Mesmo as empresas mais dominantes podem ser vulneráveis às forças em frequente turbulência
e mutação no ambiente de marketing. Algumas dessas forças são imprevisíveis e incontroláveis.
Outras podem ser previstas e controladas por meio de uma boa gestão. Empresas que entendem
seus ambientes e se adaptam a eles com maestria podem prosperar. Aquelas que não o fazem podem
enfrentar tempos difíceis.
KOTLER, P.; ARMSTRONG G. Princípios de Marketing . São Paulo: Pearson, 2015 (adaptado).
Com base no texto apresentado e nos conceitos de micro e macroambiente de marketing, avalie as
afirmações a seguir.
I. Os tópicos que constituem forças incontroláveis estão presentes no macroambiente da empresa.
II. As variáveis controláveis de uma empresa compreendem os 4 p’s: preço, praça, promoção
e produto.
III. O microambiente engloba alguns tópicos que podem constituir uma ameaça para a empresa,
como, por exemplo, os ambientes político-legal e tecnológico.
É correto o que se afirma em
✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III.