Questões de Concursos Comunicação Na Gestão Pública

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1Q1067018 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Assistente em Administração, UFF, COSEAC, 2025

De acordo com o Decreto n o 9758/2019, o pronome de tratamento adequado a ser utilizado na comunicação com agentes públicos federais, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião, é
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2Q1030005 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Polícia Institucional, MPU, FGV, 2025

A Estratégia Nacional de Inteligência de Segurança Pública (ENISP) possui quatro eixos estruturantes: (i) atuação em rede, (ii) tecnologia, (iii) capacitação e (iv) a sociedade e a atividade de inteligência de segurança pública.
Dentre os objetivos estratégicos do eixo estruturante atuação em rede, inclui-se:
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3Q1065475 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Técnico em Atividades Administrativas, FCEE SC, FEPESE, 2022

Assinale a alternativa que indica corretamente uma característica importante para comportamento profissional no trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho.
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4Q1066795 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Especialidade Administração, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, acerca do processo de planejamento nas organizações.

Além de úteis para dividir custos e aumentar os recursos disponíveis, as redes de alianças estratégicas no setor público podem contribuir para melhorar a qualidade e a disponibilidade dos serviços oferecidos à população.

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5Q1066872 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Ciências, Prefeitura de Santa Rita de Ibitipoca MG, EVO Concursos, 2025

Em um documento oficial, a utilização da linguagem técnica e padronizada tem como função:
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6Q1067030 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Arapongas PR, Instituto Avançar, 2023

As comunicações oficiais entre órgãos da administração pública e terceiros exige que sejam utilizados alguns atributos como forma de assegurar uniformidade e a qualidade dos documentos. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta um atributo da comunicação oficial que deve ser observado por servidor público:
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7Q1067062 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2025

Na redação oficial de documentos públicos, o atributo da redação, que, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), “consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras”, excluindo expressões inúteis e redundâncias, é o denominado:
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8Q1066816 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Pedagogo, CISAMVE SC, FURB, 2025

Os profissionais que atuam em um Consórcio Público Interfederativo de Saúde devem dominar os princípios e técnicas da redação oficial para a produção de documentos institucionais. Sobre as características e tipos de redação oficial, analise as proposições apresentadas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A clareza, característica fundamental da redação oficial, consiste na objetividade e na precisão do texto, de modo que a mensagem seja inteligível para qualquer destinatário, evitando ambiguidades e termos excessivamente técnicos.
(__)O memorando é uma modalidade de comunicação interna entre unidades administrativas de um mesmo órgão, sendo caracterizado pela agilidade e simplificação dos procedimentos burocráticos.
(__)A formalidade na redação oficial exige o uso de linguagem respeitosa e impessoal, mas não impõe expressões padronizadas como "Tenho a honra de" ou "Venho por meio desta", que podem ser utilizadas apenas quando compatíveis com o contexto.
(__)O ofício é um instrumento de comunicação oficial amplamente utilizado na Administração Pública, podendo ser empregado tanto em comunicações entre Chefes dos Poderes Públicos quanto para tratativas administrativas ou jurídicas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
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9Q1066864 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Tesoureiro, Prefeitura de Santo Antônio do Planalto RS, OBJETIVA, 2024

Sobre a exposição de motivos, em conformidade com o Manual de Redação da Presidência da República, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
A exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação dirigida ao ____________.
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10Q1053851 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Auditoria Interna Gestão de riscos e Conformidade Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A comunicação pública é ampla, pois não só compreende a comunicação entre entes públicos, mas também entre a sociedade em geral, envolvendo governos e seus órgãos, entidades paraestatais e não governamentais, e que envolva o interesse público. A comunicação pública possui alguns objetivos; marque V para os verdadeiros e F para os falsos.

( ) Informar a sociedade em geral sobre a atuação do governo.
( ) Criar um canal que permita estabelecer uma relação de diálogo com os cidadãos e a sociedade.
( ) Realizar ampla difusão dos direitos dos cidadãos e dos serviços colocados à disposição.
( ) Informar sobre a utilização dos recursos públicos.
( ) Estimular a sociedade a participar do debate e da definição de políticas públicas.

A sequência está correta em
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11Q1067031 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Oficial Administrativo, Prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu PR, FAU, 2023

A comunicação interpessoal é fundamental nas organizações públicas, quando não adequada, pode dificultar o entendimento do que deve ser feito pelo servido público. No que se refere à comunicação interpessoal, é INCORRETO:
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12Q1067008 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Assistente de Educação, Prefeitura de Cunha Porã SC, FEPESE, 2023

Assinale a alternativa que apresenta corretamente alguns dos atributos da Redação Oficial no contexto da Administração Pública.
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13Q1067199 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Agente Administrativo, Prefeitura de Mataraca PB, CPCON, 2025

A comunicação nas organizações, sejam públicas ou privadas, desempenha papel essencial na articulação de processos internos e externos, no fortalecimento das relações institucionais e na criação de condições para que as organizações alcancem seus objetivos. No setor público, esse processo se torna ainda mais relevante, pois envolve múltiplos públicos e contextos sociais, exigindo práticas comunicacionais que atendam tanto às demandas internas e externas, quanto aos princípios legais que regem a Administração Pública. Assim, compreender os diferentes enfoques e funções da comunicação organizacional é fundamental para avaliar de que maneira ela contribui para o sucesso e os resultados da organização e para a construção de credibilidade diante da sociedade.

