Questões de Concursos Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais

Resolva questões de Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1029456 | Educação Física, Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A organização de eventos esportivos pressupõe a criação de comissões com tarefas específicas, encarregadas das diferentes áreas relevantes para a execução do evento. A quantidade de comissões e o número de membros de cada uma delas estão relacionados com o tamanho do evento, natureza, objetivos, metas e suas características.
Sobre as atribuições dessas comissões, aquela estruturada com as funções de escolher e preparar adequadamente os locais de competição e de treinamento, bem como o material a ser usado (bolas, redes, apitos etc.), e de indicar os diretores de prova, entre outras, é a comissão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1031610 | Educação Física, Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) organiza diferentes competições ao longo do ano. Uma delas, conhecida popularmente como Brasileirão, envolve vinte times de futebol, que se enfrentam em dois turnos (turno e returno), todos contra todos, sendo aquele que somar mais pontos, o campeão. A tabela do primeiro turno é repetida no segundo, com o mando de campo invertido.

Assinale a opção que indica a denominação desse processo de competição esportiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1042432 | Educação Física, Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre o formato de torneio, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Costuma ter curta duração. ( ) O campeão é definido pela quantidade de pontos acumulados. ( ) Os confrontos acontecem no formato “mata-mata” (eliminação do derrotado).

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1048447 | Educação Física, Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais, Educação Física, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Imagine o seguinte cenário:
Um grupo de alunos, em roda e de mãos dadas, tem como desafio passar um bambolê por todos seus membros sem que suas mãos se soltem. A dinâmica deste jogo consiste em que todos joguem juntos. Não há vencedor ou vencido.
Essa atividade deve ser considerada como um jogo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1048213 | Educação Física, Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais, Educação Física, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

No seu colégio, um professor foi encarregado de organizar o campeonato de Duplas de Voleibol entre os alunos do Ensino Médio, tendo sido inscritas nove duplas. Sabe-se que as duplas apresentam certo equilíbrio, não havendo grande disparidade técnica entre elas e que a competição visa selecionar uma equipe para representar o colégio nos Jogos Estudantis da cidade. Considerando o tempo disponível, o professor escolheu o sistema de campeonato e o processo rodízio simples.

De posse desses dados, assinale a opção que apresenta a quantidade total de jogos e de rodadas e o número de isentos por rodada (caso haja), até o final da competição, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1048214 | Educação Física, Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais, Educação Física, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Secretaria Municipal de Esportes solicitou que um professor de Educação Física organizasse uma competição de Futebol na cidade, na qual serão inscritas 30 equipes, em formato semelhante ao de uma Copa do Mundo da FIFA (competição mista). Nela deverá haver uma fase inicial de grupos e, na sequência, as fases serão eliminatórias. Ficou decidido que as equipes serão divididas em cinco grupos, de maneira que todas elas, no grupo, joguem entre si apenas uma vez. Não há um ranqueamento prévio para orientar a distribuição das equipes por grupo; no entanto, para a segunda fase deverá ser montada uma ordem de força baseada nos resultados individuais da primeira fase (classificação dentro de cada grupo). Classificam-se para a fase eliminatória as três melhores equipes de cada grupo.
Com base nesses dados, assinale a opção que indica, ao todo, quantos jogos serão realizados e quantas rodadas acontecerão até o final da competição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1025416 | Educação Física, Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito da compreensão dos conceitos de cultura corporal e práticas corporais, julgue o item.
O conceito de prática corporal evoca uma articulação orgânica entre os conhecimentos advindos da biodinâmica e os oriundos das ciências humanas e sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q1025417 | Educação Física, Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito da compreensão dos conceitos de cultura corporal e práticas corporais, julgue o item.
As práticas corporais são definidas como todo movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos e que resulte em gastos de energia acima do gasto basal no contexto da cultura e da prática social.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1025418 | Educação Física, Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito da compreensão dos conceitos de cultura corporal e práticas corporais, julgue o item.
As aulas de educação física abdicam da técnica esportiva e do desenvolvimento motor dos alunos em prol da perspectiva da cultura corporal.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.