Questões de Concursos Comportamento

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1Q161240 | Administração Geral, Comportamento, Assistente Técnico Administrativo, Sergipe Gás SA, FCC

Característica que NÃO faz parte de um processo de negociação:

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2Q167469 | Administração Geral, Comportamento, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

Uma equipe bem-sucedida requer habilidades especiais que devem ser inter-relacionadas, mutuamente reforçadas e interdependentes entre si. A articulação dessas habilidades pode ajudar uma equipe a definir melhor o que ela deve e como fazer. Clock e Goldsmith propõem habilidades que os membros de uma equipe devem desenvolver, corretamente listadas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA.
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Assinale-a.

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3Q264156 | Administração Geral, Comportamento, Técnico Ministerial Auxiliar Administrativo, MPE AP, FCC

Paul Hersey e Kenneth Blanchard desenvolveram um modelo de liderança contingencial baseado no ciclo de vida, cuja proposta de estilo eficaz é baseada na maturidade dos subordinados de trabalho. O conceito de maturidade inclui duas dimensões: a de trabalho (capacidade) e a psicológica (disposição). Os estilos de liderança têm relação com o grau de maturidade dos subordinados. Cada estilo é caracterizado por palavras-chave. Para maturidade baixa dos subordinados a palavra-chave é

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4Q199608 | Administração Geral, Comportamento, Analista Administração, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Um líder que exerce influência sobre seus subordinados, motivando-os a realizar o trabalho em função de sua autoridade em puni-los ou recomendar-lhes punição, utiliza como base de poder a

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5Q148672 | Administração Geral, Comportamento, Analista Judiciário Psicologia, TRF 2a, FCC

A principal contribuição da abordagem sistêmica ao Comportamento Organizacional é o conceito de organização como um sistema

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6Q162082 | Administração Geral, Comportamento, Assistente Técnico Administrativo, Sergipe Gás SA, FCC

Teóricos contemporâneos da Administração admitem que o conflito dentro da empresa nem sempre é ruim, pois os conflitos podem

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7Q265069 | Administração Geral, Comportamento, Técnico Ministerial Auxiliar Administrativo, MPE AP, FCC

Maslow estabeleceu sua teoria baseada na afirmação de que os indivíduos se comportam no sentido de suprir as suas necessidades mais imediatas. As necessidades que surgem no comportamento humano quando outras estiverem satisfeitas, são aquelas relacionadas à participação em grupos, aceitação por parte dos companheiros, amizade, afeto, amor etc. Dá-se a estas necessidades o nome de

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8Q197718 | Administração Geral, Comportamento, Analista Administração, TJ CE, CESPE CEBRASPE

De acordo com a hierarquia de necessidades proposta por Maslow, uma pessoa que trabalha com empenho para conseguir de seu chefe imediato reconhecimento e autonomia é motivada por necessidades

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9Q264983 | Administração Geral, Comportamento, Técnico Legislativo, AL ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de clima e cultura organizacional, assinale a opção correta.

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10Q192534 | Administração Geral, Comportamento, Administrador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A cultura organizacional é aprendida, transmitida e partilhada entre os membros da organização ao longo do tempo. Alguns de seus aspectos são formais, e outros são informais. Cabe aos líderes reconhecer todos esses aspectos e alinhá-los aos objetivos organizacionais.

Qual, dentre os aspectos apresentados abaixo, é(são) de natureza informal?

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11Q250975 | Administração Geral, Comportamento, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, CESGRANRIO

A ética na organização diz respeito a padrões por ela estabelecidos para julgar o que é adequado ou inadequado no comportamento dos seus membros com relação aos outros. Com base nessa definição, afirma-se que

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12Q113599 | Administração Geral, Comportamento, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

São características das teorias motivacionais de Maslow e Herzberg, respectivamente:

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13Q245253 | Administração Geral, Comportamento, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo a Organização Mundial da Saúde, Qualidade de Vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores em que ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.
Atualmente, as empresas investem em programas de qualidade de vida para dar suporte ao indivíduo e à empresa, buscando a compreensão de seus funcionários de que a saúde está diretamente correlacionada a aspectos de seu ambiente produtivo, que são:

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14Q189655 | Administração Geral, Comportamento, Agente de Defensoria Administrador, DPE SP, FCC

O clima organizacional mostra-se positivo quando

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15Q185732 | Administração Geral, Comportamento, Administrador Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Uma organização pretende adotar os princípios da Aprendizagem Organizacional, de forma que as pessoas descartem seus velhos modos de pensar e suas rotinas padronizadas, visando a resolver os problemas e a desempenhar seus cargos por meio de novas maneiras de pensar, testar e melhorar suas práticas.

De acordo com Peter Senge, dentre os fatores que compõem a Aprendizagem Organizacional, o conceito descrito acima faz referência a uma das cinco disciplinas. Qual?

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16Q165435 | Administração Geral, Comportamento, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

As pessoas não têm objetivos e interesses idênticos. As diferenças de objetivos e de interesses individuais sempre produzem alguma espécie de conflito. O conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana. Constitui o lado oposto da cooperação. Além da diferença de objetivos e interesses, deve haver necessariamente uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas para que haja conflito. O conflito existe quando uma das partes seja indivíduo ou grupo tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte e esta interfere na outra que procura atingir seus objetivos. A interferência pode ser ativa (mediante ação para provocar obstáculos, bloqueios ou impedimentos) ou passiva (mediante omissão ou deixar de fazer algo). As equipes, assim como as pessoas, desenvolvem estilos específicos para lidar com conflitos, baseados no desejo de satisfazer seus próprios interesses versus o interesse da outra parte. São descritos a seguir cinco estilos de administrar conflitos por meio de duas dimensões, da assertiva (tentativa de satisfazer aos interesses das outras partes) até a não assertativa. Um deles NÃO está correto. Assinale-o

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17Q106046 | Administração Geral, Comportamento, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Como consequência de um trabalho de quase uma década, Mayo e seus seguidores lançaram as bases de uma nova filosofia de administração chamada Relações Humanas, cujos pontos principais são: sistema social; relações com o grupo; supervisor de primeira linha tem papel intermediário e

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18Q221975 | Administração Geral, Comportamento, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJ

Em administração, pode-se identificar pelo menos três tipos de sistemas organizacionais no ambiente empresarial: o social, o estrutural e o tecnológico. A alternativa que apresenta um componente de cada sistema, na ordem apresentada acima, é:

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19Q250498 | Administração Geral, Comportamento, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, Petrobrás Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Administração

O cliente insatisfeito e nervoso exige um atendimento com atitudes opostas às suas: ponderadas e calmas. Uma forma adequada para lidar com o cliente em tal situação é

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20Q162574 | Administração Geral, Comportamento, Assistente Técnico Administrativo, Sergipe Gás SA, FCC

A respeito da Gestão de Conflitos nas organizações,considere:

I. Há três condições básicas para que ocorra o conflito: a dependência mútua, a indeterminação de poder e a divergência.

II. O conflito pode gerar um aumento das percepções negativas de membros de um grupo em relação a outros grupos, o que gera um incremento na comunicação intergrupal.

III. Disputas, entre departamentos de uma mesma empresa, pela alocação de recursos, são uma fonte comum de conflitos.

IV. Conflitos intergrupais podem suscitar aumento da coesão do grupo.

V. Na tentativa de se administrar interesses divergentes, a barganha e a negociação mediada, entre as partes em litígio, têm pouca importância.

Está correto o que consta APENAS em

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