A partir desse contexto, avalie as asserções a seguir:

I- A comunicação integrada, ao articular de forma estratégica as dimensões institucional, interna, mercadológica e administrativa, busca garantir coerência entre discurso e prática, fortalecendo a identidade organizacional e a construção de relacionamentos sólidos com seus públicos.

PORQUE

II- A comunicação no setor público deve priorizar a prestação de contas e a transparência administrativa, de modo a assegurar legitimidade democrática e confiança social, mesmo quando isso implique lidar com maior complexidade nos fluxos comunicacionais.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que:
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14Q1067009 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Assistente de Educação, Prefeitura de Cunha Porã SC, FEPESE, 2023

O correio eletrônico (e-mail), por seu baixo custo e rapidez, transformou-se em uma das principais formas de transmissão de documentos.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre esse tipo de comunicação organizacional e seu uso, conforme a redação oficial na Administração Pública.

( ) Um dos atrativos da comunicação por correio eletrônico é a flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada.
( ) A certificação criptográfica é utilizada também nas assinaturas digitais, o que permite comprovar que uma mensagem veio mesmo de determinado emissor.
( ) O local e a data devem vir imediatamente após o fecho da mensagem e antes da assinatura.
( ) O texto dos correios eletrônicos deve ser iniciado por uma saudação.
( ) Diferentemente da correspondência impressa, a assinatura do e-mail dispensa o detalhamento da unidade, do órgão e o telefone do remetente.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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15Q1065486 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Escriturário, Prefeitura de Renascença PR, FAU, 2022

Escolha a alternativa que se refere a definição de Ata. Entre os atos oficiais passiveis de uso na administração pública a Ata é:
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16Q1067057 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Secretário do Paço Municipal, Prefeitura de João Ramalho SP, Instituto Consulplan, 2025

Certa prefeitura municipal enfrenta uma crise de imagem após denúncias de má gestão administrativa na área da saúde. Diante da perda de confiança por parte da população e do aumento da desinformação, a nova equipe de governo decide reformular sua política de comunicação institucional com foco na transparência, no diálogo com os cidadãos e na reconstrução da legitimidade das ações públicas. Considerando os fundamentos da comunicação pública democrática, analise as afirmativas a seguir.
I. A realização de campanhas publicitárias que destaquem os feitos da gestão, mesmo que utilizem linguagem acessível e canais variados, deve ser articulada com estratégias de escuta e diálogo com a população para contribuir efetivamente para restaurar a confiança institucional.
II. A comunicação pública deve promover a participação cidadã e o controle social, indo além da mera divulgação de informações institucionais.
III. A adoção de uma comunicação voltada à valorização da imagem do gestor público, com ênfase em ações individuais e uso recorrente da sua identidade visual, fortalece a imagem institucional da prefeitura de maneira ética e legítima.
IV. O fortalecimento da comunicação pública requer a adoção de práticas que garantam o acesso à informação de interesse coletivo e o respeito à pluralidade de vozes no espaço público.
Está correto o que se afirma apenas em
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17Q1066855 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Analista Administrativo, Câmara de Três Barras SC, Unesc, 2025

Por meio de normas como o Manual de Redação da Presidência da República, estabelece-se o formato e o conteúdo que devem ser observados nos documentos administrativos, assegurando que a informação seja transmitida com precisão e sem ambiguidades. Sobre a padronização dos documentos oficiais, é correto afirmar que:
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18Q1066876 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Agente de Apoio Parlamentar, Câmara de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2024

Em processo de comunicação institucional, sobretudo na esfera pública, uma das qualidades e características marcantes de uma redação oficial está no tratamento a ser dado aos assuntos que tratam de comunicações oficiais, decorrendo da ausência de impressões individuais de quem comunica. Assinale a alternativa correspondente a essa característica de redaçõesoficiais.
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19Q1066858 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Analista Administrativo, Câmara de Três Barras SC, Unesc, 2025

Em documentos oficiais, a identificação do destinatário determina o uso apropriado de pronomes de tratamento e expressões de fecho. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o uso de pronomes de tratamento e fecho conforme o padrão da redação oficial.
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20Q1066886 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Flores de Goiás GO, IV UFG, 2025

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, um documento oficial deve

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