Questões de Concursos Coesão Textual Coesão Referencial

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1Q703348 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Assistente em Administração, UFPR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Considere o seguinte início de um texto retirado da revista retirado da revista Galileu (edição 219; out 2009):
Priscila só faz o que gosta. Francis não consegue passar mais de três meses no mesmo trabalho. E Felipe leva a sério esse papo de cuidar do meio ambiente. Eles são impacientes, preocupados com si próprios, interessados em construir um mundo melhor e, em pouco tempo, vão tomar conta do planeta.
Numere os parênteses a seguir, identificando a ordem das ideias que dão sequência lógica ao trecho acima. 
( ) Folgados, distraídos, superficiais e insubordinados são outros adjetivos menos simpáticos para classificar os nascidos entre 1978 e 1990. Concebidos na era digital, democrática e da ruptura da família tradicional, essa garotada está acostumada a pedir e ter o que quer. “Minha prioridade é ter liberdade nas minhas escolhas, fazer o que gosto e buscar o melhor para mim”, diz a estudante Priscila de Paula, de 23 anos. “Fico muito insatisfeita se vejo que fui parar em um lugar onde faço coisas sem sentido, que não me acrescentam nada”. 
( ) Nessa etapa, “busca de significado” é a expressão que dá sentido às coisas. Uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) realizada com cerca de 200 jovens de São Paulo revelou que 99% dos nascidos entre 1980 e 1993 só se mantêm envolvidos em atividades que gostam, e 96% acreditam que o objetivo do trabalho é a realização pessoal. Na questão “qual pessoa gostariam de ser?”, a resposta “equilibrado entre vida profissional e pessoal” alcançou o topo, seguida de perto por “fazer o que gosta e dá prazer”. 
( ) Com 20 e poucos anos, esses jovens são os representantes da chamada Geração Y, um grupo que está, aos poucos, provocando uma revolução silenciosa. Sem as bandeiras e o estardalhaço das gerações dos anos 60 e 70, mas com a mesma força poderosa de mudança, eles sabem que as normas do passado não funcionam - e as novas estão inventando sozinhos. 
( ) O estudo, desenvolvido por Ana Costa, Miriam Korn e Carlos Honorato e apresentado em julho, tentou traçar um perfil dessa geração que está dando problema para pais, professores e ao departamento de RH das empresas. 
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo. 
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2Q930759 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Há qualquer coisa de especial nisso de botar a cara na janela em crônica de jornal — eu não fazia isso há muitos anos, enquanto me escondia em poesia e ficção. Crônica algumas vezes também é feita, intencionalmente, para provocar. Além do mais, em certos dias mesmo o escritor mais escolado não está lá grande coisa. Tem os que mostram sua cara escrevendo para reclamar: moderna demais, antiquada demais. Alguns discorrem sobre o assunto, e é gostoso compartilhar ideias. Há os textos que parecem passar despercebidos, outros rendem um montão de recados: “Você escreveu exatamente o que eu sinto”, “Isso é exatamente o que falo com meus pacientes”, “É isso que digo para meus pais”, “Comentei com minha namorada”. Os estímulos são valiosos pra quem nesses tempos andava meio assim: é como me botarem no colo — também eu preciso. Na verdade, nunca fui tão posta no colo por leitores como na janela do jornal. De modo que está sendo ótima, essa brincadeira séria, com alguns textos que iam acabar neste livro, outros espalhados por aí. Porque eu levo a sério ser sério… mesmo quando parece que estou brincando: essa é uma das maravilhas de escrever. Como escrevi há muitos anos e continua sendo a minha verdade: palavras são meu jeito mais secreto de calar.
LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Os textos fazem uso constante de recursos que permitem a articulação entre suas partes. Quanto à construção do fragmento, o elemento
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3Q699560 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Contador, Prefeitura de Matinhos PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

 Considere o seguinte início de um texto retirado da revista Superinteressante (02/2019):
 
