Início Questões de Concursos Conceito e Objeto da Antropologia Resolva questões de Conceito e Objeto da Antropologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Conceito e Objeto da Antropologia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q1032136 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025Há quase um século, os antropólogos estudam outras formas de vida, como Bronislaw Malinowski e os jardins, Edward Evans-Pritchard e o gado, Gregory Bateson e os golfinhos. Contudo, nas últimas décadas, os praticantes da antropologia têm ampliado as perspectivas que embasam suas etnografias, decentrando análises sobre agência e poder e advogando por uma antropologia mais-que-humana. Uma das viradas teóricas responsáveis por esse decentramento é a virada ontológica. Uma das contribuições feitas pela virada ontológica é: ✂️ a) a crítica decolonial; ✂️ b) a defesa da universalidade humana; ✂️ c) o abandono de etnografias multiespécie; ✂️ d) a tese da multiplicidade de mundos; ✂️ e) a tese da similaridade dos sistemas de parentesco. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q1034049 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024Arquivos audiovisuais fazem parte do conjunto de artefatos que povoam museus e centros culturais e de investigação e conservação. Apesar de serem classificadas como “coleções etnográficas”, suas materialidades distintas e variadas colocam outras questões e dilemas de colecionamento, difusão e salvaguarda. Diante disso, a antropologia dedicada ao cotidiano museal deve atentar para o modo sobre como coleções fonográficas e fílmicas foram geradas de forma a poder ✂️ a) pagar por direitos autorais no momento de sua exibição pública. ✂️ b) tratar de questões de restituição e direitos autorais. ✂️ c) estabelecer critérios para condições de exibição e de guarda. ✂️ d) avaliar suas condições de exibição, guarda e restituição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q1062796 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Antropologia, TJ MS, FGV, 2024No início do seu ensaio “Mercadorias e a política de valor”, o antropólogo Arjun Appadurai explicita um dos seus objetivos: “[…] propor uma nova perspectiva sobre a circulação de mercadorias na vida social. Tal perspectiva pode ser sintetizada da seguinte forma: a troca econômica cria o valor; o valor é concretizado nas mercadorias que são trocadas; concentrar-se nas coisas trocadas, em vez de apenas nas formas e funções da troca, possibilita a argumentação de que o que cria o vínculo entre a troca e o valor é a política, em seu sentido mais amplo.” Com esse argumento, Arjun Appadurai propõe como novo objeto de análise da antropologia: ✂️ a) as mercadorias; ✂️ b) a troca; ✂️ c) a dádiva; ✂️ d) a vida social das coisas; ✂️ e) os rituais de comércio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q1032141 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025No texto Populações indígenas, povos tradicionais e preservação na Amazônia, Manuela Carneiro da Cunha e Mauro de Almeida afirmam o seguinte: “Durante muito tempo, existiu entre antropólogos, conservacionistas, governantes e as próprias populações tradicionais aquilo que um antropólogo chamou, em outro contexto, de ‘mal-entendido útil’. Esse mal-entendido gira em torno do que se pode chamar de essencialização do relacionamento entre as populações tradicionais e o meio ambiente” (Cunha e Almeida, 2009, p. 13). Na base dessa essencialização está o mito: ✂️ a) da evolução cultural humana; ✂️ b) da superioridade das raças; ✂️ c) da identidade étnica; ✂️ d) do bom selvagem ecológico; ✂️ e) do progresso tecnológico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q1062805 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Antropologia, TJ MS, FGV, 2024No prefácio do livro “Trecos, troços e coisas”, o antropólogo Daniel Miller propõe o seguinte: “O leitmotiv deste livro é um questionamento da oposição, vigente no senso comum, entre pessoa e coisa, animado e inanimado, sujeito e objeto. Em alguma medida, a ciência tem conseguido evitar isso. […] Aqui, em contraste, estou interessado em desenvolvimentos na ciência social, e não na ciência natural, e no encontro qualitativo da antropologia com a diversidade dos povos e a crescente diversidade das coisas.” O objeto de estudo proposto por Daniel Miller é(são): ✂️ a) as humanidades; ✂️ b) a estrutura social; ✂️ c) a cultura material; ✂️ d) a ciência; ✂️ e) os rituais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q1034040 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024A história de classificação dos objetos salvaguardados