Questões de Concursos Comunicação Organizacional Na Comunicação Social

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1Q1045008 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Na perspectiva do especialista em gestão de crises, João José Forni, para enfrentar uma crise nas mídias sociais, “há consenso de que é preciso ter um staff treinado e um plano de gerenciamento de crise específico para as redes sociais”. Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir.

I. As crises em mídias sociais raramente ultrapassam limites locais, por isso estratégias de resposta devem estar focadas apenas nas especificidades dos stakeholders geograficamente próximos.
II. A velocidade e a interatividade das mídias sociais mudaram a forma de fazer comunicação de crise, tornando recomendável que as organizações construam redes de apoiadores e seguidores antes da ocorrência de eventuais crises.
III. As mídias sociais podem ser virais, mas as mensagens que nelas circulam são rapidamente esquecidas e fáceis de controlar, portanto, as ações na internet podem ser deixadas por último no processo de gestão da comunicação de crise.

Está correto o que se afirma em:
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2Q1035026 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Os gestores de comunicação de uma organização têm, sob sua responsabilidade, quatro áreas que devem considerar no planejamento de comunicação integrada, a saber:

1. Comunicação Interna; 2. Comunicação Administrativa; 3. Comunicação Institucional; 4. Comunicação mercadológica.
Cada uma delas envolve ações relacionadas, por exemplo, a(o)
( ) elaboração de manuais, relatórios, e outros documentos oficiais da organização;
( ) fornecimento de informação e estímulo ao engajamento e interação eficiente com os colaboradores da organização;
( ) marketing e ao merchandising, tendo como objetivo a geração de negócios para a organização;
( ) assessoria de imprensa e às relações públicas que visam a construção da imagem corporativa de forma abrangente.

Assinale a opção que apresenta a correlação na ordem dada.
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3Q1044830 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Segundo Exame, CFC, FGV, 2025

Durante uma reunião com a diretoria de uma empresa cliente, o contador responsável apresentou os impactos financeiros de um novo contrato. Embora os dados estivessem tecnicamente corretos, os gestores demonstraram dúvidas e certa dificuldade em compreender a apresentação.

Nesse cenário, a habilidade profissional que contribuiria para que o contador fosse mais eficaz, de acordo com a NBC PG 100 (R1) - CUMPRIMENTO DO CÓDIGO, DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E DA ESTRUTURA CONCEITUAL, seria
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4Q1028192 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Recentemente, o professor Wilson Bueno publicou, em seu LinkedIn, um artigo intitulado “Organizações democráticas não têm medo da Rádio Peão. Mas as chefias autoritárias fogem dela como o diabo da cruz!”.

Em um dos trechos, o autor afirma que “A Rádio Peão não é tão feia como a pintam e, o que é mais significativo, ela faz parte do processo de comunicação de qualquer organização. Ela é democrática porque frequenta organizações de qualquer porte e tem a capacidade de arrebanhar ouvintes atentos em qualquer lugar do País ou do exterior (ou você pensa que só as organizações brasileiras têm a sua companhia?)”.

Sobre a chamada “Rádio Peão”, é correto afirmar que:

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5Q1028193 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Para avaliar o estágio de desenvolvimento das comunicações internas, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), em sua pesquisa de Tendências em Comunicação Interna para 2024, usou os conceitos de Comunicação Interna (CI) 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0. Embora não sejam fases cronológicas, cada passagem de fase representa evoluções tecnológicas e incremento na participação dos colaboradores na comunicação interna.

Por isso, nos 9% das empresas pesquisadas que estão na fase CI 4.0, a comunicação:

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6Q1028195 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Ao defender que as organizações adotem uma filosofia da comunicação integrada e a não fragmentação dessa comunicação, Margarida Kunsch propõe um mix da comunicação organizacional, no qual as Relações Públicas, o Jornalismo Empresarial e o Marketing Social estão inseridos na comunicação:
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7Q1010292 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional na Comunicação Social, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de comunicação interna e endomarketing, julgue o item subsequente.