Terapia genética pode curar síndrome de Angelman em fetos 
A síndrome de Angelman foi relatada pela primeira vez em 1965 pelo neurologista britânico Harry Angelman, e é um distúrbio neurológico raro que causa um crescimento insuficiente do cérebro.
Numere os parênteses a seguir, identificando a ordem das ideias que dão sequência lógica ao trecho acima. 
( ) Uma nova terapia genética criada por cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, porém, pretende se tornar a cura para a doença. 
( ) Problemas decorrentes da doença envolvem deficiência intelectual e efeitos colaterais, como alterações de comportamento, convulsões e dificuldade em andar e dormir. 
( ) Sua ação libera um conjunto de moléculas que corrigem as falhas genéticas do bebê ainda no útero. 
( ) O tratamento, que ainda não foi testado em humanos, consiste em usar a ferramenta de edição genética CRISP-Cas para injetar um vírus inofensivo que infecta propositalmente os neurônios de fetos. 
( ) Em casos mais graves, pessoas nessa condição podem passar a vida inteira sem falar uma única palavra.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo
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4Q931194 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Tarefa
Morder o fruto amargo e não cuspir
Mas avisar aos outros quanto é amargo
Cumprir o trato injusto e não falhar
Mas avisar aos outros quanto é injusto
Sofrer o esquema falso e não ceder
Mas avisar aos outros quanto é falso
Dizer também que são coisas mutáveis…
E quando em muitos a não pulsar
— do amargo e injusto e falso por mudar —
então confiar à gente exausta o plano
de um mundo novo e muito mais humano.
CAMPOS, G. Tarefa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
Na organização do poema, os empregos da conjunção “mas” articulam, para além de sua função sintática,
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5Q699794 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Técnico Judiciário Administrativa, TRF 3a, FCC, 2019

Texto associado.
Texto
1     Existe uma enfermidade moderna que afeta dois terços dos adultos. Seus sintomas incluem falta de apetite, dificuldade para controlar o peso, baixa imunidade, flutuações de humor, entre outros. Essa enfermidade é a privação de sono crônica, que vem crescendo na esteira de dispositivos que emitem luz azul.
2     Por milênios, a luz azul existiu apenas durante o dia. Velas e lenha produziam luz amarelo-avermelhada e não havia iluminação artificial à noite. A luz do fogo não é problema porque o cérebro interpreta a luz vermelha como sinal de que chegou a hora de dormir. Com a luz azul é diferente: ela sinaliza a chegada da manhã.
3     Assim, um dos responsáveis pelo declínio da qualidade do sono nas duas últimas décadas é a luz azulada que emana de aparelhos eletrônicos; mas um dano ainda maior acontece quando estamos acordados, fazendo um malabarismo obsessivo com computadores e smartphones.
4     A maioria das pessoas passam de uma a quatro horas diárias em seus dispositivos eletrônicos - e muitos gastam bem mais que isso. Não é problema de uma minoria. Pesquisadores nos aconselham a usar o celular por menos de uma hora diariamente. Mas o uso excessivo do aparelho é tão predominante que os pesquisadores cunharam o termo “nomofobia" (uma abreviatura da expressão inglesa no-mobile-phobiaj para descrever a fobia de ficar sem celular.
5     O cérebro humano exibe diferentes padrões de atividade para diferentes experiências. Um deles retrata reações cerebrais de um viciado em jogos eletrônicos. “Comportamentos viciantes ativam o centro de recompensa do cérebro", afirma Claire Gillan, neurocientista que estuda comportamentos obsessivos. “Contanto que a conduta acarrete recompensa, o cérebro a tratará da mesma maneira que uma droga".
(Adaptado de: ALTER, Adam. Irresistível. São Paulo: Objetiva, edição digital)
Estabelece relação de referência a uma expressão mencionada anteriormente no texto o termo sublinhado em
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6Q703471 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Promotor de Justiça Substituto, MPE MT, FCC, 2019

Texto associado.
Os últimos 500 anos testemunharam uma série de revoluções de tirar o fôlego. A Terra foi unida em uma única esfera histórica e ecológica. A economia cresceu exponencialmente, e hoje a humanidade desfruta do tipo de riqueza que só existia nos contos de fadas. A ciência e a Revolução Industrial deram à humanidade poderes sobre-humanos e energia praticamente sem limites. A ordem social foi totalmente transformada, bem como a política, a vida cotidiana e a psicologia humana.
Mas somos mais felizes? A riqueza que a humanidade acumulou nos últimos cinco séculos se traduz em contentamento? A descoberta de fontes de energia inesgotáveis abre diante de nós depósitos inesgotáveis de felicidade? Voltando ainda mais tempo, os cerca de 70 milênios desde a Revolução Cognitiva tornaram o mundo um lugar melhor para se viver? O falecido astronauta Neil Armstrong, cuja pegada continua intacta na Lua sem vento, foi mais feliz que os caçadores-coletores anônimos que há 30 mil anos deixaram suas marcas de mão em uma parede na caverna? Se não, qual o sentido de desenvolver agricultura, cidades, escrita, moeda, impérios, ciência e indústria?
Os historiadores raramente fazem essas perguntas. Mas essas são as perguntas mais importantes que podemos fazer à história. A maioria dos programas ideológicos e políticos atuais se baseia em ideias um tanto frágeis no que concerne à fonte real de felicidade humana. Em uma visão comum, as capacidades humanas aumentaram ao longo da história. Considerando que os humanos geralmente usam suas capacidades para aliviar sofrimento e satisfazer aspirações, decorre que devemos ser mais felizes que nossos ancestrais medievais e que estes devem ter sido mais felizes que os caçadores-coletores da Idade da Pedra. Mas esse relato progressista não convence.
(Adaptado de HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, RS: L&PM, 2018, p. 386-387)
Está plenamente adequado o emprego do elemento sublinhado na frase:
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7Q676422 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Oficial de Justiça, TJ RS, FGV, 2020

