Questões de Concursos CMMI e MPS BR

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1Q647170 | Informática, CMMI e MPS BR, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, a respeito de MPS-BR. No MPS-BR, o nível de maturidade C – definido é composto pelos processos dos níveis de maturidade anteriores (G ao D) acrescidos dos processos de desenvolvimento de requisitos, integração do produto, projeto e construção do produto, validação e verificação. Nos processos desse nível, um dos resultados esperados é a avaliação dos domínios de aplicação quanto aos potenciais de reutilização.
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2Q647173 | Informática, CMMI e MPS BR, Auditor Fiscal da Receita Estadual, Secretaria da Fazenda do Estado GO, FCC, 2018

Se um dos principais objetivos de uma corporação, onde há um forte comprometimento organizacional, é implementar processos robustos de desenvolvimento de sistemas que envolvam lidar com requisitos, adotar o CMMI-DEV, versão 1.3, é uma boa opção. Nesse modelo, na abordagem por estágios, as atividades de elicitar, analisar e estabelecer os requisitos do cliente e dos componentes do software caracterizam o processo de
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3Q646678 | Informática, CMMI e MPS BR, Técnico Científico, Banco da Amazônia, CESGRANRIO, 2018

Dois modelos de capacidade de desenvolvimento de software muito usados no Brasil são o MPS.Br e o CMMI. Ambos são similares, porém o CMMI possui 5 níveis de maturidade, enquanto o MPS.Br possui 7 níveis. Entre ambos, há uma correlação que mapeia por similaridade de exigências os níveis do MPS.Br aos do CMMI.

Em que nível do CMMI se espera que esteja uma empresa certificada no nível C de maturidade do MPS.Br?

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5Q647200 | Informática, CMMI e MPS BR, Especialista Técnico 1, Banco do Nordeste, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade de software. A categoria Engenharia do CMMI 1.2 inclui tanto a área de processo Solução Técnica, que visa fornecer subsídios para implementar soluções para os requisitos, quanto a área de processo Validação, que visa fornecer subsídios para demonstrar que um produto satisfaz o uso a que se destina.
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6Q646692 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Sistemas I, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba MG, 2018

No modelo de referência CMMI 1.3 (Capability Maturity Model Integration) existem dois níveis associados ao caminho de melhoria de processos: níveis de capacidade e níveis de maturidade. O foco em gerenciar e melhorar o desempenho organizacional é uma distinção crítica entre quais níveis de maturidade?
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7Q647977 | Informática, CMMI e MPS BR, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. Em sua representação contínua, o CMMI-DEV possibilita à organização escolher conjuntos de áreas de processos inter-relacionadas como, por exemplo, gestão de configuração, medição e análise, integração de produtos e planejamento de projetos.
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8Q649779 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Em um relatório referente a processos de qualidade de software de uma organização, foi apontada a necessidade de processos que fornecessem subsídios para os seguintes objetivos:

I produzir e analisar os requisitos de cliente, de produto e de componente de produto;

II identificar potenciais problemas antes que ocorram, para mitigar impactos indesejáveis que comprometam a realização dos objetivos.

Tendo como referência as informações dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, relativos ao CMMI.

Para a melhoria do processo de software, especialmente no que se refere à qualidade de software, é suficiente a implantação de um modelo tal como o CMMI, pois os fatores organizacionais, nesse caso, não afetam a aplicação do modelo.
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9Q647477 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Tecnologia da Informação, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Um técnico trabalha em uma organização que atingiu o nível de maturidade 4 do CMMI (quantitativamente gerenciado). Para atingir esse nível, todas as áreas de processo dos níveis de maturidade anteriores e as áreas de processo do nível de maturidade atual precisam atingir o nível de capacidade:
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10Q647996 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista em Tecnologia da Informação, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Com relação ao MPS.BR, analise as afirmativas a seguir.

I. O nível A engloba o conjunto de processos da organização que estão no nível B, porém acrescidos de otimizações por meio de alterações e adaptações incrementais e inovadoras, para atender aos objetivos de negócio.

II. A presença no nível C (definido) do processo de gerência de risco é uma das diferenças entre o nível D (largamente definido) e o nível C.