em reservas técnicas etnológicas, desde as curiosidades artificiais da virada dos séculos XVIII–XIX até os artefatos etnográficos da virada dos séculos XIX–XX, evidencia a contínua redefinição de parâmetros científicos e a relação tensa entre classificação científica, classificação étnica e classificação de gestão museal. Nem sempre curadores, conservadores e, mais recentemente, indígenas, falam a mesma língua. Considerando o trabalho pioneiro de Berta Ribeiro, a partir dos acervos de museus como o Nacional do Rio de Janeiro e Emílio Goeldi do Pará, a organização da produção de material etnográfico é classificada em ✂️ a) 9 (nove) tipos gerais, e dialoga com modelos do contexto anglo-saxão e no âmbito da UNESCO. ✂️ b) 7 (sete) tipos, e dialoga com modelos do mundo anglosaxão, francês e no âmbito da UNESCO. ✂️ c) 5 (cinco) tipos gerais, e dialoga com modelos do contexto norte-americano e no âmbito da UNESCO. ✂️ d) 3 (três) tipos gerais, e dialoga com modelos do contexto inglês e no âmbito da UNESCO. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q1032147 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025Para Sherry Ortner, o principal legado da antropologia geertziana tem sido a questão de como “os símbolos modelam os modos em que os atores sociais veem, sentem e pensam sobre o mundo ou, em outras palavras, como os símbolos operam enquanto veículos de ‘cultura’”. (Adaptado de Ortner, S. B. Teoria na antropologia desde os anos 60. In: Mana, 17(2), 2011, p. 421) Para Geertz, sistemas culturais como os calendários balineses são objeto de análise antropológica para: ✂️ a) identificar o conjunto de oposições binárias que estruturam universalmente a percepção do tempo; ✂️ b) compreender como padrões de significados dão sentido à conduta e às relações sociais de um grupo; ✂️ c) explicar como a cultura legitima ações racionais com relação a fins, como no caso da divisão do tempo balinesa, voltada para uma maior produtividade agrícola; ✂️ d) demonstrar a objetividade dos fenômenos culturais, que podem ser analisados por antropólogos não pertencentes à comunidade investigada; ✂️ e) exemplificar a determinação biológica e a transmissão genética de estruturas culturais como a percepção do tempo entre os balineses. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q1034050 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024O conjunto de convenções da UNESCO, que define e instrui os processos de restituição ou retorno de objetos culturais, tem como princípio o reconhecimento histórico da pilhagem de objetos durante a Segunda Guerra Mundial e o colonialismo europeu dos séculos XIX e XX. Por conta disso, medidas de reparação por danos patrimoniais e morais devem ser geradas. Assim sendo, os processos de restituição são definidos como ✂️ a) obrigações legais de países que detém coleções contrabandeadas e que precisam ser repatriadas. ✂️ b) obrigações morais de países que detém coleções contrabandeadas e que precisam ser repatriadas. ✂️ c) obrigações legais e morais de países que detém coleções contrabandeadas em contexto de violências históricas. ✂️ d) obrigações variadas de países que detém coleções que precisam ser vistas e conhecidas por mais públicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q1032145 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025Em Dois pequenos problemas com a lei terra intangível para os Kisêdjê, Marcela Coelho de Souza examina a conexão entre o povo Kisêdjê e a terra. A autora propõe o conceito de “terra intangível”, que desafia a compreensão ocidental de propriedade e posse. A autora argumenta que: "A despeito do possessivo na expressão nossa terra, não acredito que esta ‘terra’ de que estejam falando seja mais dócil ao instituto da propriedade e à medição e delimitação que ele implica. As imagens — legais ou científicas — de terra como bem imóvel ou substrato físico são analogias muito pobres para a compreensão do que está em jogo para os Kisêdjê” (Coelho de Souza, 2017, p. 123). A "terra intangível" para o povo Kisêdjê pode ser compreendida como: ✂️ a) um espaço sagrado e intocável, onde a intervenção humana é proibida; ✂️ b) uma propriedade individual de cada membro da comunidade Kisêdjê, que pode ser herdada e alienada de acordo com regras simbólicas de sucessão; ✂️ c) um território definido por limites fixos e marcos geográficos, passível de ser delimitado em um mapa; ✂️ d) uma área delimitada para a prática da agricultura intensiva, garantindo a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico da comunidade; ✂️ e) um entrelaçamento dinâmico de relações, histórias e memórias, fundamental para a identidade e a continuidade cultural do povo Kisêdjê. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q1034043 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024Historicamente, podemos organizar os marcos de desenvolvimento de um determinado campo científicomuseal tomando como índices o incremento de coleções, a ampliação de quadros profissionais ou a especialização de áreas de conhecimento. O Museu Antropológico da UFG, iniciado nos anos de 1960, fundamenta-se em paradigma ✂️ a) patrimonialista. ✂️ b) simbolista. ✂️ c) culturalista. ✂️ d) hermenêutico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q1062810 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Antropologia, TJ MS, FGV, 2024Em seu artigo “O futuro nos laudos antropológicos”, o antropólogo Paulo Santini afirma: “Com respeito ao reconhecimento oficial de direitos territoriais indígenas — em que a delimitação substantiva de um território é exigida para o cumprimento do artigo 231 da Constituição —, a primeira, senão a única atribuição legal de antropólogos é a de empreender e coordenar os estudos dos grupos técnicos instituídos para proceder à identificação e à delimitação das terras ocupadas tradicionalmente pelos índios; requere-se dos especialistas que tracem e demonstrem a continuidade entre povos pré-colombianos e populações atuais.” A realização de um laudo antropológico pressupõe o emprego de técnicas de pesquisa consagradas pela disciplina. A técnica de pesquisa antropológica, indispensável na produção de laudos, que permite ao técnico acessar a realidade social em questão, entrar em contato com o grupo pesquisado e conhecer suas singularidade é(são) o(s): ✂️ a) levantamento bibliográfico; ✂️ b) registros sonoros; ✂️ c) registros museológicos ; ✂️ d) grupo focal; ✂️ e) trabalho de campo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q1061016 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025No que se refere à produção de alimentos, identidade cultural e territórios, julgue o item a seguir.Compreende-se patrimônio imaterial como um bem de natureza intangível, de caráter dinâmico e intimamente associado às práticas e representações culturais, definido na Constituição Federal de 1988 como os modos de criar, fazer e viver, expressos em rituais, celebrações, entre outros. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF
1Q1032136 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025Há quase um século, os antropólogos estudam outras formas de vida, como Bronislaw Malinowski e os jardins, Edward Evans-Pritchard e o gado, Gregory Bateson e os golfinhos. Contudo, nas últimas décadas, os praticantes da antropologia têm ampliado as perspectivas que embasam suas etnografias, decentrando análises sobre agência e poder e advogando por uma antropologia mais-que-humana. Uma das viradas teóricas responsáveis por esse decentramento é a virada ontológica. Uma das contribuições feitas pela virada ontológica é: ✂️ a) a crítica decolonial; ✂️ b) a defesa da universalidade humana; ✂️ c) o abandono de etnografias multiespécie; ✂️ d) a tese da multiplicidade de mundos; ✂️ e) a tese da similaridade dos sistemas de parentesco. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q1034049 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024Arquivos audiovisuais fazem parte do conjunto de artefatos que povoam museus e centros culturais e de investigação e conservação. Apesar de serem classificadas como “coleções etnográficas”, suas materialidades distintas e variadas colocam outras questões e dilemas de colecionamento, difusão e salvaguarda. Diante disso, a antropologia dedicada ao cotidiano museal deve atentar para o modo sobre como coleções fonográficas e fílmicas foram geradas de forma a poder ✂️ a) pagar por direitos autorais no momento de sua exibição pública. ✂️ b) tratar de questões de restituição e direitos autorais. ✂️ c) estabelecer critérios para condições de exibição e de guarda. ✂️ d) avaliar suas condições de exibição, guarda e restituição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q1062796 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Antropologia, TJ MS, FGV, 2024No início do seu ensaio “Mercadorias e a política de valor”, o antropólogo Arjun Appadurai explicita um dos seus objetivos: “[…] propor uma nova perspectiva sobre a circulação de mercadorias na vida social. Tal perspectiva pode ser sintetizada da seguinte forma: a troca econômica cria o valor; o valor é concretizado nas mercadorias que são trocadas; concentrar-se nas coisas trocadas, em vez de apenas nas formas e funções da troca, possibilita