A frase abaixo em que ocorre ambiguidade é:
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8Q673402 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Cabo da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2020

Considerando a correspondência entre as formas verbais e o emprego do pronome, conforme a norma-padrão, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase. Se soubéssemos mais detalhes a respeito de como foi criada a Polícia Militar, _____________ melhor desde a sua criação.
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9Q676685 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Analista Legislativo, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

Considere o seguinte trecho inicial de um texto extraído da revista Superinteressante (ed. 408, outubro 2019):

Abelhas nascem tão inexperientes quanto qualquer bicho.

Os trechos a seguir dão continuidade a essa ideia inicial, mas estão fora de ordem. Numere os parênteses, indicando a sequência que dá ordem lógica ao texto.

( ) Isso porque abelhas vizinhas fazem “dancinhas” aéreas para sinalizar que acharam pontos ricos em néctar.
( ) Mas, conforme vão aprendendo atividades especializadas, seus neurônios se tornam visivelmente mais sensíveis. 
( ) Quanto mais experiente a abelha, mais facilidade ela tem para encontrar o caminha certo até o alimento. 
( ) E eles conseguiram entender o motivo: a mesma rede é acionada quando as abelhas precisam detectar pequenas vibrações no ar. 
( ) Cientistas descobriram uma rede de neurônios que se altera fisicamente conforme as abelhas ficam mais experientes.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.
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10Q675137 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Analista Legislativo, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

Assinale a alternativa que está de acordo com a norma escrita padrão.
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11Q683103 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.                                                                                                                    
                               Auditoria interna e sua importância para as organizações
                                                                                                                        
                                                                                                                         Equipe Portal da Contabilidade
01             A auditoria interna – constituída por um conjunto de procedimentos técnicos – ___ por
02 objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações
03 físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.
04             Sem tais indagações, a organização pode ficar à mercê de fraudes, erros, ineficiências e
05 outras irregularidades, praticadas por agentes internos (administradores, colaboradores) ou
06 externos (clientes, fornecedores).
07             ___________-se procedimentos de auditoria interna: exames, incluindo testes de
08 observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas suficientes para
09 fundamentar suas conclusões e recomendações.
10             A auditoria interna é de suma importância para as organizações, desempenhando papel
11 de grande relevância, ajudando a eliminar desperdícios, simplificar tarefas, servir de ferramenta
12 de apoio à gestão e transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento das
13 atividades executadas.
14             A gestão de controles implica na elaboração de procedimentos internos, sua execução e
15 avaliação, visando eficácia na manutenção e criação do controle interno. A ausência de controle
16 administrativo, dentre outras consequências, torna todo sistema de contabilidade inadequado,
17 por falta de confiança em suas informações e em seus relatórios.
18 Sendo a auditoria interna importante como controle administrativo, ela verifica a
19 existência dos controles internos e procura contribuir para o seu aprimoramento. Essa
20 ferramenta tão preciosa, além de verificar se as normas internas estão sendo seguidas, procura
21 avaliar se há necessidade de novas normas, procedimentos e controles mais adequados e ágeis.
22             O objetivo da auditoria interna é beneficiar a organização com melhor controle de seu
23 patrimônio, procurando reduzir a ineficiêncianegligência, incapacidade, erros e fraudes. A
24 realização de procedimentos regulares visando identificar as falhas e preveni-las, reforçando os
25 controles, ______________ para qualquer gestão organizacional. Neste sentido, a auditoria
26 interna, preventivamente, realiza a análise da adequação dos mecanismos de controle, visando
27 maior segurança patrimonial e confiabilidade nos relatórios contábeis e gerenciais.
28             O auditor interno deve obter, analisar, interpretar e documentar as informações físicas,
29 contábeis, financeiras e operacionais para dar suporte aos resultados de seu trabalho.
30             Através do relatório, o auditor interno prescreverá recomendações e as providências, as
31 quais devem ser tomadas pela administração. Portanto, não basta a simples existência do
32 aparato de auditoria, mas a responsável implementação das recomendações e procedimentos
33 cabíveis às rotinas organizacionais. Daí sua importância como instrumento de mudança e
34 controle.
        Disponível em: Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas – adaptação.
Analise as assertivas a seguir, relativamente ao seguinte fragmento do texto: ‘Sendo a auditoria interna importante como controle administrativo, ela verifica a existência dos controles internos e procura contribuir para o seu aprimoramento. Essa ferramenta tão preciosa, além de verificar se as normas internas estão sendo seguidas, procura avaliar se há necessidade de novas normas, procedimentos e controles mais adequados e ágeis.’
I. O pronome ‘ela’ poderia ser substituído por ‘ele’ sem causar alteração de sentido ao fragmento ou erro quanto à recuperação do referente.
II. ‘Essa ferramenta’ faz referência à expressão que a antecede, a qual também tem o pronome pessoal ‘ela’ como termo remissivo.
III. Imediatamente antes de ‘procura avaliar’, identifica-se a elipse do sujeito.
Quais estão corretas?
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12Q688792 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Guarda Municipal, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Assinale a opção que indica a frase em que não ocorre a relação de causa e consequência.
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13Q687165 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Agente de Fiscalização Municipal, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Assinale a opção que indica a frase em que não ocorre a relação de causa e consequência. 
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14Q681813 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Agente de Salvamento Aquático, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Assinale a opção que indica a frase em que não ocorre a relação de causa e consequência. 
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15Q676192 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Oficial de Justiça, TJ RS, FGV, 2020