A comunicação interna engloba um conjunto de ações de determinada organização para ouvir, informar, mobilizar, educar e manter coesão interna em torno de valores reconhecidos e compartilhados por todos.

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8Q1060744 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Assistente em Gestão Municipal, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

No envio de e-mails, ao encaminhar uma mensagem longa, uma prática que melhora a clareza é
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9Q1012884 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo às notas oficiais, aomarketinginstitucional e à responsabilidade social nas organizações.

O desempenho social de uma organização pode ser avaliado com base em um modelo que propõe a análise de quatro tipos de responsabilidade social: a econômica; a ética; a legal; e a filantrópica.

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10Q1032088 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Polícia Institucional, MPU, FGV, 2025

João trabalha na área de TI de um órgão público. Há alguns meses, ele assumiu a coordenação de um projeto que julga muito importante para o seu crescimento na carreira. Recentemente, seu chefe perguntou por que ele não havia respondido a um e-mail enviado para toda a área de TI sobre um treinamento a ser realizado por todos os funcionários. João respondeu: “Não vi o e-mail... Estou muito dedicado ao projeto que estou coordenando; só tenho prestado atenção nas mensagens relacionadas a isso”.
A barreira à comunicação que melhor explica o que aconteceu é:
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11Q1031837 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Agente de Serviços Administrativos, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Com relação à comunicação no ambiente organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. Facilitam o feedback instantâneo.
II. São recomendados para comunicações rotineiras.
III. Possuem maior capacidade de replicação.

É (são) considerada(s) características dos canais de alta riqueza:
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12Q1012647 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo à comunicação nas organizações.

A introdução de ferramentas digitais de comunicação interna para o compartilhamento de informações nas organizações tornou obsoletos instrumentos de comunicação tradicionais como mural de avisos e caixa de sugestões, que foram substituídos por newsletters, intranet e rede social corporativa.

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14Q1012650 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às interfaces entre as relações públicas e à administração da empresa, julgue o seguinte item.

A comunicação institucional é a área responsável pela criação e pelo fortalecimento da identidade e da imagem da organização e visa promover a missão, a visão, os valores e a filosofia da instituição perante o público interno e externo.

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15Q1012654 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à imagem institucional e à comunicação pública.

A imagem institucional é o produto de uma construção mental fugaz e inconstante, pautada em sensações e afetividades; ao passo que a reputação corporativa é formada na mente do público a partir dos atos e da comunicação da instituição.

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16Q1012655 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente à imagem institucional e à comunicação pública.

A imagem institucional possui natureza intangível, por isso sua condução no contexto da comunicação institucional constitui um desafio para a área de relações públicas.

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17Q1061565 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.

A comunicação organizacional, entendida de forma integral, é elemento que atravessa todas as ações de uma organização e configura a construção de sua cultura e identidade.

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18Q1061566 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.

Ao apresentar-se na estrutura organizacional, a área de comunicação deve sempre adotar a forma de assessoria ou staff, não devendo jamais seguir uma linha de autoridade.

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19Q1054148 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma empresa está bem se seus produtos encontram receptividade no mercado. Produtos competitivos estão relacionados com empregados felizes. Tudo junto forma uma imagem positiva da empresa. E o principal objetivo da comunicação interna é manter essa cadeia de felicidade. Relações interpessoais criam um clima de alto astral no interior da empresa e favorecem a consecução da qualidade total de produtos e serviços.
(TOMASI, Carolina; MEDEIROS, João B. Comunicação Empresarial. 5. Ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019.)

A principal função da comunicação interna em uma organização é:
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20Q1044962 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Especialidade Gestão, PGM RJ, FGV, 2025

Durante uma coletiva de imprensa, um servidor público responsável pela comunicação institucional de um órgão é orientado a apresentar os dados de uma situação crítica de forma mais branda, com o objetivo de evitar reações negativas da população e preservar a imagem da instituição. Para isso, ele seleciona cuidadosamente as informações que serão divulgadas, manipulando a comunicação, de modo a omitir detalhes mais sensíveis e desfavoráveis.

A situação apresentada caracteriza uma barreira de comunicação conhecida como:
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