Questões de Concursos Comunicação Organizacional no Jornalismo

Resolva questões de Comunicação Organizacional no Jornalismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1052710 | Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O debate sobre as práticas jornalísticas no âmbito da comunicação organizacional tem se intensificado, especialmente diante da convergência de funções e do papel estratégico que o jornalismo pode assumir na gestão da imagem e do relacionamento com os públicos internos e externos. A perspectiva de Margarida Kunsch sugere que as atividades jornalísticas, quando integradas à comunicação organizacional, vão além da mera divulgação de releases ou do gerenciamento de crises; elas envolvem processos participativos, construção de sentido e fortalecimento da credibilidade das organizações perante a sociedade.
(KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. Vol. São Paulo: Saraiva, 2009.)

Reflete a complexidade da atividade jornalística no contexto da comunicação organizacional, considerando os desafios e responsabilidades envolvidos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1017994 | Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao jornalismo institucional e à comunicação interna, julgue o item a seguir.


A estruturação de canais e ações, como veículos de comunicação e eventos internos, consiste na primeira etapa da comunicação interna.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q1017996 | Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao jornalismo institucional e à comunicação interna, julgue o item a seguir.


O público-alvo do jornalismo institucional é composto por indivíduos que são afetados pelas ações da organização e têm interesse direto nas informações institucionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1017997 | Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao jornalismo institucional e à comunicação interna, julgue o item a seguir.

A comunicação não verbal dentro das empresas é irrelevante para a estratégia de comunicação interna, pois não transmite informações objetivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1029026 | Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Leia o texto a seguir sobre a comunicação integrada de marca.

“Trata-se de buscar resultado com um Planejamento de Comunicação Integrada de Branding ou de Marca – não __________, que prioriza a comunicação interna e insti-tucional; não __________, que prioriza a mercadológica; mas integração da comunicação em torno da construção de marcas fortes e perenes. As ações __________ são distintas: promoção, campanha de propaganda, mídias sociais, entre outras. A __________, contudo, tem apenas um foco: a marca corporativa ou organizacional e, em torno dela, missão, visão e valores que a sustentam. O (A) __________ é a estratégia de longo prazo que dá pano de fundo à comunicação, que une, que integra efetivamente o todo. A essência de marca, que une imagem e __________, agrega valor ao negócio e deve gerar credibilidade, confiança e relacionamento positivo com os seus públicos de interesse.” (ROCHA e TREVISAN, 2019)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1060231 | Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

O veículo de comunicação empresarial é, ao mesmo tempo, jornalístico e institucional, por isso apresenta especificidades como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1037208 | Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Nos anos 60, durante o regime militar no Brasil, houve mudanças no campo do Jornalismo Institucional, influenciando o modo como as empresas e instituições se comunicavam com o público. Entre elas, destaca-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q845487 | Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Marque a definição abaixo que se aplica a uma web-reportagem multimídia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q967561 | Jornalismo, Comunicação Organizacional no Jornalismo, Comunicação Social, CONAB, IADES

No que se refere à arquitetura de informação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1054729 | Texto associado, Comunicação Organizacional no Jornalismo, Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O texto jornalístico é factual. Cada veículo de
comunicação, no entanto, tem uma linguagem diferenciada,
respeitando suas especificidades.

Maria A. Baccega. Comunicação e linguagem: discursos e
ciência. 1.ª ed. São Paulo: Moderna, p. 54 (com adaptações).

O texto publicitário busca persuadir os públicos
favoravelmente acerca de um produto, serviço ou ideia,
utilizando-se, para isso, de informação incisiva, de criatividade e
elementos de atratividade. O texto publicitário deve ser capaz de,
ao mesmo tempo, divulgar, atrair, persuadir, fazer compreender.

João A. Anzanello. Razão e sensibilidade no texto
publicitário.
São Paulo: Futura, 2.ª ed. (com adaptações).

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos
acima, julgue os itens a seguir.

Ao veicular comunicado oficial pela televisão, informando a população acerca da abertura de postos de trabalho, ou de saúde, a organização está praticando publicidade institucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.