Questões de Concursos CMMI

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1Q851222 | Governança de TI, CMMI, Desenvolvedor de Software, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca de CMMI, julgue o item subsecutivo.

Programas de treinamento são estabelecidos para desenvolver habilidades técnicas e conhecimentos dos membros das equipes a partir do nível 2.

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2Q847508 | Governança de TI, CMMI, Desenvolvedor de Software, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca de CMMI, julgue o item subsecutivo.

O modelo CMMI para desenvolvimento contém práticas que cobrem uma série de áreas de conhecimento, incluindo-se conhecimento de engenharia de hardware.

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3Q848580 | Governança de TI, CMMI, Gestor de Projetos, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue os itens subsequentes, referentes a processo de desenvolvimento de software, CMMI-DEV, MPS.BR, Scrum e programação ágil.
No CMMI-DEV, o processo desenvolvimento de requisitos tem por objetivo gerar, analisar, definir e validar os requisitos do cliente, assim como os seus desdobramentos para os requisitos do produto e dos seus componentes, conforme a necessidade dos grupos interessados.
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4Q163663 | Governança de TI, CMMI, Auditor Fiscal, SEFAZ BA, FCC, 2019

Solicitou-se a um Auditor Fiscal da área de TI definir como a análise SWOT está referenciada nas práticas do CMMI versão 1.3. Ele afirmou corretamente que a análise SWOT é recomendada
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5Q166509 | Governança de TI, CMMI, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ GO, FCC, 2018

Se um dos principais objetivos de uma corporação, onde há um forte comprometimento organizacional, é implementar processos robustos de desenvolvimento de sistemas que envolvam lidar com requisitos, adotar o CMMI-DEV, versão 1.3, é uma boa opção. Nesse modelo, na abordagem por estágios, as atividades de elicitar, analisar e estabelecer os requisitos do cliente e dos componentes do software caracterizam o processo de
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6Q153727 | Governança de TI, CMMI, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ AP, FCC

Com a finalidade de melhorar continuamente seus produtos, uma equipe de TI está buscando avaliar oscilações na qualidade do software desenvolvido em sua fábrica, seguindo um método padronizado de investigação e análise. Considerando que o processo de produção de software é controlado estatisticamente e que a equipe segue as práticas do CMMI 1.3, a avaliação dos motivos das oscilações na qualidade corresponde a uma prática associada à área de processo de

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7Q110061 | Governança de TI, CMMI, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Paula trabalha em uma empresa que aplica o CMMI-DEV versão 1.3, de acordo com a documentação oficial. A empresa encontra-se em um nível de maturidade em que o processo de Gerenciamento de Riscos permite identificar eficientemente problemas potenciais antes que eles ocorram, de forma que as atividades de tratamento de riscos possam ser planejadas e invocadas, quando necessário, ao longo do ciclo de vida dos produtos e projetos. Isso permite mitigar impactos adversos na obtenção dos objetivos. Todos os demais processos deste nível de maturidade e dos níveis de maturidade anteriores funcionam de maneira eficiente.

A empresa na qual Paula trabalha encontra-se no nível de maturidade
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8Q143697 | Governança de TI, CMMI, Analista Judiciário Informática, TRF 3a, FCC

Os modelos do CMMI são descritos em termos de áreas de processo, metas e práticas. Áreas de processo são conjuntos de práticas relacionadas em uma determinada área que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes para causarem uma melhoria significativa naquela área. São áreas de processo relacionadas diretamente à Engenharia de Requisitos no CMMI:

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9Q149662 | Governança de TI, CMMI, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

A empresa onde Paulo trabalha utiliza o CMMI-DEV para prover diretrizes para monitorar, mensurar e gerenciar os processos de desenvolvimento de software. Foi adotada a abordagem de implementação por estágios, que define 5 níveis de maturidade. No nível de maturidade em que a empresa se encontra, o conceito de inovação organizacional integra os processos de gestão de mudanças tanto em processo como na tecnologia e a importância da análise e da resolução de causas dos desvios é explicitamente enfatizada. Todas as metas específicas e genéricas correspondentes às áreas de processos foram cumpridas, incluindo os processos específicos do nível de maturidade atual da empresa, dentre os quais encontra-se o processo de
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10Q268017 | Governança de TI, CMMI, Analista Desenvolvimento de Sistemas, MPU, CESPE CEBRASPE

De acordo com o CMMI-DEV versão 1.2, julgue o item a seguir.

O CMMI-DEV versão 1.2 possibilita utilizar a representação por estágios e a contínua. A representação por estágios permite que as organizações tenham um caminho de melhoria predefinido e testado, enquanto a representação contínua baseia-se em uma história relativamente longa de utilização, com estudos e dados que demonstram o retorno do investimento.

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11Q162830 | Governança de TI, CMMI, Auditor de Controle Externo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da qualidade de software, julgue os itens subsequentes, em relação ao CMMI.

