Questões de Concursos Comunicação via satélite

Resolva questões de Comunicação via satélite comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q782131 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Atividades de Suporte, MC, CESPE CEBRASPE

Acerca da comunicação via satélite, julgue os itens a seguir.

O ruído de intermodulação pode ser gerado no transponder de um satélite compartilhado por várias portadoras em sua entrada e quando a antena capta um sinal externo e gera um sinal de interferência em outra frequência através dos misturadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q782080 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação a sistemas de comunicação via satélite, julgue os próximos itens.

Nos solstícios de verão e de inverno na Terra, sistemas via satélite geoestacionário são afetados devido aos eclipses solares: a Terra, ao se posicionar entre o satélite e o Sol, impede que a radiação solar ilumine o satélite. A técnica de órbitas inclinadas, empregada em satélites de grande porte, minimiza esse efeito, visto que, nos momentos de eclipse, o satélite é retirado de sua órbita geoestacionária e deslocado para uma órbita inclinada, onde o satélite poderá ser iluminado pelo Sol.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q781425 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Em relação à comunicação por meio de satélites, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q781437 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos conceitos de espectro eletromagnético, banda passante, canal e taxa de transmissão, julgue os itens subsecutivos. Um sistema via satélite e um sistema de fibra óptica, ambos operando a 10 Mbps, têm, por definição, a mesma taxa de transmissão.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q781965 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Engenheiro, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

Um determinado satélite pode estar situado em uma órbita LEO (órbita baixa), MEO (órbita média) ou GEO (órbita geoestácionária). Cada órbita apresenta características diferentes das demais, sendo que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q781674 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas de comunicação via satélite, julgue os itens subsecutivos. Em uma órbita geoestacionária polar, o satélite deve ter suprimento de energia extra para acomodar dois períodos de eclipse durante o ano, caso o satélite não seja capaz de carregar as células solares devido à sombra da Terra.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q781625 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Sistemas de comunicações via satélite utilizam diversas técnicas de acesso. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q781756 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Técnico Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

Considerando que a comunicação entre determinados grupos de usuários, localizados em diferentes regiões geográficas, seja realizada por meio de transmissão via satélite, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q781644 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas de comunicação via satélite, julgue os itens subsecutivos. Mantendo-se todos os parâmetros inalterados, exceto a frequência de operação, é correto afirmar que um enlace de satélite que opere na banda Ka experimenta uma atenuação por chuva maior que um enlace que opere na banda Ku. Por sua vez, o valor do ângulo de elevação (medido a partir do horizonte) mínimo para um enlace na banda C pode ser menor que o de um enlace na banda Ka.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q781863 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação a sistemas de comunicação via satélite, julgue os próximos itens.

O uso de polarização linear em sistemas via satélite reduz os efeitos da rotação de Faraday no sinal transmitido/recebido, ao contrário do uso de polarização circular.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q781981 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Engenheiro, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

Atualmente, existem sistemas de satélite operando em faixas das bandas C, Ka e Ku. Cada uma dessas faixas de frequência apresenta diferenças quanto aos fatores que influenciam a propagação do sinal de comunicão. Por exemplo, mantendo-se todas as demais condições inalteradas, o sinal de comunicação em um sistema satélite propagado na banda C apresenta um efeito da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q781809 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes acerca de conceitos e fundamentos de sistemas de telecomunicações, em geral, e de características de alguns sistemas específicos.

Satélites de comunicação de órbita geoestacionária transparentes atuam, tipicamente, como estações repetidoras: eles recebem o sinal transmitido de uma estação terrena em uma faixa de frequências de subida; transladam esse sinal para uma outra faixa de frequência, denominada faixa de descida; executam a amplificação de potência; e o transmitem de volta para a terra, onde ele pode ser recebido por uma ou mais estações.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q781744 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação a fundamentos de redes de comunicações, julgue os próximos itens.

Redes atuais de comunicação de dados que utilizam satélites geoestacionários são capazes de operar com qualidade de serviço igual ou superior à oferecida por redes puramente ópticas, empregando o mesmo protocolo TCP/IP que estas redes utilizam.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q781970 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à utilização do espectro eletromagnético e à atribuição de faixas de frequências no Brasil.

As posições orbitais geoestacionárias utilizadas por satélites brasileiros, juntamente com as faixas de frequências relativas ao uso das comunicações via satélite a elas relacionadas, são de uso exclusivo e permanente do Brasil, garantidas por meio de tratados internacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q782226 | Engenharia de Telecomunicações, Comunicação via satélite, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas de comunicação sem fio, como os móveis, os via satélites e os de micro-ondas, julgue os itens a seguir. Satélites geoestacionários, muito usados em comunicações móveis em áreas sem cobertura celular, são conhecidos também como satélites de baixa órbita — LEO (low earth orbit) — por estarem dispostos em constelações em uma altitude abaixo de 3.000 km.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.