Observe a frase a seguir.
O Brasil está tentando superar dificuldades; torçamos para que o
maior país da América do Sul tenha sucesso.
Nesse caso substituiu-se o primeiro termo, para evitar-se a
repetição de palavras, por uma qualificação; ocorre o mesmo
processo na seguinte frase:
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16Q699005 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Matinhos PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

O texto a seguir contém trechos de uma entrevista dada pelo astronauta Scott Kelly para a Revista Galileu. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas. 
1. Antes de se aposentar, em 2016, aos 52 anos, você passou 520 dias no espaço. Como se sente a respeito de sua carreira? 
2. Em Endurance você conta que, no início da exploração espacial, os astronautas eram escolhidos pela habilidade de pilotar espaçonaves, mas hoje há qualidades mais valorizadas. Qual seria “a coisa certa” para a primeira tripulação em Marte? 
3. Há problemas em aberto com relação aos voos espaciais que precisamos resolver antes de embarcarmos em jornadas interplanetárias. Quais são os fundamentais? 
4. Esse interesse renovado pela Lua deu início a conversas entre a Nasa, a Roscosmos e outras agências visando a construção de uma “EEI” na órbita da Lua na década de 2020. Como seria estar a bordo de uma estação dessas? 
( ) Você não poderia voltar tão rápido em caso de uma emergência. Além disso, os atrasos de comunicação não seriam tão longos, então ainda seria possível manter uma conversa pelo telefone. A estação poderia ser reabastecida com suprimentos, mas seria mais complicado. Ir até a Lua não é como ir até a órbita terrestre baixa. 
( ) Pessoas que sejam capazes de trabalhar bem juntas, como um time, que sejam tecnicamente competentes, confiáveis. Pessoas que tenham muitas outras habilidades além de pilotar.
 ( ) O que vai nos impedir de ir a Marte ou desacelerar nossa potencial jornada é o financiamento para isso. Será caro, vamos precisar de pessoas no governo que reconheçam o valor da ciência, da pesquisa e da descoberta. E creio que este seja o maior desafio que temos: não a ciência dos foguetes, mas a ciência política.
( ) Privilegiado por ter voado ao espaço, por ter tido a oportunidade de fazer isso quatro vezes. Tive uma experiência bem diversificada, como piloto em uma missão de reparo do telescópio espacial Hubble e, mais tarde, ao voar como comandante do ônibus espacial até a estação. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
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17Q931294 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
        Gripado, penso entre espirros em como a palavra
gripe nos chegou após uma série de contágios entre
línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe
que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente
dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o francês
grippe. O primeiro era um termo derivado do latim
medieval influentia, que significava “influência dos astros
sobre os homens”. O segundo era apenas a forma nominal
do verbo gripper, isto é, “agarrar”. Supõe-se que fizesse
referência ao modo violento como o vírus se apossa do
organismo infectado. RODRIGUES, S. Sobre palavras.
Veja, São Paulo, 30 nov. 2011.
Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há
coesão por elipse do sujeito é:
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18Q675471 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Técnico Judiciário Administrativa, TRE PA, IBFC, 2020

