Questões de Concursos Comunicação Integrada de Marketing

Resolva questões de Comunicação Integrada de Marketing comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1036298 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

Ao utilizar mídias sociais, como o Facebooke oYouTube,frequentemente aparecem anúncios de produtos e serviços, inclusive financeiros, oferecidos por empresas de diversas áreas de negócios.

Nos novos modelos de negócios, a estratégia através da qual as empresas buscam promover marcas em ambientes on-line ou atrair clientes para seus produtos e serviços, por meio da criação e manutenção de anúncios na internet, é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1036310 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

O gerente de uma agência do banco X, preocupado com a qualidade no atendimento aos clientes, decidiu criar um manual em que é definido o padrão de qualidade no serviço a ser prestado na agência sob sua responsabilidade. Ele escreveu no manual de treinamento que os funcionários deveriam estabelecer uma relação de confiança com os clientes, entregar o que é prometido pelo banco e sempre agir de forma ética. Os profissionais deveriam atender aos clientes de forma rápida e não os deixar esperando desnecessariamente. Além disso, deveriam demonstrar segurança e o quanto são bons no que fazem. Como se vê, o gerente deixou de fora do manual de treinamento a preocupação com os aspectos visíveis do local onde o serviço é prestado e não se referiu a aspectos, tais como a limpeza do local, sua arrumação e seu layout.

O fator para um bom serviço de atendimento ao cliente deixado de fora do manual pelo gerente é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1036321 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

As vendas pessoais fazem parte do mix de marketing, integrando o fator promoção, que engloba um conjunto de ferramentas utilizadas para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q944780 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

A utilização da logística reversa para o marketing proporciona muitos benefícios às empresas: maior proteção ao meio ambiente, alinhamento com as expectativas dos consumidores preocupados com questões ambientais e menor custo de retorno de materiais ao ciclo produtivo. A padronização e o mapeamento de processos, e a criação de relações colaborativas entre clientes e fornecedores permitem melhores resultados em momentos de escassez de matéria-prima nova.

Considerando o texto apresentado, os aspectos ambientais e a logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
I. A logística reversa estuda o fluxo de produtos, materiais ou embalagens, desde o usuário final do processo original da venda até um novo ponto de consumo ou reaproveitamento.
II. Por ser parte da distribuição das empresas, a logística reversa está inserida no “P” de produto dos quatro P’s do marketing.

III. Os resultados oriundos da logística reversa podem ser mensurados tanto qualitativamente como quantitativamente, podendo apontar, inclusive, um aumento no valor da marca (brand equity) da empresa.


É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1055461 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, 2 Exame, CFC, CONSULPLAN, 2021

“Quase 25 anos depois de sua morte, Renato Russo ainda significa dinheiro. Prova disso é a disputa judicial entre os músicos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá com Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, líder da banda Legião Urbana até seu falecimento, em 1996. Após anos de batalha judicial, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria de votos, proferiu a sentença parcialmente favorável aos músicos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá em relação ao uso da marca ‘Legião Urbana’ em suas atividades artísticas sem autorização de Giuliano Manfredini. A sentença parcialmente favorável adotou uma das soluções juridicamente válidas para o caso e não afetou a titularidade da marca, que permanece com a ‘Legião Urbana Produções Artísticas Ltda.’, com a prerrogativa de comercializar produtos oficiais e tomar ações de proteção da marca. Os músicos podem fazer uso limitado da mesma, no exclusivo exercício de sua atividade profissional.”
(Supremo Tribunal de Justiça. Notícias. Decisão. 29/06/2021. Disponível em: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/ 29062021-Musicos-da-Legiao-Urbana-mantem-direito-de-uso-da-marca-em-apresentacoes-artisticas.aspx. Acesso em: 15/09/2021.)

Considerando o texto apresentado e o disposto na NBC TG – Estrutura Conceitual, sobre a marca “Legião Urbana” é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1006523 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Jornalista, EBSERH, VUNESP, 2020

Branding é a gestão de marca com o objetivo de torná- -la mais conhecida, desejada e com conceito favorável na mente dos seus consumidores. O Branding, ou brand management, envolve, entre outras, ações relacionadas ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1055090 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A comunicação voltada para as mídias sociais necessita da concretização de alguns passos e da observância a certos cuidados para que seja feita com êxito. Partindo-se da validade de tal postulado, são medidas essenciais para aprimorar a comunicação nas mídias sociais, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.