a argumentação de que o que cria o vínculo entre a troca e o valor é a política, em seu sentido mais amplo.” Com esse argumento, Arjun Appadurai propõe como novo objeto de análise da antropologia: ✂️ a) as mercadorias; ✂️ b) a troca; ✂️ c) a dádiva; ✂️ d) a vida social das coisas; ✂️ e) os rituais de comércio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q1032141 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025No texto Populações indígenas, povos tradicionais e preservação na Amazônia, Manuela Carneiro da Cunha e Mauro de Almeida afirmam o seguinte: “Durante muito tempo, existiu entre antropólogos, conservacionistas, governantes e as próprias populações tradicionais aquilo que um antropólogo chamou, em outro contexto, de ‘mal-entendido útil’. Esse mal-entendido gira em torno do que se pode chamar de essencialização do relacionamento entre as populações tradicionais e o meio ambiente” (Cunha e Almeida, 2009, p. 13). Na base dessa essencialização está o mito: ✂️ a) da evolução cultural humana; ✂️ b) da superioridade das raças; ✂️ c) da identidade étnica; ✂️ d) do bom selvagem ecológico; ✂️ e) do progresso tecnológico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q1062805 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Antropologia, TJ MS, FGV, 2024No prefácio do livro “Trecos, troços e coisas”, o antropólogo Daniel Miller propõe o seguinte: “O leitmotiv deste livro é um questionamento da oposição, vigente no senso comum, entre pessoa e coisa, animado e inanimado, sujeito e objeto. Em alguma medida, a ciência tem conseguido evitar isso. […] Aqui, em contraste, estou interessado em desenvolvimentos na ciência social, e não na ciência natural, e no encontro qualitativo da antropologia com a diversidade dos povos e a crescente diversidade das coisas.” O objeto de estudo proposto por Daniel Miller é(são): ✂️ a) as humanidades; ✂️ b) a estrutura social; ✂️ c) a cultura material; ✂️ d) a ciência; ✂️ e) os rituais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q1034040 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024A história de classificação dos objetos salvaguardados em reservas técnicas etnológicas, desde as curiosidades artificiais da virada dos séculos XVIII–XIX até os artefatos etnográficos da virada dos séculos XIX–XX, evidencia a contínua redefinição de parâmetros científicos e a relação tensa entre classificação científica, classificação étnica e classificação de gestão museal. Nem sempre curadores, conservadores e, mais recentemente, indígenas, falam a mesma língua. Considerando o trabalho pioneiro de Berta Ribeiro, a partir dos acervos de museus como o Nacional do Rio de Janeiro e Emílio Goeldi do Pará, a organização da produção de material etnográfico é classificada em ✂️ a) 9 (nove) tipos gerais, e dialoga com modelos do contexto anglo-saxão e no âmbito da UNESCO. ✂️ b) 7 (sete) tipos, e dialoga com modelos do mundo anglosaxão, francês e no âmbito da UNESCO. ✂️ c) 5 (cinco) tipos gerais, e dialoga com modelos do contexto norte-americano e no âmbito da UNESCO. ✂️ d) 3 (três) tipos gerais, e dialoga com modelos do contexto inglês e no âmbito da UNESCO. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q1032147 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025Para Sherry Ortner, o principal legado da antropologia geertziana tem sido a questão de como “os símbolos modelam os modos em que os atores sociais veem, sentem e pensam sobre o mundo ou, em outras palavras, como os símbolos operam enquanto veículos de ‘cultura’”. (Adaptado de Ortner, S. B. Teoria na antropologia desde os anos 60. In: Mana, 17(2), 2011, p. 421) Para Geertz, sistemas culturais como os calendários balineses são objeto de análise antropológica para: ✂️ a) identificar o conjunto de oposições binárias que estruturam universalmente a percepção do tempo; ✂️ b) compreender como padrões de significados dão sentido à conduta e às relações sociais de um grupo; ✂️ c) explicar como a cultura legitima ações racionais com relação a fins, como no caso da divisão do tempo balinesa, voltada para uma maior produtividade agrícola; ✂️ d) demonstrar a objetividade dos fenômenos culturais, que podem ser analisados por antropólogos não pertencentes à comunidade investigada; ✂️ e) exemplificar a determinação biológica e a transmissão genética de estruturas culturais como a percepção do tempo entre os balineses. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q1034050 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024O conjunto de convenções da UNESCO, que define e instrui os processos de restituição ou retorno de objetos culturais, tem como princípio o reconhecimento histórico da pilhagem de objetos durante a Segunda Guerra Mundial e o colonialismo europeu dos séculos XIX e XX. Por conta disso, medidas de reparação por danos patrimoniais e morais devem ser geradas. Assim sendo, os processos de restituição são definidos como ✂️ a) obrigações legais de países que detém coleções contrabandeadas e que precisam ser repatriadas. ✂️ b) obrigações morais de países que detém coleções contrabandeadas e que precisam ser repatriadas. ✂️ c) obrigações legais e morais de países que detém coleções contrabandeadas em contexto de violências históricas. ✂️ d) obrigações variadas de países que detém coleções que precisam ser vistas e conhecidas por mais públicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q1032145 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Perito em Antropologia, MPU, FGV, 2025Em Dois pequenos problemas com a lei terra intangível para os Kisêdjê, Marcela Coelho de Souza examina a conexão entre o povo Kisêdjê e a terra. A autora propõe o conceito de “terra intangível”, que desafia a compreensão ocidental de propriedade e posse. A autora argumenta que: "A despeito do possessivo na expressão nossa terra, não acredito que esta ‘terra’ de que estejam falando seja mais dócil ao instituto da propriedade e à medição e delimitação que ele implica. As imagens — legais ou científicas — de terra como bem imóvel ou substrato físico são analogias muito pobres para a compreensão do que está em jogo para os Kisêdjê” (Coelho de Souza, 2017, p. 123). A "terra intangível" para o povo Kisêdjê pode ser compreendida como: ✂️ a) um espaço sagrado e intocável, onde a intervenção humana é proibida; ✂️ b) uma propriedade individual de cada membro da comunidade Kisêdjê, que pode ser herdada e alienada de acordo com regras simbólicas de sucessão; ✂️ c) um território definido por limites fixos e marcos geográficos, passível de ser delimitado em um mapa; ✂️ d) uma área delimitada para a prática da agricultura intensiva, garantindo a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico da comunidade; ✂️ e) um entrelaçamento dinâmico de relações, histórias e memórias, fundamental para a identidade e a continuidade cultural do povo Kisêdjê. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q1034043 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Antropólogo, UFG, IV UFG, 2024Historicamente, podemos organizar os marcos de desenvolvimento de um determinado campo científicomuseal tomando como índices o incremento de coleções, a ampliação de quadros profissionais ou a especialização de áreas de conhecimento. O Museu Antropológico da UFG, iniciado nos anos de 1960, fundamenta-se em paradigma ✂️ a) patrimonialista. ✂️ b) simbolista. ✂️ c) culturalista. ✂️ d) hermenêutico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q1062810 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Antropologia, TJ MS, FGV, 2024Em seu artigo “O futuro nos laudos antropológicos”, o antropólogo Paulo Santini afirma: “Com respeito ao reconhecimento oficial de direitos territoriais indígenas — em que a delimitação substantiva de um território é exigida para o cumprimento do artigo 231 da Constituição —, a primeira, senão a única atribuição legal de antropólogos é a de empreender e coordenar os estudos dos grupos técnicos instituídos para proceder à identificação e à delimitação das terras ocupadas tradicionalmente pelos índios; requere-se dos especialistas que tracem e demonstrem a continuidade entre povos pré-colombianos e populações atuais.” A realização de um laudo antropológico pressupõe o emprego de técnicas de pesquisa consagradas pela disciplina. A técnica de pesquisa antropológica, indispensável na produção de laudos, que permite ao técnico acessar a realidade social em questão, entrar em contato com o grupo pesquisado e conhecer suas singularidade é(são) o(s): ✂️ a) levantamento bibliográfico; ✂️ b) registros sonoros; ✂️ c) registros museológicos ; ✂️ d) grupo focal; ✂️ e) trabalho de campo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q1061016 | Antropologia, Conceito e Objeto da Antropologia, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025No que se refere à produção de alimentos, identidade cultural e territórios, julgue o item a seguir.Compreende-se patrimônio imaterial como um bem de natureza intangível, de caráter dinâmico e intimamente associado às práticas e representações culturais, definido na Constituição Federal de 1988 como os modos de criar, fazer e viver, expressos em rituais, celebrações, entre outros. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro