Questões de Concursos Colisão

Resolva questões de Colisão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q944562 | Física, Colisão, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Considere uma partícula “A” se movendo num eixo X com velocidade dada por vx > 0 até colidir frontalmente com outra partícula “B” idêntica a “A”. A velocidade de “B” antes da colisão é dada por 0, 5 · vx. O referencial em consideração é inercial. Suponha que, após a colisão, a partícula “B” tem sua velocidade aumentada para vx. Podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q948021 | Física, Colisão, Ciências da Natureza, INSPER, VUNESP, 2018

Uma pessoa está segurando um livro no interior de um elevador em movimento vertical, uniforme e descendente. Em determinado instante, rompe-se o cabo de sustentação do elevador e ele passa a cair em queda livre. De susto, a pessoa solta o livro. A ação dissipativa do ar ou de outro tipo de atrito é desprezível.
A partir do momento em que é abandonado, e enquanto o elevador não tocar o chão, o livro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q682788 | Física, Colisão, Vestibular 2023, UEMA, UEMA, 2022

Um dos objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 é sobre segurança no trânsito, que prevê reduzir pela metade o número global de mortes e de lesões causadas por acidentes de trânsito, considerando o número de vítimas até 2020. Esses acidentes são causados pelo uso do celular, pelo excesso de velocidade, pela ingestão de álcool e por outras imprudências, caracterizadas como principais causas de acidentes de trânsito. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,25 milhões de pessoas morrem no mundo por ano em acidentes de trânsito, e desse total, metade das vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas.
Analise a seguinte situação problema:
Suponha que um motorista, dirigindo um carro, com massa de 800 kg e com uma velocidade de 108 km/h, resolve atender ao celular. Distraindo-se, colide com outro carro, com massa de 1 tonelada, que estava parado. A colisão entre os carros foi perfeitamente inelástica e a força que deforma os carros atuou durante o intervalo de tempo de 0,1s. Determine a velocidade dos carros, em km/h, imediatamente após a colisão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q680465 | Física, Colisão, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2017

Um corpo de massa 1kg e velocidade (num certo referencial inercial) de 3m/s colide não-elasticamente com outro de 2kg inicialmente em repouso. Após a colisão ambos permanecem juntos. Podemos notar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q939483 | Física, Colisão, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Uma colisão entre dois automóveis ocorre em um terreno plano. A soma dos momentos lineares (ou quantidades de movimento) dos automóveis imediatamente antes da colisão não é igual à soma dos momentos lineares dos automóveis logo após a colisão. Isso ocorre devido à presença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q678623 | Física, Colisão, Segundo Semestre, Esamc, Esamc, 2019

Texto para a questão Vídeo mostra queda de helicóptero com Ricardo Boechat
[...] O caminhão teria colidido com o helicóptero enquanto estava a cerca de 45 km/h, a 100 m da cabine de pedágio por onde havia acabado de passar. “Se não houvesse um caminhão ali, talvez fosse possível ter feito um pouso forçado”, afirmou o delegado Luís Roberto Hellmeister.
Antes de sumir entre os viadutos, a aeronave fez uma manobra no ar, mostrando que estava sem controle, e sumiu entre os viadutos. O delegado descarta que tenha ocorrido queda livre.
Para Hellmeister, as imagens mostram que o piloto tentou realizar um pouso de emergência, pelo fato de ter seguido uma linha reta antes de cair.[...]
(Adaptado de https://www.pragmatismopolitico.com.br/2019/02/ video-queda-de-helicoptero-ricardo-boechat.html)

Se o motorista do caminhão tivesse avistado o helicóptero logo ao sair da cabine de pedágio, com os mesmos 45 km/h, qual deveria ser, aproximadamente, a mínima aceleração, em módulo, que ele poderia imprimir ao veículo para que não ocorresse a colisão? Despreze qualquer tempo de reação do motorista e suponha que essa desaceleração seja constante.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q679034 | Física, Colisão, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Uma bolinha de tênis, de diâmetro D, deslocando-se horizontalmente com velocidade 2v colide elasticamente com uma parede, o que a faz retornar na horizontal com sentido oposto e velocidade v. O impulso produzido devido à deformação da bolinha ocorre em um intervalo de tempo t. Durante a colisão a bolinha sofre deformação de 50 % de seu diâmetro. Considere que a bolinha deforma-se linearmente e possui constante elástica k.

Se a bolinha possui massa m, a alternativa que expressa a equação CORRETA para a constante elástica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q942917 | Física, Colisão, Física, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre a colisão de corpos em um sistema mecânico isolado, considere as afirmativas a seguir.
I. A colisão perfeitamente elástica tem conservação de momento e energia cinética. II. A colisão perfeitamente elástica ocorre apenas com corpos de mesma massa. III. Na colisão completamente inelástica, há conservação de energia mecânica. IV. Na colisão completamente inelástica, os corpos têm mesma velocidade após a colisão.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q680857 | Física, Colisão, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

Um carro de passeio viaja em uma estrada retilínea e, ao sofrer uma pane no motor, para no meio da estrada. Um veículo de transporte de carga a 20 m/s, que não teve tempo para frear, colide em sua traseira arrastando o conjunto por diversos metros antes de pararem totalmente. A massa do carro e do veículo são, respectivamente, M e 2M.
Sobre a quantidade de movimento total antes e logo após a colisão, pode-se dizer que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q946525 | Física, Colisão, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2019

Noticiou-se, recentemente, que duas composições do VLT (veículo leve sobre trilhos) em Fortaleza colidiram frontalmente. Suponha que os dois trafegavam em uma única linha reta antes do choque e que as composições eram idênticas, viajavam vazias e à mesma velocidade. Assim, é correto concluir que, nesse trecho reto descrito, o centro de massa do sistema composto pelos dois trens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q679443 | Física, Colisão, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

No jogo de boliche, um strike é o melhor resultado possível. No jargão aeronáutico, no entanto, um bird strike ocorre quando um pássaro cruza repentinamente a trajetória de um avião. Geralmente com resultados adversos para o pássaro. Em 2016 aconteceram 1.835 impactos entre aves e aviões apenas no Reino Unido, uma média de aproximadamente oito voos a cada 10.000. As colisões podem ter enormes consequências para as companhias aéreas: os aviões que sofrem o impacto devem ser cuidadosamente inspecionados para procurar o que se conhece como danos de impactos pouco visíveis, que podem se tornar muito perigosos se não forem detectados. (NO JOGO, 2019).

De acordo com o texto apresentado e os conhecimentos sobre os princípios da dinâmica, pode-se afirmar que, durante a colisão,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q948829 | Física, Colisão, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc, 2018

Suponha que ocorra um problema durante a viagem da sonda até o Sol e ela fique parada no espaço num ponto que a mantenha em equilíbrio estável (devido às atrações gravitacionais da Terra e do Sol). Admita que a massa do Sol seja 360 mil vezes a massa da Terra. Assinale a alternativa que contém a proporção entre a distância da sonda ao Sol e da sonda à Terra.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q950675 | Física, Colisão, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

Recentemente o tema combustível e caminhões ganhou destaque nos noticiários com a greve de caminhoneiros. Suponha que o consumo (c) de diesel de um caminhão, em m3 de combustível por metro viajado, seja proporcional à massa M do veículo. Considere que o consumo seja descrito pela equação c = βM, onde é uma constante. No Sistema Internacional de Unidades β tem unidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q946591 | Física, Colisão, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

A partir de testes cognitivos se obtém que o tempo de reação dos seres humanos em média é de cerca de 0,2 s = 200 ms (milissegundos). Trata-se do tempo entre a percepção de um movimento e a realização de uma resposta motora. Considere que uma pessoa, cuja resposta motora/mecânica siga a média populacional descrita e esteja submetida às circunstâncias listadas. I. Medir com um cronômetro o tempo de queda de um objeto, a partir do repouso e bem descrito pelo modelo de queda livre, de uma altura de 20 cm (considere g = 10 m/s2 ). II. Frear um carro que se desloca a 54 km/h (20 m/s) após surgimento repentino de um obstáculo 2 m à frente evitando a colisão (considere que o movimento do carro modelado por movimento desacelerado em taxa constante). III. Desviar de uma bola que se desloca horizontalmente a 20 m/s com velocidade constante que partiu de uma distância de 5 m.
Considerando que resposta mecânica em tempos menores ou iguais a 200 ms é considerada “improvável”, e em tempos maiores que 200 ms é considerada “possível”. Assinale a alternativa que classifica corretamente as situações de I a III.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.