Questões de Concursos Concepções de currículo

Resolva questões de Concepções de currículo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q954707 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

No documento “Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura”, Moreira e Candau (2007) apresentam os seguintes exemplos de currículo oculto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1010338 | Pedagogia, Concepções de currículo, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao currículo e à construção do conhecimento, bem como à ação pedagógica e ao trabalho com projetos, julgue o item a seguir.

A concepção de currículo e conhecimento resulta das diferentes formas de se compreender historicamente a educação, sendo influenciada por fatores socioeconômicos, políticos e culturais, que envolvem visões de verdade, identidade e poder.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q917732 | Pedagogia, Concepções de currículo, Educador Social de Pedagogia, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025

Assinale a alternativa correta que descreve o conceito de Currículo Escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q904964 | Pedagogia, Concepções de currículo, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.
(VEIGA N, A. De. Geometrias, Currículo e Diferenças. IN: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças. 2002, P.7.)

Em relação à Currículo e Didática, um dos pontos de concordância é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q895756 | Pedagogia, Concepções de currículo, Psicomotricista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

O conceito de currículo que considera as experiências de vida dos alunos como parte essencial do processo de ensino-aprendizagem é associado ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1004557 | Pedagogia, Concepções de currículo, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Língua Inglesa busca promover o desenvolvimento integral dos estudantes, visando à sua participação social em contextos diversos. Quando se fala em mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas, a BNCC está se referindo a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q901391 | Pedagogia, Concepções de currículo, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

As escolas atualmente baseiam-se em três perspectivas relacionadas ao conceito de currículo. Em relação as formas de compreensão do currículo, analise as afirmativas a seguir, e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

( ) O currículo em ação está presente em documentos oficiais curriculares (PCNs, BNCC, DCNs) nos planos e nas propostas pedagógicas das escolas.
( ) O currículo formal é a proposta curricular efetivada na realidade da sala de aula e nas escolas.
( ) O currículo oculto se manifesta em sentimentos e nas relações sociais e hierárquicas que se apresentam na escola.
( ) O currículo planejado é a etapa onde é realizada o planejamento e organização das atividades de ensino, selecionando conteúdos e recursos.

Assinale a sequência, de cima para baixo, correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q906017 | Pedagogia, Concepções de currículo, Artes, IFSP, IF SP, 2024

O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico. Há muitas definições de currículo: conjunto de disciplinas; resultados de aprendizagem pretendidos; experiências que devem ser proporcionadas aos estudantes; princípios orientadores da prática, seleção e organização da cultura. No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera que seja aprendido e ensinado na escola. (Libâneo, Toschi, 2012, p. 489).


Há, pelo menos, três tipos de manifestações: currículo formal, currículo real e currículo oculto. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q907307 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Ao longo da história da educação brasileira, o Ensino Religioso assumiu diferentes perspectivas teórico-metodológicas, apresentando, geralmente, viés confessional ou interconfessional. A partir da década de 1980, as transformações socioculturais que provocaram mudanças paradigmáticas no campo educacional também impactaram no Ensino Religioso. Assim, em função dos promulgados ideais de democracia, inclusão social e educação integral, diversos setores da sociedade civil passaram a reivindicar a abordagem do conhecimento religioso e o reconhecimento da diversidade religiosa no âmbito dos currículos escolares. Diante de tal, a BNCC estabelece como competências específicas desse componente curricular o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q994867 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor de Geografia, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A transversalidade e a interdisciplinaridade são abordagens pedagógicas que buscam superar a fragmentação do conhecimento e promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Ao se pensar na implementação dessas abordagens no currículo da Educação Básica, é fundamental considerar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q898356 | Pedagogia, Concepções de currículo, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Sobre o Projeto Pedagógico Curicular (PPC) é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q987474 | Pedagogia, Concepções de currículo, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Na perspectiva da inclusão educacional, as adaptações curriculares e as tecnologias assistivas desempenham papéis essenciais na promoção do acesso e da participação de alunos com diferentes necessidades. Assinale a alternativa que melhor representa uma estratégia de adaptação curricular eficaz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q904018 | Pedagogia, Concepções de currículo, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

As adaptações curriculares devem caminhar em consonância com a programação curricular, mas com adequações às necessidades dos educandos.


É uma adaptação curricular:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q899934 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

No campo dos estudos educacionais, o conceito de currículo oculto refere-se os (as):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q901997 | Pedagogia, Concepções de currículo, Professor P III, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Continuando a tratar da teoria do currículo, marque a alternativa que expõe de maneira correta características de um currículo queer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q899182 | Pedagogia, Concepções de currículo, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

A flexibilização curricular pode configurar variadas modificações no fazer pedagógico, para remover as barreiras que impedem a aprendizagem e a participação dos alunos que apresentam dificuldades em seu processo de escolarização (CARVALHO, 2001, 2004.), não sendo desenvolvidas apenas pelos professores. Constituem-se ações que visam à implementar flexibilização curricular, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q890224 | Pedagogia, Concepções de currículo, Disciplina: Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

O currículo tem muitos e importantes significados pedagógicos e sociais e compreender esses significados é vital para o ofício de ensinar. Acerca das teorias do currículo, julgue os itens que se seguem.

I As teorias críticas defendem a compreensão do currículo em oposição à aceitação do fazer nele descrito.
II Os conceitos valorizados pelas diferentes teorias permitem-nos distingui-las umas das outras.
III O currículo é como uma bússola que indica os princípios ideológicos norteadores da prática em determinado sistema educacional.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q902269 | Pedagogia, Concepções de currículo, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o proposto por Libâneo (2015), analise a sentença abaixo:
Existem vários níveis de currículo, como o currículo formal, o real e o oculto. O currículo real é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino e pelas unidades educacionais, constituindo o conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente (1ª parte). O currículo formal, segundo o autor, é aquele que, de fato, acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino (2ª parte). Já o currículo oculto é aquele que não é, necessariamente, planejado e explicitado, mas vem com a experiência e relação com os professores e funcionários das escolas, com os colegas, entre outros (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.