Questões de Concursos Clínica Médica Humana

Resolva questões de Clínica Médica Humana comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q836767 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Pediatra, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2021

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma complicação relacionada com a síndrome do respirador bucal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q832527 | Medicina, Clínica Médica Humana, Prefeitura de Itá SC Médico, AMAUC, 2021

Numa visão semiológica, todas as dores nociceptivas somáticas possuem certas características comuns. Dessas características, não se enquadra, a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q831714 | Medicina, Clínica Médica Humana, Prefeitura de Laurentino SC Médico, CONSULTEC, 2021

Paciente masculino, 36 anos de idade, consulta a emergência com queixa de dor abdominal mal localizada, náuseas, vômitos e cefaleia. Refere estar em comemorações nos últimos dias, com grande ingestão de álcool. Ao exame físico, se encontra taquicardico, taquipneico, levemente hipotenso e com rebaixamento do nível de consciência. Suspeitando de pancreatite aguda não biliar, solicita exames complementares imediatamente. É um achado indicativo de mau prognóstico, segundo os critérios de Ranson:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q835212 | Medicina, Clínica Médica Humana, Prefeitura de Laurentino SC Médico, CONSULTEC, 2021

Um paciente de 41 anos, masculino, vítima de ferimento por arma branca em hemitórax esquerdo, angustiado, é trazido por familiares a emergência. Na avaliação inicial tem PA 80/60mmHg, pulso 120, frequência respiratória de 36rpm. BRNF sem sopros em 2T e MV positivo no hemitórax direito e ausente no hemitórax esquerdo, neste apresentando hipertimpanismo. Qual a hipótese diagnóstica mais adequada para este caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q837191 | Medicina, Clínica Médica Humana, FSPSS Médico Especialista, FSPSS, 2021

Tecnologia de intervenção em saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúdedoença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos. Originária da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), compreende um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos, definidos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças.” As informações se referem a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q832666 | Medicina, Clínica Médica Humana, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Clínico Geral, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Nas Unidades de Pronto Atendimento e emergências de hospitais é frequente o atendimento de reações alérgicas agudas tipo I, de hipersensibilidade imediata, com urticária e formação de pápulas ou placas eritematosas confluentes disseminadas , pruriginosas, que desaparecem e sob pressão na derme superficial e angioedema da derme profunda.
A urticária com angioedema pode ser tratada inicialmente com melhor resposta clínica com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q837838 | Medicina, Clínica Médica Humana, FSPSS Médico Clínico Geral 40h, FSPSS, 2021

A droga recomendada com propriedade de reduzir a pressão do esfíncter inferior do esôfago e a amplitude das suas contrações, sem alterar as do corpo esofágico, que poderia ser utilizada, por exemplo, num caso de impactação de carne no terço inferior do esôfago, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1005084 | Medicina, Clínica Médica Humana, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Apolinário, 86 anos, perfil 3 de funcionalidade, com Alzheimer em estágio avançado, hipertenso, diabético e com imobilidade grau IV, em uso de medicação para as doenças de base, é levado à consulta médica.
Sobre seu quadro clínico, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q997771 | Medicina, Clínica Médica Humana, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 47 anos, que vinha em uso de medicações para controle de transtorno bipolar, é levada para atendimento com alteração do nível de consciência, confusão mental, sudorese e desorientação. Ao exame, foi observada rigidez muscular generalizada, especialmente em membros superiores e inferiores. Apresentou pressão arterial de 172 por 104 mmHg, frequência cardíaca de 109 batimentos por minuto, frequência respiratória de 24 incursões respiratórias por minuto e temperatura axilar de 39,2 °C. O exame laboratorial revelou aumento significativo de creatinofosfoquinase sérica, sem alterações nas transaminases. Como a equipe médica suspeitou de síndrome neuroléptica maligna, suspendeu as medicações em uso e iniciou terapia de suporte clínico.
Fazem parte do arsenal terapêutico da síndrome neuroléptica maligna as seguintes medicações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q998690 | Medicina, Clínica Médica Humana, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 34 anos procurou ambulatório para realização de um check up médico. Negou quaisquer sintomas ou doenças prévias. Ao exame, a pressão arterial era de 132 por 82 mmHg e a frequência cardíaca, de 68 batimentos por minutos. Foi observada uma irregularidade no ritmo cardíaco, sugerindo a presença de aproximadamente 4 extrassístoles por minuto. O restante do exame físico foi sem alterações. Foi solicitado eletrocardiograma, em que foi evidenciada a presença de algumas extrassístoles ventriculares. Essas alterações foram confirmadas em Holter de 24 horas, em que foi observada uma baixa incidência de extrassístoles ventriculares, sem arritmia supraventricular. O paciente realizou, também, um ecocardiograma, que estava dentro da normalidade, mas ficou preocupado ao terem sido detectadas essas alterações no ritmo cardíaco, apesar de estar assintomático.
A orientação mais adequada nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q907726 | Medicina, Clínica Médica Humana, Geriatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Texto associado.

Leia o caso clínico a seguir para responder à questão.


