre de forma linear em intensidade durante o dia.

III. Os distúrbios não são explicados de maneira melhor por outro transtorno neurocognitivo preexistente, estabelecido ou em evolução, e não ocorrem no contexto de um coma.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q986559 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Paciente João Kleber, branco, 40 anos, hígido, casado, comparece em consulta anual na Unidade Básica de Saúde para avaliação clínica e solicitação de exames de rastreamento para câncer de próstata. Está assintomático, nega histórico de doenças crônicas transmissíveis ou não transmissíveis em familiares de 1° grau e nega histórico pessoal ou familiar de neoplasias.
Em relação ao caso descrito e as indicações de rastreamento mais atuais do Ministério da Saúde, é correto afirmar que para esse paciente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q982738 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Generalista, Prefeitura de Monte Belo MG, Prefeitura de Monte Belo MG, 2025

Diagnóstico Diferencial em Dor Torácica

Paciente de 58 anos, tabagista, chega ao PS com dor precordial opressiva de 40 minutos, irradiada para mandíbula, associada a sudorese fria. O ECG mostra supradesnivelamento de ST em V2-V4. Qual a conduta IMEDIATA?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q985055 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral ESF Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

As dores musculares ou mialgias estão entre as queixas mais comuns na atenção primária, e quase todas as pessoas sentirão dores em seus músculos em algum momento de suas vidas. Em relação a dores musculoesqueléticas, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q979684 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

Caso: Homem de 62 anos está internado há 2 dias em enfermaria clínica devido à fratura de pé direito. Ele é tabagista e possui histórico de consumo diário de bebidas alcoólicas em grande quantidade (cerca de 1 litro de destilado/dia), com último consumo no dia anterior à admissão hospitalar. Evolui, no segundo dia de internação, com agitação psicomotora importante, tremores grosseiros de extremidades, sudorese profusa, febre baixa (37,8°C axilar), taquicardia (FC 120 bpm), hipertensão (PA 160x100 mmHg) e refere estar vendo “bichos” no quarto e ouvindo vozes ameaçadoras.
Em relação ao tratamento medicamentoso desse paciente, assinale a conduta farmacológica inicial mais adequada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1062926 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, TJ MS, FGV, 2024

Paciente do sexo feminino, 27 anos, procura atendimento médico com queixa de episódios frequentes de cefaleia bilateral, de moderada intensidade, sem fotofobia, que piora no final do dia e com situações de estresse.

A medicação indicada para profilaxia desse quadro é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1062928 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, TJ MS, FGV, 2024

Paciente do sexo masculine, 29 anos, evoluiu com fraqueza muscular progressiva em membros inferiores associada a parestesia, após quadro de gastroenterite recente. Sem relato de trauma e sem queixa de dor.

O tratamento indicado de acordo com a suspeita clínica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1043985 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Dermatologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Na sífilis, o sinal de Higoumenakis é caracterizado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1067800 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 78 anos com DPOC (GOLD grau III – grupo E) é levado ao hospital pelo serviço pré-hospitalar (SAMU). Há 3 dias, ele evolui com piora da dispneia e aumento do volume e purulência do escarro. À chegada no hospital, ele está sonolento; temperatura: 37,8 ºC; oximetria de pulso com saturação de 100%; frequência cardíaca: 110 bpm; pressão arterial: 132 x 75 mmHg; frequência respiratória: 30 ipm; ausculta pulmonar com sibilos difusos. Radiografia de tórax mostra campos pulmonares hiperinsuflados, mas sem consolidação. Exames séricos: proteína C reativa: 4,5 mg/dL (normal: até 1,0); neutrófilos: 12210/mm3. Gasometria arterial à chegada (máscara de oxigênio): pH: 7,28; PCO2: 76 mmHg; PO2: 162 mmHg; bicarbonato: 33 mEq/L.
Nesse momento, o próximo passo recomendado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.