Questões de Concursos: Colonialismo espanhol Ocupação e exploração do território americano

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1 Q946229 | História, Colonialismo espanhol Ocupação e exploração do território americano, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

Leia o texto a seguir:

“Da mão de Deus tens tu o que possuis. Tu, porém, deverias usar de humanidade para com aqueles que padecem necessidades. És rico? Isso não é para o teu bel-prazer. Deve a caridade faltar por isso? Deve ela diminuir? Não está ela acima de todas as questões do mundo? Não é ela o vínculo da perfeição?” Fonte: CALVINO, João. Sermão CXLI sobre Dt 24.19-22. Opera Calvini, Tomo XXVIII, p. 204.

Durante a primeira metade do século XVI, o francês João Calvino (1509-1564) contribuiu para o movimento reformista ao fundar uma nova corrente religiosa apoiada no princípio da predestinação absoluta. Sobre as bases desse princípio, é CORRETO afirmar que Calvino

2 Q945646 | História, Colonialismo espanhol Ocupação e exploração do território americano, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS

Sobre as atividades econômicas e a mão de obra na América Portuguesa, entre os séculos XVI e XVII, é correto afirmar que a produção

3 Q947979 | História, Colonialismo espanhol Ocupação e exploração do território americano, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP

O sistema de plantation, predominante na colonização portuguesa do Brasil, baseou-se na

4 Q942965 | História, Colonialismo espanhol Ocupação e exploração do território americano, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
“Ainda que vocês na Espanha achem um pouco forte meu casamento com uma índia, aqui isso não é, de modo algum, uma desonra, pois a nação dos índios goza de alta estima”. É assim que, em 1571, um comerciante espanhol do México explica sua união para um sobrinho instalado perto de Madri, em uma época em que a Europa se dilacera: as guerras de religião devastam a França e os Países Baixos, a noite de São Bartolomeu é iminente. Essa aliança entre um espanhol e uma índia ignora as barreiras étnicas, sociais e culturais. Ela coloca, de uma maneira brutal, uma questão que nos preocupa talvez ainda mais que aos contemporâneos de Montaigne, Shakespeare e Cervantes, a das mestiçagens.
(Adaptado de: BERNAND, C.; GRUZINSKI, S. História do Novo Mundo 2. As Mestiçagens. Trad. de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. p.9.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as mestiçagens no processo de conquista e colonização da América, considere as afirmativas a seguir.
I. Os mestiços, que começaram a nascer na América em maior número a partir de 1570, eram festejados com grande alegria e esperança por suas famílias e comunidades, pois eram vistos como a grande oportunidade de ascensão social familiar, pela possibilidade de aproximação dos espanhóis e de sua cultura. II. A história do Novo Mundo se reduziu a um enfrentamento entre civilizações europeias e civilizações índias, duas unidades culturais desiguais em confronto, resultando na sobreposição da cultura espanhola sobre a cultura indígena, com a eliminação da cultura vencida. III. Ainda que se considere a fala repleta de positividade do comerciante espanhol sobre sua relação com uma índia, aos olhos das autoridades espanholas, os mestiços, oriundos desse tipo de relação, apareciam como uma coletividade ameaçadora, portadora da insubordinação natural, “sugada no leite materno”. IV. As condições demográficas permitem opor várias formas de mestiçagens; frente a importantes concentrações indígenas – no México, nos Andes –, as sociedades europeias são obrigadas a levar em conta a presença dos índios. Em áreas como a costa do Brasil, os índios que sobreviveram às epidemias são por demais dispersos ou raros para modificar a colonização.
Assinale a alternativa correta.

5 Q942861 | História, Colonialismo espanhol Ocupação e exploração do território americano, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.