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Alfredo, filho de dona Arlinda, alumiou o caminho. O vocábulo em destaque é uma variação do verbo
"iluminar" e está no pretérito imperfeito.
( ) Mário e eu fomos os melhores do time, no oitavo ano. O vocábulo em destaque é a forma conjugada do verbo
"ser" e está no pretérito mais-que-perfeito.
( ) Quando ela vir os anúncios, poderá escolher o que melhor lhe convier. O vocábulo em destaque é a forma
conjugada do verbo "ver" no futuro do subjuntivo.
( ) O anfitrião da festa foi homenageado pelos convidados. O vocábulo em destaque é a forma conjugada do
verbo "ir" no pretérito perfeito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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19Q676496 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Analista Legislativo, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

Texto associado.
texto a seguir é referência para as questões 08 e 09. [...] Em suma, a política está colérica e os relacionamentos nas redes sociais ou mesmo fora delas são o seu retrato mais bem acabado. Um triste retrato de chorar lágrimas de esguicho. No ambiente amistoso ou não das mesas de bar não falávamos o que regurgitamos nesses ambientes.
Conforme questionava Monteiro Lobato em A luz do baile, “como (o que mudou), se era a mesma gente?”. [...] É necessário que ____________ ao inferno do autoconhecimento e ____________ a própria alma. É preciso que ____________ ao outro o que ____________ de receber. Mas nem as crianças, nem os idosos, nem os desvalidos, nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana, são respeitados mais. A urgência deve ser o amor ao próximo, não o ódio sem proximidade. A reação é do instinto humano, mas no ambiente álgido de hoje muitos contra-atacam sem serem importunados pelo simples prazer de atingir alguém. Ou mesmo por puro comportamento de manada – uma maneira estranha de ser aceito ou mesmo aplaudido em suas bolhas, em geral, formada por pessoas que abominam o contraditório. [...]

(Disponível em: https://istoe.com.br/o-maniqueismo-que-nos-alimenta--e-o-amor-que-nos-falta/. Adaptado.)
Em relação ao padrão ortográfico vigente da língua portuguesa, considere as seguintes sentenças:

1. No primeiro parágrafo, a expressão em destaque (“nesses ambientes”) refere-se a “mesas de bar”. 
2. No primeiro parágrafo, o autor contrapõe comportamentos do passado e do presente.
3. No segundo parágrafo, a expressão máxima da dignidade humana é o respeito ao luto de quem sofre. 

Assinale a alternativa correta.
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20Q683763 | Português, Coesão Textual Coesão Referencial, Técnico em Mecânica, UFF, COSEAC, 2019

Texto associado.
TEXTO 1

APRENDA A CHAMAR A POLÍCIA

                    Eu tenho o sono muito leve, e numa noite
                dessas notei que havia alguém andando
                sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em
                silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que
5              vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela
                janela do banheiro. Como minha casa era muito
                segura, com grades nas janelas e trancas internas nas
                portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro
                que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando
10            tranquilamente.
                    Liguei baixinho para a polícia, informei a
                situação e o meu endereço.
                    Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou
                se já estava no interior da casa.
15                Esclareci que não e disseram-me que não
                havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que
                iriam mandar alguém assim que fosse possível.
                    Um minuto depois, liguei de novo e disse com a
                voz calma:
20                 — Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém
                no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já
                matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12,
                que tenho guardada em casa para estas situações. O
                tiro fez um estrago danado no cara!
25                  Passados menos de três minutos, estavam na
                minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma
                unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos
                direitos humanos, que não perderiam isso por nada
                neste mundo.
30                  Eles prenderam o ladrão em flagrante, que
                ficava olhando tudo com cara de assombrado. Talvez
                ele estivesse pensando que aquela era a casa do
                    Comandante da Polícia.
                    No meio do tumulto, um tenente se aproximou
35             de mim e disse:
                    — Pensei que tivesse dito que tinha matado o
                ladrão.
                        Eu respondi:
                        — Pensei que tivesse dito que não havia
40             ninguém disponível.

                                VERÍSSIMO, Luís Fernando. Aprenda a chamar a polícia.
                                                                                                        Disponível em:
                      https://portuguesemdestaque.blogspot.com/p/cronicas.html.
                                                                                               Acesso em jan. 2019.
No trecho em destaque “Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos (...)” (linhas 25-28), um dos mecanismos de coesão presente é
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