Questões de Concursos Clínica Médica Veterinária

Resolva questões de Clínica Médica Veterinária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1031488 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica o método usado como forma de prevenção da retículo-pericardite traumática em bovinos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1031491 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre a fotossensibilização, enfermidade que ocorre por todo o mundo, sendo mais comum em bovinos e ovinos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1031492 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Doença de Aujeszky, causada por um herpesvírus, é uma doença de notificação imediata ao Serviço Veterinário Oficial de qualquer caso suspeito. Ela afeta bovinos, equinos, suínos, caprinos, ovinos, e outros mamíferos, sendo todos considerados hospedeiros finais.
Assinale a opção que indica os portadores assintomáticos, que servem como fonte de infecção para outros animais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1031494 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

No Brasil, a leptospirose ocorre normalmente em surtos em seres humanos e animais, associados a períodos de chuva forte, presença de roedores e mamíferos silvestres e domésticos.
No quadro clínico da leptospirose bovina, além de afetar os rins, a doença afeta o sistema
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1031496 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Nas criações de bovinos, quando um animal é reagente positivo ao teste de tuberculose, ele deve ser marcado com um “P” do lado direito da cara.
Além dessa marcação, os animais reagentes positivos devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1016762 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Sanidade e Defesa Animal, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Tendo em vista que os imunobiológicos são amplamente utilizados na medicina veterinária para a prevenção de doenças infecciosas e o tratamento de enfermidades inflamatórias e autoimunes, julgue o item subsequente.

O teste de Rosa de Bengala é um exame imunobiológico utilizado no diagnóstico da leptospirose em equinos.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1016764 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Sanidade e Defesa Animal, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o seguinte item, relativo à inspeção industrial e higiênico-sanitária de produtos destinados à alimentação animal.

As partes de bovinos com mais de trinta meses de idade que apresentam maior risco de infectividade para encefalopatia espongiforme bovina e que devem ser removidas, segregadas e inutilizadas são: íleo distal, encéfalo, olhos e medula espinhal.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1016767 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Sanidade e Defesa Animal, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da patologia dos animais de produção e da inteligência quarentenária em sanidade animal, julgue o item a seguir.

A retículo-pericardite traumática em bovinos ocorre devido à ingestão acidental de corpos estranhos metálicos, que podem perfurar o retículo e, em casos graves, alcançar o pericárdio, causando inflamação e comprometimento cardíaco.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q985282 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Foi solicitado atendimento veterinário para um equino que estava apresentando distensão abdominal e dificuldade respiratória. Jane, a médica veterinária que realizou o atendimento, diagnosticou vólvulo do cólon maior. Baseando-se nas informações apresentadas, qual das alternativas abaixo apresenta o tratamento para essa afecção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1003724 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médicoa Veterinário, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

A contenção química e anestesia em serpentes se faz necessária na maioria dos procedimentos clínicos e cirúrgicos, principalmente em espécies grandes e peçonhentas. É imprescindível um interesse especial pela anatomia e fisiologia desse grupo de répteis, uma vez que eles são delicados e vulneráveis aos efeitos adversos do uso inadequado da anestesia, não sendo possível, em muitos casos, extrapolar doses e resultados dos animais domésticos. Sobre a anestesia em serpentes. analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

(I) O protocolo anestésico com butorfanol, cetamina e isoflurano demonstram-se eficientes para procedimentos de extremo desconforto em animais com alto risco e são os agentes anestésicos mais usados em répteis.
(II) A anestesia inalatória, principalmente com isoflurano, tem se tornado a prática padrão para serpentes, pois é mais segura e a recuperação do animal é mais rápida.
(III) A escolha do protocolo anestésico depende de vários fatores, tais como o estado do animal, o tipo e a duração do procedimento a ser realizado e o custo dos agentes utilizados. Sem dúvida, os agentes de escolha para as serpentes (e répteis em geral) são os anestésicos que tenham metabolização lenta.
(IV) Devem-se levar em consideração que eles são animais ectotérmicos, ou seja, não possuem mecanismos autônomos para regulação da temperatura corporal, assim qualquer alteração ambiental pode alterar seus mecanismos fisiológicos, como mudanças na taxa de ventilação e evaporação, frequência cardíaca e fluxo sanguíneo.

Estão corretas somente as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q884736 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Agropecuária, ADAB, FGV, 2024

Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre os animais e os seres humanos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as zoonoses respondem por cerca de 2,4 bilhões de casos de doenças e 2,2 milhões de mortes por ano, representando, portanto, um imenso desafio para a saúde pública, além de sua importância associada à segurança alimentar.

Marque a opção que cita corretamente uma doença zoonótica, de grande preocupação nas criações animais e para saúde pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q908841 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Algas são microrganismos eucarióticos, saprofíticos que estão amplamente distribuídos no meio ambiente, especialmente na água. Prototheca zopfii é uma alga sem coloração, associada à doença nas espécies canina e bovina. Essa alga cresce aerobiamente e no meio de ágar-sangue, formando colônias semelhantes às das leveduras. As infecções causadas por essa alga são oportunísticas. P. zopfii, nas vacas, está implicada como um dos agentes de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1033261 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Anestesiologia e Medicina de Emergência, UFG, IV UFG, 2024

Embora a ventilometria possa mensurar o volume ventilatório de um paciente, ela não mensura a proporção na qual esse volume está distribuído entre o espaço morto fisiológico e os alvéolos funcionais. Para o cálculo do espaço morto fisiológico, deve-se considerar a pressão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1033263 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Anestesiologia e Medicina de Emergência, UFG, IV UFG, 2024

Cães e gatos em parada cardiorrespiratória devem ser ventilados precocemente, após o início das compressões torácicas. Recomenda-se que o tempo inspiratório, durante a ventilação de paciente intubado, seja de aproximadamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1033264 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Anestesiologia e Medicina de Emergência, UFG, IV UFG, 2024

A acidose ruminal subaguda (SARA, do inglês Subacute Ruminal Acidosis) é uma condição metabólica que ocorre em ruminantes, caracterizada por uma redução temporária do pH do conteúdo ruminal. Nessa afecção, ocorre menor produção de saliva e redução do tamponamento ácido no rúmen devido ao(à)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1033270 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Anestesiologia e Medicina de Emergência, UFG, IV UFG, 2024

Durante a técnica de reanimação cardiopulmonar (RCP), a monitoração da fração expirada de CO2 (ETCO2) é recomendada e deve ser monitorada sempre que possível. Valores elevados de ETCO2 indicam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1033271 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Anestesiologia e Medicina de Emergência, UFG, IV UFG, 2024

Para pacientes com fibrilação ventricular refratária a desfibrilação elétrica, durante a técnica de reanimação cardiopulmonar (RCP), recomenda-se a aplicação primária do fármaco
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1033272 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Anestesiologia e Medicina de Emergência, UFG, IV UFG, 2024

Em relação à avaliação primária do paciente grave, a presença de estertor ou estridor, juntamente com esforço inspiratório aumentado, é indicativo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1033273 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Anestesiologia e Medicina de Emergência, UFG, IV UFG, 2024

A suplementação de oxigênio é benéfica a todos os animais que apresentam risco de hipoxia tecidual. De acordo com as técnicas de oxigenioterapia, o método que apresenta riscos de hipertermia e de reinalação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1033274 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Anestesiologia e Medicina de Emergência, UFG, IV UFG, 2024

A hipoventilação em decorrência de miastenia gravis, botulismo e polirradiculoneurite ocorre por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.