No concernente à mão de obra, a economia colonial hispano-americana baseou-se em variadas formas de trabalho compulsório.
A escravidão indígena teve, no conjunto, escassa importância, salvo no “ensaio antilhano”, a inícios do século XVI, e nas regiões de “índios bravos”, reduzidos à escravidão quando aprisionados em guerra. A escravização dos rebeldes (“guerra justa”) era, aliás, a única via de legitimação da escravidão indígena, pois desde cedo a Coroa e a Igreja trataram, com relativo êxito, de combater tais práticas. Mas o sucesso desta política deveu-se, em grande medida, à existência de sistemas tributários pré-coloniais no México, na América Central e nos Andes.

(Ronaldo Vainfas. Economia e sociedade na
América Espanhola, 1984. Adaptado.)
A afirmação do primeiro parágrafo do texto pode ser exemplificada pela

6 Q950884 | História, Colonialismo espanhol Ocupação e exploração do território americano, Segundo Semestre, IFF, IFF

Leia o texto a seguir:

“O golpe [civil e militar de 1964] não continha um ideário de governo. Não apontava para uma ditadura civil e militar como o Brasil iria viver, durante mais de uma década. As eleições de 1965 estavam logo ali e havia candidatos animados a disputá-la e vencê-la. O golpe de 1964 foi um projeto contra o governo Jango e as esquerdas. Não havia, de forma definida, um projeto de governo a favor de algo. Depor Goulart e fazer a limpeza política no país era o que se queria. A limpeza era também um contra. Contra os trabalhistas, os comunistas, os sindicalistas, os subversivos em geral. Os que seriam chamados de inimigos da Revolução vitoriosa.”

FERREIRA, Jorge; GOMES, Angela de Castro. 1964: o golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 371-372 (grifos no original).

Sobre a dinâmica política brasileira no período que antecede o golpe civil e militar, é CORRETO afirmar que

7 Q939414 | História, Colonialismo espanhol Ocupação e exploração do território americano, PPL, ENEM, INEP

Embora a compra de cargos e títulos fosse bem difundida na América, muitos nobres, aí moradores, receberam títulos da monarquia devido a suas qualidades e serviços. Desde o século XVI, os títulos de marquês e conde (títulos de Castela) eram concedidos, sobretudo, aos vice-reis e capitães-gerais nascidos na Espanha. Com menor incidência, esta mercê régia também podia ser remuneração de serviços militares, de feitos na conquista, colonização e fundação de cidades.

RAMINELLI, R. Nobreza e riqueza no Antigo Regime ibérico setecentista. Revista de História, n. 169, jul.-dez. 2013.


Segundo o texto, as concessões da Coroa espanhola visavam o fortalecimento do seu poder na América ao

8 Q946601 | História, Colonialismo espanhol Ocupação e exploração do território americano, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

No contexto da conquista e da colonização da América, as colônias se configuraram em “extensões” territoriais de suas metrópoles. Chamada de Pacto Colonial, ou Exclusivo Metropolitano, a relação entre as metrópoles europeias e suas colônias americanas determinava que

9 Q946103 | História, Colonialismo espanhol Ocupação e exploração do território americano, Segundo Semestre, FATEC, FATEC

O idioma árabe exerceu forte influência na língua portuguesa que, desse idioma, incorporou palavras como alambique, álcool, alface, açúcar, arroz, álgebra e azeitona, entre outras.
Assinale a alternativa correta sobre os contatos entre árabes e portugueses que possibilitaram essa influência.

10 Q680895 | História, Colonialismo espanhol Ocupação e exploração do território americano, Primeiro Dia, FGV, FGV, 2020

Os escravos africanos cultivavam açúcar em ilhas das Caraíbas, que forneciam aos trabalhadores ingleses calorias e estímulos. Mas como se tornou possível uma complementaridade tão terrível? Só graças a poderosos sistemas de comércio e de navegação com capacidade de ligarem entre si partes diferentes deste sistema atlântico. Só graças a um aparelho institucional capaz de assegurar a aplicação de direitos de propriedade em diferentes partes de um sistema imperial.
(Frederick Cooper. Histórias de África. Capitalismo, Modernidade e Globalização, 2016. Adaptado.)
Esse sistema econômico intercontinental, característico da Idade Moderna, baseava-se
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