O CMMI, ao prover as organizações com os elementos essenciais de processos efetivos que melhoram o desempenho; identificar os pontos fortes e as fraquezas da organização; e promover as mudanças que transformam as fraquezas em pontos fortes, adota uma abordagem de melhoria de processo de software.

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12Q155189 | Governança de TI, CMMI, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 11a Região, FCC

As metas genéricas no CMMI evoluem de modo que cada meta fornece uma base para a próxima. Assim, pode ser feita a conclusão que um processo

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13Q160565 | Governança de TI, CMMI, Auditor de Controle Externo Informática, TCM GO, INSTITUTO CIDADES

O CMMI foi baseado nas melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos. As representações permitem à organização utilizar diferentes caminhos para a melhoria de acordo com seu interesse. Na representação por estágios, o nível onde existe documentação e padronização das atividades de gerenciamento básico e de Engenharia de Software e que possui processos gerencias e técnicos bem definidos com possibilidade de avaliação do processo é:

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14Q152407 | Governança de TI, CMMI, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 6a Região, FCC

Existem diversos modelos CMMI disponíveis, gerados a partir do CMMI Framework. Em consequência disso, é preciso estar preparado para decidir qual modelo CMMI melhor atende às necessidades de melhoria de processos de uma organização específica. É possível selecionar uma representação, contínua ou em estágios, e determinar as áreas de conhecimento que serão incluídas no modelo que essa organização irá utilizar. Sobre essas representações, considere:

I. Oferecerá uma sequência comprovada de melhorias, começando com práticas básicas de gerenciamento e progredindo por um caminho pré-definido e comprovado de níveis sucessivos, cada um servindo como base para o próximo.

II. Oferecerá uma classificação única que resume os resultados de avaliações e permite comparações entre organizações.

III. Possibilitará comparações dentro e entre organizações em uma área de processo em termos de área de processo ou pela comparação de resultados através do uso de estágios equivalentes.

IV. Permitirá comparação dentro da organização e entre organizações pelo uso de níveis de maturidade.

V. Permitirá selecionar a sequência de melhorias que melhor atende aos objetivos de negócios e reduz as áreas de risco da organização.

Os itens apresentados referem-se, respectivamente, às representações

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15Q162921 | Governança de TI, CMMI, Auditor de Controle Externo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da qualidade de software, julgue os itens subsequentes, em relação ao CMMI.

Apesar de o CMMI ser adaptável a equipes, grupos de trabalho e projetos, a sua aplicação é restrita a grandes organizações.

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17Q107698 | Governança de TI, CMMI, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

Um nível de maturidade consiste em práticas específicas e genéricas para uma área de processo, que podem levar a melhorias nos processos organizacionais. Na representação do CMMI por estágios, existem diversos níveis de maturidade. Em um desses níveis os processos são continuamente melhorados com base em um entendimento quantitativo das causas comuns de alterações de desempenho. A melhoria contínua é obtida com inovações e melhor uso de tecnologias. Objetivos quantitativos de melhoria de processos são estabelecidos, continuamente revisados de acordo com os negócios da organização e usados como critério no gerenciamento. Os efeitos da implantação da melhoria de processos são medidos e avaliados. A melhoria de processos é uma tarefa de todos, não apenas uma ordem específica dos níveis hierárquicos mais altos. Desta forma, é possível que seja criado um ciclo de melhoria contínua dos processos, evitando-se acomodação.

O nível de processo descrito acima é o

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18Q115973 | Governança de TI , CMMI, Analista de Sistemas Desenvolvimento e Manutenção, INFRAERO, FCC

Na abordagem de implementação por estágios, representam áreas de processo que precisam ser desenvolvidas para que o nível de maturidade 2 do CMMI seja atingido pela organização:

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19Q121355 | Governança de TI , CMMI, Analista de Sistemas Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Uma empresa de desenvolvimento de software, após passar por uma avaliação segundo o modelo CMMI v1.3, foi certificada no nível 2 de maturidade, na representação em estágios. Ao explicar a um cliente as vantagens de estar classificada no nível 2, um vendedor afirmou que a empresa é capaz de

I - desenvolver e manter uma capacidade de medida usada para apoiar as necessidades de informação da gerência;

II - estabelecer e gerenciar um projeto e o envolvimento das partes interessadas de acordo com um processo integrado e defenido, que é adaptado ao conjunto de processos padronizados da organização;

III - gerenciar requisitos do produto e dos componentes do produto e assegurar o alinhamento entre esses requisitos e os planos de projeto e produtos de trabalho.

Considerando-se o nível de maturidade atingido pela empresa, qual(is) dos itens acima o nível certificado comprova?

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20Q105491 | Governança de TI , CMMI, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Uma estrutura de modelo CMMI na qual os níveis de capacidade proveem uma ordem de melhoria, abordada em cada área de processo separadamente, que melhor atenda aos objetivos de negócio da empresas, caracteriza o tipo de representação

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