III. O nível mais baixo de maturidade do MPS.BR é o nível F (parcialmente gerenciado), que representa o ponto inicial onde deve-se iniciar o gerenciamento de requisitos e de projetos.

Está correto somente o que afirma em:

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11Q647753 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Tecnologia da Informação, Universidade Federal do Pará PA, 2018

Com respeito ao modelo MPS de Serviços (MR-MPS-SV), considere as seguintes afirmativas.

I Um dos objetivos do processo de Gerência de Incidentes e Solicitações de Serviço é restaurar a prestação do serviço ao estado normal o mais rapidamente possível. As causas subjacentes são tratadas em processo à parte, denominado Gerência de Problemas.

II O propósito do processo Gerência de Configuração é assegurar que todas as mudanças que afetam os serviços sejam avaliadas, aprovadas, implementadas e revisadas de maneira controlada.

III O propósito do processo Garantia de Qualidade é iniciar e manter operações de serviço que sejam necessárias, suficientes e sustentáveis, de forma a atender os objetivos estratégicos da organização.

Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s)

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12Q649813 | Informática, CMMI e MPS BR, Técnico em Tecnologia da Informação, Banco do Rio Grande do Sul RS, FAURGS, 2018

Qual das alternativas a seguir NÃO contém uma área de processo da categoria Gerenciamento de Projetos do CMMI?
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13Q647769 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RS, FUNDATEC, 2018

Em relação ao CMMI (Capability Maturity Model Integration), analise as assertivas a seguir:

I. Possui no mínimo três e no máximo seis níveis, dependendo da metodologia e da maturidade adotadas.

II. No nível 2 (managed), a organização está focada no melhoramento contínuo.

III. No nível 1 (initial), o trabalho concluído seguidamente possui atraso e com estouro de orçamento.

Quais estão corretas?

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16Q647562 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Tecnologia da Informação, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018

No que diz respeito ao CMMI (Capability Maturity Model Integration), julgue os itens seguintes. A área de processo Solução Técnica (TS), da categoria Gestão do Projeto, tem como objetivo principal definir e validar requisitos de sistemas junto ao cliente.
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17Q648082 | Informática, CMMI e MPS BR, Técnico em Tecnologia da Informação, Banco do Rio Grande do Sul RS, FAURGS, 2018

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação (CMMI).

( ) O aprimoramento de processos envolve a análise do processo, padronização, medição e mudança.

( ) CMMI é um modelo integrado de aprimoramento de processos que apoia os aprimoramentos de processos por estágio, bem como os aprimoramentos contínuos.

( ) Os processos CMMI são classificados como tempo, eventos, uso e recurso.

( ) O ciclo de aprimoramento de processos consiste em descrições de atividades, de subprocessos, de papéis, de exceções, de comunicações e de entregas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

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18Q648594 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Tecnologia da Informação, Universidade Federal do Pará PA, 2018

No contexto do Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), é correto afirmar com respeito à Gerência de Configuração de Software:
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19Q649875 | Informática, CMMI e MPS BR, Técnico em Informática, Banco do Pará PA, FADESP, 2018

Analise as afirmações a seguir.

I. O CMMI é uma ferramenta usada como apoio à Governança de TI, no sentido de alinhar os recursos e processos de TI com os objetivos da empresa.

 II. São objetivos da modelagem de Processos de Negócio (BPM) suportar o projeto de novas partes da organização e atingir um melhor entendimento e representação uniforme da empresa.

 III. São fases do Balanced ScoreCard (BSC) esclarecer e comunicar recursos e implementar vínculos.

 IV. A norma NBR ISSO/IEC 12207 estabelece as atividades e os estágios de ciclo de vida dos serviços de tecnologia da informação.

Está (Estão) correta(s) a(s) afirmação (afirmações)

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20Q647323 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Em um relatório referente a processos de qualidade de software de uma organização, foi apontada a necessidade de processos que fornecessem subsídios para os seguintes objetivos:

I produzir e analisar os requisitos de cliente, de produto e de componente de produto;

II identificar potenciais problemas antes que ocorram, para mitigar impactos indesejáveis que comprometam a realização dos objetivos.

Tendo como referência as informações dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, relativos ao CMMI.

O objetivo I é alcançado com a execução da área de processo gestão de requisitos do nível de maturidade 2.
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