Questões de Concursos Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas

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1Q1028200 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Quanto à comunicação de crise, James Grunig (2009) sugere quatro princípios que precisam ser considerados: de relacionamento, de responsabilidade, de transparência e de comunicação simétrica.

Esse último se baseia no fato de que:

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2Q1051147 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

A imagem organizacional é resultado de percepções por parte do público.
Para que existam condições de emanar esta imagem, uma instituição precisa construir uma identidade corporativa, que compreende diversos aspectos, a exceção de um. Assinale-o.
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3Q1036836 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Enquanto a identidade corporativa retrata o comportamento da organização, a imagem corporativa representa
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4Q1050490 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Durante uma crise de reputação, os veículos institucionais internos que circulam na intranet são importantes na recuperação da imagem de uma empresa porque
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5Q834963 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional nas Relações Públicas, MSGás Analista de Processos Comunicação, IESES, 2021

As campanhas são um resultado frequente do planejamento de relações públicas nas organizações. Geralmente são formuladas para chegar a objetivos únicos, e devem ser planejadas usando procedimentos que não são de rotina. As metas das campanhas devem ser alinhadas à direção básica de avanço da organização, expressa em seu propósito, missão, objetivos e estratégias. Alguns elementos, aceitos de modo geral, como etapas para elaborar o documento de planejamento de campanha são os seguintes:
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6Q844827 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional nas Relações Públicas, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

Em termos gerais, a comunicação dirigida é aquela realizada com mensagens simples e eficientes para gerar efeitos desejados no público. Por exemplo, é possível solicitar a todos os funcionários de uma empresa que atualizem seus dados no departamento de recursos humanos com um aviso no contra cheque. Nesse caso, por conta do meio escolhido, a eficiência é potencializada porque
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7Q844064 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional nas Relações Públicas, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

Todas as marcas que buscam o seu espaço no mercado apresentam valores intangíveis como, por exemplo, a reputação; além disso, também possuem os chamados valores tangíveis como logotipo, embalagem e
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8Q1049147 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que apresenta qual é a principal vantagem em se investir em mídias alternativas.
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9Q1049150 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

A respeito da definição de pesquisa de mercado qualitativa, assinale a alternativa correta.
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10Q1049152 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que apresenta o que é uma crise institucional.
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11Q842375 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional nas Relações Públicas, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Relações Públicas, FCC, 2020

Cândido Teobaldo de Souza (Para entender as Relações Públicas. São Paulo: Loyola, 2001) categoriza os públicos de uma organização como interno, externo e misto. No caso de uma empresa de capital aberto, considerando essa forma de categorização, os acionistas são considerados
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12Q1049775 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e enfrentar todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. A respeito do desenvolvimento do planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.

Missão compreende o conceito da organização em si; visão representa o posicionamento futuro; e valores são as convicções filosóficas dos principais dirigentes.

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13Q1049777 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.

São quatro as grandes áreas que compõem o mix da comunicação organizacional: interna, mercadológica, institucional e empresarial.

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14Q1049778 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.

Comunicação administrativa é a que se processa no âmbito das áreas administrativas da empresa, com base nas decisões tomadas pela alta direção.

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15Q1049782 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Correspondências, mala direta, relatórios e spots são veículos de comunicação dirigida.

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16Q1049794 | Relações Públicas, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Relações Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item seguinte.

A pesquisa de opinião aplicada por uma organização visa conhecer a opinião do público externo de uma empresa, sendo inadequado aplicá-la para o público interno, já que, nesse caso, o mais indicado é a pesquisa de clima organizacional.

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17Q1053007 | Texto associado, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

A coordenação da uma pesquisa de opinião pública só pode ser atribuição do profissional de relações públicas que tiver noções de estatística, de sociologia e de ciências da computação.
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18Q1053008 | Texto associado, Comunicação Organizacional Nas Relações Públicas, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação.
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