Paciente do sexo masculino, 60 anos, professor universitário, iniciou quadro de declínio cognitivo há um ano como notório prejuízo em sua atividade laboral. Atualmente apresenta dependência parcial para atividades instrumentais e independência para atividades básicas de vida diária. Nega alucinações visuais e alteração comportamental. Antecedentes familiares revelaram presença de Doença de Alzheimer em mãe e irmã. Durante exame físico, foi observada marcha com passos curtos e sem balanço e tremores de repouso assimétrico em membros superiores. Sem presença de rigidez ou bradicinesia. PA 125X80mmHg, FC 72bpm. Sem alteração em ausculta respiratória e cardiovascular.

Em idosos os déficits sensoriais podem se instalar gradualmente, sendo pouco percebidos no início, mas com grande impacto em restrição de atividades rotineiras e perda de funcionalidade. Trata-se de um risco relacionado a alterações sensoriais nos idosos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1005088 | Medicina, Clínica Médica Humana, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

José, 55 anos, hipertenso há 3 anos, em uso regular de medicação, vem para consulta de rotina apresentando PA = 130 x 80 mmHg. Após exame clínico, conclui-se que tem baixo risco cardiovascular.
Nesse caso, a conduta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1005086 | Medicina, Clínica Médica Humana, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Rodrigo, 48 anos, casado, autônomo, vem à unidade básica de saúde se queixando de dores de cabeça de repetição e apresentando PA = 165 x 90 mmHg. Em seu prontuário, identifica-se que, nas últimas 5 consultas, no último ano, por motivos diversos, sua pressão arterial foi, respectivamente, de 147 x 99 mmHg; 180 x 100 mmHg; 152 x 90 mmHg; 160 x 95 mmHg e 170 x 92 mmHg. Rodrigo tem história familiar de hipertensão e é sedentário.
O fato que permite o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q976505 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Na fisiopatologia da cetoacidose diabética, observam-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q998689 | Medicina, Clínica Médica Humana, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma estudante universitária de 23 anos marcou avaliação clínica pois vinha apresentando episódios recorrentes de perda de consciência desde a adolescência, geralmente em situações de estresse emocional intenso ou durante prolongada permanência em pé em ambientes quentes. Ela descreveu que, momentos antes de perder a consciência, sentia tontura, visão turva, suor frio e náuseas. Em um dos episódios mais recentes, enquanto estava em pé em uma fila, começou a sentir esses sintomas e desmaiou, recuperando a consciência em menos de 2 minutos. Negou doenças prévias e afirmou que se sentia saudável. Durante a consulta médica, não foram encontradas alterações ao exame físico. A paciente levou Holter de 24 horas, eletrocardiograma e ecocardiograma, que estavam dentro da normalidade. A paciente queria saber o que fazer ao ter a sensação de desmaio.
Nesse contexto de um quadro sugestivo de síncope vasovagal, além de sugerir que ela deite no chão ou outro tipo de superfície quando sentir os pródromos de síncope, o médico deve orientá-la a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1007896 | Medicina, Clínica Médica Humana, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

O diabetes mellitus tipo 2 (DM2), uma doença de etiologia multifatorial, está associado a predisposição genética, idade avançada, excesso de peso, sedentarismo e hábitos alimentares não saudáveis, tendo evolução insidiosa e podendo permanecer assintomático por vários anos após o diagnóstico. É importante o seguimento regular para avaliação da efetividade do tratamento e da evolução da doença e suas possíveis complicações.

No que se refere à periodicidade de exames para o acompanhamento, é correto afirmar que pacientes com DM2 devem realizar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1000972 | Medicina, Clínica Médica Humana, Grupo Medicina Física e Reabilitação, EBSERH, FGV, 2025

Você recebeu um paciente para avaliação e tratamento de uma síndrome de dor crônica benigna.

Nesse caso, você deve dar as recomendações a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q961055 | Medicina, Clínica Médica Humana, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Um paciente de 65 anos está internado na enfermaria para investigação e apresenta história de ‘mal-estar, sudorese e dor de cabeça’ há cerca de 3 meses. Traz anotações de monitorização residencial da pressão arterial solicitada pelo médico do posto de saúde com média diária de 160 x 100 mmHg. Há uma semana o médico resolveu iniciar o tratamento com propranolol e, desde então, o paciente vem apresentando piora do quadro, com crises de hipertensão que necessitaram de internação e uso de nitroprussiato de sódio para o controle.” Considerando a evolução do paciente e, ainda, a suspeita de hipertensão de origem secundária, assinale a principal hipótese etiológica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q998695 | Medicina, Clínica Médica Humana, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 61 anos, diabético, em uso de linezolida por grave infecção cutânea, iniciou um quadro de confusão mental, sudorese, agitação e tremor. Ao exame, apresentava mioclonia e rigidez muscular. A pressão arterial era de 178 por 104 mmHg, a frequência cardíaca era de 112 batimentos por minuto e a temperatura axilar era de 38,2 °C. Entre as medicações, estava fazendo uso de citalopram 40 mg ao dia. Após a realização de exames complementares para afastar outras doenças, foi levantada a hipótese de síndrome serotoninérgica. Foi suspensa a fluoxetina e foram implementadas medidas de suporte clínico. Na síndrome serotoninérgica, o tratamento dependerá da sua gravidade.
Entre as medicações que estão indicadas para uso pela equipe médica, é correto apontar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.